Existem marcas de topo, que muitas vezes são piores do que esses. Sao opções do instalador , ele respondeu porque ?
Sim justificou-se dizendo que a probabilidade do material lixar-se todo era muito maior e não queria responsabilizar-se por isso e que por isso preferia que as pessoas comprassem um material que fosse bom de trabalhar e oferecesse melhores garantias de durabilidade. Eu compreendo-o, é pra fugir ao tipico cliente que é avisado e aconselhado, teima, leva a sua adiante e depois quando as coisas correm mal quer culpar quem fez a obra...
Eu ai, acho que muitas vezes o cliente final também têm de fazer o trabalho de casa e analisar. Atenção , não é criticar o instalador, mas usar o Google, e procurar manuais, opiniões, fichas técnicas , etc. Eu já tive um instalador a dizer-me o mesmo , que mais valia AC3 de um revendedor pequeno , que ele conhecia, material muito bom do que AC5\6 das grandes superfícies. E ai entra o bicho em mim de : Tás a tentar vender o que te interessa. Eu acho que tudo depende de 3 variáveis: Uso, Preço e Finalidade. Vais comprar piso AC3 a 11 quando tens AC8\10 a 11? O acabamento do AC3 é assim tão superior que vai compensar o desgaste? Acho que é preciso analisar tudo e saber se compensa. Até porque hoje em dia entra uma variável - Ninguém quer o mesmo piso para o resto da vida. O que eu acho que mudou , passa-se com os moveis, com as cozinhas, com o chão, etc. Os Moveis maçicos a 500 contos antigamente eram comprados para o resto da vida. Hoje a nossa geração compra moveis para o resto da vida? Compensa investir 2500 euros num móvel para a televisão? Não sei, acho que de facto existem materiais de menor qualidade nas grandes superfícies, a questão é saber se compensa a longo prazo.