Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Quem lhe fez o projecto deve ter tido o dinheiro mais fácil que ganhou em toda a vida.

Você começou completamente ao contrário, ele devia ter feito um estudo prévio, saber o que vocês queriam por palavras para depois ter a sabedoria/arte/engenho para criar algo específico para vocês.

Pelo que descreve você impôs um projecto ao homem (ou ele pediu lhe que ainda é mais grave) e limitou-o naquilo que devia ser o trabalho base dele.

A unica coisa que prevalece é que está ao vosso gosto, a questão é que podiam ter algo único e personalizado para o vosso terreno em específico, e assim têm uma de mais umas centenas de casas iguais/idênticas.

Agora que tenha ao menos toda a sorte do mundo com o construtor é o que lhe desejo. Tal como desejo para mim.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  2.  # 262

Colocado por: Leao91Quem lhe fez o projecto deve ter tido o dinheiro mais fácil que ganhou em toda a vida.

Você começou completamente ao contrário, ele devia ter feito um estudo prévio, saber o que vocês queriam por palavras para depois ter a sabedoria/arte/engenho para criar algo específico para vocês.

Pelo que descreve você impôs um projecto ao homem (ou ele pediu lhe que ainda é mais grave) e limitou-o naquilo que devia ser o trabalho base dele.

A unica coisa que prevalece é que está ao vosso gosto, a questão é que podiam ter algo único e personalizado para o vosso terreno em específico, e assim têm uma de mais umas centenas de casas iguais/idênticas.

Agora que tenha ao menos toda a sorte do mundo com o construtor é o que lhe desejo. Tal como desejo para mim.

Engana-se. Eu disse-lhe o que queria e ao final de alguns 10 estudos prévios dele nunca conseguiu chegar ao que nós queríamos, ou ao que me alertaram também aqui no fórum de ideal exposição solar etc.

Num tópico que tinha aqui da altura da planta, houve alguém que me mostrou esta casa, tanto eu como a mulher gostámos muito, estava dentro daquilo que queríamos e apenas alterámos alguns pormenores que queríamos, apresentámos a planta a ele porque já estávamos muito cansados de não conseguirmos que ele nos apresentasse algo que realmente nos agradasse, e mesmo assim ele conseguiu alterar aquilo que pedimos e fazer diferente e teve que voltar a alterar.

Como começámos o projecto com valores muito destinados a cada fase e não pretendíamos derrapagens, limitou-nos a não poder procurar outro devido ao dinheiro já investido, mas se tivéssemos ali alguma margem nessa fase era o que teria feito.

Agora trabalho fácil dele não foi, teve bastante trabalho connosco, por culpa dele.. Agora recomendações da nossa parte não recebe nenhuma.

Muitas vezes até venho aqui ao fórum pedir opiniões e ajuda porque sei que da parte dele é difícil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leao91
  3.  # 263

Colocado por: tiagooliveira20

Engana-se. Eu disse-lhe o que queria e ao final de alguns 10 estudos prévios dele nunca conseguiu chegar ao que nós queríamos, ou ao que me alertaram também aqui no fórum de ideal exposição solar etc.

Num tópico que tinha aqui da altura da planta, houve alguém que me mostrou esta casa, tanto eu como a mulher gostámos muito, estava dentro daquilo que queríamos e apenas alterámos alguns pormenores que queríamos, apresentámos a planta a ele porque já estávamos muito cansados de não conseguirmos que ele nos apresentasse algo que realmente nos agradasse, e mesmo assim ele conseguiu alterar aquilo que pedimos e fazer diferente e teve que voltar a alterar.

Como começámos o projecto com valores muito destinados a cada fase e não pretendíamos derrapagens, limitou-nos a não poder procurar outro devido ao dinheiro já investido, mas se tivéssemos ali alguma margem nessa fase era o que teria feito.

Agora trabalho fácil dele não foi, teve bastante trabalho connosco, por culpa dele.. Agora recomendações da nossa parte não recebe nenhuma.

Muitas vezes até venho aqui ao fórum pedir opiniões e ajuda porque sei que da parte dele é difícil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Leao91

Ok desculpe, eu pensei que tivesse logo apresentado à partida este projecto e ele só tivesse dado uns ajustes.

O que interessa, tal como tenho salientado é que esteja à vossa maneira e que acima de tudo a obra corra bem.
  4.  # 264

Colocado por: tiagooliveira20Tenho esta e tem o seguinte link que foi de onde tirámos a planta da casa, é praticamente o que está nesse site, com algumas ligeiras alterações.

Estou "estúpidodefacto" :s

Lamento o que lhe aconteceu. Era bem melhor ter trocado de Arquitecto... ainda que arriscava-se a que lhe acontecesse o mesmo...
    Enfim, há que estar atento agora em obra, para que não lhe aconteça o mesmo com os construtores...
  5.  # 265

Colocado por: N Miguel Oliveira

Lamento o que lhe aconteceu. Era bem melhor ter trocado de Arquitecto... ainda que arriscava-se a que lhe acontecesse o mesmo...
    Enfim, há que estar atento agora em obra, para que não lhe aconteça o mesmo com os construtores...

Muitas vezes os DOs também dificultam o trabalho dos arquitectos, o sonho de ter uma casa é tão grande e por isso ao longo do tempo vão fazendo um protótipo daquilo que para eles é o ideal. Depois muitas vezes esse protótipo tolda lhes a vista para coisas melhores, menos complexas e mais funcionais.

Eu por exemplo tinha zero de vontade de contruir, foi mais por "obrigação" devido ao mercado que outra coisa qualquer. E por isso acho que foi facil trabalhar e encontrar uma solução com a minha arquitecta, isto apesar de ela até ter pouca experiência.

Não estou a dizer que seja o caso do Tiago, mas por acaso vou ver se cusco os outros tópicos dele para observar as soluções que o seu arquitecto/projectista lhe deu anteriormente.
  6.  # 266

Colocado por: Leao91Muitas vezes os DOs também dificultam o trabalho dos arquitectos, o sonho de ter uma casa é tão grande e por isso ao longo do tempo vão fazendo um protótipo daquilo que para eles é o ideal

uma casa, como tudo na vida é uma questão de compromissos, por vezes não é possivel ter tudo, mas como é um investimento para a vida os DO não veêm isso e não abdicam de nada.

um exemplo, todos gostam de ter uma zona nas traseiras da casa, resguardada na rua, para passar uns tempos no verão. Mas quantos replicam esse modelo mesmo quando as casas tem as traseiras viradas para norte.
    • RCF
    • 6 dezembro 2019

# 267

Colocado por: pauloagsantosum exemplo, todos gostam de ter uma zona nas traseiras da casa, resguardada na rua, para passar uns tempos no verão. Mas quantos replicam esse modelo mesmo quando as casas tem as traseiras viradas para norte.

para mim, para passar as tardes de verão, o melhor é nas traseiras viradas a norte.
  7.  # 268

Colocado por: RCF
    para mim, para passar as tardes de verão, o melhor é nas traseiras viradas a norte.

e vai virar as janelas sacadas da sala para o norte tb? valente....
    • RCF
    • 6 dezembro 2019

# 269

Colocado por: pauloagsantos

e vai virar as janelas sacadas da sala para o norte tb? valente....

o indispensável para ter acesso...
  8.  # 270

Onde vive só para termos uma ideia?

É que se for de Leiria para baixo todos percebemos. Se for do Norte é masoquista.
    • RCF
    • 6 dezembro 2019

# 271

Colocado por: Leao91

Onde vive só para termos uma ideia?

É que se for de Leiria para baixo todos percebemos. Se for do Norte é masoquista.

por acaso é de Leiria para baixo, mas não vejo em que é que isso faz diferença. O verão em Trás os Montes não é nada ameno...
  9.  # 272

por acaso é de Leiria para baixo, mas não vejo em que é que isso faz diferença. O verão em Trás os Montes não é nada ameno...

Venha para Aveiro, Porto ou Viana e metasse virado a Norte num dia de Verão, não deve querer voltar a passar pela experiência enquanto se lembrar dessa. Eheheheh
    • RCF
    • 6 dezembro 2019

# 273

Venha para Aveiro, Porto ou Viana e metasse virado a Norte num dia de Verão, não deve querer voltar a passar pela experiência enquanto se lembrar dessa. Eheheheh

Para mim, é assim. Cada um, faça como quiser e puder... sem valentias, nem masoquismos...
  10.  # 274

Colocado por: Leao91É que se for de Leiria para baixo todos percebemos. Se for do Norte é masoquista.

Exacto... por isso digo que fico "estupidodefacto", quando vejo um DO "escolher uma planta"...

Até poderá encontrar um exemplo que sirva... mas isso é não tirar proveito nenhum de uma construção de raíz... é como escolher um apartamento ou o seu simétrico porque é o que há... Neste exemplo do Tiago... um quarto a norte? Enfim...

Como que se uma planta servisse de igual forma em Aveiro, Bragança ou Beja...

Por exemplo, porque é que os alpendres têm aquela largura? Certamente não foi calculando o ângulo dos raios solares... foi porque viu na net... e ficava "bonito"... e a inclinação da cobertura? E o tamanho dos vãos?
  11.  # 275

Para mim, é assim. Cada um, faça como quiser e puder... sem valentias, nem masoquismos...

Ok. Bom proveito.
  12.  # 276

Embora perceba no tópico quem diga que para construír de raíz, será para uma casa completamente personalizada, à nossa medida e gosto. Sou muito aplogista das soluções personalizadas, tanto na arquitectura como nos ambientes de interiores.
    No entanto, isso deixaria de fora uma solução que existe no mercado e que é comprar terreno já com projecto aprovado para aquele terreno. E que é soluçao bastante comercializada. É opção perfeitamente viável, e uma alternativa que nos assiste no mercado.
  13.  # 277

Colocado por: N Miguel Oliveira

Pois era mas às vezes temos que tomar opções, ponderámos e na altura optámos por continuar a tentar com ele. Depois surgiu esta casa e gostámos, estava dentro do que queríamos e tirando o quarto a norte o resto tinha boa exposição solar, claro que se fosse hoje alterava mais alguns pormenores lá dentro, mas como se costuma dizer, quando se termina de construir uma casa é que devíamos estar a começar.
    O empreiteiro para já está a ser o contrário, tem-me deixado bastante satisfeito. Vamos ver como se continua a portar, e no final se a casa ficar pelo valor orçamentado sem grandes derrapagens, vai ser óptimo preço (só no final divulgarei).

Muitas vezes os DOs também dificultam o trabalho dos arquitectos, o sonho de ter uma casa é tão grande e por isso ao longo do tempo vão fazendo um protótipo daquilo que para eles é o ideal. Depois muitas vezes esse protótipo tolda lhes a vista para coisas melhores, menos complexas e mais funcionais.

Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

Como é óbvio nós indicámos o estilo de casa que gostaríamos, curiosamente falámos numa parecida a esta aqui na zona que ele conhecia, nunca fez nada parecido a ela. Mas o DO dizer como gosta, não impede o arquitecto/desenhador (como lhe queira chamar) de dizer alertar para eventuais erros no que estamos a pedir, alertar ao cuidado de não ter exposição solar etc. Este nós dizíamos e ele ok e tentava fazer. Houve uma planta que ele fez que até gostei mas tinha a cozinha na frente da casa. A minha mulher não queria ali a cozinha, se não fosse esse pormenor a coisa até tinha corrido bem porque a planta não estava má!

Colocado por: CMartinEmbora perceba no tópico quem diga que para construír de raíz, será para uma casa completamente personalizada, à nossa medida e gosto. Sou muito aplogista das soluções personalizadas, tanto na arquitectura como nos ambientes de interiores.
    No entanto, isso deixaria de fora uma solução que existe no mercado e que é comprar terreno já com projecto aprovado para aquele terreno. E que é soluçao bastante comercializada. É opção perfeitamente viável, e uma alternativa que nos assiste no mercado.
    Concordam com este comentário:****

Também concordo, uma planta pré-feita desde que vá ao encontro do que o DO deseja está bom. Claro que depois deve ser tido em conta o terreno, localização e tudo mais, mas se tudo isso "encaixar" e o DO gostar, porque não?
  14.  # 278

Colocado por: tiagooliveira20mas se tudo isso "encaixar" e o DO gostar, porque não?

No seu caso não concordo. A sua casa parece uma cópia literal... Parece que era indiferente se o seu terreno fosse esse ou outro no Alentejo... Aliás, até mudaria o nome deste tópico para "casa R/C T2", porque um espaço a Norte, para mim não é um quarto, mas sim um arrumo. Há "detalhes" que o DO ignora e é dever do seu Arquitecto alertá-lo.
    Enfim, ainda bem que o empreiteiro é sério, também é importantíssimo.

Colocado por: tiagooliveira20o arquitecto/desenhador (como lhe queira chamar)

Parece-lhe indiferente ser um ou outro?
  15.  # 279

Tomara eu encontrar uma casa em catalogo exactamente como gosto. Até porque acho que não existe apenas 1 casa possivel, existe varias soluções que seriam interessantes para a mesma pessoa.

Quanto ao quarto a norte, numa moradia... alguma coisa te de estar a norte, e nem sempre é possivel conjugar tudo para ter cozinha, WCs ou garagens a norte. Importa é estar consciente disso, e fazer opções a contar com isso.
  16.  # 280

Como vai a obra Tiago? As coisas com a EDP chegaram se a resolver com alguma celeridade ou ainda teve problemas?

Para a semana vêem meter o poste para a baixada e depois fazer contrato com essa cambada, até tenho receio desse passo seguinte onde você teve problemas.

0.0560 seg. NEW