Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Rio de Mouro, Sintra

    Vou esquecer a cgd, por o que estou a ver o banco ctt oferece-me mais vantagens e empresta no minimo 85% valor do imovel o que faz toda a diferença no que ando a procura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  2.  # 22

    Não está caro em comparação com outras zonas.
  3.  # 23

    Colocado por: Pedro.90Tive a ver no Banco Ctt e emprestam no minimo 85%
    Sendo assim posso me aventurar para os imoveis de 120.000,


    No mínimo? Veja lá bem isso, porque se bem me lembro o banco CTT emprestava até 85% do valor mais baixo, o da compra ou da avaliação. 85% de 120.000€ são 102.000€, mesmo somando os seus 20.000€ já não chega para o imóvel de 120.000€+despesas.

    E lembre-se de uma coisa, o seu banco por exemplo disse que lhe emprestava até 90.000mil, por isso nada lhe garante que outro banco lhe empreste mais 12 mil euros. Uma coisa é uma simulação online, outra é no balcão depois de verem rendimentos, IRS, etc.

    Tenha pelo menos a pré aprovação de um banco para certo valor antes de escolher o patamar de preços que vai ver, porque não há nada pior do que se apaixonar por uma casa de um valor mas depois afinal o banco não aprovar financiamento suficiente e lá se vai o sonho.
  4.  # 24

    No site deles diz isto

    Financiamento para aquisição de habitação própria permanente com rácio máximo de financiamento/garantia de 85% (pressupõe entrada efetiva de capitais)

    Ou seja tanto pode ser 80 como 85?

    Um banco so define a porcentagem de emprestimo do imovel só após a avaliação do mesmo certo? Então se for assim tenho que jogar pelo seguro caso tenha que meter os 20%

    Mas não perco nada em ir a varios bancos

    Obrigado a todos pela ajuda
  5.  # 25

    E no banco Bic diz isto

    Financiamento até 90% do valor mínimo entre o valor da avaliação e o da aquisição, para aquisição de Habitação Própria Permanente, ou 80% para outras finalidades.

    Na pre avaliação de credito fico a saber o que me emprestam? Ou estou sempre dependente do valor da casa.

    E caso veja uma casa que goste e que os 15% de entrada dá e depois pedem-me os 20%? Fico lixado não? Isto é tudo um bocado confuso para mim
  6.  # 26

    Colocado por: Pedro.90Ou seja tanto pode ser 80 como 85?


    Exacto, no máximo dos máximos financiam 85% do valor da compra ou da avaliação, o que for mais baixo.

    Colocado por: Pedro.90Um banco so define a porcentagem de emprestimo do imovel só após a avaliação do mesmo certo? Então se for assim tenho que jogar pelo seguro caso tenha que meter os 20%


    Certo, o valor financiado pelo banco depende de duas variáveis, a avaliação do imóvel e claro das condições de quem requer o crédito.

    No caso dos CTT imagine que o imóvel é avaliado em 130.000€, então os CTT supostamente financiam 85% de 120.000€ (o valor mais baixo), que dá os tais 102.000€, mas depois analisa a situação do cliente e acha que a taxa de esforço é muito grande, podendo aí dizer que só empresta no máximo X euros.

    O que lhe disse de ir pessoalmente ao banco com declaração do IRS etc, é precisamente para analizarem a sua taxa de esforço e lhe darem uma ideia de qual é o seu tecto máximo. A chamada pré aprovação do crédito, e assim já vai ver imóveis com uma ideia do que pode ou não comprar. O serviço compara já também trata disso se não estou em erro, caso não tenha tempo para se deslocar aos balcões.
  7.  # 27

    Colocado por: Pedro.90Na pre avaliação de credito fico a saber o que me emprestam? Ou estou sempre dependente do valor da casa.

    E caso veja uma casa que goste e que os 15% de entrada dá e depois pedem-me os 20%? Fico lixado não? Isto é tudo um bocado confuso para mim


    Na pré aprovação do crédito fica a saber o que a sua taxa de esforço lhe permite pedir. É onde o banco basicamente lhe diz que dada a sua situação financeira eles consideram que pode ter uma prestação máxima de X euros por X anos que dá no máximo um valor de crédito habitação de X mil euros.

    Se o banco lhe disser que lhe empresta no máximo 90.000mil o Pedro já fica com uma ideia do valor dos imóveis que pode ver e não vai ver imóveis de 120.000mil porque sabe à partida que estão fora do seu orçamento.

    Agora só porque o banco lhe pré aprova um crédito para 90.000mil não quer dizer que lhe vá aprovar mesmo esse valor, isto porque o valor do crédito habitação está relacionado com o valor da compra e da avaliação, se a avaliação do imóvel não for boa pode não conseguir os ditos 90.000mil (daí não dever assinar CPCV antes da avaliação do imóvel).

    Isto é tudo um misto de saber qual é o máximo que lhe emprestam, tentar não depender desse valor a 100% para evitar desgostos, e ter olho para a coisa na escolha do imóvel e perceber se acha que o mesmo vale o que está a ser pedido, dada a zona, tipologia, estado de conservação, etc.

    Exemplos práticos:

    O banco diz que lhe empresta no máximo 90.000mil euros, num crédito de no máximo 90% do valor da avaliação ou da compra.

    Hipótese 1: O Pedro vê um imóvel de 105.000€, e pensa que 90.000mil mais 15.000mil seus dão os ditos 105.000mil e ainda sobram 5000€ para as despesas associadas. No entanto mesmo com uma avaliação boa, 90% de 105.000€ são 94.500€, o que já ultrapassa o valor máximo que o banco lhe concede. Não consegue a compra.

    Hipótese 2: O Pedro vê um imóvel de 100.000mil euros, 90% de 100.000€ dá exactamente o seu tecto máximo, 90.000€. O Pedro está mais ao menos descansado porque supostamente só tem que colocar 10.000€ seus para completar o valor do crédito, sobram-lhe 10.000€, se desses 10.000€ tirar 4000€ para despesas ainda tem uma margem de 6000€ caso a avaliação não seja assim tão boa. Neste caso até podia possivelmente pedir um pouco menos do que os 90.000€.

    Hipótese 3: O Pedro vê o mesmo imóvel de 100.000€, no entanto a sua avaliação é péssima e o mesmo só é avaliado em 90.000€. Considerando que o banco financia no maximo 90% do valor mais baixo (avaliação ou compra), neste caso só lhe davam 81.000€. Somando os seus 20 mil euros chegava para a compra da casa mas só lhe sobravam 1000€ para despesas, o que não seria suficiente.
  8.  # 28

    Obrigado a todos pela ajuda. Já fiquei mais esclarecidos.
    Irei me deslocar aos ctt e ao bic na próxima semana
  9.  # 29

    Outra questão sei que sou chato..
    Em relação a taxa de esforço
    Neste momento as minhas despesas são

    Renda mensal casa: 350€
    Gas: 30€
    Luz: 30€
    Agua: 25€
    Net: 60€
    Cartao universo: 40€
    Credito mota( ja vendi) : 65€

    Acham que vale a pena abater este ultimo credito da mota?
    Eu e a maria temos rendimento mensal de 1400€ mais coisa menos coisa
    Pagar uma renda destes valores nao é problema
    Acham que este credito pode vir a ser um entrave?
  10.  # 30

    Fui ver pela segunda vez a casa que falei da infiltração e estamos mesmo dispostos a avançar.

    Foi uma conduta de agua que rebentou no predio, assim que chegamos ao prédio ja la estava a dita obra a ser realizada. O que é muito bom sinal.

    A casa esta a venda por 115 mil e ele disse que por 110 o proprietário aceitava

    Tento fazer uma proposta mais baixa tipo 108?
    Ele diz que trata de um melhor credito.

    Embora ja passe os meus 20 mil. Ficaria em tudo com escrituras a 24 no maximo, sendo avaliada nos 80%.

    Estamos com um pouco receio de arriscar, mas é pronta a habitar, é uma zona que gostamos. Tem escolas naquele raio, mercearia ao lado, lavandaria, um pingo doce e um minipreco e uma farmacia a 500 metros.

    Pronta a habitar, os quartos sao ideais, a sala de 29m2 com lareira. A cozinha é que é mais estreita mas mais que sufeciente para 2 pessoas cozinharem. Uma wc generosa e arranjada.
  11.  # 31

    leia bem o CPCV que possa vir a assinar, se decidir avançar, pela questão da aprovação do crédito, se esses números não baterem certo com o que pretende/pode gastar
  12.  # 32

    Ele diz que me arranja um melhor credito e a aprovação do mesmo antes do CPCV
  13.  # 33

    Eu sei que sou assim para o chato e tal
    Consegui assegurar 25 mil

    Caso a proposta pelo imovel de 108, seja aceite o que é que vou esperar daqui para a frente?

    Tenho de dar o valor da entrada no CPCV?
    Vamos supor que a avaliação é inferior aos 108mil, o banco vai emprestar sobre o valor mínimo ou seja o que avaliaram. Imaginemos que avaliam a 103mil. Tenho de arranjar o restante dinheiro? Ou a avaliação é antes do CPCV?

    Se assim for nunca vou comprar casa. Ou entao compro um barraco de 40mil

    Isto é tudo muito confuso..
  14.  # 34

    Pedro você tem que ter mais calma não acha? Quando comprei a minha casa também andei assim e adivinhe lá: dei cabo dos intestinos lol

    No meu caso, CPCV foi antes da avaliação, tinha uma clausula a dizer que se as coisas com o banco não dessem certo ficava o contrato sem efeito. A minha casa foi 70mil, a imobiliária disse-me que eu podia dar o sinal que quisesse. Idiota euzinha e idiota a senhora da imobiliária que não soube me ajudar dei 2mil euros de sinal, quando podia ter dado uns 500euros, mas pronto, foi abatido no Credito. A minha avaliação foi de 90mil euros, por isso não dei entrada,não sei como funciona essa parte. De resto sim, se a avaliação for inferior tem ai um pequeno stress sim, e ou pede um credito pessoal pra ajudar, ou pede a alguem, ou pede na rua ou... lol ou tenta mais tarde :)
  15.  # 35

    Colocado por: desofiapedroPedro você tem que ter mais calma não acha? Quando comprei a minha casa também andei assim e adivinhe lá: dei cabo dos intestinos lol

    No meu caso, CPCV foi antes da avaliação, tinha uma clausula a dizer que se as coisas com o banco não dessem certo ficava o contrato sem efeito. A minha casa foi 70mil, a imobiliária disse-me que eu podia dar o sinal que quisesse. Idiota euzinha e idiota a senhora da imobiliária que não soube me ajudar dei 2mil euros de sinal, quando podia ter dado uns 500euros, mas pronto, foi abatido no Credito. A minha avaliação foi de 90mil euros, por isso não dei entrada,não sei como funciona essa parte. De resto sim, se a avaliação for inferior tem ai um pequeno stress sim, e ou pede um credito pessoal pra ajudar, ou pede a alguem, ou pede na rua ou... lol ou tenta mais tarde :)


    Concordo plenamente consigo a proposta ainda nem foi aceite e já estou a sofrer por antecipação
  16.  # 36

    Aiai, aguente os cavalos, palavras de quem sofreu mais do que devia! Pense na pior das hipóteses, acomode-se a essa possibilidade e viva a sua vidinha normalmente! Se der deu, se não der é pq está pra vir melhor!
  17.  # 37

    Vou pensar positivo, vamos casar em Agosto e o dinheiro que amealhamos ja sobrou uns trocos fora as prendas que possam vir ahaha
  18.  # 38

    Novidades, a proposta foi aceite mas aqui começam os mas..

    Diz-me que tem uma proposta igual de outra pessoa de 108k. E diz-me que o primeiro a se chegar a frente para o CPCV é o que fica com a casa.
    Diz que o valor de sinal é 1% (1800€)
    Claramente uma tentativa de me pressionar mas nao vou ceder, nao estou a viver debaixo da ponte.

    Diz que me vai tentar arranjar a melhor solucao de credito para mim e depois que me as apresentava
  19.  # 39

    Colocado por: Pedro.90
    Diz-me que tem uma proposta igual de outra pessoa de 108k. E diz-me que o primeiro a se chegar a frente para o CPCV é o que fica com a casa.
    Conversa de vendedor!

    Colocado por: Pedro.90Claramente uma tentativa de me pressionar mas nao vou ceder, nao estou a viver debaixo da ponte
    Se não ficar com essa vão aparecer muitas mais. Compre com calma, antes de assinar qualquer papel leia bem, e visite o prédio, fale com vizinhos, administração, e se possível consultar algumas actas para ver como andam as contas de devedores e credores.
    Se as dúvidas persistirem não hesite em fazer-se acompanhar de alguém que o ajude. É tudo muito bonito até assinar qualquer coisa.... depois se houver problemas tudo foge deles.
    Concordam com este comentário: zed
  20.  # 40

    Exatamente, não sei se é por sermos um casal jovem.Este pessoal das imobiliárias fazem-me lembrar os politicos, digo isto porque tive uma má experiência com um imóvel de banco mas deram-se mal e perderam a comissão Estou intressado na casa, nao significa que esteja desesperado. Se não for desta haverá ser de outra
 
0.0235 seg. NEW