Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    No meu apartamento tenho tomadas RJ45 em grande parte das divisões e quero instalar uma caixa ATI na entrada.
    No entao estou com algumas dúvidas sobre a solução para isto.

    A minha ideia era colocar o router/OTN na sala (é um só equipamento).

    A fibra entra no apartamento, vai dar à caixa ATI e daí tenho um tubo vazio por dentro das paredes para levar a fibra até ao router/otn. Do router, sai um cabo RJ45 que vai também por um tubo que deixei vazio e entra na caixa ATI (INPUT).

    A caixa ATI terá 22 outputs para as tomadas da casa.

    A minha questão é muito simples. Além da caixa ATI preciso de mais alguma coisa? De um switch? Ou a caixa já é por si só um switch (ou funciona como tal?)

    Já agora, a caixa seria da Quiterios (referências: 000980914, 00098004 e 00098260)

    Obrigado.
  2.  # 2

    Não meta qq ATI. arranje um Switch e ligue os cabos de rede das diversas divisões que necessita ao memso... o switch por sua vez está ligado ao ONT/ router.
    Concordam com este comentário: Dj_C
  3.  # 3

    Então para que serve as referências que falei? Só para ficar tudo bonito? Ou seja, preciso sempre de um switch?
  4.  # 4

    ... e já verificou que tipo de cabos tem lá colocados? e que tipo de cravamento essas RJ45 têm?.. acho estranho ter RJ45 e não ter já um ATI... isso não será antes tomadas RJ10/ 11/12 - telefónicas... e se assim for, as passagens de cabo não devem estar me estrela...

    Tem de explicar melhor a situação.
  5.  # 5

    eu fui lá ver as referencias da QUITÈRIOS...que equipamento trazem? tem equipamento activo? qual..
    Leia lá o que eu escrevi...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helderdls
  6.  # 6

    Eu neste momento tenho os cabos passados. Ainda não estão cravados. Nas divisões tenho várias tomadas duplas com entrada RJ45.
    Das duas uma: ou coloco uma caixa ATI ou um simples switch.
  7.  # 7

    Pedro, está a falar de equipamento activo. Se calhar é essa a resposta à minha pergunta inicial que era perceber se as referências que falei eram suficientes para ter rede nas tomadas da casa. Está a dizer-me que preciso de um switch, é isso?
  8.  # 8

    mete um switch... para que queres um ATI!!? aquilo não serve para nada... ou compra uma caixa bastidor... mas vais ter 14 pontos de acesso!?

    PS: Desculpe lá...eu acho é muito estranho você estar de roda de uma empreitada dessas.. mas não entende como isso funciona. estamos a falar de coisas básicas.
  9.  # 9

    Pedro, eu coloquei uma questão de forma educada porque não sei a resposta. Se soubesse não tinha perguntado. Eu apenas pretendo ter pontos de rede na casa e a pergunta é: preciso ou não de um switch além da caixa ATI que falei? É que se preciso, de facto não entendo para que serve uma caixa de 300€. Aliás, até perguntei se a caixa só servia para por os cabos todos organizados.

    A questão é: Além da caixa, preciso de switch ou não?
  10.  # 10

    ainda não entendeu.. que... mais barato e se é somente para ter REDE estruturada... basta-lhe ter um SWITCH... não precisa da caixa ATI...
    Mas sequer a caixa, é obvio que tem de ter IGUALMENTE um SWITCH montado lá dentro... na zona existente para os equipamentos activos.

    PS: há n discussões, até esquemas tem sobre isto aqui no Forum... quanto menos emendas e chicotes tiver na rede, menos perda de velocidade terá...
    Concordam com este comentário: Dj_C, Bender
  11.  # 11

  12.  # 12

    Era essa a resposta que eu queria, não era assim tão complicado.

    Aquilo que eu afirmei faz então todo o sentido, a caixa ATI não serve para nada, sinceramente, em nenhum caso.

    Obrigado.
  13.  # 13

    desculpe.. mas no inicio explicou-se muito mal... não afirmou nada, diz que tinha aTI, depois diz que ia comprar o modelo tal... afinal...
    complicado!!!? eu é que perdi tempo consigo... com franqueza. ainda bem que já entendeu.
  14.  # 14

    Eu disse que queria comprar uma caixa ATI e dei as referências, mas não disse em lado nenhum que a tinha.

    Acho que a grande confusão nisto tudo tem a ver com o facto que disse, é que de facto isto não serve para nada, principalmente pelo enorme preço destas coisas, o que me levou a pensar, não estando dentro do assunto, que serviria de switch. No fundo é uma caixa de plástico de 300€.

    Obrigado pela ajuda.
  15.  # 15

    Eu apenas comprei uma caixa base ATI mais a porta (sem o aro equipado que é o que é caro) e mandei lá para dentro todos as tubagens de cabo coaxial e RJ45 de todas as divisões, mais uma ou duas tubagens vazias de reserva para pontos estratégicos. Agora lá dentro é só meter um switch para a internet e um splitter para o coaxial.

    A caixa é alimentada por um circuito do quadro elétrico.


    Só mete ITED completo quem é obrigado ou não sendo é burro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Dj_C
    • Dj_C
    • 30 abril 2019

     # 16

    Boa tarde,
    Como lhe disseram esqueça a ATI, faça como indica o user Bender e o Pedro Barradas já lhe tinha sugerido também, a menos que seja obrigado a ter a ATI.
    basta um switch e tudo ligado lá.

    Cumprimentos,
    Dj_C
    • MVA
    • 1 maio 2019

     # 17

    Se tiver também tomadas de TV nas várias divisões e quiser passar também o sinal de TV, vai precisar de algo mais do que apenas 1 switch.

    Julgo que um repartidor de sinal, ligado à saída CATV do router deve bastar para passar o sinal de TV para a várias divisões.
  16.  # 18

    Porque é que vai meter o router na sala e depois mandar um cabo para trás? Deixe o Router na entrada, ligado ao switch como disseram, depois se precisar liga o cabo coaxial do router à televisão se necessitar. Eu na NOS não por acaso não preciso de ter o router perto da tv.

    Sobre o ITED tenho uma duvida, este caso o senhor até pode fazer o que quiser . Mas nas moradias novas os projectos de ITED são fiscalizados? O que eu der entrada tem que estar100% igual para ter licença de utilização?!

    Sobre a parte da caixa e do switch, vou ter algum problema se nao tiver caixa e tiver um bastidor xpto com switches so para a parte de rede, a tv fica na mesma na caixa ATI como é normal.

    Obrigado
  17.  # 19

    rmarinho tu dizes bem sobre deixar o router no ati mas esqueceste de pequenos pormaiores como por exemplo o sinal sem fios que fechado numa caixa de ati perde logo muito.

    agora em relacao aos atis e fiscalizacao nao sei mas nada como um bastidor xpto para ter a rede melhor estruturada
  18.  # 20

    Vou só dar a minha opinião baseado na experiência que tive com uma ATI que foi instalada em minha casa qdo foi remodelada.

    A questão de ter o router na sala com a ligação de retorno a um switch instalado na ATI não é de todo descabida por algumas razóes

    1. A MEO (é o caso que conheço bem) desaconselha de todo a instalação dos routers Giga deles dentro das ATIs principalmente por questões de ventilação e temperatura, se o fizer e depois se tiver problemas de quebras (router a reiniciar constantemente), terá problemas com isso juntamente com a MEO (provavelmente nos outros ISPs será a mesma coisa)
    2 . Outra razão já aqui mencionada é a distribuição e qualidade do sinal WIFI pela casa, quanto mais alto e desobstruido o router tiver melhor será a qualidade do sinal, se bem que para isto há soluções alternativas

    De resto, já deve ter percebido que uma caixa ATI, é somente isso, uma caixa de plastico (há quem prefira montar estas coisas em bastidores mas eu entendo que prefira uma ATI provavelmente encastrada) , se quer um conselho apenas, certifique-se que a ATI que escolher tem espaço suficiente para instalar um switch decente (se tiver muitas ligações pela casa) pois normalmente estes tem cerca de 50cm de largura, portanto qto maior for a ATI melhor.
    Também aconselho a instalar um patch panel em vez de ligar os cabos directamente no switch. Penso que a quiterios tem patch panels proprios que terá que encomendar para a caixa ATI em causa.

    Boa sorte com a instalação
 
0.0226 seg. NEW