Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!
    Antes de mais, parabéns pela troca de informação. Tenho consultado diariamente o fórum e já aprendi mais acerca de habitações numa semana que em 38 anos de existência!

    Estou à procura de terreno para construir em Sintra. A ideia inicial era comprar um apartamento mas depois de analisarmos os APs que vimos em qualidade vs. valor vs. espaço, chegamos à conclusão que vamos ser mais felizes se comprarmos um terreno e construirmos a nossa ‘casa de sonho’.

    Para terem uma ideia, o que queremos é construir uma moradia T3 com 2 pisos, com cerca de 200/250m2. Ainda não sabemos que tipo de construção vamos optar, já vi por aqui que a escolha dos empreiteiros é fundamental e muitas vezes pode dar asneira. Também ponderamos casas modulares. Mas é tudo muito novo para nós. A ideia seria investir cerca de 250/260 mil euros na sua totalidade (compra do terreno + construção).

    Posto isto, gostava que me ajudassem nas perguntas que devo fazer quando pergunto sobre um terreno e quais os passos a seguir, de forma a não sermos enganados e estarmos o máximo informados em relação ao terreno e ao tipo de construção que podemos fazer.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Boa sorte. Não o posso ajudar muito, apenas felicitar por não se meter em apartamentos, esse antro de problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danmaarten
  3.  # 3

    Atenção, actualmente para comprar um terreno na zona de sintra e construir a area que pretende, o valor de 260.000,00 euros já com IVA é manifestamente insuficiente.

    Para o T3, pode reduzir a area de 250,00m2 e ficar muito confortável.

    Considere despesas com projectos, com taxas camarárias e ligações ás infra-estruturas publicas.
    Para a construção, considere no minimo 1.000,00 euros/m2 como primeira abordagem, só para se balizar.

    Para o terreno deverá ser quase literalmente impossivel encontrar algum por menos de 50.000,00 euros. Deve acabar por achar na casa dos 80.000,00 euros. Ha a considerar o valor para o terreno, escritura e impostos para a aquisição.

    Antes de comprar o terreno deve prestar atenção a vários factores e reunir a seguinte documentação:
    - Caderneta Predial
    - Certidão Predial Permanente
    - Extractos do PDM

    O ideal é ANTES de comprar ou fazer CPCV consultar um arquitecto e também reunir com o técnico municipal, de modo a apurar se é possivel construir o que pretende na localização selecionada e se existem/como serão feitas as ligações às infra-estruturas.
    Não acredite em tudo o que lhe dizem nas imobiliárias e siga com cautela, informando-se bem.

    Vai socorrer-se de financiamento bancário?

    Por último, caso necessite, estamos ao seu dispor para ajudar.
    Pode contactar-nos para [email protected] ou 937770977. Estamos em Cascais.
    Concordam com este comentário: mhpinto, pensador, Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo999, danmaarten
  4.  # 4

    Olá!

    Primeiramente, boa escolha, também sou a favor de moradias, apartamentos não me inspiram grande confiança de todo!

    Agora sobre os seus planos, vamos primeiro salvaguardar algumas informações iniciais!
    Certamente já leu por aqui o preço médio de uma obra, considerando que o valor muitas vezes é anunciado sem iva, estamos a falar de 1000€ por m2, com iva, cada m2 passa para 1230€, se a ideia é construir algo entre 200/250m2, no "pior" dos cenários, com 250m2 estamos a falar em 307.500,00 € SÓ para a construção, sem terrenos ou Projectos pelo meio!

    Eu também vou acompanhar a discussão por que pretendo também ter uma noção do que se deve ver na compra de um terreno, sei que existe um site bastante interessante, SunCalc que da uma ideia de como é o posicionamento do sol, lembrando que a ideia é sempre escolher um terreno em que tenha uma boa exposição solar para não só ajudar no inverno com o aquecimento da moradia como também com a luz natural!
    Eu apostaria em procurar informações sobre a envolvente, transportes ( caso fique muito afastado do meio de vida da família, como vão fazer para se deslocar, como será que os miúdos vão se descolar para a escola e Actividades diversas ) , infraestruturas ( como é a situação das aguas e resíduos, para que não tenha de construir uma fossa por exemplo ) , se existe gás canalizado ou não ( o gás canalizado nesse momento é um preço de exploração baixa, o que para questões de aquecimento pode ajudar ), se existem escolas ou comercio próximo, ou industrias. Visitar o terreno em varias alturas do dia e da semana também ajudam a ter uma noção de como é a envolvente e a rua, no passado já cheguei a visitar uma moradia que, quando fomos visitar a casa ao final de semana a rua era uma paz de alma, mas durante a semana era uma verdadeira autoestrada, então imagine o inferno que seria em uma rua tão movimentada assim!

    Esse são os meus inputs, boa sorte! =)
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danmaarten
    • Anaa
    • 21 fevereiro 2019

     # 5

    Qual é a zona de Sintra que lhe interessa. Os valores dos terrenos no concelho de Sintra são bastante díspares.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danmaarten
  5.  # 6

    Colocado por: ADROatelierAtenção, actualmente para comprar um terreno na zona de sintra e construir a area que pretende, o valor de 260.000,00 euros já com IVA é manifestamente insuficiente.

    Para o T3, pode reduzir a area de 250,00m2 e ficar muito confortável.

    Considere despesas com projectos, com taxas camarárias e ligações ás infra-estruturas publicas.
    Para a construção, considere no minimo 1.000,00 euros/m2 como primeira abordagem, só para se balizar.

    Para o terreno deverá ser quase literalmente impossivel encontrar algum por menos de 50.000,00 euros. Deve acabar por achar na casa dos 80.000,00 euros. Ha a considerar o valor para o terreno, escritura e impostos para a aquisição.


    Obrigado ADROatelier.
    A ideia são os 200m2, o que der para construir a mais, melhor. Mas gostava de ter um terreno à volta dos 350/400m2.
    Estamos a ver zonas um pouco mais afastadas, como Casal de Cambra, Belas... por aí.

    Para já, o primeiro contacto que tivemos até foi com a Modiko - empresa de construção modular em Aveiro, que nos deram um orçamento 'genérico' de 800m2 (984€ c/IVA) chave na mão, com a construção em 8 meses. Ainda não estamos certos do tipo de construção que vamos adoptar, por isso estamos a ver todas as possibilidades.

    E sim, vamos pedir financinanciamento bancário. Porquê a pergunta?

    Anotei o contacto, se precisar vou contactar de certeza, obrigado!



    Colocado por: dryfusCertamente já leu por aqui o preço médio de uma obra, considerando que o valor muitas vezes é anunciado sem iva, estamos a falar de 1000€ por m2, com iva, cada m2 passa para 1230€, se a ideia é construir algo entre 200/250m2, no "pior" dos cenários, com 250m2 estamos a falar em 307.500,00 € SÓ para a construção, sem terrenos ou Projectos pelo meio!


    Obrigado dryfus. Já percebi que vou ter que reduzir o tamanho para uns 200m2... para estar pelo menos dentro do budget que gostava. Obrigado também pelo resto das considerações, super uteis e ainda não me tinha lembrado :)


    Colocado por: AnaaQual é a zona de Sintra que lhe interessa. Os valores dos terrenos no concelho de Sintra são bastante díspares.


    Obrigado Anaa. A ideia seria na zona de Queluz, Belas, Casal de Cambra.. ou pode ser um pouco mais para cima. A zona agrada-me porque faz uma espécie de triangulo sobre Lisboa e conseguimos facilmente chegar onde queremos.
    • Anaa
    • 21 fevereiro 2019

     # 7

    Nessa zona consegue terrenos com essas áreas a partir de 55/60mil

    É a zona onde vou construir, após uma busca exaustiva (mais de 1 ano) por um terreno que fosse do nosso agrado (localização, valor, exposição solar).

    Relativamente aos cuidados que deve ter, antes da compra: pedir a Certidão Permanente do Registo Predial e a Caderneta Predial.
    - Com os dados da Caderneta Predial pedir a Certidão Permanente, caso o vendedor não tenha nenhuma válida (menos de 6 meses) - custo online 15€
    - Com a Certidão Permanente verificar na CM as condições de construção no lote. Eu fiz um pedido de consulta de alvará de loteamento no departamento de urbanismo. Custo - gratuito
    - Verificar as condições do loteamento de forma a perceber se se enquadra no que pretende.
    - verificar se estão pagas todas as contrapartidas do loteamento (por exemplo, por não cedência de espaço verde)

    Em alternativa consultar um arquitecto que lhe possa prestar esses serviço de consultadoria pré-compra :)

    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danmaarten
  6.  # 8

    Colocado por: danmaartenEstamos a ver zonas um pouco mais afastadas, como Casal de Cambra, Belas... por aí.


    Colocado por: danmaarten250/260 mil euros na sua totalidade (compra do terreno + construção).


    Um terreno em Belas com cerca de 5.000 m2 e licença para construir custa uns 300.000€ .
    Mas um com a mesma área sem licença pra construir uma vivenda custa 70.000€, mas pode construir uma casa de madeira (dependendo do sitio e de se conseguir a licença) e com água (de furo) e eletricidade. E por acaso tenho um terreno assim para venda, num sitio paradisíaco (Belas), a 15 minutos de Lx, com possibilidade de licença pra casa prefabricada ou de madeira

    Em baixo uma foto do terreno
      xuuu.PNG
  7.  # 9

    Obrigado Terraverde.
    Se quiser, pode enviar mensagem privada/e-mail com mais fotos e informações sobre o seu terreno.
  8.  # 10

    Mais algumas fotos tiradas no terreno. Fica na Venda Seca (Belas) tem 5.400 m2, com postes de eletricidade mesmo ao lado (na extrema), numa zona verde com paisagem de sonho, e apesar de estar isoldo está perto de tudo, a menos de 5 m do Cacém e 15 m de Lisboa. O lugar ideal para meter uma casa de madeira ou prefabricada. E com muito bons acessos. E está numa zona que já foi nobre, cheia de quintas apalaçadas maravilhosas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danmaarten
      d1.PNG
      zpppp2.PNG
      zoooo2.PNG
      a55.PNG
  9.  # 11

    Colocado por: AnaaQual é a zona de Sintra que lhe interessa. Os valores dos terrenos no concelho de Sintra são bastante díspares.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:danmaarten


    Anaa, já tem construtor?
  10.  # 12

    Colocado por: danmaartenObrigado Terraverde.
    Se quiser, pode enviar mensagem privada/e-mail com mais fotos e informações sobre o seu terreno.

    Cuidado.
    Para fazer o que o user Terraverde sugere, tem de ter a certeza absolutíssima que lhe deixam fazer uma coisas dessas sem licença, que é disso que se trata, dado ser um terreno rústico.
    A ser permitido (o que me estranharia no concelho de Sintra), mentalize-se, por exemplo, que vai ter de gerir os seus próprios esgotos pois não pode fazer ligação à rede de esgotos e, salvo erro, nem fossa pode fazer.
    É todo um mundo de "área cinzenta" em termos de legislação que é preciso dominar.
  11.  # 13

    Obrigado mhpinto,
    A minha ideia não passa por aí.
    Eu procuro um terreno já urbanizado e no máximo com 500m2.

    Queria um bom espaço, mas na verdade, procuro mesmo é um bom negócio, com os pés assentes na terra e sem utopias!

    Obrigado
    Concordam com este comentário: mhpinto
  12.  # 14

    Colocado por: danmaartenPara já, o primeiro contacto que tivemos até foi com a Modiko - empresa de construção modular em Aveiro, que nos deram um orçamento 'genérico' de 800m2 (984€ c/IVA) chave na mão, com a construção em 8 meses.


    Não sei se é o caso da Modiko mas quando eu pesquisei o mercado das construções alternativas percebi que os preços dados numa primeira abordagem estão muito longe da realidade.
    Por exemplo, quase nunca contemplavam a base em que a casa tem de assentar, coisa que para uma casa de 200 m2 se calhar vai para uns 50k.
    Depois, para se terem preços em conta tinha de se aceitar os modelos que eles propõem. Qualquer personalização faria o preço disparar e convém ter em mente que, com todas as restrições que existem em termos de implantação de uma casa num terreno, não se consegue implantar os modelos deles em grande parte dos terrenos.
    Por fim, as exclusões eram muitas.
  13.  # 15

    Colocado por: danmaartenEu procuro um terreno já urbanizado e no máximo com 500m2.

    Queria um bom espaço, mas na verdade, procuro mesmo é um bom negócio, com os pés assentes na terra e sem utopias!

    Faz questão que seja na zona de Sintra? Se não fizer, aconselho uma pesquisa no concelho de Loures, nas freguesias de Loures, Lousa, Fanhões e Bucelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danmaarten
  14.  # 16

    Colocado por: mhpinto
    Faz questão que seja na zona de Sintra? Se não fizer, aconselho uma pesquisa no concelho de Loures, nas freguesias de Loures, Lousa, Fanhões e Bucelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:danmaarten


    Escolhemos Belas e essas redondezas pela localização, faz uma espécie de triângulo sobre Lisboa. Mas já vimos na zona de Loures também...

    Não sei bem que próximo passo dar, se começar a desenhar um plano de casa para ver se encaixa nos terrenos, apesar de ainda não ter terreno nenhum.
    • Anaa
    • 21 fevereiro 2019 editado

     # 17

    Colocado por: NTORION

    Anaa, já tem construtor?


    Em fase de orçamento, ainda não adjudicado.

    Se tudo correr como esperado a obra é para iniciar em Abril.
    • Anaa
    • 21 fevereiro 2019

     # 18

    Colocado por: danmaarten

    Escolhemos Belas e essas redondezas pela localização, faz uma espécie de triângulo sobre Lisboa. Mas já vimos na zona de Loures também...

    Não sei bem que próximo passo dar, se começar a desenhar um plano de casa para ver se encaixa nos terrenos, apesar de ainda não ter terreno nenhum.


    Aconselho a ver primeiro os terrenos, fazer uma selecção e ver as respectivas condições de construção e só depois planear a casa junto com um arquitecto.

    Posso dar-lhe o exemplo de um terreno muito bom que vi a um bom preço mas o loteamento previa moradia geminada e não moradia isolada, apesar de o lote ter cerca de 400m2. Ou seja, era um bom negócio em termos de localização/valor mas não ia de encontro ao que queríamos (moradia isolada).
    Concordam com este comentário: mhpinto
  15.  # 19

    Colocado por: Anaa

    Aconselho a ver primeiro os terrenos, fazer uma selecção e ver as respectivas condições de construção e só depois planear a casa junto com um arquitecto.

    Posso dar-lhe o exemplo de um terreno muito bom que vi a um bom preço mas o loteamento previa moradia geminada e não moradia isolada, apesar de o lote ter cerca de 400m2. Ou seja, era um bom negócio em termos de localização/valor mas não ia de encontro ao que queríamos (moradia isolada).


    Pois, nós também queremos moradia isolada.
    O projecto demorou muito tempo a aprovar?

    Estamos a ver terrenos na Serra de Casal de Cambra e em Casal de Cambra também.

    Vai optar por construção tradicional?
    • Anaa
    • 21 fevereiro 2019 editado

     # 20

    Colocado por: danmaarten

    Pois, nós também queremos moradia isolada.
    O projecto demorou muito tempo a aprovar?

    Estamos a ver terrenos na Serra de Casal de Cambra e em Casal de Cambra também.

    Vai optar por construção tradicional?


    Iremos por comunicação prévia e não licenciamento. Como o lote está inserido em loteamento e vamos cumprir todas as condicionantes, sem pedidos de alteração e sem "vamos ver se passa" não se justifica ir por licenciamento e esperar meses ou anos pela aprovação.

    Construção tradicional sim.

    Nota: Dê uma volta pela serra de casal de cambra, nas casas em construção e veja o que diz nas placas de alvará... Todas elas dizem Comunicação Prévia.
 
0.0258 seg. NEW