Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: ANdieselO Carvai ainda cá está, não está? Portanto, não se inseria nos critérios de cuidados mínimos.

    Esta é a triste realidade a que chegamos: os enfermeiros para umas coisas estão de serviço e para outras estão de greve, mas pior que isso arrogam-se no direito de decidir quem é que precisa de cuidados mínimos e quem não precisa deles. Quem tem de decidir isso são os médicos. Os utentes não podem estar sujeitos a esta falta de respeito pela sua vida.


    Colocado por: ANdieselassim percebeu a diferença do funcionamento do sistema com enfermeiros e sem enfermeiros.

    Mas era suposto não se dar pela falta de enfermeiros num hospital?!
  2.  # 22

    Colocado por: ANdieselbasta ver o que acontece com medicina dentária, só tem dentes quem tem dinheiro.

    Devemos viver em países diferentes. Apesar de tudo vejo as pessoas de qualquer estrato social a recorrer ao dentista. Aliás, com a concorrência que há, conseguem-se tratamentos dentários a preços suportáveis por qualquer um.
  3.  # 23

    Colocado por: J.FernandesMas era suposto não se dar pela falta de enfermeiros num hospital?!

    Não falta não, estas greves são pura vigarice, eles continuam a picar o ponto para sacar o dinheiro mas depois c***am para os doentes lá dentro. E não é exclusivo dos enfermeiros, os auxiliares fazem o mesmo. No dia que fui ao hospital para fazer um tratamento obrigatório os auxiliares em greve fecharam as salas de tratamento e andavam a passarinhar pelos corredores.
    Felizmente tinha um Médico 5* que me levou para uma enfermaria e ele próprio fez o trabalho.
    Concordam com este comentário: Wardruna
  4.  # 24

    Isso do crowdfounding é outra vigarice. Vão pagar prémios livres de impostos ao lideres das greves porque a grande maioria continua a receber normalmente.
    Aliás o Estado vai criar um mecanismo para controlar as verdadeiras faltas por greve porque há dezenas de anos que esta vigarice existe mas todos os governos tiveram sempre medo de divulgar.
  5.  # 25

    Colocado por: JoelM

    Atenção, eu nem estou de acordo com o protesto através de greve, penso que deveriam ser pensados outros tipos de protesto, greve é sempre o mais "fácil" onde o único que perde é o utente (seja de que área for)

    O que é muito grave é que os utentes não escapam ao saque fiscal mas os grevistas continuam a viver á grande á custa desse saque...
  6.  # 26

    Colocado por: CarvaiNão falta não, estas greves são pura vigarice, eles continuam a picar o ponto para sacar o dinheiro mas depois c***am para os doentes lá dentro


    Isso não é só no sector da saude, é em mais lados. De onde é que pensa que vêm aquelas diferenças de valores de adesão ás greves entre os sindicatos e o governo?
  7.  # 27

    Salário é quando se recebe por um serviço prestado. Quando se despreza os "clientes" é saque...
    • FFAD
    • 8 fevereiro 2019

     # 28

    Para mim os enfermeiros são os mais mal pagos quando comparado com o que estudaram e com as responsabilidades que têm.

    Conheço vários que trabalham há mais de 10 anos sem qualquer aumento, e acho que estão nos Eur 1.100...

    Depois há outra questão mais de fundo, há muitos enfermeiros que não fazem nenhum. Andam lá a passear pelos serviços e a atrasar cirurgias. O problema é ser tudo nivelado, ser bom e ser mau, no final do mês o resultado é o mesmo. E esta forma, não faz com que os maus queiram melhorar, faz com que os bons se acomodem...
    Concordam com este comentário: andcalvario
  8.  # 29

    Colocado por: FFADPara mim os enfermeiros são os mais mal pagos quando comparado com o que estudaram e com as responsabilidades que têm.

    Conheço vários que trabalham há mais de 10 anos sem qualquer aumento, e acho que estão nos Eur 1.100...


    Eu conheço licenciados no desemprego e alguns a trabalhar nas caixas do supermercados. Acho que esses ganham aos enfermeiros.
  9.  # 30

    Até percebo mas não concordo com a greve dos enfermeiros e muito menos com a forma como está a ser feita. Têm todo o direito de protestar e pedir melhores condições salariais e de trabalho, no entanto devem faze-lo sem por em causa a saúde dos doentes. Os enfermeiros fazem um juramento que não é conciliável com este tipo de greves.

    E, já agora, embora respeite muito o trabalho dos enfermeiros, o que dizer das auxiliares de saúde que têm um trabalho bem mais ingrato e difícil, ganham muito menos e na maioria dos casos trabalham apenas com um contrato a prazo? Se fizerem greve é o fim do mundo nos hospitais. Não estou a ver os enfermeiros a fazer limpeza, a fazer camas, a lavar os doentes. a mudar-lhes as fraldas, a levá-los aos exames, a dar-lhes refeições etc.

    A saúde é cara e complexa e há muito a melhorar mas ainda assim no geral penso que podemos dar-nos por contentes por termos o sistema público de saúde que temos. Os privados até podem dar melhores condições de alojamento, melhores cuidados de saúde, melhores medicamentos, menores tempos de espera mas apenas o fazem recebendo a contrapartida monetária devida (com uma valente margem de lucro), ou seja, apenas para alguns e nunca para a maioria dos portugueses.
  10.  # 31

    Colocado por: FFADPara mim os enfermeiros são os mais mal pagos quando comparado com o que estudaram e com as responsabilidades que têm.

    Conheço vários que trabalham há mais de 10 anos sem qualquer aumento, e acho que estão nos Eur 1.100...

    Depois há outra questão mais de fundo, há muitos enfermeiros que não fazem nenhum. Andam lá a passear pelos serviços e a atrasar cirurgias. O problema é ser tudo nivelado, ser bom e ser mau, no final do mês o resultado é o mesmo. E esta forma, não faz com que os maus queiram melhorar, faz com que os bons se acomodem...
    Concordam com este comentário:andcalvario


    Fica a conhecer mais um. Que é o meu caso. Enfermeiro há mais de 10 anos e ganho o mesmo que alguém que comece hoje. Quanto à questão do ser nivelado, depois tem que ter um sistema de avaliação e onde quem trabalhe melhor ou pior tenha progressão na carreira.
    As injustiças relativamente à nossa classe até comparando com os demais profissionais de saúde são demasiado evidentes. E o pior disso é ter diferenciação dentro da mesma instituição tendo em conta o vinculo que possui para a entidade patronal (contrato individual de trabalho ou contrato em funções públicas).
    No meu caso, na actual circunstância da lei, posso trabalhar até a reforma que não vou ganhar nem mais um euro do que quem comece no mesmo dia.

    Colocado por: JoelM
    Quase todos os enfermeiros que conheço fazem isso (é uma amostra que vale o que vale)

    Estas funções fazem todas parte do conteúdo funcional de um enfermeiro. Mas claro que com racios que nas enfermarias chegam a ser de um enfermeiro para 20 doentes... é impossível.

    Quanto à conversa do sistema privado. Trabalhei nele também por um período de tempo (agora só trabalho no público) e digo-vos que se fosse pago parcial ou na totalidade praticamente ninguém teria dinheiro para ter acesso a cuidados de saúde que envolvam meios mais diferenciados, como Bloco Operatório ou Cuidados Intensivos.
  11.  # 32

    Fora do período da greve existem muitas cirurgias canceladas pelo médico ou por não existir material ! Nunca por falta de enfermeiros !
    Segundo : uma greve em 10 hospitais poe em risco os doentes ??? Lol ... estão a gozar ...
    Não faltam salas paradas das 13h as 20h em hospitais não incluídos nesta greve, muitas dezenas , equipadas e prontinhas! Porque o governo não reencaminha os doentes ?
    Terceiro : nem os mínimos desses hospitais em greve estão a utilizados em todo o potencial . Existem tempos não utilizados pelos médicos. A sala está lá, os enfermeiros em cuidados mínimos estão lá, se existe um doente prioritário/ urgente É só encaixar o doente nas 24 horas que essa sala está disponível... mas quem decide essas coisas só gosta de operar de manhã... por isso marcam tudo para o periodo da manha e forcam a requisicao civil! Foi de muito baixo nivel.
  12.  # 33



    A população em Portugal está a descer:
    2010 - 10 573 000
    2017 - 10 300 030
    (INE, Pordata)

    Portanto, é de esperar que, pelo contrário, os hospitais estejam mais aliviados.



    Há pessoas que não conseguem ir mais além...

    Uma informação estatística não é o suficiente para se concluir nada.

    Há cada vez menos nascimentos e cada vez mais população a entrar na terceira idade e com maior longevidade.Com os consequentes gastos e maiores necessidades em cuidados de saúde,pensões, lares de idosos...


    Há realmente pessoas que não conseguem ir mais além nem se questionam...
  13.  # 34

    Colocado por: enf.magalhaesFora do período da greve existem muitas cirurgias canceladas pelo médico ou por não existir material ! Nunca por falta de enfermeiros !
    Segundo : uma greve em 10 hospitais poe em risco os doentes ??? Lol ... estão a gozar ...
    Não faltam salas paradas das 13h as 20h em hospitais não incluídos nesta greve, muitas dezenas , equipadas e prontinhas! Porque o governo não reencaminha os doentes ?
    Terceiro : nem os mínimos desses hospitais em greve estão a utilizados em todo o potencial . Existem tempos não utilizados pelos médicos. A sala está lá, os enfermeiros em cuidados mínimos estão lá, se existe um doente prioritário/ urgente É só encaixar o doente nas 24 horas que essa sala está disponível... mas quem decide essas coisas só gosta de operar de manhã... por isso marcam tudo para o periodo da manha e forcam a requisicao civil! Foi de muito baixo nivel.

    Basta ir ver quantos blocos operatórios têm as salas a trabalhar com cirurgia programada às 6as a tarde... sem greve.
  14.  # 35

    JoelM os sindicatos e a bastonaria estão debaixo de fogo cerrado de todos lados. Estou perfeitamente a vontade p falar disto pois nem elegi a bastonaria nem tao pouco sou sindicalizado, exactamente por achar que ppuco tem defendido os interesses dos trabalhadores. Ideologicamente a esquerda apoia quase sempre qualquer causa que lute por direitos dos trabalhadores. O problema aqui é que isto saiu da esfera de decisão dos grandes poderes sindicalistas. E isso causa transtorno.
    Estes argumentos não justificam nada por si só. Porque a manipulação pública é tal que vale tudo para parar com a greve.
    A população não conhece a realidade. Os politicos muitos deles conhecem, mas implica lutar contra muito poder instalado e contra muitos lobbies.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  15.  # 36

    Colocado por: JoelM



    esses argumentos deveriam ser usados (eu não vi serem mencionados) pela bastonária e pelos sindicatos!
    Concordam com este comentário:andcalvario

    Para sermos ainda mais fuzilados??
    Por os médicos á fazer turnos . Para operar de manhã e de tarde.
    Acaba-se as listas de espera . Não se admite ter dezenas e dezenas de salas totalmente equipadas paradas das 13h as 21h ... mas isso ia contra quem manda no sistema! Afinal é tão bom fazer horário das 8 às 13h ... faźer turnos ? Isso é coisa de enfermeiros ! Além disso acabar com as listas de espera e tirar os ovos de ouro aos médicos ( sigics) ... nah isso não vai acontecer.
    Concordam com este comentário: andcalvario
  16.  # 37

    E não é que num centro hospitalar que fizeram requisição civil , as 15h estavam lá os parvos dos enfermeiros requisitados pelo governo e não é que não houve cirurgias porque não havia médico para operar de tarde ! Bravo ....
    Vergonha.
    Disto os jornais não falam.
    Concordam com este comentário: andcalvario
  17.  # 38

    Colocado por: PalhavaHá realmente pessoas que não conseguem ir mais além nem se questionam...

    A começar por si que nem sequer leu a que propósito é que eu coloquei aí esses números. A questão que um user colocou era que a imigração que chegou a Portugal nos últimos dois anos poderia estar a sobrecarregar os hospitais e eu mostrei-lhe que as migrações têm sido mais no sentido de saída do que de entrada.

    Depois, você diz que uma informação estatística não diz nada, mas a seguir apresenta dois factos demográficos - corretos - mas que só poderão estar assentes em factos estatísticos, porque senão, aqueles também não teriam validade.

    Por último, em 3 ou 4 linhas você faz considerações pessoais acusando-me 2 vezes de não conseguir ir mais além, o que diz mais sobre si do que sobre mim.
  18.  # 39

    Colocado por: enf.magalhaesFora do período da greve existem muitas cirurgias canceladas pelo médico ou por não existir material ! Nunca por falta de enfermeiros !
    Segundo : uma greve em 10 hospitais poe em risco os doentes ??? Lol ... estão a gozar ...
    Não faltam salas paradas das 13h as 20h em hospitais não incluídos nesta greve, muitas dezenas , equipadas e prontinhas! Porque o governo não reencaminha os doentes ?
    Terceiro : nem os mínimos desses hospitais em greve estão a utilizados em todo o potencial . Existem tempos não utilizados pelos médicos. A sala está lá, os enfermeiros em cuidados mínimos estão lá, se existe um doente prioritário/ urgente É só encaixar o doente nas 24 horas que essa sala está disponível... mas quem decide essas coisas só gosta de operar de manhã... por isso marcam tudo para o periodo da manha e forcam a requisicao civil! Foi de muito baixo nivel.

    Eu gostava de saber porque é que os enfermeiros em inicio de carreira merecem ganhar 1600€.
    Você que é enfermeiro sabe explicar-me?
  19.  # 40

    Quem é que com uma licenciatura no início de carreira ganha 1600€ a trabalhar para o estado?
 
0.0331 seg. NEW