Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Exatamente JoelM. Vai uma grande confusão por aqui. Direcção Fiscal e acompanhamento de obra. Só que alguns gabinetes além de cobrarem o acompanhamento de obra referem-no como acompanhamento fiscal e confundem os DO.
  2.  # 102

    A minha experiência com telas finais.
    A grande maioria das câmaras começa a pedir. Até hoje tenho entregue sempre cópias do projeto de arquitetura (plantas, cortes e alçados) assinadas pelo DT ou pelo DF. Nenhum dos 2 é arquiteto, tem sido aceite.
    Esta história das telas finais, a grande maioria das vezes, é mais uma forma de "papar" o DO.
    Telas finais só são telas finais se forem pequenas alterações interiores, coisa que se faz no autocad em 1/2h. Tudo o resto são projetos de alteração que são outra coisa completamente diferente
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 103

    Eu forneço telas finais se não houver alterações... Está incluído no preço dos meus serviços.
    Normalmente aqui não se entrega TF se no termo de dfo e dto indicar que não houve alteração ao projecto licenciado.
  4.  # 104

    Havendo alterações que não sejam passíveis de licenciamento... Cobro à hora. Pelo que não me parece que seja mais do que... Uns 50€...
  5.  # 105

    é isso Zé

    também já vi de tudo
    quando estive ai por cima cheguei a fazer como diz, também fiz telas mas acompanhadas com alguns amarelos e vermelhos
    agora aqui por baixo alguns colegas e casos reais teem me dito para incluir no pedido de orçamento telas finais feitas pelo empreiteiro e ainda não percebi muito bem se é para meter na camara ou se é para controle do DO para que futuramente saiba com algum rigor o que foi efetivamente executado até ao nível das especialidades.
  6.  # 106

    Outra situação que já ocorreu.. Com a emissão da LAU, entregam uma cópia certificada das TF de arquitectura.
  7.  # 107

    Colocado por: CMLS265acompanhamento de obra referem-no como acompanhamento fiscal e confundem os DO.
    acredito que isso aconteça e muito...
  8.  # 108

    Isso acontece muito.. perco propostas por isso mesmo ( por não inlcuir a DFO, ser um serviço aparte)... O outros dizem que está tudo incluido!!!, como é possivel.
    • vulpes
    • 21 março 2019 editado

     # 109

    Colocado por: Pedro BarradasPercebeu mal... Deve ser esse valor com 1 visita semanal


    Não percebi mal.

    Pelo que me apercebo secalhar deveriam adaptar a proposta á realidade do cliente pois este procura uma solução e uma resposta integrada para a sua casa, ou então explicar devidamente.. pois no meu caso os gabinetes de arquitetura não explicaram devidamente da necessidade de uma fiscalização mais frequente por parte de um fiscal na construção..
  9.  # 110

    depois também temos casos como demorar uma semana a elaborar uma proposta credível com tudo isso bem explicado ( seleção da equipa de engenharia mais apropriada para o momento e tipo de obra) portanto com a parte das especialidades bem esmiuçadas, o processo de concurso á empreitada, etc... e ..chapéu.
    vale a pena ou mais vale fazer uma bela pintura e uma doce musica e um preço imbatível e adjudicar o trabalho e mais para a frente seja o que for?

    é só um desabafo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
  10.  # 111

    Colocado por: vulpespois este procura uma solução e uma resposta integrada para a sua casa
    mas se essas coisas não podem ser incluídas por constituir uma ilegalidade por conflito de interesses? Vou por a minha carreira a prémio para agradar um cliente?
  11.  # 112

    Colocado por: antonylemosmas se essas coisas não podem ser incluídas por constituir uma ilegalidade por conflito de interesses? Vou por a minha carreira a prémio para agradar um cliente?


    Solução integrada estava a referir-me a projeto de arquitetura mais fiscalização e acompanhamento da obra. o empreiteiro convém ser a parte claro..
  12.  # 113

    Colocado por: vulpesmais fiscalização
    ... isto.. não podemos, tem de ser contratado à parte pelo DO.

    o Regulamento de Deontologia da Ordem dos Arquitectos, concretamente o n.º 5, do artigo 5.º, resulta que o arquitecto deve evitar situações em que é julgador e parte, não podendo designadamente, numa mesma tarefa, ser responsável pela concepção arquitectónica e assistência técnica à obra e pela apreciação ou fiscalização da mesma.
  13.  # 114

    Colocado por: JmprasOlá, construir uma moradia. Para o projeto de arquitetura e especialidades tenho orçamentado 10.500€+IVA para um total de 190m².
    Caro?

    Não é caro....
    Na minha opinião é um roubo.....
    •  
      marco1
    • 22 março 2019 editado

     # 115

    smart

    nem sei porque lhe respondi no outro tópico

    consigo nem vale a pena acho que essa sua opinião demonstra um raciocínio e analise perfeita
  14.  # 116

    Colocado por: antonylemoso Regulamento de Deontologia da Ordem dos Arquitectos, concretamente o n.º 5, do artigo 5.º

    Ora nem mais!
    Ainda que alguns se burrifem para isso
  15.  # 117

    Colocado por: antonylemoso Regulamento de Deontologia da Ordem dos Arquitectos, concretamente o n.º 5, do artigo 5.º, resulta que o arquitecto deve evitar situações em que é julgador e parte, não podendo designadamente, numa mesma tarefa, ser responsável pela concepção arquitectónica e assistência técnica à obra e pela apreciação ou fiscalização da mesma


    Bem visto!
  16.  # 118

    Colocado por: vulpes

    Bem visto!
    por isso como vê, não podemos fiscalizar as nossas obras. por isso, nãp podemos (nem devemos) incluir isso nas propostas de honorários. quanto muito um acompanhamento da obra..
  17.  # 119

    nem eu quando dou propostas completas ou so de especialidades, incluo fiscalização. sempre à parte um serviço completamente diferente.
  18.  # 120

    Sempre um serviço à parte.... Eu informo do serviço... Mas não quer isso dizer que seja o autor do projecto que irá fazer a dfo
 
0.0291 seg. NEW