Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: MikeMelga

    Errado é pensar que, lá por ter isto tudo, preciso de mais de 6.9kva
    .
    Se a potência total ligada em simultâneo não ultrapassar os 6.900 W, não necessita de mais, principalmente se os 6,9 kVA forem em monofásico.
    • VCAC
    • 15 abril 2019

     # 62

    Eu tive 17,25 durante a obra e depois passei para 6,9.

    Tenho neste momento tudo eléctrico (como ainda não tenho o contrato de fornecimento do gás, até tenho estado com a resistência eléctrica do depósito de aqs ligada para apoio). Até à data ainda não disparou o QE
    (verdade seja dita que não temos ligado os ACs... Mas pera já, pelos testemunhos de outros Dos e pela minha experiência, os 6,9 são suficientes)
    • hsi
    • 15 abril 2019

     # 63

    6,9 apartamentos e moradias T3
    10,35 para t4 e t5
    Trifásico daí para cima.

    Pode variar com GN, tipos de equipamentos, etc... mas não vai ser muito diferente disto.
    • MNeo
    • 15 abril 2019

     # 64

    Colocado por: A RamalhoUma moradia até pode ter um PT próprio, e há moradias no País que têm, porque precisam de grandes potências.


    Moradia não conheço, mas conheço edificios destinados a estruturas residencias para idosos com PT Privados. Optaram por essa solução devido as potências envolvidas... Os custos de energia ficavam mais baratos se fosse fornecida em MT. Calro que depois tem que ter um técnico responsável pela exploração do PT...
  2.  # 65

    Colocado por: MNeoMoradia não conheço
    conheço muitas
    Concordam com este comentário: A Ramalho
  3.  # 66

    Colocado por: GT_racingCom o carregamento de carros electricos vai começar a se comum ver este nível de solicitação de potência pois...
    Concordam com este comentário:Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diogo999
    Bem... tenho dois carros elétricos, carrego em casa quando preciso, tudo elétrico, ar condicionado... e apenas tenho contratado 25A monofásico (5.75kVA).
    Claro que não tenho tudo ligado ao mesmo tempo.
  4.  # 67

    Colocado por: jorgealvesconheço muitas

    Eu também, nada de especial.
    Concordam com este comentário: A Ramalho
  5.  # 68

    Tenho vontade de citar aqui tanta gente que é impossível...
    Cada 3,45 é a mesma coisa que 15 amperes, logo 6.9 são 30amperes por aí a fora. Uma placa de indução normal gasta no máximo de potência 30amps... As maiores vai daí para cima, mas quando é que são usadas no máximo? Ágora até há algumas que detectam a queda de tensão, ou seja se chegarem menos volts que os 230 elas reduzem a potência... As pessoas têm que se preocupar com picos de consumo... Com estes contadores novos que montam agora quando toca na amperagem contratada por fase desligam logo... A única solução é contratar acima... E atenção vai de 5 em 5 amperes (pelo menos entre os 15 e os 30)... Quanto maior a potência contratada mais paga de taxa de acesso às redes ( o famoso aluguer de contador).
    Com baterias cada vez maiores os veículos eléctricos têm tendência para carregar toda a noite ( será á noite? ) trifásico...
    Naquela lista toda de equipamentos que um nosso amigo tinha os grandes consumidores são os quentes e os frios... É claro que já há TV a consumir 300 watt ou 1,3 amperes mas são poucas e estarão todas ligadas ao mesmo tempo? Há um consumo de fundo de 2 ou 3 amperes ou menos e picos nas refeições e outras horas em que liguem os gastadores... Tem que dimensionar para aí e por folga...
    O pior é o Natal e o ano novo... Luzes, aquecimento, cozinhar a fundo... Aí é que vai abaixo...

    Quanto mais forte dimensionar mais folga poderá ter no futuro para subir de potência, mas se dimensionar muito forte e tiver o azar de ter um ramal muito longo prepare-se para gastar uma pipa de massa no cabo porque é pedido uma queda de tensão no cabo de 1,5% no cabo, o que leva a diâmetros monstros... já para não falar que a instalação para os 20kva, ou seja 30 amperes trifásico vai sair mais cara... Porque depois há uma série de requisitos que têm que ir atrás. Mas que pedir certificado para menos de 30 amps em obra nova é um erro Tanto quanto eu saiba é pacífico eles fornecerem até 45amps trifásico... Desde que aqueles requisitos que aqui falaram sejam cumpridos... Eu diria para apostar em 30 trifásico para obra ( e atenção que as novas baixadas devem ser logo trifásico para se o cliente quiser evoluir o possa fazer) e depois apontar para os 30 monofásico para viver. Pode depois pedir trifásico se tiver 1ou 2 carros a carregar... E porque não 20 amp trifásico se o seu dimensionamento com folga para aí apontar?

    Eu e peço desculpa mas sou classe média baixa e tinha 15 amps monofásico, já pus o apoio electrico dos painéis solares no bihorario, o furo a encher o depósito de gravidade da rega as 5 da manhã, mas como tenho mulher tive que passar para 20 amps porque a simultaneidade fazia disparar de vez em quando... Já há uns anos que não dispara, mas também tenho noção de que muitas pessoas que vão ler este post não têm as limitações que eu modestamente tenho...
    E ainda bem...

    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmarinho84
  6.  # 69

    Colocado por: A Ramalho
    Se a CONTRATAÇÃO for a título DEFINITIVO, o requerente só tem que pagar o ramal desde o último poste ou armário, até ao local do ponto de medida, independentemente do valor que seja, para potência não superior a 20,7 kVA.
    Acima dessa potência, a EDP, se a rede não suportar, não é obrigada a abastecer, a não ser que o requerente crie as condições para tal, nomeadamente o pagamento de um ramal direto do PT( se o PT também tiver capacidade para tal).


    Estou com dificuldade em interpretar o que estão a partilhar aqui, pois parece-me informação contraditória. Por contratação a título definitivo entende-se o quê, a formalização de um CPE definitivo?

    No meu caso resido num loteamento de moradias. A minha moradia foi a 4ª a ser habitada e o processo de passagem de um CPE provisório para um definitivo foi iniciado em Janeiro de 2018. Antes disso as 3 moradias que já existiam conseguiram a certificação para 20.7kVA, aparentemente por lapso da EDP que não avaliou a potência máxima admissível do ramal que serve o loteamento.
    A meio do meu processo (no qual foi solicitada a certificação para 20.7kVA) alguém na EDP se lembrou de perceber qual era a PMA do ramal e chegaram à conclusão que só poderiam fornecer 10.35kVA trifásico ou monofásico. Como tal não consegui certificar para mais do que os tais 10.35kVA, não obstante o facto de toda a instalação a jusante do contador estar dimensionada para 20.7kVA.

    O que me está a dizer é que se fizesse questão de ter 20.7kVA, poderia fazê-lo pagando apenas as eventuais alterações desde o armário mais próximo (que está encostado ao meu muro, a menos de 15 metros do contador de eletricidade), sendo a EDP obrigada a rever a cablagem que vem desde o PT até ao armário? Isso seria muito bom, mas sinceramente estou pouco crente que seja assim tão simples e tão "barato".
  7.  # 70

    Disse bem: "aparentemente" por lapso da EDP...também não acredito em bruxas, mas lá que as há, há...
    Para CPE definitivo, o requerente só tem de pagar a ligação entre o poste ou armário mais próximo, só para moradias/prédios unifamiliares, NÃO inseridas em loteamentos ou prédios coletivos.
    No seu caso, suponho que moradia inserida em loteamento, se o ramal do loteamento não suportar os 20,7 kVA que pretende, você terá que pagar, além dos encargos de potência correspondentes ao aumento de 10,35 kVA para 20,7 kVA, ainda a substituição do cabo que abastece todo o loteamento, aumentando-lhe a secção e, muito provavelmente, terá de apresentar uma retificação do projeto elétrico, se no projeto inicial não constar já uma potência de 20,7 kVA para sua moradia.
    O cabo que abastece a sua moradia, se foi projetado para 10,35 kVA, também é suficiente para a potência de 20,7 kVA.
    (Também há outra questão: Se o projeto elétrico do loteamento foi aprovado pela EDP para a potência de 20,7 KVA para a sua moradia, a EDP deveria ter obrigado o loteador a pagar o ramal do loteamento com secção compatível, e tendo sempre em atenção a potência total do loteamento que consta do respetivo projeto elétrico).
    É que nos loteamentos e prédios coletivos(e não só), a EDP tem que obrigar o requerente a pagar as estruturas elétricas
    que constam do projeto elétrico aprovado por si, salvaguardando sempre a potência mínima de 6,9 kVA por fogo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  8.  # 71

    Colocado por: MikeMelga

    Errado é pensar que, lá por ter isto tudo, preciso de mais de 6.9kva


    Caro colega, sei do que falo, por experiência própria e por ser da minha área

    Ora vejamos, se é verdade o que foi dito temos:
    2000w forno + 2000w placa + pelo menos 3000w do chão radiante só isso já passa da potência contratada.
    Agora, se não ligar tudo ao mesmo tempo ok, mas eu não quero esse tipo de preocupações, ou seja, estar a cozinhar e ter de desligar o aquecimento, etc. ainda poderia adicionar muitos outros consumos como frigorífico, lâmpadas, MLR, MLL, cilindro, aparelhos de standby, etc

    agora se diz que tem tudo mas nunca usa em simultâneo ok, mas não iluda pessoas a dizer que 6.9kva aguenta com tudo e mais alguma coisa
  9.  # 72

    Colocado por: trivialagora se diz que tem tudo mas nunca usa em simultâneo ok, mas não iluda pessoas a dizer que 6.9kva aguenta com tudo e mais alguma coisa


    1- Isto não é a minha área, apenas falo da minha experiência pessoal.
    2- Forno e placa podem ter picos a gastar isso, não gastam isso constantemente.
    3- Se tivesse lido bem, teria lido que eu referi que tenho piso radiante eléctrico em apenas 3 divisões e não referi quais eram. São duas Wc's e uma cozinha. Julgo que, no total, serão cerca de 600w.

    Por isso, cada caso é um caso, e antes de dizer que eu devo ter uma instalação adulterada, deve compreender que há muito tipo de instalações.

    NO MEU CASO, 6.9kva chegam e sobejam.
  10.  # 73

    Colocado por: hsi6,9 apartamentos e moradias T3
    10,35 para t4 e t5


    Sinceramente... nunca percebi qual é a relação da tipologia da casa com a potência contratada.

    Se me disserem que o tipo de arrefecimento/aquecimento tem relação... eu concordo.
    Se me disserem que o tipo de equipamentos/electrodomésticos tem relação... eu concordo.

    Agora a tipologia :P

    Eu tenho uma moradia T4. Só uso 2 quartos. Devo ter 6.9 ou 10.35? :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, mafgod, A Ramalho, eu
  11.  # 74

    Colocado por: MikeMelga

    1- Isto não é a minha área, apenas falo da minha experiência pessoal.
    2- Forno e placa podem ter picos a gastar isso, não gastam isso constantemente.
    3- Se tivesse lido bem, teria lido que eu referi que tenho piso radiante eléctrico em apenas 3 divisões e não referi quais eram. São duas Wc's e uma cozinha. Julgo que, no total, serão cerca de 600w.

    Por isso, cada caso é um caso, e antes de dizer que eu devo ter uma instalação adulterada, deve compreender que há muito tipo de instalações.

    NO MEU CASO, 6.9kva chegam e sobejam.



    Indo pela experiência pessoal

    Morei em um T2, tudo elétrico menos o aquecimento Gasóleo.

    Ia várias vezes a luz abaixo pois a patroa descuidava-se, geralmente quando
    fazia comida e lavava a roupa ao mesmo tempo
    2 bocas da vitrocerâmica 3000W (uma placa com 4 bicos gasta cerca de 6000W)
    Cilindro 2000w
    MLR embora dure pouco tempo o aquecimento da água (que é quando gasta muita energia) consome 1850W

    só com isso já estou nos 6.9kva

    quantas vezes ao fazer a comida ainda se liga o microondas para descongelar algo? + 800w

    fica só o alerta, cada um faz o que entender, mas se for tudo tudo elétrico eu certificaria para 13.8kva no mínimo, isso por causa dos carros ou motos elétricas, caso contrário os 10.35 seria uma margem bastante segura.

    Até porque os custos podem ser os mesmos, dependente do lote.

    No meu caso o meu lote estava estipulado 17.25kva de projeto de loteamento, logo certifiquei para essa potência pois os custos são os mesmos.
  12.  # 75

    Colocado por: trivialeu certificaria para 13.8kva no mínimo


    Estamos a falar de coisas diferentes. Eu tenho a minha certificada para mais do que isso, mas só tenho 6.9 contratados.
  13.  # 76

    Tenho tudo eléctrico, inclusive aquecimento de aguas quentes sanitárias por TE, tenho 6.9kVA.. ainda dois A/C um de 12000BTU e outro de 14000BTU e nunca foi abaixo...

    Colocado por: trivialquantas vezes ao fazer a comida ainda se liga o microondas para descongelar algo? + 800w

    Muito raramente, tento não fazer isso... o meu tem 900W, mas a descongelar normalmente a potencia é cerca de 150W, ou menos...
  14.  # 77

    Tenho um T2 com tudo eléctrico exceptuando o AQS e só tenho contratado 3,45Kva

    Placa de induçao, forno , MLL , MLR aspirador, ferro etc etc


    Muito raramente dispara, talvez 1 vez a cada 2 meses


    Concordo plenamente com o MikeMelga
  15.  # 78

    Colocado por: trivial


    Indo pela experiência pessoal

    Morei em um T2, tudo elétrico menos o aquecimento Gasóleo.

    Ia várias vezes a luz abaixo pois a patroa descuidava-se, geralmente quando
    fazia comida e lavava a roupa ao mesmo tempo
    2 bocas da vitrocerâmica 3000W (uma placa com 4 bicos gasta cerca de 6000W)
    Cilindro 2000w
    MLR embora dure pouco tempo o aquecimento da água (que é quando gasta muita energia) consome 1850W

    só com isso já estou nos 6.9kva

    quantas vezes ao fazer a comida ainda se liga o microondas para descongelar algo? + 800w

    fica só o alerta, cada um faz o que entender, mas se for tudo tudo elétrico eu certificaria para 13.8kva no mínimo, isso por causa dos carros ou motos elétricas, caso contrário os 10.35 seria uma margem bastante segura.

    Até porque os custos podem ser os mesmos, dependente do lote.

    No meu caso o meu lote estava estipulado 17.25kva de projeto de loteamento, logo certifiquei para essa potência pois os custos são os mesmos.


    As mulheres não são exemplo para ninguém. Em minha casa a rede nunca vai abaixo nas minhas mãos, mas com ela é certinho... mulheres é máquinas tudo a trabalhar ao mesmo tempo, nem vêem se os AC estão a trabalhar ou não.

    Em cima disso, máquina de café ligada e chaleira para aquecer uma caneca de água. Ligam o forno para ir aquecendo e ainda sacam do aspirador...

    Multi-tasking uma ova, gostam é de ter tudo ligado em simultâneo, não sei porquê, mas aquilo dá-lhes pica.

    Desde que me chateei que nunca mais foi abaixo, por exemplo, todas as máquinas têm programação e ela metia tudo ligado ao mesmo tempo, eu agora programo a MLL para ter a loiça acabada de lavar e secar quando me levanto. Acabou o problema.
  16.  # 79

    JustinoFigueiredo se calhar sou eu que tenho mesmo mui azar, não sei.

    Pense bem e pondere até certificar 3.45kw principalmente se o seu lote tiver já disponibilizado 10.35kw ou mais, embora os custos sejam os mesmos além de mim acho que ninguém pensa em aproveitar o máximo da potência que já tem cedida.

    Peço desculpa a todos pelos meus cálculos exorbitantes e sem fundamento
  17.  # 80

    Colocado por: Nortenho
    Estou com dificuldade em interpretar o que estão a partilhar aqui, pois parece-me informação contraditória. Por contratação a título definitivo entende-se o quê, a formalização de um CPE definitivo?
    .
    O contrato a título definitivo é feito quando o prédio está concluído, com a instalação de utilização aprovada pela Entidade competente, digamos que, após terminadas as obras, e pronto a habitar/utilizar.
    No seu caso, se conseguir ter acesso ao projeto elétrico do loteamento, faça o seguinte:
    Veja se a potência que consta desse projeto, APROVADA PELA EDP, é de 20,7 kVA para cada uma das moradias.
    Se for, a EDP terá de lhe conceder os 20,7 kVA, sem custos.
    Se a potência aprovada pela EDP for de 10,35 kVA por moradia, e se você quiser mais, o procedimento é o que descrevi acima.
    Concordam com este comentário: trivial
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
 
0.0284 seg. NEW