Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: NTORION
    Caramba, mas uma pessoa que apenas queira uma habitação básica, não tem direito a ela, se não conseguir pagar 8/10k em projetos?

Habitação social, habitação a custos controlados, cooperativas, arrendamento, etc
  2.  # 42

Colocado por: ****Se ele gastar 150 horas consigo e tiver de pagar os seus impostos e ainda pagar as especialidades , no final fica milionário.
    150 horas numa moradia bem feita , bem pensada é um instante .

O que não compreendo é o custo do tempo que o Arquitecto exige para realizar o trabalho de forma competente.
    Considerando as 150 horas necessárias para executar este projecto que o **** sugere (parece-me um bocadinho excessivo para uma casinha destas, mas tudo bem), significa que, pelos 2000 mil euros que estou disposta a dar, ganharia 13,3€ por hora. Teria que pagar impostos mas isso pagamos todos.
    Não me parece de todo um valor ofensivo, tendo em conta que vivemos num pais onde o ordenado minimo é de 500€ por 160 horas de trabalho.
    Vou-vos dar o meu exemplo pessoal, tenho uma licenciatura e 15 anos de experiência, trabalho á noite, fds e feriados, levo para casa 1200€ por 160h de trabalho, depois dos descontos.
    Claro que um projecto de Arquitectura exige muita responsabilidade e isso deve ser tido em conta, mas também faço um trabalho responsável todos os dias e não me é pago mais de 8€/h.
    É obvio que todos têm o direito de não querer trabalhar por menos de 20€ á hora (abençoados sejam), mas pode haver alguém a quem dê jeito esta proposta... não percebo o motivo de tanta indignação, mas repito não é a minha intenção.
  3.  # 43

hoje em dia os DO também são um tiro no escuro, como saber o que pretendem? se apenas umas plantas e uns alçados para meter na camara ou um projeto a sério com uma consultadoria permanente sobre vários aspetos ( vidros, isolamentos, impermeabilizações, materiais de revestimento, acabamentos interiores, todo um rol de aspetos técnicos).
    é que para fazer um projeto de licenciamento e depois o cliente com o empreiteiro resolve isso tudo, os projetos podem ser baratos sem duvida.
    mas ai depois vem a tal frase : ah eu paguei um projeto, porque é que isso não está pensado….pensei que eram competentes e coisa e tal. ou seja depois pensa-se que no pacote vem o serviço premium.
    projetos baratos é desenhos escala 1/100, papelada para a camara e definição de materiais das fachadas, e mais nada.
  4.  # 44

ah e verita

na maior parte dos meus trabalhos se fosse a fazer contas ás horas nem chega a 3 euros.

um bom trabalho seja qual a sua dimensão nesta área não se pode contabilizar á hora. os DO estavam sempre a perder de uma forma ou de outra.
    Concordam com este comentário: Jpires76, Pedro Barradas
  5.  # 45

Meus caros, a Sra Verita fez uma oferta. Aceita quem quer. Ela não está a obrigar ninguém. Se ninguém com qualificação para fazer o trabalho lhe responder, ela terá que aumentar a oferta ou desistir. O problema é que da forma como está o mercado alguém vai-lhe responder e aceitar esse valor. Mas.....
    Concordam com este comentário: Verita
  6.  # 46

CML

a questão é que precisamente se está aqui a alertar que isso poderá acontecer e com as consequências já por aqui muito vistas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 47

Depois aparece a questão... Ne verita... Se tenho de aterrar tudo ou não... O muro... Os arranjos exteriores...

Se é para começar do zero comece bem. 2000€ +iva para o projecto de arquitectura em fase de licenciamento para 90 m25. Esta bem pago tendo em conta o mercado . Pelo menos para os meus parâmetros
  8.  # 48

Colocado por: Pedro BarradasDepois aparece a questão... Ne verita... Se tenho de aterrar tudo ou não... O muro... Os arranjos exteriores...

Se é para começar do zero comece bem. 2000€ +iva para o projecto de arquitectura em fase de licenciamento para 90 m25. Esta bem pago tendo em conta o mercado . Pelo menos para os meus parâmetros

A experiência que tive anteriormente realmente correu muito mal e desta vez pretendo um arquitecto que trabalhe para mim e não para uma construtora, aprendi essa lição.
    Mas acredito que é possível encontrar alguém honesto por um preço justo.
  9.  # 49

como define um preço justo? ou como definir um preço justo?
    e também pode ser difícil encontrar alguém honesto ( profissionalmente) parâmetro este que para mim é essencial para um bom trabalho..
    peça propostas descriminadas e ai sim negoceie o possível.
    uma coisa lhe digo, low cost, vai ser difícil encontrar projetos que não sejam feitos a 200km á hora
    isto não anda bem, nem para DO nem para projetistas, está um pouco complicado.
  10.  # 50

Colocado por: marco1uma coisa lhe digo, low cost, vai ser difícil encontrar projetos que não sejam feitos a 200km á hora
    isto não anda bem, nem para DO nem para projetistas, está um pouco complicado.

Complicado significa que existe muita procura para pouca oferta de Arquitectos, é isso?
  11.  # 51

Colocado por: marco1e também pode ser difícil encontrar alguém honesto ( profissionalmente) parâmetro este que para mim é essencial para um bom trabalho..

Para mim também é essencial, ja percebi q a honestidade é uma virtude escassa neste mundo...
  12.  # 52

não

é mais complicado que isso, vários paradigmas desta atividade estão em mudança, há também muita especulação, mais exigências, há muitos arquitetos mas o trabalho tende a concentrar-se em alguns, muita gente a dizer que faz mas na realidade não faz nem deixa espaço para outros fazerem, etc etc...
    pelo menos na zona da grande Lisboa até acho que há arquitetos a mais em relação á procura.
  13.  # 53

Verita

honestidade e honestidade profissional podem ser coisas diferentes.
  14.  # 54

Colocado por: VeritaAcho interessante a ira e revolta que sinto na generalidade quando procuro um serviço a um custo inferior ao preço de mercado.
    Não é de todo a minha intenção com a proposta.
    É óbvio que espero competência e interesse por parte do Arq, mas aceito alguns problemas associados à inexperiência, é um risco que estou disposta a correr.
    Para mim a honestidade e boa-vontade supera o prestigio e o portfolio.
    Trata-se apenas de uma moradia, localizada numa AUGI, planta rectangular, terrea, com um telhado em V e 4 ou 5 paredes interiores, 2 quartos, sotão, sem garagem, enfim muito simples. Claro que sei q é necessário muita documentação adicional, já li o regulamento urbanismo da CMS e estou a par dos procedimentos, mas parece-me que seria compreensível tentar um custo mais baixo.

Já agora, só para compreender melhor o vosso ponto de vista, quantas horas gastaria um arquitecto do seu tempo para fazer as plantas no Autocad e reunir toda a doc exigida e submeter tudo no site urbanismo da câmara?
    Estou a considerar só a Arquitectura.

A minha "ira e revolta", nas suas palavras, dá-se com o facto de ser você a impôr o preço.

Seria a mesma coisa que chegar a um restaurante e dizer que só pago 10 euros. Não é que não haja, mas não é você que faz o preço.

A compete-lhe palmilhar o terreno à procura de quem lhe faça o preço com tudo incluído por 3000 euros. O que duvido, num grande centro urbano.

Mas o que me chateia mesmo é o artefacto do "estou disposto a dar uma oportunidade a pessoas com pouca experiência", faz-me lembrar um anúncio ultra-degradante que vi há uns anos no meu concelho, "dá-se estágio não remunerado a quem queira aprender a vindimar".

As pessoas não procuram um bom preço ou boas condições, procuram explorar o próximo. E isso, sinceramente, acho degradante. O meu problema nem são os 3000 euros, que se fazem projectos por esse preço, o meu problema é todo o raciocínio subjacente à apresentação dos 3000 € e a quem eles se destinam, aos desgraçados esganiçados em início de carreira... afinal, mesmo um aprendiz ganha em início de carreira... ou não?
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  15.  # 55

Colocado por: Verita

O que não compreendo é o custo do tempo que o Arquitecto exige para realizar o trabalho de forma competente.
    Considerando as 150 horas necessárias para executar este projecto que o **** sugere (parece-me um bocadinho excessivo para uma casinha destas, mas tudo bem), significa que, pelos 2000 mil euros que estou disposta a dar, ganharia 13,3€ por hora. Teria que pagar impostos mas isso pagamos todos.
    Não me parece de todo um valor ofensivo, tendo em conta que vivemos num pais onde o ordenado minimo é de 500€ por 160 horas de trabalho.
    Vou-vos dar o meu exemplo pessoal, tenho uma licenciatura e 15 anos de experiência, trabalho á noite, fds e feriados, levo para casa 1200€ por 160h de trabalho, depois dos descontos.
    Claro que um projecto de Arquitectura exige muita responsabilidade e isso deve ser tido em conta, mas também faço um trabalho responsável todos os dias e não me é pago mais de 8€/h.
    É obvio que todos têm o direito de não querer trabalhar por menos de 20€ á hora (abençoados sejam), mas pode haver alguém a quem dê jeito esta proposta... não percebo o motivo de tanta indignação, mas repito não é a minha intenção.

E aqui você compara o seu salário líquido (8 €/h) com o salário bruto do arquitecto, que nas suas contas pelos vistos não paga SS, IRS, não paga a fornecedores (topógrafos), não tem equipamento (software, material de impressão) e não tem suporte da equipa de engenharia.

Às vezes tem-se exactamente aquilo que se paga. E não quer dizer que por 3000 € não tenha um bom projecto, nem que seja só de licenciamento, mas por experiência própria, o que vai ter é uma molhada de papel mal amanhada e mal coordenada, onde tem um arquitecto a fazer uns rabiscos e 3 ou 4 engenheiros que nunca se falaram, cada um a calcular e a desenhar na sua quintinha.

Além de projecto, volta e meia aparecem-me uns orçamentos para fazer e aquilo às vezes parece a Liga das Nações, cada um fala a sua lingua e parte deles são mutuamente exclusivos. Em obra fica extremamente fácil de incumprir com o projecto, porque ele é o primeiro a contradizer-se.

E depois voltamos ao Fórum da Casa, onde meia dúzia de marrecos dão consultoria de borla. É o mundo que temos, mas também nos cansamos de andar sempre a apanhar os mesmos bonés do costume, eu pelo menos ando.
  16.  # 56

Nao vale a pena skinkx, basta dizer..nao faço e chutar para canto. Cada um compra o serviço que quer comprar, a verida expos o preço que procura para o serviço, boa sorte nos profissionais que contratar. Ja vi pessoas a contratar servicos de 7 e 8 mil com projetos que nem 3 valiam.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, RCF
  17.  # 57

Mas eu chuto para canto, só que definir o preço e dizer que se procura pessoas inexperientes que queiram uma oportunidade é algo que me custa a aceitar, porque sei qual é o argumento latente.
    Concordam com este comentário: antonylemos, desofiapedro
  18.  # 58

Até acho piada...procuro recem licenciado, verdinho que saem da faculdade e nada sabem fazer(a realidade), ou entao arquiteto e eng passa fome, que andem desesperados à procura de trabalho
  19.  # 59

Colocado por: SkinkxA minha "ira e revolta", nas suas palavras, dá-se com o facto de ser você a impôr o preço.

Seria a mesma coisa que chegar a um restaurante e dizer que só pago 10 euros. Não é que não haja, mas não é você que faz o preço.

A compete-lhe palmilhar o terreno à procura de quem lhe faça o preço com tudo incluído por 3000 euros. O que duvido, num grande centro urbano.

Mas o que me chateia mesmo é o artefacto do "estou disposto a dar uma oportunidade a pessoas com pouca experiência", faz-me lembrar um anúncio ultra-degradante que vi há uns anos no meu concelho, "dá-se estágio não remunerado a quem queira aprender a vindimar".

As pessoas não procuram um bom preço ou boas condições, procuram explorar o próximo. E isso, sinceramente, acho degradante. O meu problema nem são os 3000 euros, que se fazem projectos por esse preço, o meu problema é todo o raciocínio subjacente à apresentação dos 3000 € e a quem eles se destinam, aos desgraçados esganiçados em início de carreira... afinal, mesmo um aprendiz ganha em início de carreira... ou não?

Obrigada por esclarecer o seu ponto de vista.
    Parece que a minha intenção está a ser mal entendida. O facto de dar um limite no valor que posso dar é para facilitar a procura: Se for marcar reuniões com arquitectos um a um, explicar tudo o que pretendo, aguardar a proposta com um esboço completamente diferente do que pretendo e um valor de 6000/7000 mil euros é uma perda de tempo para mim, já fiz isso.
    Calculei, pelos vistos erradamente, que fosse mais difícil para quem não tem experiência arranjar trabalho, e pensei que podia ser uma boa oportunidade para ambas as partes.
    Nunca tive a intenção de explorar ninguém, pelo contrário.
    Até prefiro alguém mais jovem e humilde com motivação para mostrar um bom trabalho, do que alguém com um ego enorme que desdenha de milhares de euros, dizendo que por menos de 10 mil nem se esforçaria para fazer um bom trabalho. Isso é que não entendo...
    Ás vezes sinto que vivemos em mundos diferentes, para mim 2000 euros são muitas horas de trabalho árduo e no vosso mundo parecem trocos...
    Um aprendiz deve ganhar em inicio de carreira, concordo consigo, todos devem ser pagos pelo seu trabalho mas existem valores que considero exagerados para o projecto em causa.
    Cabe a cada um avaliar se serve ou não para si
  20.  # 60

Colocado por: SkinkxE aqui você compara o seu salário líquido (8 €/h) com o salário bruto do arquitecto, que nas suas contas pelos vistos não paga SS, IRS, não paga a fornecedores (topógrafos), não tem equipamento (software, material de impressão) e não tem suporte da equipa de engenharia.

Os 2 mil euros seria só pelo trabalho do Arq, as tais 150 horas, levantamento já tenho e não estou a incluir a equipa de engenharia. Não é preciso impressão pk o projecto é submetido online. Já agora num projecto destes quanto é que teria de pagar de impostos do seu bolso?
    Já agora esclareço que os 8€ é salario bruto, não liquido

Acredito que mesmo com essas despesas seria possivel para o Arq obter um rendimento aceitável, mas pelos vistos só me espera a incompetência...

0.0276 seg. NEW