Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: PedroGomesOra tem dinheiro para pagar uma renda de 700€ mas não tem pra comprar uma casa de 160k???

Para comprar é preciso ter dinheiro de parte, para alugar não. Conheço quem esteja a pagar 650€ de renda porque pura e simplesmente não consegue mais barato. Ele ganha cerca de 900€ e ela o ordenado mínimo. Certamente não me parece que tenham capacidades para comprar uma casa de 160k, e muito menos conseguem neste momento juntar dinheiro para a compra de uma casa.
  2.  # 2

Colocado por: Tanialexandra

Para comprar é preciso ter dinheiro de parte, para alugar não. Conheço quem esteja a pagar 650€ de renda porque pura e simplesmente não consegue mais barato. Ele ganha cerca de 900€ e ela o ordenado mínimo. Certamente não me parece que tenham capacidades para comprar uma casa de 160k, e muito menos conseguem neste momento juntar dinheiro para a compra de uma casa.
    Para 160k sabe quanto ficara a pagar ao banco? neste momento? é que se consegue pagar 650 neste momento tambem consegue pagar 450. E se a pessoa hoje precisa de uma habitacao nao quer dizer que daqui a 10 anos tambem va precisar? Hoje tenho casa comprada mas a 3 anos atras estava a pagar precisamente 650€. Habitacao é algo que precisamos sempre. nao é temporario
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsvaluminio
  3.  # 3

Colocado por: Duarte&Menavi uma publicação no facebook de um T2 para alugar dizia a própria... Abri a publicação por mera curiosidade... pimba 900 euros.... era renovado é verdade, com boas áreas... mas.... 900 euros!?

Para quem conhece a zona da baixa da banheira na margem sul, esta semana estava no Facebook um T2 a 550€ nuns prédios velhos horríveis. Ainda tiveram a lata de dizer que o apartamento estava remodelado sendo que olhando para a a casa de banho ainda tinha aqueles autoclismos antigos de plástico que ficam na parede.
    Concordam com este comentário: PedroGomes, Duarte&Mena, desofiapedro
  4.  # 4

Colocado por: PedroGomesdepois há os teimosos que querem morar em Lisboa. É chique. É in. É só apanhar o metro ou o autocarro e já estou no trabalho.

Viver perto do trabalho, é ter qualidade de vida, não tem nada de chique. Quem pode faz muito bem.
    Concordam com este comentário: DR1982, MVA, Pedro Barradas, desofiapedro
  5.  # 5

Colocado por: PedroGomesPara 160k sabe quanto ficara a pagar ao banco? neste momento? é que se consegue pagar 650 neste momento tambem consegue pagar 450.

Eu sei, eu sei. Pedi crédito habitação no início deste ano pelo que estou dentro do assunto. No entanto só porque os juros estão baixos agora não quer dizer que faça sentido um casal com rendimentos de 1500€ mensais comprar um imóvel de 160k. Na minha opinião é pedirem para ficar com a corda ao pescoço.

Colocado por: PedroGomesse a pessoa hoje precisa de uma habitacao nao quer dizer que daqui a 10 anos tambem va precisar? Hoje tenho casa comprada mas a 3 anos atras estava a pagar precisamente 650€. Habitacao é algo que precisamos sempre. nao é temporario

Eu não quis dizer que não compensa comprar casa, eu sou a pessoa mais apologista da compra de casa, tenho 27 anos e não descansei enquanto não o fiz. Pago agora menos por um T3 do que antes por um T2, e nem se pode comparar a qualidade de construção de um e de outro. Durmo descansada sem estar preocupada com renovações de contrato e um dia terei algo meu. O que quis dizer é que no caso do casal que referi, e que certamente não será caso único, estão meio entre a espada e a parede...têm um rendimento mensal de cerca de 1500€, pagam 650€ de renda, mesmo sendo poupados no máximo dos máximos põe uns 200€ por mês de parte e rezam para não haver nenhum imprevisto. Está a imaginar quanto tempo têm que esperar até conseguirem o valor necessário para a entrada de uma casa? Nem para uma casa de 100k teriam tão cedo, quanto mais uma de 160k. Pagam 650€ de renda porque não têm outra hipótese, pouco sobra ao final do mês.
  6.  # 6

Colocado por: PicaretaViver perto do trabalho, é ter qualidade de vida

Caro Picareta, falando em Lisboa ainda esta semana tive uma discussão (civilizada) enorme sobre este assunto. Eu estou a cerca de 40~45 minutos de Lisboa e nunca quis ir para lá viver. Prefiro a qualquer momento fazer a viagem de ida e volta todos os dias e no final do dia regressar à minha casa do que se for preciso ter as trotinetas da lime que me deixavam em 5 minutos no trabalho. A definição de qualidade de vida não é a mesma para todos nós.
    Concordam com este comentário: PedroGomes
  7.  # 7

Colocado por: Picareta
    Viver perto do trabalho, é ter qualidade de vida, não tem nada de chique. Quem pode faz muito bem.
    Concordam com este comentário:DR1982
    nos dias de hoje não existem trabalhos para a vida. Mas embora sejam pra vida não vejo fascínio algum estar no centro da confusão. Ouvir sirenes a cada 5 minutos e já pra não falar na poluição quer sonora dos carros quer do fumo dos carros.
    Concordam com este comentário: Tanialexandra
  8.  # 8

Eu sei, eu sei. Pedi crédito habitação no início deste ano pelo que estou dentro do assunto. No entanto só porque os juros estão baixos agora não quer dizer que faça sentido um casal com rendimentos de 1500€ mensais comprar um imóvel de 160k. Na minha opinião é pedirem para ficar com a corda ao pescoço.

Eu não quis dizer que não compensa comprar casa, eu sou a pessoa mais apologista da compra de casa, tenho 27 anos e não descansei enquanto não o fiz. Pago agora menos por um T3 do que antes por um T2, e nem se pode comparar a qualidade de construção de um e de outro. Durmo descansada sem estar preocupada com renovações de contrato e um dia terei algo meu. O que quis dizer é que no caso do casal que referi, e que certamente não será caso único, estão meio entre a espada e a parede...têm um rendimento mensal de cerca de 1500€, pagam 650€ de renda, mesmo sendo poupados no máximo dos máximos põe uns 200€ por mês de parte e rezam para não haver nenhum imprevisto. Está a imaginar quanto tempo têm que esperar até conseguirem o valor necessário para a entrada de uma casa? Nem para uma casa de 100k teriam tão cedo, quanto mais uma de 160k. Pagam 650€ de renda porque não têm outra hipótese, pouco sobra ao final do mês.
    o que quis dizer é que qu paga 650€ de renda pode perfeitamente pagar um imóvel de 160k. Não quer dizer que o devam fazer. Mas podem. Agora se forem inteligentes arranjam algo que caso um dia vencimentos seja interrompido não perdem a casa. Agora é da cabeça de cada um.
  9.  # 9

Colocado por: PedroGomeso que quis dizer é que qu paga 650€ de renda pode perfeitamente pagar um imóvel de 160k. Não quer dizer que o devam fazer. Mas podem. Agora se forem inteligentes arranjam algo que caso

"Podem" porque nos encontramos numa situação anormal com a euribor negativa, porque numa situação normal não podem, e têm que ter isso em conta.
    • MVA
    • 10 julho 2019 editado

# 10

Colocado por: PedroGomesnos dias de hoje não existem trabalhos para a vida. Mas embora sejam pra vida não vejo fascínio algum estar no centro da confusão. Ouvir sirenes a cada 5 minutos e já pra não falar na poluição quer sonora dos carros quer do fumo dos carros.
    Concordam com este comentário:Tanialexandra

Fala do que não sabe.
    Em pleno centro de Lisboa existem bairros que parecem autênticas aldeias. Por exemplo o bairro do Alvito. Ou o bairro de madre Deus.
  10.  # 11

"Podem" porque nos encontramos numa situação anormal com a euribor negativa, porque numa situação normal não podem, e têm que ter isso em conta.

Mas vai da cabeca de cada um... essas pessoas que voce citou nao tao a alugar? vao sempre precisar de uma habitacao. eu comprei uma ganhando o ordenado minimo. logo nao é descabido ou impossivel. agora essas pessoas tem de ver o que podem comprar e que nao venham mais tarde a arrepender se.
    Concordam com este comentário: Duarte&Mena
  11.  # 12

Colocado por: MVA

Fala do que não sabe.
    Em pleno centro de Lisboa existem bairros que parecem autênticas aldeias. Por exemplo o bairro do Alvito. Ou o bairro de madre Deus.
    Caro amigo eu falo daquilo que os meus amigos me contam. ja vivi no centro de lisboa mas a mais de 30 anos. e cm sabe lisboa é grande logo nao pode ser igual em todo o lado.
  12.  # 13

Colocado por: PedroGomesMas vai da cabeca de cada um... essas pessoas que voce citou nao tao a alugar? vao sempre precisar de uma habitacao. eu comprei uma ganhando o ordenado minimo. logo nao é descabido ou impossivel. agora essas pessoas tem de ver o que podem comprar e que nao venham mais tarde a arrepender se.

Desculpe a pergunta, mas enquanto alugou estava a pagar estas exorbitâncias? E quando comprou foi antes ou depois da exigência dos 10% a 15% de entrada por parte dos bancos?

Não digo que seja impossível para eles, porque não é, mas para poderem sequer pensar em comprar vão ter que meter de parte sem falha 200€ por mês nos próximos 5 anos. Se no meio disto tudo as rendas subirem ainda mais ficam completamente sem margem de manobra.

Edit: e quanto ao poderem mas não deverem comprar uma casa de 160k, lembre-se da taxa de esforço que o banco tem em conta. Só porque consegue pagar uma renda de 650€ não quer dizer que o banco ache que pode pagar 450€ de renda.
  13.  # 14

Como se comprar uma casa fosse só chegar ao banco assinar uns papeis e ir pra casa e começar a pagar o empréstimo ao banco...

Caríssimos: hoje em dia são raros os casos de 100% de financiamento, e mesmo os que o são a menos que tenham oferta da escritura e das taxas e taxinhas tão tramados! Eu tive 100% financiamento e entre sinal e impostos e taxas e taxinhas ainda foram quase 5000 aérius a voar da carteira. Nem toda a gente tem sequer 1000euros que possa pegar pra "esbanjar" na compra de uma casa. Ora se for sem 100% financiamento a malta arrisca-se a ter que arrotar às vezes dezenas de milhares de euros! Por isso caríssimos é que há quem pague uma renda de 700€ por mês em vez de comprar pra pagar menos... o dinheiro de uma transação dessas ainda não cai do céu.
  14.  # 15

Desculpe a pergunta, mas enquanto alugou estava a pagar estas exorbitâncias? E quando comprou foi antes ou depois da exigência dos 10% a 15% de entrada por parte dos bancos?

Não digo que seja impossível para eles, porque não é, mas para poderem sequer pensar em comprar vão ter que meter de parte sem falha 200€ por mês nos próximos 5 anos. Se no meio disto tudo as rendas subirem ainda mais ficam completamente sem margem de manobra.

Edit: e quanto ao poderem mas não deverem comprar uma casa de 160k, lembre-se da taxa de esforço que o banco tem em conta. Só porque consegue pagar uma renda de 650€ não quer dizer que o banco ache que pode pagar 450€ de renda.
    no meu caso não tinha dinheiro junto apenas um bom IRS fruto de 2 empregos e decidi que tinha de comprar naquele ano. Como ia comprar sozinho foi só garantir que um familiar próximo pedisse um empréstimo de 12k para dar entrada no qual eu ficaria encarregue de pagar a prestação. Ora estava a pagar 650 e passei a pagar 250 do crédito habitação e 220 do crédito pessoal. O timming foi perfeito pois as regras para crédito habitação mudaram.
  15.  # 16

Colocado por: PedroGomesno meu caso não tinha dinheiro junto apenas um bom IRS fruto de 2 empregos e decidi que tinha de comprar naquele ano. Como ia comprar sozinho foi só garantir que um familiar próximo pedisse um empréstimo de 12k para dar entrada no qual eu ficaria encarregue de pagar a prestação. Ora estava a pagar 650 e passei a pagar 250 do crédito habitação e 220 do crédito pessoal. O timming foi perfeito pois as regras para crédito habitação mudaram.

Pois lá está, o timming foi perfeito, agora é mais difícil. E um facto muito importante, quantas pessoas têm familiares que se disponibilizam para fazer um crédito pessoal em seu nome? Certamente se tivesse tentado fazer os dois créditos em seu nome não teriam sido aceites. Compreendo que se pagava 650€ paga 470€ muito mais facilmente, mas o banco não quer saber disso.

Colocado por: desofiapedroPor isso caríssimos é que há quem pague uma renda de 700€ por mês em vez de comprar pra pagar menos... o dinheiro de uma transação dessas ainda não cai do céu.

Pois, é exactamente isto que estou a querer dizer, a maioria das pessoas não está a pagar 700€ de renda porque prefere alugar a comprar, simplesmente precisam de um sitio para viver e não têm condições financeiras para avançar para a compra, e com rendas altas e ordenados baixos juntar dinheiro para a entrada é impossível para alguns.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, PedroGomes
  16.  # 17

Foi uma maneira de fintar o sistema. A pessoa em questão também mora cmg logo também era do interesse dela que eu comprasse a casa. Sei que se fosse hoje apesar do meu poder de compra ser maior nso iria conseguir fazer o negócio que fiz. Mas uma coisa é certa. Há sempre maneira de fazer a coisa. Agora a pessoa tem é de ter focus.... Tive 1 ano e meio com 2 empregos quase não via a família para poder ter um bom IRS e liquidar dívidas pendentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Duarte&Mena
  17.  # 18

Colocado por: PedroGomesMas uma coisa é certa. Há sempre maneira de fazer a coisa. Agora a pessoa tem é de ter focus.... Tive 1 ano e meio com 2 empregos quase não via a família para poder ter um bom IRS e liquidar dívidas pendentes

Não lhe estou a tirar o mérito do sacrifício que fez para comprar a sua casa. Mas nem sempre sacrifício e foco são suficientes, por isso também não podemos criticar. Esta geração na qual estou incluída (mas felizmente safei-me) não tem a vida facilitada. Ora vejamos:

- Passar a efectivo hoje em dia é quase um mito, vão comprar casa como?
    - Um casal mesmo que ache um apartamento por 80k teria que ter à volta de 15k disponíveis para a entrada e para despesas associadas à compra. Para um casal que consiga meter religiosamente de parte 200€ por mês, tem que esperar mais de seis anos para ter esse montante. Para não falar que se for um casal em que ambos ganhem o ordenado mínimo e que pague um abuso de renda é esquecer esses 200€ de poupança.
    - Mesmo que por milagre tivessem ambos efectivos e tentassem recorrer ao crédito pessoal+crédito habitação já andavam a rondar os 35% de taxa de esforço, o que é praticamente um não certo do banco.
  18.  # 19

Não lhe estou a tirar o mérito do sacrifício que fez para comprar a sua casa. Mas nem sempre sacrifício e foco são suficientes, por isso também não podemos criticar. Esta geração na qual estou incluída (mas felizmente safei-me) não tem a vida facilitada. Ora vejamos:

- Passar a efectivo hoje em dia é quase um mito, vão comprar casa como?
    - Um casal mesmo que ache um apartamento por 80k teria que ter à volta de 15k disponíveis para a entrada e para despesas associadas à compra. Para um casal que consiga meter religiosamente de parte 200€ por mês, tem que esperar mais de seis anos para ter esse montante. Para não falar que se for um casal em que ambos ganhem o ordenado mínimo e que pague um abuso de renda é esquecer esses 200€ de poupança.
    - Mesmo que por milagre tivessem ambos efectivos e tentassem recorrer ao crédito pessoal+crédito habitação já andavam a rondar os 35% de taxa de esforço, o que é praticamente um não certo do banco.
    o juntar dinheiro para a entrada é bonito mas há sempre emprevistos.. Eu comprei sozinho. Fui ao banco e vi qual era o máximo que podia ir. Tava numa empresa de **** mas que me dava efectividade. Assim que lhes pedi o papel fui logo tratar disso. Assim que resolvi o crédito e comprei a casa despedi me logo. Efectividade só serve para comprar porque depois da escritura assinada já não há volta a dar. Esse casal tem que tracar um projecto e ir a luta. Hoje é fundamental não estar preso a uma situação que pode mudar de um momento para o outro. E se o senhorio decidir que precisa da casa ou já quer 800€? Ou voltam a procura de um apartamento mais afastado de onde se encontram possivelmente sem transportes e no qual o pouco tempo que tinham em casa vai ser passado nos transportes ou no trânsito.
  19.  # 20

E emigrar? Custa mas por vezes é a solução mais simples para conseguir o necessário para comprar!

0.0453 seg. NEW