Colocado por: NTORION
Caramba, mas uma pessoa que apenas queira uma habitação básica, não tem direito a ela, se não conseguir pagar 8/10k em projetos?
Colocado por: ****Se ele gastar 150 horas consigo e tiver de pagar os seus impostos e ainda pagar as especialidades , no final fica milionário.
150 horas numa moradia bem feita , bem pensada é um instante .
Colocado por: Pedro BarradasDepois aparece a questão... Ne verita... Se tenho de aterrar tudo ou não... O muro... Os arranjos exteriores...
Se é para começar do zero comece bem. 2000€ +iva para o projecto de arquitectura em fase de licenciamento para 90 m25. Esta bem pago tendo em conta o mercado . Pelo menos para os meus parâmetros
Colocado por: marco1uma coisa lhe digo, low cost, vai ser difícil encontrar projetos que não sejam feitos a 200km á hora
isto não anda bem, nem para DO nem para projetistas, está um pouco complicado.
Colocado por: marco1e também pode ser difícil encontrar alguém honesto ( profissionalmente) parâmetro este que para mim é essencial para um bom trabalho..
Colocado por: VeritaAcho interessante a ira e revolta que sinto na generalidade quando procuro um serviço a um custo inferior ao preço de mercado.
Não é de todo a minha intenção com a proposta.
É óbvio que espero competência e interesse por parte do Arq, mas aceito alguns problemas associados à inexperiência, é um risco que estou disposta a correr.
Para mim a honestidade e boa-vontade supera o prestigio e o portfolio.
Trata-se apenas de uma moradia, localizada numa AUGI, planta rectangular, terrea, com um telhado em V e 4 ou 5 paredes interiores, 2 quartos, sotão, sem garagem, enfim muito simples. Claro que sei q é necessário muita documentação adicional, já li o regulamento urbanismo da CMS e estou a par dos procedimentos, mas parece-me que seria compreensível tentar um custo mais baixo.
Já agora, só para compreender melhor o vosso ponto de vista, quantas horas gastaria um arquitecto do seu tempo para fazer as plantas no Autocad e reunir toda a doc exigida e submeter tudo no site urbanismo da câmara?
Estou a considerar só a Arquitectura.
Colocado por: Verita
O que não compreendo é o custo do tempo que o Arquitecto exige para realizar o trabalho de forma competente.
Considerando as 150 horas necessárias para executar este projecto que o **** sugere (parece-me um bocadinho excessivo para uma casinha destas, mas tudo bem), significa que, pelos 2000 mil euros que estou disposta a dar, ganharia 13,3€ por hora. Teria que pagar impostos mas isso pagamos todos.
Não me parece de todo um valor ofensivo, tendo em conta que vivemos num pais onde o ordenado minimo é de 500€ por 160 horas de trabalho.
Vou-vos dar o meu exemplo pessoal, tenho uma licenciatura e 15 anos de experiência, trabalho á noite, fds e feriados, levo para casa 1200€ por 160h de trabalho, depois dos descontos.
Claro que um projecto de Arquitectura exige muita responsabilidade e isso deve ser tido em conta, mas também faço um trabalho responsável todos os dias e não me é pago mais de 8€/h.
É obvio que todos têm o direito de não querer trabalhar por menos de 20€ á hora (abençoados sejam), mas pode haver alguém a quem dê jeito esta proposta... não percebo o motivo de tanta indignação, mas repito não é a minha intenção.
Colocado por: SkinkxA minha "ira e revolta", nas suas palavras, dá-se com o facto de ser você a impôr o preço.
Seria a mesma coisa que chegar a um restaurante e dizer que só pago 10 euros. Não é que não haja, mas não é você que faz o preço.
A compete-lhe palmilhar o terreno à procura de quem lhe faça o preço com tudo incluído por 3000 euros. O que duvido, num grande centro urbano.
Mas o que me chateia mesmo é o artefacto do "estou disposto a dar uma oportunidade a pessoas com pouca experiência", faz-me lembrar um anúncio ultra-degradante que vi há uns anos no meu concelho, "dá-se estágio não remunerado a quem queira aprender a vindimar".
As pessoas não procuram um bom preço ou boas condições, procuram explorar o próximo. E isso, sinceramente, acho degradante. O meu problema nem são os 3000 euros, que se fazem projectos por esse preço, o meu problema é todo o raciocínio subjacente à apresentação dos 3000 € e a quem eles se destinam, aos desgraçados esganiçados em início de carreira... afinal, mesmo um aprendiz ganha em início de carreira... ou não?
Colocado por: SkinkxE aqui você compara o seu salário líquido (8 €/h) com o salário bruto do arquitecto, que nas suas contas pelos vistos não paga SS, IRS, não paga a fornecedores (topógrafos), não tem equipamento (software, material de impressão) e não tem suporte da equipa de engenharia.