Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Estou neste momento na fase de selecionar um orçamento para construção de uma moradia, mas tenho muiiiita dificuldade em conseguir obter um orçamento minimamente detalhado por parte dos empreiteiros.
    Pedimos chave na mão, mas fico extremamente incomodada com orçamentos em que não sei quanto estou a pagar pelo m2 do trabalho do empreiteiro, ou quanto pago pelo m2 de capoto, ou quanto me custam as caleiras e mão-de-obra, etc....
    Só tenho conseguido obter orçamentos em que 70% do valor é trabalho do empreiteiro e 30% é orçamentos anexos (caixilharias, aquecimento, carpintarias, etc).
    O que será que me está a faltar fazer? Sempre que pergunto algo, o empreiteiro refugia-se sempre no "o resto é instalação"?
    Como fizeram no v/ caso? Como hei-de negociar? Será que há alguém que me possa dar uma ajuda?
    Obrigada e peço desculpa pelo "desespero" :P
  2.  # 2

    Não tem um mapa de quantidades detalhado?
    Que elementos enviou aos empreiteiros para darem orçamento?
    Sem um mapa de quantidades detalhado eles não se dão ao trabalho de o fazer. Em que zona do pais?
    Concordam com este comentário: bertomed, davidspt
  3.  # 3

    Bom dia,

    Faça um mapa de quantidades detalhado, que o mesmo irá ser respondido pelas empresas. Se não o tem, peça ao gabinete que lhe fez o projeto e que lhe execute, ou então arranje um profissional que o faça.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  4.  # 4

    Bem, demos informações como:
    Carpintaria: x roupeiros com esta dimensão;
    cozinha com estas dimensões e pedra do tipo x
    x portas de correr com estas dimensões
    Aquecimento: a gás c/ radiadores e painéis solares
    Recuperador de calor até um máximo x €
    Isolamento: capoto de x cm de espessura e da cor x
    parede dupla com "allmate"
    acabentos interiores em afagado liso e tetos falsos
    Pavimento: xm2 de flutuante & x m2 de pavimento a custar x - em tal sítio

    Pedras: do tipo x nas soleiras e molduras nas janelas e escadas exteriores

    ALvenaria (outras): Murado à volta sem capeamento

    etc, etc

    Foi a informação que transmitimos. Então tudo o que dizemos como: "se calhar queríamos isto mais em conta"...recebemos resposta como: pois isso custa 1000€ e o resto é a mão de obra. OU seja, ficamos sem margem para negociar. Um pouco de mãos atadas.
    Alguém que tenha passado pelo mesmo, como conseguiu negociar ou manter o orçamento em controlo?

    Muito obrigada desde já.
    Zona de Pombal - Leiria
  5.  # 5

    Colocado por: raquelvitorinoIsolamento: capoto de x cm de espessura e da cor x
    parede dupla com "allmate"


    +1...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquelvitorino
  6.  # 6

    sugerem um mapa com quantidades de tudo e áreas é isso.
    Isso será relativamente fácil de fazer, só teria mais dificuldade em quantificar as coisas mais técnicas, como tudo o que envolve acessórios para o aquecimento, abertura de esgotos, eletricidade, etc.
  7.  # 7

    Para isso tem o gabinete que lhe trata dessa parte mais técnica
  8.  # 8

    Pois nos também vamos ter que fazer um mapa de quantidades, pois faltam as medições. Nós também não conseguimos obter orçamento, temos tudo detalhado, portas, chão, serralharias, tudo ao pormenor mas sem mapa de quantidades nada de orçamentos.
  9.  # 9

    Colocado por: raquelvitorinocomo conseguiu negociar ou manter o orçamento em controlo?
    peça ao seu arqº ou outro profissional que lhe elabore um mapa de quantidades detalhado

    não se meta em aventuras. sabe quanto ferro necessita?
    Concordam com este comentário: raquelvitorino, Pedro Barradas, bertomed
  10.  # 10

    Pois, exato!
    Acabei de falar com o gabinete de arquitetura e dizem que não é necessário no nosso caso (não especificam porquê) fazer o caderno de encargos (que assumo que seja o mesmo que mapa de quantidades) porque é um obra pequena e isso só se justifica no caso de obras grande. E tb acrescentaram que não ia conseguir poupar grande coisa só porque tenho mapa de quantidades.
    Que nunca iríamos conseguir controlar a mão-de-obra.
    Voltaram a chutar para eu ter vários orçamentos e compará-los. Difícil é obtê-los transparentes e pormenorizados.
  11.  # 11

    Colocado por: raquelvitorinoPois, exato!
    Acabei de falar com o gabinete de arquitetura e dizem que não é necessário no nosso caso (não especificam porquê) fazer o caderno de encargos (que assumo que seja o mesmo que mapa de quantidades) porque é um obra pequena e isso só se justifica no caso de obras grande. E tb acrescentaram que não ia conseguir poupar grande coisa só porque tenho mapa de quantidades.
    Que nunca iríamos conseguir controlar a mão-de-obra.
    Voltaram a chutar para eu ter vários orçamentos e compará-los. Difícil é obtê-los transparentes e pormenorizados.

    É a desculpa de quem nao os sabe fazer..
  12.  # 12

    Mas que enrascada.
  13.  # 13

    Até eu que vou remodelar um apartamento t2 tenho caderno de encargos (feito por mim por agora, mas não deixa de ser algo com uma lista de todos os trabalhos a efetuar na casa desde a demolição à colocação de torneiras), como raio uma moradia pode ser obra pequena e não precisar de caderno de encargos???
  14.  # 14

    Colocado por: desofiapedroAté eu que vou remodelar um apartamento t2 tenho caderno de encargos (feito por mim por agora, mas não deixa de ser algo com uma lista de todos os trabalhos a efetuar na casa desde a demolição à colocação de torneiras), como raio uma moradia pode ser obra pequena e não precisar de caderno de encargos???

    Não é fácil encontrar exemplos de caderno de encargos para a remodelação de um apartamento!
    Tem algum exemplo de caderno de encargos com descrição dos trabalhos, materiais de acabamento...?
  15.  # 15

    Colocado por: bluewings
    Não é fácil encontrar exemplos de caderno de encargos para a remodelação de um apartamento!
    Tem algum exemplo de caderno de encargos com descrição dos trabalhos, materiais de acabamento...?


    Não é fácil? Vá ao google e faça uma pesquisa e veja quantos apanha. Mas uma coisa é certa, fazer eu que sou engenheira informática é uma coisa, uma pessoa da área fará muito melhor e mais completo. O que fiz é apenas pra conseguir obter orçamentos mais aproximados ao que se vai passar e não o habitual "ah deixa cá ver o que me apetece dizer hoje".
  16.  # 16

    procure quem lhe elabore o mapa de quantidades, porque? porque com ele vc controla pelo menos os orçamentos. um mapa de quantidades quantifica tudo, desde a quantidade de ferro aos m2 de tinta. e as marcas das mesmas.. todos arçamentam para a mesma coisa.

    vc consegue fazer isso para os elementos mais fáceis, mas e o resto? pode custar algum dinheiro mas ao menos pode assim controlar a maioria da obra. tanto nas quantidades como na qualidade dos materiais. ~se orçamentarem X e meterem Y vc tem um documento para poder tirar satisfações-.

    havia pelo forum alguns medidores orçamentistas..https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=medidor+or%C3%A7amentista&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar
    Concordam com este comentário: desofiapedro, raquelvitorino, bertomed, Pedro Barradas
  17.  # 17

    Colocado por: desofiapedroAté eu que vou remodelar um apartamento t2 tenho caderno de encargos (feito por mim por agora, mas não deixa de ser algo com uma lista de todos os trabalhos a efetuar na casa desde a demolição à colocação de torneiras), como raio uma moradia pode ser obra pequena e não precisar de caderno de encargos???

    Porque a maioria de orçamento s é a olho e se o dinheiro não chegar, poem se a andar da obra...quem perde tempo nesta altura de trabalho com fartura a orcamentar a torneira XPTO, com o vidro ABC... é bota pra frente o que vejo por aí ..se calhar vejo mal ..
  18.  # 18

    Colocado por: smart
    Porque a maioria de orçamento s é a olho e se o dinheiro não chegar, poem se a andar da obra...quem perde tempo nesta altura de trabalho com fartura a orcamentar a torneira XPTO, com o vidro ABC... é bota pra frente o que vejo por aí ..se calhar vejo mal ..


    Pois, é esse o espirito atualmente :/
  19.  # 19

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Será? Ou será mais de quem nem quer saber e "chuta" o pedido do cliente para canto?

    E porque faria isso, se é um trabalho pago?
  20.  # 20

    Colocado por: Anonimo18072022AEntão porque diria ao cliente que não era preciso?

    por não ter experiencia em fazer, e não dar a parte fraca!
    Concordam com este comentário: Luis Fonseca
 
0.0229 seg. NEW