Iniciar sessão ou registar-se
    • w.w
    • 31 agosto 2009

# 1

lobitos não,"lobitas"!!
    • w.w
    • 31 agosto 2009 editado

# 2

Colocado por: euDeixo aqui uma pergunta interessante: sabem a que temperatura está o vosso chão neste momento ? ;)

essa não se aplica a quem trabalha nas câmaras de frio
    dos hipers,por exemplo,que muitos ainda estarão a trabalhar!
    • kami
    • 31 agosto 2009

# 3

... voltaram os comentários inúteis...

:(
    • w.w
    • 31 agosto 2009

# 4

talvez,lembrei apenas uma situação possível!
    não entendo a sua indignação nem porque comentou!
    • w.w
    • 31 agosto 2009

# 5

Kami tem piso radiante em casa?
  1.  # 6

Aqui em casa, os pavimentos em madeira estão a 26,5ºC e os de pedra (hall, cozinha, c.b.) estão a 23,5º.

A temperatura do ar lá fora está nos 28.ºC (são 23h20m!) - creio que durante o dia passou dos 35.ºC - e cá dentro está a 27.º.
    • w.w
    • 31 agosto 2009 editado

# 7

hoje?
    em sua casa?
    acredito!!
    e na da Kami ou na do eu?
    • w.w
    • 31 agosto 2009

# 8

e se tivesse assim um efeito de estufa ajudar?
  2.  # 9

Bem, antes de mais era bom que passassem os olhos por este artigo:
    http://www.healthyheating.com/downloads/22%20Myths%20about%20radiant%20heating.pdf
    Acho que assim podemos tirar da cabeça alguns destes mitos em volta do aquecimento radiante... Acredito que para os mais cépticos ainda não seja tudo, mas vale para alguma coisa, espero.

Depois, a questão das varizes era passível de acontecer nos anos 60-70 ou por aí, porque as temperaturas usadas eram elevadas. Hoje e dia existem sondas no piso que não permitem que o mesmo ultrapasse os 28ºC. Ainda que as mesmas não existam os termostatos ao regularem a temperatura ambiente para 22-24ºC raramente permitirão temperaturas superiores aos 28ºc no chão.
    Se o nosso corpo tem uma temp de 37ºC como é que os 28ºC podem ser prejudiciais?? A resposta é simples: Não podem! Aliás só beneficiam quem sofre de má circulação. Acho que nem vale a pena referenciar todas as outras vantagens do aquecimento radiante.

Colocado por: Fernando Gabrielprincipalmente para quem dorme de pés descalços e fica constipado como eu :)

Hum... está a fazer confusão. Se dorme com pés descalços e fica constipado e não tem piso radiante :) qual é o problema do piso radiante? Se andarmos com os pés gelados/frios obviamente podemos constipar.
    E já que fala em homogeneidade, não há sistema algum no mundo que garanta maior homogeneidade no aquecimento do que um sistema radiante, quer seja chão, tecto ou paredes. Pela sua resposta julgo que o ideal seria não ter aquecimento em casa... vir da rua a 5ºC e entrar em casa com os mesmos 5ºC? Mas como sabe uma casa a 5ºC chama-se, pelo menos na minha área de formação, refrigerador :) Estou a brincar, não me leve a mal :)

Colocado por: FDA constipação é provocada por um vírus e não pelo frio.

A constipação é provocada por vários vírus e é potenciada pelas mudanças de temperatura(não sei qual a razão especifica, mas como diz o Fernando Gabriel, provavelmente pelo enfraquecimento do nosso sistema imunitário), podem ocorrer todo o ano. As gripes também são provocadas por vírus (influenza), estas mais perigosas e bem mais comuns no inverno.

Colocado por: Luis K. W.Como EU passei pela experiência de ver toda a minha família a queixar-se de ficar com os pés inchados após uma noite numa casa com piso quente,

É normal. Repare em qualquer sistema isso poderia acontecer. Está frio lá fora, entramos em casa gelados e cheios de roupa, se a casa esta quente, o nosso corpo vai absorver temperatura. Como estava tanto frio no exterior andamos com aquelas meias de 5 milímetros em lã da serra da estrela :) com o pé atafolhado no sapatinho :) Já sabe o calor dilata os corpos... Naqueles dias de frio, costumava acender a lareira e colocar os pés próximos da mesma, no fim mal conseguia calçar os sapatos.

RoyaL, piso radiante hidráulico é uma excelente opção. Tem um investimento inicial enorme mas compensa com o conforto. Pode obter o mesmo conforto com o radiante eléctrico, muito mais barato no investimento inicial mas com custos de exploração superiores.
    Os painéis solares não lhe resolvem nada. Dão algum apoio é certo mas num inverno a sério a temperatura da água no reservatório dificilmente excederá os 25ºC. Para o radiante a água sai normalmente do reservatório muito perto dos 40ºC, como forma de compensar as perdas de temperatura no circuito. Logo terá de ter mais alguma coisa... Caldeira a pellets, lenha, bomba de calor...
    Para arrefecer pode usar à mesma o piso. O rendimento do sistema é que diminui, e o piso deve ser instalado já para esse fim, pois a distancia entre as tubagens deve ser menor para poder fazer o arrefecimento.
    O principio usado para arrefecer é o mesmo do aquecimento: trocas de energia... água fria no chão para arrefecer o ar interior. Para isto, acho que seria melhor optar por uma bomba de calor.

w.w c , os fóruns também existem para que pessoas como você aprendam a ser mais civilizadas. Em 20 comentários só tentou criar confusão. Da minha parte lhe digo que não ajuda em nada ao bom nome desta casa.

Espero ter ajudado.

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RoyaL
  3.  # 10

Colocado por: Linus
    Se o nosso corpo tem uma temp de 37ºC como é que os 28ºC podem ser prejudiciais?? A resposta é simples: Não podem! Aliás só beneficiam quem sofre de má circulação. Acho que nem vale a pena referenciar todas as outras vantagens do aquecimento radiante.

podem ser prejudiciais se estiver no inverno e vier para a rua depois de estar todo o dia em casa com 28º, ainda não perceberam que a principal razão de um isolamento ou de um aquecimento ou arrefecimento é a de progressiva adaptação do ser humano à oscilação de temperaturas.
    e como já disse à circulação faz bem mas pode fazer muito mal às nossas defesas.

Colocado por: Linus
    Hum... está a fazer confusão. Se dorme com pés descalços e fica constipadoe não tem piso radiante:) qual é o problema do piso radiante? Se andarmos com os pés gelados/frios obviamente podemos constipar.
    E já que fala em homogeneidade, não há sistema algum no mundo que garanta maior homogeneidade no aquecimento do que um sistema radiante, quer seja chão, tecto ou paredes. Pela sua resposta julgo que o ideal seria não ter aquecimento em casa... vir da rua a 5ºC e entrar em casa com os mesmos 5ºC? Mas como sabe uma casa a 5ºC chama-se, pelo menos na minha área de formação, refrigerador :) Estou a brincar, não me leve a mal :)

voce é que não percebeu, a questão não são pés frios é a sensibilidade do nosso corpo às mudanças de temperatura.
    como pode ser primariamente homegenea se a fonte de calor está focado no piso? o ar quente sobe, e pelo meio afecta o nosso corpo.
    não sei porque diz que o ideal para mim seria ter 5ºc no exterior e interior, sinceramente não sei de onde foi buscar isso, eu não falei em nada disso.
    mas se quiser a minha opinião eu dou, o ideal é que no inverno a temperatura interior de uma casa seja maior que o exterior, mas numa relação moderada. e no verão inversamente na mesma.
    não o levo a mal mas tem de respeitar a opinião fundamentada dos outros
    sou muito flexivel a soluções, mas há coisas em que tenho a minha opinião bem formada e fundamentada, esta é uma delas.

a mim piso radiante não me convencem"" do mesmo, eu nunca irei comprar/optar por essa solução posso dizer, nem aspiradores vaporetto :) nem colchões anatomicos :) etc etc
    agora cada um sabe de si, se gosta"" ou não de essa solução.
    eu continuo e continuarei a dizer que em termos de saúde o piso radiante pode ser prejudicial.
  4.  # 11

Colocado por: Luis K. W.Aqui em casa, os pavimentos em madeira estão a 26,5ºC e os de pedra (hall, cozinha, c.b.) estão a 23,5º.

A temperatura do ar lá fora está nos 28.ºC (são 23h20m!) - creio que durante o dia passou dos 35.ºC - e cá dentro está a 27.º.

Interessante. Sempre pensei que a sensação de quente ou frio dos materiais fosse causada pela sua condutividade. A gente da cortiça, alias, apresentam umas coisas muito bonitas àas cores com um pé a perder calor para o chão. Se me perguntasse, eu diria que, se o ar em sua casa esta a 27°, os seus pavimentos estavam todos a 27° também :-o
  5.  # 12

Colocado por: LinusO principio usado para arrefecer é o mesmo do aquecimento: trocas de energia... água fria no chão para arrefecer o ar interior. Para isto, acho que seria melhor optar por uma bomba de calor.

Obrigado.

Como é que uma bomba de calor arrefece? :-)
    • lobito
    • 31 agosto 2009 editado

# 13

Colocado por: RoyaL
    Colocado por: LinusO principio usado para arrefecer é o mesmo do aquecimento: trocas de energia... água fria no chão para arrefecer o ar interior. Para isto, acho que seria melhor optar por uma bomba de calor.

Obrigado.

Como é que uma bomba decalorarrefece? :-)

Como um frigorífico :-)

O calor é o que anda para trás e para diante. A bomba é a máquina que faz o dito calor ir para onde ele não vai naturalmente. A tendência, quando há um "fora" e um "dentro", é que as temperaturas "dentro" e "fora" sejam iguais. Quando se quer um dos sítios mais frio, tem de se atirar o calor para o outro. Se se quiser um dos sítios quente, tem de se ir buscar calor ao outro. Por isso a parte de trás de um frigorífico ou de um ar condicionado é quente...

Penso eu de que, que sou bióloga.
  6.  # 14

Boas,

Na relação eficácia vs eficiência vs versatilidade vs custos, que eu saiba, nada bate um AC.
  7.  # 15

lobito,
    Um frigorífico arrefece porque há um gás que é comprimido (por um compressor, o tal equipamento que liberta calor na parte de trás do frigorífico) e que ao expandir-se rápidamente - lei de Gay-Lussac? - provoca um arrefecimento.

É o ciclo de compressão-expansão do gás que provoca o frio no interior do frigorífico e expele calor (da máquina) para o exterior.
    • w.w
    • 31 agosto 2009 editado

# 16

caro Linus
    tudo o que disse é basico acerca do piso radiante,é
    o que toda a gente sabe,falta
    mais qualquer coisa.
    é pena que tenha demorado tanto tempo a responder.
    se não fosse eu secalhar voçê não tinha intervido!
    tambem tenho pena que sobre sempre para mim,mas
    ao menos fiz com que alguem mais lenha deitasse na fogueira.
  8.  # 17

Eu bem que avisei que era bióloga! Mas um ar condicionado também funciona da mesma maneira, não é (excepto os que inverters que há agora)?
    • w.w
    • 31 agosto 2009

# 18

pensava que era uma "lobita"
    • w.w
    • 31 agosto 2009

# 19

ou façam como no edificio do INETI
    • eu
    • 31 agosto 2009

# 20

Colocado por: Fernando Gabriel
    como pode ser primariamente homegenea se a fonte de calor está focado no piso? o ar quente sobe, e pelo meio afecta o nosso corpo.

Atenção que o sistema de piso radiante não aquece da mesma forma que os sistemas tradicionais. Num sistema tradicional, o aquecimento é feito por convecção, ou seja, através do contacto de uma superfície quente com o ar. Nestes casos, o aquecimento das pessoas é feito também por convecção, através do contacto com o ar aquecido.

Nos sistemas radiantes, o aquecimento é feito principalmente por radiação, ou seja, o calor é transmitido directamente às pessoas através de radiação electromagnética, principalmente na gama de infra-vermelhos. É a mesma sensação de aquecimento que temos quando estamos expostos ao sol.

0.0277 seg. NEW