Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pretendo recuperar uma casa com alguns detalhes de "arquitectura tradicional portuguesa", aproveitando ao máximo o seu carácter, embora adaptando às actuais necessidades e gostaria de partilhar aqui essa futura experiência.
    Por um lado acho que deveríamos preservar e incentivar muito mais a preservação do nosso património, dá-me dó ver a quantidade de ruínas por este país fora e talvez ajude em algumas questões a quem pretenda fazer o mesmo; por outro lado certamente me surgirão questões que sei que muito boa gente aqui tem a generosidade e vontade de ajudar/opinar.
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

    • Joanna
    • 22 Fevereiro 2019 editado

     # 2

    (adicionarei fotos quando me (re) lembrar como isso se faz...)
  3.  # 3

    Tem um "Anexar ficheiros" por baixo da caixa onde escreve os comentários.
  4.  # 4

    (obrigada FVicente)
      IMG_20190125_113909.jpg
  5.  # 5

    Interior
      IMG_20190125_112944.jpg
  6.  # 6

    A CMartin já me mandou uns links de como/onde posso encontrar estes "pousa-pardais" mas ninguém parece ter destas peças, portanto se alguém souber quem possa ter agradeço
      IMG_20190219_121018.jpg
  7.  # 7

    uma das coisas que terá para resolver é aquelas janelas, ou melhor tirar aquelas caixas de estores.
    o interior parece espetacular, boas proporções dos espaços que se vê.
    quanto ao exterior um refresch sem alterar muito os elementos morfológicos.
    Concordam com este comentário: CMartin, maria rodrigues
  8.  # 8

    Marco, é mesmo isso, vai levar caixilharia pvc branca com caixa de estores compacta interior (gosto das janelas originais mas são impossíveis de manter pela falta de eficácia térmica)

    A ideia é manter o mais possível os elementos do interior originais como portas, rodapés, chão de madeira, azulejos e mosaicos da wc. Na cozinha não há muito a manter, vai mudar ligeiramente a localização e ficar em "open-space" com a sala depois de eliminar as paredes de um quarto interior.
    No final será algo assim:
      IMG_20190205_205309_1.jpg
  9.  # 9

    O quarto interior a ser iliminado está a tracejado. Na planta a cozinha já está na posição para onde vai (no original apenas tem um lava-loiças na parede a derrubar)
      IMG_20190222_124158.jpg
  10.  # 10

    Gosto muito!
  11.  # 11

    não deite abaixo a parede do corredor, repare que fica com quartos diretos para a sala, e assim ficaria com algo bem mais nobre, pode é tirar as portas e deixar apenas a passagem.
    Concordam com este comentário: CMartin, Pedro_Rof
  12.  # 12

    Colocado por: FVicenteGosto muito!

    Eu também, obrigada!

    Alguma ideia? Sugestão?
    Estou na fase de pedir orçamentos e já vi que manter o que está vai ser uma pequena luta, sobretudo para manter azulejos e mosaicos na wc. Empreiteiros que já lá estiveram são da opinião de que deveria colocar revestimentos novos...
  13.  # 13

    Colocado por: Joanna
    Eu também, obrigada!

    Alguma ideia? Sugestão?
    Estou na fase de pedir orçamentos e já vi que manter o que está vai ser uma pequena luta, sobretudo para manter azulejos e mosaicos na wc. Empreiteiros que já lá estiveram são da opinião de que deveria colocar revestimentos novos...


    Tem fotos? O que os empreiteiros dizem interessa muito pouco, eles procuram sempre a solução mais fácil para si mesmos.
  14.  # 14

    Colocado por: marco1não deite abaixo a parede do corredor, repare que fica com quartos diretos para a sala, e assim ficaria com algo bem mais nobre, pode é tirar as portas e deixar apenas a passagem.


    Não desgosto dessa ideia da privacidade mas da parede dos quartos à oposta tem 4,20m, se não iliminar a parede fica um espaço de 3 metros, acho apertado para mesa de sala, moveis, sofás, etc, se bem que também pouparia em derrube e reforço de extrutura que vai ter de levar, é algo a pensar, obrigada.
  15.  # 15

    alguns detalhes de "arquitectura tradicional portuguesa
    _?? :)
  16. Ícone informação Anunciar aqui?

  17.  # 16

    ora a parte da frente ( estar) ficaria com mais do que 3 m e para comer e na parte mais apertada 3 m é o suficiente, tanto mais que a circulação seria sempre apoiada pelo corredor.
    Não tire personalidade a esse interior desnecessariamente.
    Concordam com este comentário: FVicente, CMartin
  18.  # 17

    FVicente, é assim:
      IMG_20190125_113030.jpg
      IMG_20190201_172635.jpg
  19.  # 18

    Uma mesa com 1.2m de largura e fica com uns 60cm de cada lado para passar. Se não couber, vai pelo corredor :P Um móvel de apoio na parede do frigorífico e a sala fica com espaço para um sofá, um cadeirão e o móvel de TV...
  20.  # 19

    Talvez tenham razão, na verdade tem 2,97m mas estou a visualizar a parede lá (é feita de um tijolo antigo, tipo "tijolo de burro" é capaz de ficar bem à vista.
  21.  # 20

    Tipo isto?
      IMG_20190222_140018.jpg
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">