Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: marco1P_lopez

a cota de soleira é 50 cm acima da via publica segundo o regulamento do PDM, qual é a duvida, o que é que isso tem de calculo?

agora no seu caso em face das condições especificas desse enorme declive pode ser que o deixem fazer a cava ao nível da rua, pois mesmo assim já vai ter de escavar então para fazer uma cave apenas 50 cm acima ainda teria que cavar muito mais.
    sinceramente não consigo perceber esta sua dor de antecipação sendo isto questões especificas de cada lote e a ser geridas em sede camarária, não há uma tabela geral para todos os casos.

Deverá ter interpretado mal aquilo que eu disse. O que eu disse foi:

"Vamos ver se o arquiteto sabe como se calcula a cota de soleira nestes casos, já que nem aqui nem em qualquer site da internet consigo esclarecer tal coisa."

Sublinho o nestes casos, a negrito. Está claro que num caso "normal" é 50cm acima da via pública como bem refere, mas em nenhum momento coloquei isso em causa.

Veja bem que afinal até me interpretou bem, pois em seguida diz-me, e passo-o a citar:

"agora no seu caso..."

Exacto. Era isso mesmo. No meu caso, com as suas particularidades.

E não há dor de antecipação. Creio ter explicado bem e por várias vezes que comprei o lote convencido de uma coisa, que me foi assim transmitida por mais de uma pessoa, proprietários de lotes na dita urbanização e, agora, venho a chegar à conclusão de que talvez não seja bem como me foi dito. Por antecipação sería se eu desconhecesse esta "particularidade" e estivesse ainda antes de escutar a opinião de quem quer que fosse, a preocupar-me.

Mas já percebi que efectivamente não há esclarecimento possível quanto a isto, excepto se falar com o meu arquiteto, tal como irei fazer.

E quanto à questão que provavelmente tem resposta, esta:

"k) Cave – o piso localizado imediatamente abaixo da cota de soleira, total ou parcialmente enterrado. No caso de no mesmo edifício haver mais do que uma cave, designar-se-á cada uma delas por 1.ª cave, 2.ª cave, e assim sucessivamente, a contar do piso onde se situa a entrada principal do edifício para baixo;"

O "parcialmente enterrado" é muito vago. Será que, de tão vago que é, dá margem a que se inclua na classificação de "Cave" um piso que relativamente à cota de soleira esteja apenas 10cm enterrado?

-
  2.  # 22

Lopez

ainda não consegui ao certo perceber o que efetivamente quer.
    pelo que já sabemos e cruzando regulamentos em teoria teria que fazer o rc elevado 50 cm em relação ao passeio e uma cave dai para baixo que ficaria ( na frente) enterrada 2 metros, depois por cima desse rc só pode fazer um 1ºandar.
    a partir daqui é tudo extrapolações mais nada do que isso.
    o que PODE acontecer é que face a esse declive a camara o deixe fazer a cave ( sim continuaria a chamar-se cave) ao nível da rua pois o lote tem de tal forma ser escavado que ainda assim a parte de trás tanto dessa cave como do rc ainda ficariam enterrados face á cota da parte de trás do terreno.
    estar a tecer mais cenários não vejo como, efetivamente sem uma reunião técnica na camara com o seu arquiteto ao seu lado para debaterem o assunto com o técnico da camara. Uma solução á antiga que era subir bastante o piso do rc e fazer uma escadaria desde a entrada do lote até ai, iria colidir com a legislação das acessibilidades ainda mais, é claro que entrando pela cave teria na mesma que cumprir e para tal deve ser previsto uma escadaria interior ou mesmo uma plataforma elevatória que esteja de acordo com as acessibilidades.
    enfim parece-me é esquisito, pelo menos é o que dá a entender, que perante tudo isto que pretenda que alguém lhe consiga dar a solução por antecipação.
    Concordam com este comentário: P_Lopez
  3.  # 23

Colocado por: marco1Lopez

ainda não consegui ao certo perceber o que efetivamente quer.

Ora essa, percebeu sim. Tanto percebeu que acabou agora de me dar a resposta que eu procurava nos meus últimos posts.

Colocado por: marco1pelo que já sabemos e cruzando regulamentos em teoria teria que fazer o rc elevado 50 cm em relação ao passeio e uma cave dai para baixo que ficaria ( na frente) enterrada 2 metros, depois por cima desse rc só pode fazer um 1ºandar.
    a partir daqui é tudo extrapolações mais nada do que isso.

Exacto, obrigado pela confirmação. Mas a partir daí nem tudo são extrapolações. Por exemplo, fica-se também a saber que os 7,50m de cércea que constam da ficha técnica do lote e do Alvará do loteamento relativamente a este lote, começam a contar apenas a partir de 0,5m acima do passeio público, pelo que relativamente ao nível do passeio público, a casa pode chegar no limite aos 8 metros de altura. Certo?

Faça-se ou não se faça cave. Certo?

Depois, na definição de "Cave", isto:

"k) Cave – o piso localizado imediatamente abaixo da cota de soleira, total ou parcialmente enterrado."

Por "enterrado" entende-se aquilo que está abaixo do nível do passeio público? Ou abaixo do nível da cota de soleira (os 0,5m)?

Colocado por: marco1o que PODE acontecer é que face a esse declive a camara o deixe fazer a cave ( sim continuaria a chamar-se cave) ao nível da rua pois o lote tem de tal forma ser escavado que ainda assim a parte de trás tanto dessa cave como do rc ainda ficariam enterrados face á cota da parte de trás do terreno.

Isso mesmo, por isso disse ali atrás que acabou por me dar a resposta que eu procurava nos meus últimos posts. Ou seja, a possibilidade que refere, abre espaço para que aquilo que me foi dito por 2 ex-proprietários de lotes nesta urbanização seja verdadeiro.

Portanto, sendo possível nos termos que descreve e não querendo eu acreditar na já de si pouco provável coincidência de 2 pessoas me terem dado uma mesma informação errada, encontro exactamente aquilo que procurava com este tópico, que era poder continuar convicto de que efectiva e muito provavelmente vou poder fazer a casa à altura que a pensava fazer no dia em que adquiri o lote, apenas à falta de confirmação final com o arquiteto.

Obrigado.

Agora a dúvida principal é saber quão complicado, caro e moroso poderá ser conseguir fazê-lo. Será automático e não passível de interpretações técnicas? Ou terei que argumentar, apresentar proposta e ficar à espera de aprovação? (não precisam responder, apenas listo aqui as perguntas para que entendam o ponto em que estou)

Outro dado importante, que também vou listar aqui "para consumo próprio" (a ver se não me esqueço quando em breve fizer falta enumerá-lo) é que se repararem no desenho que partilhei neste post, o meu lote é o último dessa rua e faz fronteira com um terreno selvagem que já não faz parte da urbanização. Ora, esse terreno é mesmo bastante elevado no que à cota de soleira e respectivo nível do passeio público diz respeito. Tão elevado quanto os 60% de trás do meu lote, pois lá em cima também deveremos estar uns 3 ou 4 metros acima do nível do passeio público.

De tal forma que, se o rés-do-chão tivesse que ficar apenas 50cm elevado relativamente ao passeio público e eu escavasse o terreno para que nenhum ponto do rés-do-chão ficasse abaixo do solo, nas traseiras da casa virado a poente (onde encontra com esse terreno "selvagem"), sería necessário levantar um muro com pelo menos 4 metros de altura, de forma a que o muro ficasse à altura do nível actual do dito terreno. Ou seja, alguém caminhando nesse terreno, com um descuido podia até cair esses 4 metros de altura, para dentro do meu lote.

Vou ver se isto não será mais um argumento forte em favor da alteração da cota de soleira, caso venha a fazer falta.

Colocado por: marco1enfim parece-me é esquisito, pelo menos é o que dá a entender, que perante tudo isto que pretenda que alguém lhe consiga dar a solução por antecipação.
    Concordam com este comentário:P_Lopez

Isso, com o devido respeito, é capaz de ter sido conclusão precipitada que tirou. Em nenhum momento desde a abertura deste tópico até à data de hoje insinuei que a minha participação aqui tivesse a pretensão de conseguir que alguém me desse soluções por antecipação. Pretendia antes sim opiniões como aquelas que você e outros intervenientes partilharam, assim como alguns esclarecimentos pontuais relativamente a termos técnicos com os quais não estou familiarizado. Uns consegui-os, outros nem tanto, mas no global faço um balanço positivo.

Soluções por antecipação :) Era bom...

Obrigado e cumprimentos.

-
  4.  # 24

ok Lopez

desejo-lhe que tudo corra bem, se fosse de mais perto candidatava-me ao seu projeto pois já fiz alguns com caraterísticas parecidas.
    Concordam com este comentário: P_Lopez
  5.  # 25

Muito obrigado.

É pena então. Mas vamos ver como corre com este arquiteto pois ainda não assumi nenhum compromisso, apenas me encontrei informalmente com o engenheiro que trabalha com ele, sendo que amanhã ou quarta-feira vamos reunir todos no local do lote. Se eu não ficar totalmente convencido se calhar ainda vou ver se reúno com mais algum.

Depois dou noticias e também ainda considero a possibilidade de abrir um tópico mais tarde para o diário da construção.

Entretanto e sem querer abusar mais da sua disponibilidade e simpatia (que já abusei um bocado), podia dizer-me se esses projectos que fez com características parecidas correram bem e se foi possível (e até que ponto simples) aumentar o valor da cota de soleira com base no declive do terreno.

Cumprimentos e até breve.

-
  6.  # 26

olhe tem este exemplo numa zona próxima de Lisboa em que o loteamento também fala em dois pisos mais cave mas o próprio alvará de loteamento aprovado pela camara permitiu fazer esta abordagem que por sinal é semelhante ao seu caso.
      ex-corte.jpg
  7.  # 27

Sim, tem algumas semelhanças no global.

Suponho que o tracejado seja o perfil existente no local antes da escavação.

O meu vizinho "de cima" não fica é tão acima. Mas é semelhante pois o meu vizinho de cima também tem o terreno ao nível da rua. E o meu terreno está precisamente também a esse nível, praticamente todo, à excepção dos primeiros metros de terreno junto à rua, mas até é porque o anterior proprietário já o tinha escavado nessa zona. Ou seja, ele um dia que lá teve máquinas a jeito (pois também construíu um prédio de apartamentos na mesma urbanização) aproveitou e deixou aquilo logo já praticamente preparado para o que pretendia fazer.

Mas no caso desse seu projecto, quando diz que o Alvará já o permitia, significa que no Alvará existia regras a definir esta situação e que por isso foi "automático"?

Não sendo a melhor imagem, deixo uma foto da frente do terreno. Como se pode ver, tem esta parte de baixo ao nível da rua (por da escavação já efectuada pelo anterior proprietário), que corresponde talvez a uns 40% do terreno, e depois os restantes 60% são ali em cima. Ainda por cima é terra carregada de pedra, escavar aquilo tudo ia ser complicado e sair caro.

O anterior proprietário diz que está pronto para cave de 80m2 uns 40cm acima do nível da rua e lá em cima basta alisar e no máximo retirar 1 metro para fazer rés-do-chão e 1º andar. Ficando 80m2 de cave, 118m2 de rés-do-chão e 100m2 de 1º andar. Vamos ver se é assim e, se for, ver também se tenho opção de fazer assim mesmo mas sem a cave, com acesso ao rés-do-chão através de rampa para carro e escadas para peão.

Tudo o que for daquele patamar para cima, tem vista de mar, ainda que parcial e muito distante. O resto da vista é panorâmica e desimpedida a 340º, incluindo vista de serra, campo, cidade, mar e também vista para uma edificação icónica da cidade, que fica a apenas 400m do lote. Cá em baixo também é agradável, só.

A frente do terreno que dá para a estrada é maior que aquilo que se vê na foto. São 28 metros de frente e na foto apenas se podem ver 18-20 metros.

-
      IMG_0589.jpg
  8.  # 28

Veja-se aqui que o meu lote e o lote ao lado do meu (que é o deste projecto) são os únicos que já foram parcialmente escavados.

Os outros lotes ao lado ainda estão com o perfil do terreno original e vê-se bem que mal termina o passeio público, há desde logo um declive significativo, de 2 ou 3 metros de altura. Este declive vai aumentando à medida que se vai aproximando do meu lote, sendo o meu aquele que acaba por apresentar o maior declive.

Uma curiosidade: os vizinhos que estão agora a construir, na rua de cima, como o terreno está exactamente ao nível da rua, tiveram que fazer escavações para a cave, que fica toda subterrânea (o rés-do-chão é que fica ao nível da rua). Estimavam 1 semana de escavações e cerca de 5 a 10 mil euros, afinal foram precisas 5 semanas e ficou em 35 mil euros, tal foi a quantidade de pedra que encontraram.

-
      Screen Shot 2019-06-04 at 03.48.33.png
      Screen Shot 2019-06-04 at 03.49.42.png
  9.  # 29

Colocado por: ****O seu problema não é a cércea é o desaterro!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:P_Lopez

Obrigado. Mas em termos práticos não faço a mínima ideia a que se refere.

Está a dizer-me que vou ter que tirar muita terra? E, se sim, em que é que isso contribui para a que cércea não seja um problema?

Eu olho para o lote ao lado e para a imagem que deixei no 2º post deste tópico, e concluo que no estado de escavação em que aquele lote está (que é o mesmo estado em que o meu está), pouco há a escavar/retirar.

A minha ideia, caso se viesse a revelar possível, era a de colocar um muro de contenção ali a meio entre o passeio e o local onde está o declive e depois "puxar" cerca de 1 metro de terra lá de cima para encher o espaço entre o muro de contenção e o declive. Ficando assim com o terreno lá em cima plano e a uma altura 1 metro mais baixa do que está agora e fazendo a casa toda lá em cima. Quando digo toda, é rés-do-chão e 1º andar, não fazendo neste caso cave.

Algo tipo estas 3 fotos que deixo aqui em baixo em anexo. Claro que não são comparáveis, pois são realidades bem diferentes em todos os casos, mas é para terem uma ideia. Um muro de contenção (ou até 2, quem sabe, como na 2ª foto) à altura da cota de soleira e a casa toda lá em cima (rés-do-chão e 1º andar). Com acesso de carro com uma rampa junto ao muro lateral e depois umas escadas para entrar a pé.

Em qualquer destes casos das fotos abaixo, transpondo-o para as particularidades do meu lote, a terra que há que remover lá de cima pode vir para encher junto ao muro de contenção. "Basta" empurrá-la dali para baixo.

Se a cota de soleira permitir este tipo de solução (e pelo que o anterior proprietário referiu, permite), parece-me ser talvez a melhor solução para este lote. A questão é se a cota de soleira num lote que está previsto para cave + 2 andares acima da cota de soleira, permite a construção apenas dos 2 andares acima da dita, sem cave, ou se é obrigatório fazer-se a cave.

Reparem que uma moradia já construída nesta mesma rua, tem cerca de 8 degraus para aceder ao nível do rés-do-chão. Mas nesse lote o terreno não tinha tanto declive, o meu tem quase o dobro do declive desse lote, pelo que em vez de 8 degraus, quem sabe podem ser 14 ou 16... Como na 2º foto. O que deverá corresponder a uns 2m de altura.

Se não der para se fazer assim (seja por que motivo for), então o plano b é fazer algo como o anterior proprietário do terreno pensava fazer. Ou seja, cave de 80m2 cá em baixo e o resto da casa lá em cima. Se bem que ainda assim penso que há que retirar dali alguma terra, pois está muito alto mesmo que a cota de soleira seja significativamente mais alta que os 0,5m "padrão".

-
      Screen Shot 2018-03-12 at 23.58.42.png
      4af93479e46daa2c54c3f19377da5186.jpg
      DSCF8033.jpg
  10.  # 30

Qual é o concelho?

No seu caso reunia com o técnico municipal e, independentemente do resultado dessa reunião, ia por Licenciamento (por oposição a comunicação prévia).

Nas câmaras que conheço, para este tipo de situação, se bem percebi a explicação, nunca poderia ter nenhuma frente com 3 pisos "abertos", ou seja, sem sere enterrado. Mesmo que cumprisse a cércea e independentemente da nomenclatura.
  11.  # 31

Obrigado.

Concelho de Loulé.

Vou ver o que diz o arquiteto, assim como o outro intermediário que ia falar com o anterior proprietário e, consoante aquilo que me disserem, decido se sugiro essa opção do Licenciamento em detrimento da comunicação prévia.

A ideia é evitar que uma comunicação prévia aprove uma coisa que depois o Licenciamento afinal não aprove, é isso? Como para se ter logo a certeza do que se pode fazer, certo?

Quando diz que "nunca poderia ter nenhuma frente com 3 pisos "abertos", ou seja, sem ser enterrado", então e semi-enterrado? Digamos que a cave tinha 220cm, dos quais 80cm enterrados e 140cm em "aberto". Já sería possível de se enquadrar?

-
  12.  # 32

Nas fotografias que mostra, os imóveis só têm dois pisos.
    Tem que ser ver com atenção todo o contexto do lote.

Porque é que quer subir tanto? Não se esqueça das acessibilidades.

Para ir por Comunicação Prévia, não pode trabalhar com hipoteses. Tem que estar tudo muito bem enquadrado e definido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  13.  # 33

Sim, apesar de estas fotos serem apenas exemplos da colocação de muros de contenção para que a casa fique "lá em cima", elas só têm 2 pisos mas, tal como já várias vezes referi, a minha ideia é exactamente essa: Apenas 2 pisos, sem cave. Só faço cave se tiver mesmo que ser, coisa que ainda não consegui perceber, se tenho obrigatoriamente que fazer cave ou se é facultativo.

Quero subir tanto por várias razões. Uma, por causa da vista. Outra, mais importante, para não ficar 4 metros abaixo do vizinho e do terreno "rústico" que há mesmo ao lado. Também para ter mais privacidade. E, em função destes 3 argumentos, para valorizar o imóvel, já que se o rés-do-chão ficar 150cm mais alto, a casa vale facilmente mais 30%.

Depois há também a questão da escavação e desaterro. Se for como tenho pensado, ficará entre 5 e 10 mil euros. Se tiver que escavar aquilo tudo, pode ir aos 30-50 mil euros.

Bem sei que os meus posts são grandes, mas está lá tudo. Penso que alguém que os consiga ler, percebe perfeitamente a minha ideia e em que termos a tenho alicerçada.

Mas leia só isto, por favor: Quem me vendeu o lote foi um dos 3 sócios que "criou" a urbanização em 2005. Urbanização com 10 lotes de prédios de apartamentos, 16 moradias unifamiliares e um espaço comercial grande (tipo hipermercado). Ora, se foi ele que "criou" a urbanização e se escolheu este lote para ele (quando a certa altura começaram a vender os 16 lotes), para fazer uma casa para a filha, será porque à partida este lote é um dos 3 melhores da urbanização e será verdade que a pretensão dele fazer a cave ligeiramente acima do passeio público será uma possibilidade.

Obrigado e cumprimentos.

-
  14.  # 34

Porque pensa escavar? Adapte a construção ao terreno, ou não estou a ver bem?
  15.  # 35

Colocado por: ADROatelierPorque pensa escavar? Adapte a construção ao terreno, ou não estou a ver bem?

Veja o 2º post deste tópico. Está lá o projecto do lote ao lado. Com pouca escavação. Fica um bocado estranho, com toda a casa cá em baixo e depois apenas metade do 1º piso lá em cima.

Mas o problema nem é tanto o ficar estranho, o problema é que 90% da casa fica encostada à terra, com todos os problemas de (não) exposição solar e problemas humidades associados.

Veja-se esta nova imagem que anexo, o "Alçado Sul". Apenas 10 ou 20% da casa fica desenterrada, ou seja, apenas metade do 1º andar. Ainda por cima é a parte que fica virada a sul, que supostamente convém sempre ficar a descoberto para uma exposição solar minimamente aceitável. Além de que, nestes termos, onde faço a piscina? Lá em baixo junto ao passeio público, ou cá em cima junto ao telhado?

Mas, agora que finalmente estou a ficar mais descansado, voltando a acreditar que aquilo que me foi dito pelo anterior proprietário do terreno é provavelmente correcto, se calhar é melhor ficarmos por aqui, assim escuso de voltar a assustar-me ou a sofrer por antecipação, como já alguém disse :)

Andou-se metade do tópico com consecutivos conselhos para que eu não sofresse por antecipação pois não valia a pena e, agora que finalmente tranquilizei, levo com posts em sentido contrário que parecem pretender que a situação se reverta e me volte a preocupar, hehehe...

-
      Screen Shot 2019-06-04 at 20.49.22.png
  16.  # 36

Colocado por: ****López você já disse a frase « a minha ideia « , as leis mudam como resolve a lei das acessibilidades com esse 1,50 ?

Fazendo cave?

É que eu também disse:

"Se não der para se fazer assim (seja por que motivo for), então o plano b é fazer algo como o anterior proprietário do terreno pensava fazer. Ou seja, cave de 80m2 cá em baixo e o resto da casa lá em cima".

O caro **** está a dar-me a confirmação, em forma de enigma, que tenho mesmo que fazer cave. É isso?

Também já deixei por aí várias perguntas de resposta que julgo ser simples para as quais parece que ninguém tem resposta, tais como esta que aqui deixo pela 3ª vez:

"k) Cave – o piso localizado imediatamente abaixo da cota de soleira, total ou parcialmente enterrado."

Por "enterrado" entende-se aquilo que está abaixo do nível do passeio público? Ou abaixo do nível da cota de soleira (os 0,5m)?

Qual a definição de "parcialmente enterrado"? Uma cave com 220cm dos quais apenas 20cm estão enterrados, entra na definição de "parcialmente enterrado"?

-
  17.  # 37

Acho que este caso merece um projecto diferente.
    Pensando neste corte que apresenta, porque é que nao retira a cave, simplesmente?
    E ter a habitação a desenvolver-se toda num só piso á cota superior, mas ter uma zona de acesso e entrada desenvolvida em dois pisos?
    Ou seja, pousar a casa no terreno, quase tal e qual está o terreno.

Sem ver mais, poderia ser uma solução ter um projecto de que desenvolva em meios pisos, com uma modelação do terreno mais trabalhada.
  18.  # 38

Colocado por: ****Eu nao conheço nada do seu lote( regulamentos, PDM,etc) , acha que alguém aqui pode ter uma resposta concreta,as pistas que estamos a dar podem ser falsas, a cercea pode não ser a mesma, eu arranjava um técnico para ver as condicionantes antes de avançar no negocio, a historia de ter comprado o lote para a filha , pode não ser verdade , uma coisa sei , têm ai uns muros a fazer e uma casa enorme se quiser construir , mas como tudo na vida depende do fundo do seu bolso .

Qual será então a minha pergunta que pede uma resposta concreta atendendo à especificidades do meu lote? Pode por favor citar-me?

As perguntas que referi não são com base no meu lote, são com base na definição de cave que consta do Projecto de Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação.

Aparte isto, tudo aquilo que tenho pedido é opinião e conselhos baseados em suposições. Em nenhum momento pedi respostas concretas nem soluções por antecipação.

Tirando isso, tal e como já várias vezes expliquei o anterior proprietário não comprou o lote para a filha. Mas não vou estar aqui a repetir-me.

Quanto aos muros enormes para fazer, a única casa que está feita nesta rua, tem muros com a altura mínima legal, de tal forma que quem depois comprou a casa colocou uns aluminios por cima para dar um pouco de privacidade, pois via-se tudo da rua lá para dentro. Não entendo a razão pela qual alguém que tem medo de dar pistas falsas afirma depois com total leviandade, mas com toda a convicção, que tenho "aí uns muros para fazer", o que creio ser uma insinuação de que tenho que fazer muros mais altos que o normal.

Quanto ao que tenho para construir é simples: ou são 218m2 sem cave, ou são 218m2 mais cave. E, considerando apenas a construção do edifício (sem muros, jardim, escavação, etc) conto gastar entre 240 e 450 mil euros. Veja bem a dimensão da margem, pois nela está tudo dito no que ao meu desconhecimento de causa diz respeito.

-
  19.  # 39

Colocado por: ADROatelierAcho que este caso merece um projecto diferente.
    Pensando neste corte que apresenta, porque é que nao retira a cave, simplesmente?
    E ter a habitação a desenvolver-se toda num só piso á cota superior, mas ter uma zona de acesso e entrada desenvolvida em dois pisos?
    Ou seja, pousar a casa no terreno, quase tal e qual está o terreno.

Sem ver mais, poderia ser uma solução ter um projecto de que desenvolva em meios pisos, com uma modelação do terreno mais trabalhada.

Vamos ver então o que diz o arquiteto. E o marco1, se cá passar esta noite.

A questão de retirar a cave, é a minha ideia inicial, mas parece que para uns é boa idea e para outros não, pelo que já veremos como faço.

Um só piso é complicado, pois a área de implantação é de 140m2, o que é muito curto, preciso pelo menos dos 218m2 previstos como limite para rés-do-chão e 1º andar.

Colocado por: ADROateliermas ter uma zona de acesso e entrada desenvolvida em dois pisos?

Desculpe a ignorância, mas não me ficou claro o conceito. Pode por favor especificar melhor? Ficaria o rés-do-chão ao nível do passeio público? Ou elevado e quão elevado?

-
  20.  # 40

P_lopez,
    Não se zangue. Vá, veja lá que estamos aqui a tentar ajudar.
    Vamos é falar de coisas técnicas :)

Colocado por: P_Lopez

Vamos ver então o que diz o arquiteto. E o marco1, se cá passar esta noite.

A questão de retirar a cave, é a minha ideia inicial, mas parece que para uns é boa idea e para outros não, pelo que já veremos como faço.

Um só piso é complicado, pois a área de implantação é de 140m2, o que é muito curto, preciso pelo menos dos 218m2 previstos como limite para rés-do-chão e 1º andar.

Desculpe a ignorância, mas não me ficou claro o conceito. Pode por favor especificar melhor? Ficaria o rés-do-chão ao nível do passeio público? Ou elevado e quão elevado?

-

Imagine que constroi directamente em cima do terreno.
    Na zona que vai do passeio até ao local onde agora ter aquela "barreira", fica o r/c .
    Em cima deste piso, constroi o 1.º andar, que afinal é a cota superior, e a casa desenvolve-se toda neste piso. O r/c é uma zona de entrada, zona técnicas, etc.. (o que mais couber)
    O primeiro andar é muito superior em termos de área ao rc.

Nas laterais, é preciso trabalhar muito bem os arranjos exteriores.

0.0274 seg. NEW