Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Nas duas casas de banho está prevista a instalação de bidé.

    Podemos dispensar a instalação do mesmo na casa de banho que compre as acessibilidades?
  2.  # 162

    Colocado por: BigmousePodemos dispensar a instalação do mesmo na casa de banho que compre as acessibilidades?

    sim... mas veja isso com o autor do projecto de arquteictura e das acessibilidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bigmouse
  3.  # 163

    não, só apos emitida a licença de utilização é que poderá retirar o bidé. mas se não puser duvido que o chateiem por isso.
  4.  # 164

    pode, pode se disser que mete uma banheira na Is da suite...
    e assim sendo possivelmentee ate dá para meter logo a porta a abrir para dentro da IS acessivel.
  5.  # 165

    no 163 o ponto 3.3.4 nº1 não é o que diz.
  6.  # 166

    A ideia é ter como Is acessível a que se encontra junto à zona social, sendo que esta poderia não ter Bidé se fosse possível, pois a na IS da suite teria o conjunto completo, só que não teria acessivel
  7.  # 167

    Colocado por: marco1no 163 o ponto 3.3.4 nº1 não é o que diz.

    Entendo o que escreves, mas não foi esse o "sentido interpretativo" da legislação.. no curso que fiz na OA sobre o tema...
    Até porque o bide não faz parte dos aparelhos ditos acessiveis.. mas entendo a tua observação.
  8.  # 168

    Havendo duas IS, por exemplo num T3, a completa ( sanita, bide, lavatorio e banheira) poderia ser na iS e ser do tipo não acessivel
    A de serviço/ secundária, ACESSIVEL, não seria dotada de bide. Teria o espaço para uma banheira. no entanto seria dotada de base de duche...
    É isto... ou então hoje já não bebo mais ;) ( chá)... Nem sei porque voltei aqui hoje.. Oh Dias se calhar isto está muito mau.. vou descansar.... falta de pedalar... :(
  9.  # 169

    A ideia seria mesmo essa. A suite teria o equipamento completo (sanita, bidé, lavatório e base chuveiro) mas e seria do tipo não acessível, sendo a segunda IS do tipo acessível, que teria todos os equipamentos menos o bidé.

    Colocado por: Pedro BarradasHavendo duas IS, por exemplo num T3, a completa ( sanita, bide, lavatorio e banheira) poderia ser na iS e ser do tipo não acessivel
    A de serviço/ secundária, ACESSIVEL, não seria dotada de bide. Teria o espaço para uma banheira. no entanto seria dotada de base de duche...
    É isto... ou então hoje já não bebo mais ;) ( chá)... Nem sei porque voltei aqui hoje.. Oh Dias se calhar isto está muito mau.. vou descansar.... falta de pedalar... :(
    Concordam com este comentário:****


    Entretanto peguei nas opiniões dadas e desenhei a nossa solução a propor ao Arq.º para avaliação. A ver vamos se é possível efectuar um aumento de 60cm no comprimento sem que seja necessário grandes aventuras na CM.
  10.  # 170

    é mesmo por causa dos vãos das janelas dos quartos, que depois coincidem com a estrutura.
  11.  # 171

    tem os que foram dimensionados pelo Eng.º de estruturas. mas já vi barracas com bem mais
  12.  # 172

    Colocado por: BigmouseEntretanto peguei nas opiniões dadas e desenhei a nossa solução a propor ao Arq.º para avaliação.

    Então, mas não pediu ao arquitecto para arranjar uma solução? espere pelo solução dele, e só se não gostar é que lhe mostra a sua.
    Concordam com este comentário: BM_18
  13.  # 173

    Picareta, sim pedi uma solução ao arquitecto. Irei ver o que ele propõem e se enquadra nas nossas necessidades quotidianas.

    Contudo a casa será para eu utilizar e não pelo arquitecto. Senão fizer o meu trabalho de casa e pensar também numa solução, nada poderei argumentar.

    Como sabemos existem arquitectos que pensam mais no que eles gostam, do que o DO esta disposto a pagar. Depois no final os orçamentos não vão ao encontro do que o DO queria.
  14.  # 174

    Bigmouse... Com essas ideias preconcebidas, é uma pena... Mas o seu arquitecto é assim? Se é mude para outro.
  15.  # 175

    .
  16.  # 176

    Pedro, não são todos assim... não são ideias preconcebidas, é uma realidade que em todo o lado existem bons e menos bons profissionais, em que área for.

    O meu não me impos nada. Eu entregue-lhe um desenho base da solução pretendida, ele verificou se cumpria ou não com a legislação, e sugeriu algumas alterações de melhoria, com as quais concordei. Mas não andou a perder tempo em fazer uma escolha de possíveis materiais a instalar, porque isso, na minha opinião, tem muita haver com o gosto pessoal de cada um e claro com o que está disposto a gastar.

    Penso que qualquer um de nós, quando tem algum problema com algo que não domina, tende pesquisar algumas possíveis respostas sobre esse problema, antes de procurar propriamente um "especialista". Falo por mim, prefiro ter nem que seja um pequeno conhecimento sobre determinado assunto, do que não saber nada. Senão será ouvir e calar, e aceitar como o mais acertado aquilo que nos estão a tentar transmitir.

    Existem por aqui muito casos, em que se não fosse alguma pesquisa dos DO, certos empreiteiros/instaladores não saberiam que haveria outras soluções para a execução do trabalho.



    Colocado por: Pedro BarradasBigmouse... Com essas ideias preconcebidas, é uma pena... Mas o seu arquitecto é assim? Se é mude para outro.
  17.  # 177

    Colocado por: BigmouseEu entregue-lhe um desenho base da solução pretendida

    Começou mal, nunca se entrega um desenho ao arquitecto, ele é que deve entregar os desenhos ao cliente.
    Eu trabalho com um arquitecto, que nunca aceitaria receber um rabisco meu, e nem eu tenho coragem de lhe entregar uma coisa dessas, mas sou bastante critico quando não gosto das soluções que me apresenta, e exigo alterações. Eu pago, e a solução final tem que ser ao meu gosto.

    Colocado por: BigmouseMas não andou a perder tempo em fazer uma escolha de possíveis materiais a instalar,

    Um arquitecto só perde tempo a escolher materiais para o interior, quando o cliente lhe pede, e paga, um projecto de execução. Se não foi isso que você contratou com ele, também não pode exigir.
    Concordam com este comentário: Oksana1987
  18.  # 178

    Assim acabei por poupar tempo (a mim principalmente), a desenhar logo o que queríamos que fosse executado, vem vez de ter de estar a exigir alterações e mais reuniões. Só foi possível fazermos assim, porque tínhamos a noção do que para nós era importante e de que disposição queríamos. Se fosse tudo novo para nós, muito provavelmente não tínhamos entregue nada.

    Vejo bem o que a minha irmã estar a passar, agora que esta a fazer o projecto da casa, falta sempre alguma coisa que não foi feita como tinham combinado, ou por esquecimento ou por falha da interpretação. E com isto arrasta-se no tempo um projecto.

    Colocado por: PicaretaComeçou mal, nunca se entrega um desenho ao arquitecto, ele é que deve entregar os desenhos ao cliente.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  19.  # 179

    O Inicio de Obra

    Construção de Murete para contadores e marcação de implantação para inicio de escavação.

    Também já solicitei o pedido de ramal de obras e definitivo de electricidade (20,7kVA), bem como ramal de águas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MrVetable
      IMG_20191016_114742.jpg
    • zinna
    • 20 outubro 2019 editado

     # 180

    Boa sorte para nova etapa, vou acompanhar, vá colocando umas fotos;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bigmouse
 
0.1460 seg. NEW