Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: marco1peça propostas descriminadase ai sim negoceie o possível.

faça um breve resumo por escrito daquilo que pretende para a casa ( programa funcional), caraterísticas do terreno, plafond máximo para a obra, caraterísticas estéticas que prefere,...
  2.  # 62

Colocado por: marco1faça um breve resumo por escrito daquilo que pretende para a casa ( programa funcional), caraterísticas do terreno, plafond máximo para a obra, caraterísticas estéticas que prefere,..

Parece-me uma boa ideia especificar melhor o que pretendo, pode ajudar a que me compreendam melhor. Brevemente vou divulgar essa informação.
  3.  # 63

Colocado por: VeritaJá agora esclareço que os 8€ é salario bruto, não liquido

Mas é certo, trabalhe muito ou trabalhe pouco ao fim do mês o ordenado cai na conta bancária. O ordenado do arquitecto tem que pagar as horas em que não ganha nada, por exemplo quando está em formações, a atender clientes, a fazer orçamentos, tratar da contabilidade, etc...a sua resposta mostra muita ignorância.
  4.  # 64

Verita, o q muitos lhe estão a tentar dizer é que não compensa meter-se nisto com alguem inexperiente ou que seja tao fraquinho q tenha de se sujeitar aos valores q oferece.

Quem a tem aconselhado ja leva com anos de obras burocracias projectos e já sabem o q a casa gasta.

É ridiculo querer poupar 2 mil euros para depois ter de gastar 10 ou 20 mil para compensar erros de projeto. Ou entrar numa luta ingrata de vir aqui pedir opiniao sobre tudo o q o seu arquiteto estagiário lhe disser.

Você não tem a mínima experiência disto e tabelou um conjunto de trabalhos por 3.000 euros. Com que base fez isso? E o pior é q não tem nocão do q está a abdicar ao impôr esse limite.
    Concordam com este comentário: antonylemos, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Verita
  5.  # 65

A Verita já tem o boneco feito, só quer alguém para passar a limpo e assinar...2000€ parece-me justo.
  6.  # 66

Colocado por: Veritaaceito Arquitectos em inicio de carreira que pretendam oportunidade de ganhar experiência nesta área, trata-se de um projecto simples.

leia-se : quero alguem que esteja disposto a pagar para trabalhar, mas que de o litro. nossa, ao que chegamos... tem ideia do tempo que se perde a fazer um projecto? tem ideia de quanto esse arquitecto vai pagar para ter as especialidades? tem ideia da qualidade daquilo que vai receber?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  7.  # 67

Colocado por: VeritaA experiência que tive anteriormente realmente correu muito mal e desta vez pretendo um arquitecto que trabalhe para mim e não para uma construtora, aprendi essa lição.
    Mas acredito que é possível encontrar alguém honesto por um preço justo.
    teve uma m]a experiencia.. e agora quer outra?

vc diz querer comprar compet|encia e interesse (qualidade) e pagar o pre;o da loja dos chineses..

Colocado por: Skinkx(8 €/h)

tem ideia de quanto pagaria so pela arquitectura (feita com empenho, qualidade e compet}encia) a 8Euros/h_? 10mil n\ao lhe chegariam. e quer pagar 3000 a um desgra;ado e que tem de incluir, topografia, especialidades e 30 por uma linha, n\ao esquecer que em inicio de carreira nao lhe correra bem a primeira, e que depois tera de perder mais horas a responder aos oficios e corrigir desenhos e outras trapalhadas.. so pode estar a delirar.
  8.  # 68

Colocado por: VeritaÁs vezes sinto que vivemos em mundos diferentes, para mim 2000 euros são muitas horas de trabalho árduo e no vosso mundo parecem trocos...
    devemos mesmo viver em mundos diferentes.. para muitos arquitectos (diria ate a grande maioria) esses mesmos 2000euros equivale muitas mais horas, muitas mais noites mal dormidas, que as que vc demora a ganhar os seus 8E/h. vc quer que o desgracado (tera outro nome o sujeito que se submete a isso?) trabalhe alguns meses para ganhar isso? e ainda acha honesto????

Colocado por: VeritaUm aprendiz deve ganhar em inicio de carreira,
    nao parece

Colocado por: VeritaOs 2 mil euros seria só pelo trabalho do Arq, as tais 150 horas,
    150hrs? vc tem a nocao do que diz?
  9.  # 69

Colocado por: PicaretaA Verita já tem o boneco feito, só quer alguém para passar a limpo e assinar...2000€ parece-me justo.
    outra vaca no milho..
  10.  # 70

Colocado por: PicaretaMas é certo, trabalhe muito ou trabalhe pouco ao fim do mês o ordenado cai na conta bancária. O ordenado do arquitecto tem que pagar as horas em que não ganha nada, por exemplo quando está em formações, a atender clientes, a fazer orçamentos, tratar da contabilidade, etc...a sua resposta mostra muita ignorância.

Não estou a dizer que o Arq tem que ganhar o meu que eu, é uma miséria de qualquer das formas, queria apenas demonstrar que, no pais onde vivemos 2 mil euros não é um valor irrisório como parecem dar a entender. Mas também reconheço que não é tão estável e implica outras despesas mas cada um sabe dos seus gastos e pode haver por ai alguém que perceba que compensa o esforço e agradeça o trabalho... e eu agradecia a boa vontade em ajudar
  11.  # 71

Colocado por: antonylemosdevemos mesmo viver em mundos diferentes.. para muitos arquitectos (diria ate a grande maioria) esses mesmos 2000euros equivale muitas mais horas, muitas mais noites mal dormidas, que as que vc demora a ganhar os seus 8E/h. vc quer que o desgracado (tera outro nome o sujeito que se submete a isso?) trabalhe alguns meses para ganhar isso? e ainda acha honesto????

As 150 horas foram sugeridas pelo seu colega como o tempo necessário para executar o projecto que pretendo, não faço ideia se é realista, mas pelos vistos o antonylemos diz que são muitas mais noites mal dormidas. Não é a minha intenção sujeitar alguém a esse tormento, conheço-o bem, trabalho por turnos como enfermeira numa unidade cuidados intensivos e não o desejo a ninguém.
    Até posso aceitar que tenho que desistir desta ideia e por lá uma roulotte (já estive mais longe), mas não é desonesto tentar concretizar o meu sonho sem me enforcar financeiramente, terei muitos custos pela frente...
  12.  # 72

Colocado por: Veritaterei muitos custos pela frente...

Por falar em custos, não se esqueça de englobar desde o início um técnico para a fiscalização de obra (que será à sua conta e é obrigatório). Também será necessário um director técnico de obra, mas esse será o construtor a fornecer.
    A fiscalização pode ser feita pelo arquitecto que lhe faz o projecto.
    Mas se só tratar disso quando o precisar (levantar a licença de construção), será uma contratação à parte e sairá mais caro.
    Não descarte o papel impresso do projecto, precisará de várias cópias, nem que seja para pedir orçamentos e para a obra.

Entendo o que este pessoal diz, mas gabo-lhe a coragem de definir logo à partida um tecto máximo.
    Mas entenda também, mais importante que este tecto ao nível dos projectos, é o tecto ao nível da obra.
    E controlar este (o da obra) se tiver um projecto com erros (erros por exemplo de descoordenação entre especialidades, um pilar que estava numa caixa de esgoto) em obra sairão lhe caros. Não falta empreiteiros que, lhe darão um orçamento porreiro mas já descobriram os "gatos" do projecto e que sabem que em obra vão buscar maia algum (que será muito mais do que os 2000€).

E Sintra tem as suas nuances. Em AUGI tenha também atenção se existe umas taxas extras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Verita
    • RCF
    • 5 abril 2019 editado

# 73

Colocado por: riscosNao vale a pena skinkx, basta dizer..nao faço e chutar para canto. Cada um compra o serviço que quer comprar, a verida expos o preço que procura para o serviço, boa sorte nos profissionais que contratar. Ja vi pessoas a contratar servicos de 7 e 8 mil com projetos que nem 3 valiam.
    Concordam com este comentário:desofiapedro,RCF

Tão simples quanto isto...!
    Haja clarividência.

Do meu ponto de vista, pior (para os projetistas) é fazer como já aqui alguém sugeriu, que é consultar vários gabinetes e depois de saber o preço de cada um, excluir os que estiverem acima do plafond. Será que não percebem que, dessa forma, estaria a ter exatamente o mesmo critério dos €3000, mas a dar trabalho de borla aos arquitetos, iludindo-os inicialmente ao esconder o plafond de €3000...?
    Eu, profissionalmente, preferiria que o plafond fosse dado à cabeça e de forma transparente. Faria como o Riscos refere. Ou não perdia nem um minuto com o assunto, por entender o preço demasiadamente baixo ou, sem ilusões, aceitava-o. Agora, perder, nem que seja apenas meia hora, a conversar com o DO e a apresentar-lhe um orçamento/proposta, para só depois ver esse meu orçamento rejeitado apenas com base num preço/plafond que não me foi informado inicialmente, isso seria pior...
  13.  # 74

RCF

lá está, para si, para o DO poderia servir para aferir um pouco melhor como se compõe bem o processo e quem sabe poder decidir não em face de mais 500 ou menos 500 mas segundo alguns dados mais concretos.
    é diferente para um DO ter um orçamento que diz : arquitetura mais especialidades por x , ou a coisa mais descriminada.

ainda há pouco tempo perdi um trabalho em que estive a elaborar um orçamento uma semana inteira, a conferenciar com a parte de engenharia a selecionar o timing e a equipa que mais se adequaria ao trabalho. Falo de um orçamento completo e com tudo bem descriminado, fases, método, custos etc...

mas não me arrependo, estou de consciência tranquila, não apresentei uma caixa cheia de ar ou coisas vagas.
    Concordam com este comentário: RCF
    • RCF
    • 5 abril 2019

# 75

Colocado por: marco1lá está, para si, para o DO poderia servir para aferir um pouco melhor como se compõe bem o processo e quem sabe poder decidir não em face de mais 500 ou menos 500 mas segundo alguns dados mais concretos.

Concordo. Para mim, esses tais +500 podem valer a pena e eu poderei ter liberdade para os empenhar. E se à partida já não existir essa disponibilidade? Parece-me claro que a Verita tem um orçamento reduzido, não apenas para projeto, mas para tudo. Mas, se o orçamento é reduzido, mais rigorosa tem de ser e menor liberdade tem para empenhar +500 no projeto. Se, com o plafond total que tem, quer construir casa, mais lhe vale ser já rigorosa com o investimento a fazer no projeto. Terá de ter no projeto o mesmo rigor que terá de ter depois na construção e nos materiais a aplicar nos acabamentos... Tem de estabelecer plafonds e não criar ilusões...

Colocado por: marco1ainda há pouco tempo perdi um trabalho em que estive a elaborar um orçamento uma semana inteira, a conferenciar com a parte de engenharia a selecionar o timing e a equipa que mais se adequaria ao trabalho. Falo de um orçamento completo e com tudo bem descriminado, fases, método, custos etc...

Lá está... e, se calhar, o DO até tinha um plafond pré-determinado e não lho comunicou, criando em si uma ilusão... e fê-lo trabalhar de borla.
  14.  # 76

Colocado por: RCFDo meu ponto de vista, pior (para os projetistas) é fazer como já aqui alguém sugeriu, que é consultar vários gabinetes e depois de saber o preço de cada um, excluir os que estiverem acima do plafond. Será que não percebem que, dessa forma, estaria a ter exatamente o mesmo critério dos €3000, mas a dar trabalho de borla aos arquitetos, iludindo-os inicialmente ao esconder o plafond de €3000...?
    Eu, profissionalmente, preferiria que o plafond fosse dado à cabeça e de forma transparente. Faria como o Riscos refere. Ou não perdia nem um minuto com o assunto, por entender o preço demasiadamente baixo ou, sem ilusões, aceitava-o. Agora, perder, nem que seja apenas meia hora, a conversar com o DO e a apresentar-lhe um orçamento/proposta, para só depois ver esse meu orçamento rejeitado apenas com base num preço/plafond que não me foi informado inicialmente, isso seria pior...

Eu também achei que era mais honesto para ambas as partes ser logo honesta em relação ao preço que estou disponivel a pagar, mas os seus colegas levaram a mal ser logo directa nesse aspecto.

Claro que o controlo de custos também se vai aplicar á construção propriamente dita, não só ao projecto.
  15.  # 77

Colocado por: VeritaClaro que o controlo de custos também se vai aplicar á construção propriamente dita, não só ao projecto.

Principalmente à obra.
    Em projecto pode escorregar 1000€. Em obra escorrega 10.000€.
    E não estou a exagerar.
    E tenha ainda em atenção outros custos. Ligação de águas e esgotos, baixada da EDP tudo coisas que são à conta do DO.
    E por exemplo a ligação de águas e esgotos, em alguns casos podem ser na ordem dos milhares.
    Eu tenho uma obra em curso em que o orçamento dos esgotos obrigava o DO a alcatroar a estrada em 15m para cada lado.
  16.  # 78

Colocado por: ****150 horas foi um exemplo , eu nem conheço o seu projeto, mas mesmo que as 150 horas sejam reais 3 semanas para lhe fazer o projecto, se ele somar consumíveis , agua, electricidade, deslocações( só no tempo de espera na câmara fica la metade), com a sua oferta nem 1 € hora o desgraçado ganha.

parto do principio que o arq tenha um pc ligado á electricidade para poder trabalhar e o custo será por conta dele, é verdade, mas não percebo a necessidade de agua, só se for para o arq beber enquanto trabalha...
    Quanto aos consumiveis, se estiver a falar dos tinteiros das impressoras, eu relembro que na camara de sintra nada é entregue em papel, tudo online, faria mais sentido incluir os custos da internet. Se for necessários imprimir mais tarde o projecto eu poderia assumir esses custos também.
    Relativamente ás deslocações, na camara sintra não há reuniões com tecnicos sem submeter o projecto primeiro, portanto se houver alguma reunião será por marcação depois da submissão. Se o Arq for da zona de Lisboa até o ia buscar de carro, para poupar no combustivel.
    Não quero ninguém a trabalhar á borla, mas nao me parece o caso.
  17.  # 79

Colocado por: ****Também sou filho de enfermeira , são todas revoltadas , quem a rouba é o estado , não somos (nós).

Eu não estou revoltada, mesmo achando que deveria ser mais bem paga faço o meu trabalho com responsabilidade e competência porque os doentes não tem culpa.
  18.  # 80

Colocado por: Verita

Eu também achei que era mais honesto para ambas as partes ser logo honesta em relação ao preço que estou disponivel a pagar, mas os seus colegas levaram a mal ser logo directa nesse aspecto.

Claro que o controlo de custos também se vai aplicar á construção propriamente dita, não só ao projecto.

Nao levei nada a mal, eu se so tiver 20€ no bolso para comprar uma calças nao vou a levis nem a salsa, mas nos chineses secalhar arranjo
    Concordam com este comentário: desofiapedro

0.0335 seg. NEW