Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: slicero custo de fiscalização isolado era de 250€ mensais, uma visita por semana sendo que na estrutura inicial iriam ter mais que uma visita por semana.

    Mesmo que sejam só 5 visitas mensais dá 50€ cada visita.
    A menos que a obra seja ao lado do escritório é um valor demasiado baixo para fazer um trabalho em condições.
    A fiscalização assume tb a coordenação de segurança?
    • pffm
    • 20 março 2019

     # 42

    Colocado por: vulpesO acompanhamento em obra pelo arquiteto pelo que me percebi é pago a parte e inclui normalmente uma visita mensal e normalmente inclui as telas finais..


    É pago à parte porque? Até poderia era estar incluído no preço inicial do projecto... e mesmo assim se o cliente não quisesse o acompanhamento, "eu como arquitecto" ia à obra por livre vontade e gostaria de ver e acompanhar se está tudo conforme aquilo que idealizei.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  2.  # 43

    Slicer

    vale o que vale mas a meu ver 6 + 2.5 a mim parece-me um preço "comercial" cada um que tire as suas ilações.
    2.5 para projeto de execução deixa-me a pensar
  3.  # 44

    Colocado por: pffm"eu como arquitecto" ia à obra por livre vontade e gostaria de ver e acompanhar se está tudo conforme aquilo que idealizei.

    Isso é tudo muito bonito.... mas esse tempo e essas deslocações devem ser remuneradas...

    O que deve estar inlcuindo nos honoráriosem fase de projecto é a assistencia tecnica, ou seja, erros/ omissões e/ou duvidas decorrentes dos projectos... é obrigação dos projectistas esclarecerem. Como é obvio, não havendo proectos de execução contratados, é dificil nalgumas situaçãos ao DO, fazer-se valer disso. como é obvio , deslocações e tempo em obra deverão sempre ser facturados à parte.

    50€/visita.. é bom para ir lá fazer um passeio... mandar umas larachas com o empreiteiro e sub-empreiteiros.. cravar uns almoços à pala... e pronto, está o dia feito...
    50€/visita é para isso que serve... e a obra estar situada num raio de 20km do Gabinete, ou num trajecto casa-trabalho-casa ou com pouco desvio de percurso...
  4.  # 45

    Colocado por: zedasilva
    Mesmo que sejam só 5 visitas mensais dá 50€ cada visita.
    A menos que a obra seja ao lado do escritório é um valor demasiado baixo para fazer um trabalho em condições.
    A fiscalização assume tb a coordenação de segurança?


    Não foi referido zedasilva. Sim, a construção seria a menos de 2kms sensivelmente.

    o Pedro refere que 50€/visita é um passeio rápido. Podem indicar da vossa experiência quanto tempo consome uma visita/vistoria (em média vá)? Gostava de ser uma noção.
  5.  # 46

    eu por exemplo não incluo fiscalização mas enquanto coordenador de projeto e autor da arquitetura, o acompanhamento á obra é ilimitado e já está incluído.
    salvo como é evidente, alterações sujeitas a licenciamento e que as mesmas decorram de novas opções da parte do cliente.
    • pffm
    • 20 março 2019

     # 47

    Claro que devem ser remuneradas, não disse o contrario.
    Mas há muita gente que para "poupar" uns trocos numa construção de 150K/200K, prescinde desse acompanhamento.
  6.  # 48

    A minha empresa cobra pela deslocação de um técnico superior, 45€ + IVA hora, mais deslocação de 0.36€/km.
    sendo que a 1ª HOra será sempre da praxe... além da visita... se calhar é melhor, olhar para os projectos e verificar o que foi feitos, e antecipar o que será feito.. aproveitar e fazer os registos no Livro de Obra, tirar umas fotos, depois em gabinete, preparar um mail com o relatório da visita...

    ...
  7.  # 49

    Atenção ao seguinte:

    1) Era um orçamento "rápido" de estimativa. Ou seja, os valores eram meramente indicativos para eu ter uma noção.
    2) Agora entendo que isto era "chave-na-mão", ou seja, o acompanhamento, a fiscalização, documentação para a camara (que propuseram tratar por mim), escolha de materiais, reuniões etc, estava incluído e diluído do preço total de construção. Preço esse que era 850€ sem IVA para áreas habitáveis. Digo isto porque não descriminaram e ninguém trabalha de graça imagino eu.
  8.  # 50

    Colocado por: slicerstava incluído e diluído do preço total de construção

    e QUEM É QUE O VAI DEFENDER DEPOIS....
    Existe aí um conflito de interesses...
    Concordam com este comentário: slicer
  9.  # 51

    slicer

    portanto era projeto e construção correto?

    se assim foi o preço como diz é meramente estimativo e está dentro das margens aceitáveis para uma proposta global que inclui construção.

    agora, embora seja a sua opinião acho que não pode aferir e comparar com o orçamento que foi posto pelo autor do tópico. portanto quando diz que acha caro deve aferir as circunstancias de cada caso.
  10.  # 52

    Pedro

    De uma certa forma eu até acho bem estes serviços globais ( projeto e construção), acho mesmo que começa a fazer falta

    houve uma época em que os empreiteiros promotores faziam isso e depois iam para o mercado oferecer o produto acabado ou em fase de acabamento.

    cada vez mais fazer moradias individuais e personalizadas acaba por ser um negócio muito pouco rentável ( sendo honestos).
  11.  # 53

    Colocado por: slicerda vossa experiência quanto tempo consome uma visita/vistoria (em média vá)?

    1/2h antes da visita para analisar o histórico da obra e aquilo que é necessário alcautelar/discutir nessa visita.
    No minimo 1h em obra, quando não são 2 ou uma manhã inteira.
    1/2h em gabinete para elaborar relatório.
    Antender 32 chamadas do DO para esclarecer duvidas até á proxima visita
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
  12.  # 54

    Colocado por: marco1slicer

    portanto era projeto e construção correto?

    se assim foi o preço como diz é meramente estimativo e está dentro das margens aceitáveis para umaproposta global que inclui construção.

    agora, embora seja a sua opinião acho que não pode aferir e comparar com o orçamento que foi posto pelo autor do tópico. portanto quando diz que acha caro deve aferir as circunstancias de cada caso.


    Marco1, Eu achava que não. Quando perguntei por empreiteiros na reunião presencial só me disseram que tinham conhecidos na zona que eram de confiança ou tinham provas dadas da sua competência. Mas que a escolha seria na mesma minha.

    O que me apresentaram foram os honorários do gabinete para os projectos e ESTIMATIVAS para os custos todos inerentes da construção - Licenças, Taxas e taxinhas E estimativa para o valor por M2 de construção.

    Por outro lado, estranhei imenso então, como é que a fiscalização estava incluida se não me colocaram uma rubrica nos honorarios, apenas indicaram o custo se pretende-se Fiscalização "Isolada" (foi esse o termo).
    Isto significa que era então chave na mão e que eu não teria qualquer escolha do empreiteiro?

    Eu não prossegui com o processo.. não sei responder.

    Devia ter sido mais claro: Considero 10K caro para fazer projectos + especialidades face ao que consultei no mercado em 2017. Nem todos os projectos são iguais claro, mas de 10K para 6K vai uma grande diferença. E olhe que este gabinete é conhecido por fazer arquitecturas fora do "comum", quero com isto dizer, fora do habitual "copy-paste". Vale o que vale....
  13.  # 55

    REsumindo e baralhando.. nunca menos de 180€/visita... sendo que há momentos durante uma obra de construção de uma moradia, haverá alturas que não será necessário ir lá semana/ semana.... por outro lado poderá ser necessaário numa semana ter de lá ir 2X...

    Tendo em consideração estes valores, é de todo conveniente o DO, contratar logo um tecnico que além da DFO, acumule igualmente a CSO...

    PS: O meu core business não é a DFO. não é porque as pessoas não estão dispostas a pagar.. e DFO, é também uma área de GRANDES dores de cabeça e grande disponibilidade e capacidade de gestão emocional e não só.... isso tem de ser pago também ;)

    O zé deve saber melhor que ninguém...
    •  
      marco1
    • 20 março 2019 editado

     # 56

    Slicer
    pois nessa diferença é que pode estar o busílis da questão.
    como já referi atrás, há propostas comerciais e outras propostas que são a fazer a casa certa e personalizada para o cliente especifico, demore o que demorar.
  14.  # 57

    eu nunca incluo fiscalização
  15.  # 58

    Colocado por: Pedro BarradasDFO, é também uma área de GRANDES dores de cabeça e grande disponibilidade e capacidade de gestão emocional e não só.... isso tem de ser pago também ;)

    A semana passada tive 1 acidente e 2 DO que decidiram rescindir contrato com o empreiteiro.
    Foi a semana dedicada quase em exclusivo a 3 obras.
    Tenho trabalho acrescido para uns tempos.
    O Pedro fala e muito bem na capacidade de gestão emocional, não é fácil gerir e digerir problemas quer queiramos quer não, eles tb são nossos.
  16.  # 59

    Um serviço de fiscalização não se resume (não se deveria resumir) a umas visitas semanais e uns relatórios.
    Quantas vezes estou a ver o "Quem quer casar com o meu filho que é uma rica prenda" e lembro-me que na obra x devem iniciar amanhã os trabalhos Y.
    Toca a colocar uma nota para às 8 da manhã mandar uma msg ao empreiteiro para acautelar esta ou aquela situação.
  17.  # 60

    ter um bom fiscal regra geral é um dos melhores investimentos neste processo.

    o problema hoje em dia a meu ver na construção é que se tirou muita margem de manobra ao empreiteiro promotor que apresentava ao mercado um produto acabado ou quase acabado
    e para fazer bem as ditas moradias personalizadas, há no processo demasiados intervenientes.
    conjugar essa gente toda é um bico de obra.

    faltam empreendimentos de urbanizações, loteamentos, edificios de habitação coletiva com qualidade, isto parece o pais das moradias.
 
0.0243 seg. NEW