Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 741

    A inercia térmica é uma propriedade que se considera no projecto das paredes tal como a conductividade termica.

    Apesar de serem propriedades independentes, elas complementam-se uma à outra quando se faz o estudo termico da casa.

    E em ambos os casos, estão regulamentados para cada região/concelho do pais.

    A melhor forma de explicar é dando um exemplo de um forno à lenha dos antigos, onde você faz uma fogueira e depois ele aguenta a temperatura durante bastante tempo sem ser necessario acrecentar mais lenha durante longos periodos. Outro exemplo, para quem conhece é os radiadores de ferro fundido que apesar de demorarem mais tempo a aquecer, uma vez desligados, continuam a irradiar calor quase 1h depois.

    Vamos tomar um exemplo de uma habitação no inverno.
    Numa casa permite acomular o calor durante o dia e guardar esse calor nas paredes ate varias horas apos o por do sol. Agora numa boa inercia termica, se colocarmos um bom isolamento, vamos garantir que esse calor se aguente dentro da casa durante varias horas.

    O mesmo nao se verifica numa casa com muito isolamento e pouca inercia termica. Porque voce pode ter, nos extremos, 15cm de isolamento e 15cm de tijolo, sendo o isolamento pouco denso, ele não tem massa volumica para guardar esses ganhos termicos, logo tera de ser o tijolo a armazenar o calor, mas como a parede é pequena, as reservas de calor acabam por se dissipar rapidamente pois tem uma inercia termica fraca.
    Ou seja, tem de compensar constantemente com uma fonte de calor interna, daí nos paises frios se preferir usar muito isolamento e menos tijolo.

    Existe um efeito perverso nisto tudo. Não compensa fazer paredes com forte inercia termica na França por exemplo, porque se for preciso não um um unico raio de sol nos meses de inverno durante semanas, logo é impossivel armazenar esta energia gratuita, teriamos de queimar madeira para tirar proveito da dita inercia termica.

    Uma igreja é um excelente exemplo de um edificio com uma inercia térmica forte mas praticamente isenta de isolamento.

    No verão é o mesmo raciocínio, mas com ganhos a nivel da frescura noctura.

    O problema é que o RCCTE nao usa uma das variaveis mais importantes nas trocas térmicas : tempo. Mas isto é um tema de teses de doutoramento e conta-se pelos dedos o numero de estudos destes em Portugal.

    Uma das outras aberraçoes (térmicas) desta mania de importar tecnicas de construção, é as ditas paredes de pladur em vez de tijolos.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, Interective
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna, ricardo.rodrigues
  2.  # 742

    Caro Joel, mas você fala-me de amplitude térmica anual? Lol...
    O cálculo é feito em função da amplitude térmica da estação. Assim como a temperatura de projecto de inverno é diferente da de verão.
    Aqui entre nós, você sabe ao menos do que fala?

    A sua pergunta sobre a inércia térmica do tijolo é absurda. Você sabe qual o principal componente no cálculo para a inércia térmica de uma fachada? É o roboco? É a lã mineral? Sim...também entram. Mas sejamos honestos, você não sabe fazer cálculos da térmica pois não?

    Não vou tar a poluir o tópico do bigmousse porque já reparei noutras participações suas você mói bastante os utilizadores para provar os seus pontos de vista. Ia estar aqui uma eternidade e você refutava cada afirmação minha. Em meia dúzia de linhas provou que analisamos a térmica de edifícios de forma diferente.

    Ahh. Peça um orçamento a um pedreiro para um sistema isotec e um sistema corrente para uma área não útil e depois falamos. Eu com o dinheiro dos outros também sei sugerir muita coisa e sou rei.
  3.  # 743

    Oh Joel você enterra-se cada vez mais.

    Explique la como projecta uma casa "para o ano inteiro"?

    Primeira falha sua, com a noção da amplitude termica. Deu o exemplo anual, quando em projecto isso nao existe.

    Usa-se a amplitude termica para o calculo da inercia da casa nas estaçoes de aquecimento e de arrefecimento. Dependendo da região, poderá ser fraca, media ou forte.
    E como nao bastasse cada concelho tem uma temperatura de projecto para estas estações.
    E para ser mesmo picuinhas, as areas de fenestraçao para os ganhos termicos na estaçao de aquecimento...
    ...e as necessidades extra na estaçao de arrefecimento devido a essa mesma fenestraçao.

    Isto sem falar das percas termicas das VMC. Sim porque podem por duplo fluxo, que as percas termicas sao consideradas sempre no projecto da termica.

    Isto esta tudo interligado. Mas estes "inginheiros" ateimam em fazer copy paste e raramente fazem caso a caso. Mas isto é um problema nacional e nao vamos debater aqui para nao poluir ainda mais.

    Eu gosto de resposta do tipo "nao preciso" para calcular a inercia termica de uma fachada.
    Segunda falha, insinuar que o tijolo não trazia inercia termica e depois diz que sao os elementos de betao e tijolo maciço. Ate estou de acordo, obvio. Mas isso numa lage. E numa fachada? Se nao mete o dito tijolo, mete o quê? O tal sistema etics extra grosso? É isso que lhe tras inercia para satisfazer as necessidades termicas do rccte? O efeito do isolamento no calculo da inercia termica é ridiculo. Quase poderia ser despresado.

    ....mas isto ja devia saber. Nem percebo porque mete em causa o que disse. Uhmm

    E para terminar, a minha afirmaçao sobre o isotec, é o facto de toda a gente dizer e opiniar "porque nao fez assim e assado". Mandar constantemente papaias. Ele sabe bem que podia ter melhor. Mas seria 10 mil paus mais caro
    Ele estudou o projecto durante 4 anos. Optou por essa soluçao. Sabia a condicionante da ponte térmica.

    Eu se fosse o dono da obra sinceramente tinha parado de por fotos. Um gajo em vez de apreciar a obra anda a descarregar e opinar sobre decisoes quase ao ponto de dizer que esta uma borrada termica quando no nosso contexto nacional ate esta bastante bom.

    É neste ponto sugerir alguma coisa vai mudar a construção? Nao, e apenas desmotiva o dono da obra de por fotos porque ja sabe que os tecnicos vem logo todos descascar em cima dele. Quantos projectos no forum que a malta apareceu e depois nunca mais actualizou...
    Concordam com este comentário: Interective, snob
    • GFB
    • 2 junho 2020

     # 744

    Bom dia,

    @Bigmouse

    Cobertura:
    --> Tendo em conta a sua experiência, no caso de o DO querer uma cobertura tradicional, qual seria a solução de isolamento mais vantajosa.
    Respostas: Como disse a solução tradicional ventilada nunca será eficaz, mas se o DO quiser esta opção então que coloque a isolação o mais perto possivel da telhas. Será o melhor compromisso.

    Janelas:
    Ora aí está... existem muitas empresas que não facultam esses dados mas deviam. Não é possivel analizar nem do meu ponto de vista assinar qualquer documento nesssas condições pois não existe nunhum vinculo de qualidade descrito nesse tipo de proposta.

    Grelhas de expulsão:
    Resposta: As grelhas bidirecionais são comuns e encontram-se facilmente numa pesquisa no goggle. Estas tem a diferenças que as lâminas são orientaveis manualmente para orientar o fluxo do ar e evitar assim efeitos de correntes de ar nos quartos. São mais caras que as normais.

    Aquecimento:
    -> O recuperador só serve para aquecimento do espaço ambiente, não há distribuição para as restantes zonas.
    Resposta: Tendo em conta isso deve prever um aquecimento complementar para colmatar a falta que ira sentir nos quartos e casas de banho.

    VMC:
    Resposta: O que deve saber é que qualquer equipamento nunca deve funcionar no máximo da sua capacidade, pois vai gerar um desgaste mais agressivo e nunca poderá responder ao picos exigidos. Esta problemática raramente é tida em conta mas é muito importante.
    Ora um equipamento em condições normais, exigidas pela habitação, deve trabalhar a 80% a 85% da sua capacidade.
    Isto quer dizer que se precisa de uma VMC com 250m3/h esta deve ter uma potencia de cerca 310m3/h.
    A maior parte das VMC têm várias velocidades (entre 3 a 4) sendo que a ultima só deve ser accionada em periodos de banhos quando a umidade é aumentada bruscamente.

    Bomba de calor:
    O que posso dizer é que quando escolher pense que a COP indicada e a real seram cerca de 0.5 a 1 unidade inferiores. Pois na realidade é raro encontrar as condições optimas usadas nos ensaios, logo existem perdas.

    Cps,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bigmouse
  4.  # 745

    Então você escreve torto e eu sou obrigado a saber ler direito?

    Já noutra publicação minha foi exactamente a mesma situação consigo. E eu ignorei.

    Devia ter feito o mesmo com esta.

    E oh Joel, por 2 vezes me pergunta sobre a inércia térmica e eu por duas vezes ignorei. Nem me dá as especificações do tijolo, qual a espessura dos panos. Apenas diz 15 e 11.
    Eu adivinho se é reboco simples, térmico, estuque, espessura do isolamento, espessura de tudo?

    O que é mais rapido?: Ferrari ou Porsche? Os amantes da Ferrari vão dizer Ferrari sem saber as especificações do Porsche.


    Eu nem comparei um sistema com o outro. É possível ter um sistema etics com maior inércia térmica que parede dupla. Se usamos tijolo térmico ou simples etc.
    Etics com 29 tijolo térmico é melhor que PD 11+11 de tijolo simples que se fazia nos anos 90.
    E daí? Onde quer chegar? Porquê comparar os dois?

    Eu não quis mostrar que sei. Um utisador perguntou uma questão sobre inércia térmica, eu respondi da forma mais casual e fácil possível.

    E Você sentiu necessidade de refutar certas afirmações de forma errada.

    Fique com a bicicleta homem.
  5.  # 746

    Ah ok!

    Obvio que o "0" não é o valor absoluto mas sim uma forma de falar.

    Claro que não é 0. A partir do momento que há massa não pode ser 0.

    De todo a minha ideia não era induzir em erro dizendo que era realmente 0. Exagerei.

    Adicionado: Para não deixar dúvidas, o moral da minha história é que por vezes não vale a pena sacrificar uma parede, reduzindo a espessura de tijolo e aumentar o isolamento, isto tudo sacrificando a inercia térmica da solução, apesar dos valores absolutos de transferência termica, na teoria até serem melhores. Há que encontrar o equilíbrio.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    • GFB
    • 2 junho 2020

     # 747

    Boa tarde,

    @Nostradamus

    -> O valor do coeficente de transmissao termico da pagina 19 que você questiona, é relativo ao pilar e nao à ponte térmica linear na parede. Eu sei que no estrangeiro no se mete pilares... mas em portugal sao os calcanhares de aquiles nas portes termicas.
    Resposta: O coeficiente térmico é sempre calculado da mesma maneira e o que não percebo é como pode obter um coef. tão baixo nessa situação.

    -> Em relaçao à cobertura, O Que você diz, é parte verdade. No estrangeiro, como França, Suiça e luxemburgo... agora em Portugal onde nao existe grandes amplitudes térmicas, há que dar valor a uma boa inercia térmica. Os maiores erros que tenho visto é construtores virem destes paises a cima mencionados e tentarem implementar ideologias que aprenderam no estrangeiro.
    Resposta: A amplitude térmica é menor pois somos um pais de calor, mas daí os efeitos provocados que expliquei. No entanto a má aplicação de um isolamento provocará sempre o mesmo resultado.

    -> Ideologias tais como tijolo de 15cm e capoto de 15cm. Mas nos projectos esta tijolo 24-29 e capotto com 6-8cm. Então se for com lã mineral, melhor ainda. Era assim que se fazia la, em Portugal também funciona! Isto na calculadora bate bem! Espetáculo, mais performante. Agora inercia termica para o nosso clima, 0. Nicles. Efeito tampão da parede para uma onde da calor, 0.
    Resposta: Se fosse tão linear assim não existiam casas eficientes nem passivas, ora esta exitem mesmo em Portugal. O grande problema português é que não se controlam as pontes térmicas e como tal por inercia os materiais aquecem. O que noutros países isso não é aceite. Es tive a um mês atras numa moradia em que foram registados 21 a 24 °C interiores para temperaturas exteriores de 27 a 38°C e isto durante 2 semanas de ensaios. Para mim o problema está na realização e na aplicação dos materiais (esta habitação não tem qualquer tipo de arrefecimento passivos ou ativo nem VMC).

    Um sótão se não é habitavel é um desperdicio de espaço e dinheiro, nos ultimos 8 anos nunca fiz nemhum.

    -> Quanto maior a diferença térmica exterior/interior, maior as perdas, isto é basico, qualquer engenheiro sabe a formula para isto. Como você disse, perde-se dinheiro, pela lage (que vai ser isolada no interior junto à parede). Valerá a pena fazer isso tudo para recuperar o investimento daqui a 50 anos?
    Resposta: não concordo muito com essa afirmação porque se tal fosse assim nunca se faziam obras de qualquer tipo, pois elas são sempre estudada para um periodo de vida e só assim é que elas são economicamentes viáveis.

    E obvio que os custos não são os mesmos mas muitos pequenos erros fazem muita diferença.

    Cps,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  6.  # 748

    Em França, nas sonas onde o clima é mais semelhante ao nosso, o que se usa é isolamento interior e divisões em pladur, ou seja com baixa inércia térmica, sera que andam todos a dormir?
  7.  # 749

    @DR
    Sim, eles isolam muito por dentro, por vezes porque o exterior é todo em pedra, como certamente ja viu, e muitas das casas sao impossiveis de isolar por fora sem estragar aqueles elementos estéticos. Outras vezes sao casas antigas centenarias de barro, adobe ou mesmo palha sem uma boa base de suporte que permita isolamento por fora.

    Na zona da bretenha e no sudoeste é muito comum ver estas ditas de casas de pedra. Na normandia ha ainda muitas casas com este tipo de barro, que até da uma coloraçao amarelada as casas por fora.

    Agora você pega numa planta de uma "maison rt2012" que estão a nascer aos pontapés em cada canto na frança, o isolamento é por fora. Lã mineral com +10cm com o famoso bloco de cimento que usamos para fazer garagens em Portugal. Se tiver sorte encontra um tijolo xpto.

    Havia ha uns tempos um utilisador chamado **** acho eu, ele proprio chegou a confirmar este tipo de situação na França no desleixo na construção. E é verdade que a nivel de construção este pais é um desleixe total a nivel de normas. Então a nivel de acessibilidades, uma vergonha. So agora saiu uma lei para obrigar a ter wc no res de chão e duche italiano.... em portugal este tipo de acessibilidades existe ha +15 anos...mas ja teve pior. O contexto tambem é diferente. As pessoas querem todas sair dos HLM e terem uma casita própria como sabe. Se fosse mais restritivo seria complicado. Ha uma necessidade monstruosa de construçao nova, e uma parede em pladur é eficaz no tempo de execução e ganha alguns cms interiores.

    Caraças pa, agora tamos aqui a entupir o topico com problemas de avecs ahahah
  8.  # 750

    Colocado por: Nostradamus@DR
    Sim, eles isolam muito por dentro, por vezes porque o exterior é todo em pedra, como certamente ja viu, e muitas das casas sao impossiveis de isolar por fora sem estragar aqueles elementos estéticos. Outras vezes sao casas antigas centenarias de barro, adobe ou mesmo palha sem uma boa base de suporte que permita isolamento por fora.

    Na zona da bretenha e no sudoeste é muito comum ver estas ditas de casas de pedra. Na normandia ha ainda muitas casas com este tipo de barro, que até da uma coloraçao amarelada as casas por fora.

    Agora você pega numa planta de uma "maison rt2012" que estão a nascer aos pontapés em cada canto na frança, o isolamento é por fora. Lã mineral com +10cm com o famoso bloco de cimento que usamos para fazer garagens em Portugal. Se tiver sorte encontra um tijolo xpto.

    Havia ha uns tempos um utilisador chamado **** acho eu, ele proprio chegou a confirmar este tipo de situação na França no desleixo na construção. E é verdade que a nivel de construção este pais é um desleixe total a nivel de normas. Então a nivel de acessibilidades, uma vergonha. So agora saiu uma lei para obrigar a ter wc no res de chão e duche italiano.... em portugal este tipo de acessibilidades existe ha +15 anos...mas ja teve pior. O contexto tambem é diferente. As pessoas querem todas sair dos HLM e terem uma casita própria como sabe. Se fosse mais restritivo seria complicado. Ha uma necessidade monstruosa de construçao nova, e uma parede em pladur é eficaz no tempo de execução e ganha alguns cms interiores.

    Caraças pa, agora tamos aqui a entupir o topico com problemas de avecs ahahah
    Trabalhei 7 anos em França, até 2019, em construção nova fosse blocos de apartamentos ou casas indivíduais sempre se fez com isolamento pelo interior!
    Nos apartamentos na maioria paredes exteriores e divisorias entre apartamentos em betao armado, nas casas o tal bloco de cimento ou brique à cola!
    Isolamento pelo exterior nunca vi no sul de França!

    Tem razão, deixemos la os avecs no país deles e nao vamos estragar o
    Tópico do Bigmouse!
    • VCAC
    • 2 junho 2020 editado

     # 751

    Colocado por: Nostradamus
    Usa-se a amplitude termica para o calculo da inercia da casa nas estaçoes de aquecimento e de arrefecimento. Dependendo da região, poderá ser fraca, media ou forte.


    Nostradamus, tenho ideia que a inércia térmica não depende das temperaturas exteriores nem da região.
    A inércia térmica de uma edificação depende da constituição dos seus elementos construtivos e da sua área de superfície, relativamente à área de pavimento total.
    A Inercia térmica de um imóvel é a mesma no verão ou no inverno, em Faro ou em Bragança.
    • GFB
    • 2 junho 2020

     # 752

    Boa tarde,

    @ Anonimo06082021

    Antes de mais, transmitir-lhe fotografias não explicava em nada os conceitos e os detalhes pois grande parte destes não seriam visiveis ou perceptiveis. Penso que o mais simple seria de pedir algo em concreto para poder-lhe responder ou mostrar dentro do possivel.
    Tem de ter em conta também que nem tudo o que se faz lá fora existe ou é aplicavel em Portugal, pois as leis também mudam.
    Eu próprio tenho muita dificldade em encontrar determinados produtos no mercado português e aqueles que encontro fico confrontado com a falta de mão-de-obra qualificada para os aplicar coretamente.
    A titulo de exemplo:
    - Alargadores superiores e inferiore de janelas;
    - Consolas isolantes para varandas ou outros elementos para cortar as pontes térmicas lineares;
    - Fixação de janelas e impermeabilização das juntas das mesmas contra os vãos de abertura existentes;
    São só alguns exemplos...

    Se tiver algo em particular diga-me.

    Cps,
  9.  # 753

    Colocado por: VCACA Inercia térmica de um imóvel é a mesma no verão ou no inverno, em Faro ou em Bragança


    Exato. Só depende dos materiais de construção, e não só das paredes, mas de tudo, escadarias interiores, piso, pedras de bancadas, etc.

    A minha "grande" dúvida quanto à inércia, não se apresentado medições ou estudos científicos comparativos, é se não andará "toda a gente" um bocado a surfar a mesma onda (de forma acrítica) pois o efeito da inércia, parece-me, deve ser avaliado ao longo dos ciclos de todo um ano, e considerar o tipo de utilização da casa e sistemas de climatização utilizados.

    Por exemplo, não tenho dúvida que quem usar um equipamento que produza rapidamente muito calor, mas que depois se inativa, como um recuperador numa lareira, se conseguir aquecer a casa, uma elevada inércia irá prolongar o conforto durante a noite. Igualmente se tiver exposição solar favorável no inverno. Agora, durante o verão, se essa casa não tiver adequado sombreamento dos vãos, a inércia pode ser muito desfavorável quando o isolamento for bom, pois vai demorar muito a arrefer a casa durante o fim de tarde/início da noite (que é precisamente o período de maior utilização da cada para muitas famílias).

    Caso concreto: - A minha irmã comprou uma passivhaus em Frankfurt (a urbanização inteira é passivhaus) e, se funciona bem no inverno (tem piso radiante), queixa-se de muita dificuldade em arrefecer a casa no verão (mesmo à noite, abrindo janelas). Se a casa dela tivesse fraca inercia térmica, combinado com o excelente isolamento térmico que tem, não deveria muito rápido (e barato) arrefecer a casa com um ar-condicionado sem grande potência, e abrindo todas as janelas à noite?

    Eu sou "levado" a pensar que isto de ter inércia térmica elevada também poder revelar-se ser um fator negativo. Já alguém fez as contas ao custo de aquecer uma igreja? E quanto tempo demora para aquecer uma casa que tem má orientação solar, quando não existe piso radiante e a família só chega a casa todos os dias após as 19h?
    Concordam com este comentário: GFB
  10.  # 754

    Onde isto já vai. Só é pena estarmos em modo de confinamento, senão recomendava terminar no Bar a beber umas minis
    🤣🤣🤣
  11.  # 755

    Colocado por: BigmouseOnde isto já vai. Só é pena estarmos em modo de confinamento, senão recomendava terminar no Bar a beber umas minis
    🤣🤣🤣


    É melhor colocar umas fotos para ver se muda o assunto.
  12.  # 756

    Neste momento não ha desenvolvimentos.

    Sempre podem opinar sobre a vmc que postei ou aconcelharam outras, mas atenção aos €€

    Ou então sobre a BC para aqs.
    • GFB
    • 2 junho 2020

     # 757

    Boa noite,

    @ JoelIM e ricardo.rodrigues

    Existe uma situação muito recorente nas casas passivas que é a falta de instrução do uso das mesmas. Por um lado porque a empresa não tem o dever de formar o cliente à utilização correta da habitação e do outro porque o cliente não respeita as recomendações.
    Estas preocupações aplicam-se no dia a dia, como:
    - Abertura das janelas, quando e quanto tempo
    - Manuseamento dos estores e sombreamentos, positionamento destes consoante a exposição solar
    - VMC, utilização corecta deste elemento e suas limitações
    - Utilização dos electrodomésticos, principalmente dos fornos.

    Uma casa passiva não se adapta a pessoa, é a pessoa que tem de se adaptar a outro modo de vida para poder usufruir das condições que ela oferece.

    Na Alemnha ainda têm sorte pois podem pôr um sistema A/C mas há paises em que isso é proibido.

    Cps,
  13.  # 758

    .
      IMG_20200603_183902.jpg
  14.  # 759

    Ctn isolamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
      IMG_20200609_201755.jpg
      IMG_20200609_201841.jpg
  15.  # 760

    Agora estava a pensar que raio de isolamento é o "CTN" 🤣🤣🤣

    Cont....
 
0.3447 seg. NEW