Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    O pessoal refere a questão da saúde e com relativa razão, no entanto, quantos vezes é que tem de se socorrer desses serviços?
    Eu fui criado na aldeia, no verão andava sempre descalço, comi terra e esmurrei os joelhos, nariz e testa, andei de bicicleta e caí, comi fruta sem ser lavada e tomava banho no rio. Isto para dizer que viver no campo faz bem à saúde e isso traduz-se na redução de idas ao hospital e à farmácia.
    Concordam com este comentário: A. Madeira, Jota5
    • AMVP
    • 15 julho 2019

     # 22

    Colocado por: Vítor MagalhãesO pessoal refere a questão da saúde e com relativa razão, no entanto, quantos vezes é que tem de se socorrer desses serviços?
    Eu fui criado na aldeia, no verão andava sempre descalço, comi terra e esmurrei os joelhos, nariz e testa, andei de bicicleta e caí, comi fruta sem ser lavada e tomava banho no rio. Isto para dizer que viver no campo faz bem à saúde e isso traduz-se na redução de idas ao hospital e à farmácia.



    No meu caso, quando me referi a saúde é pq eu me dou mal num contexto de interior. O que faz sentido, estou habituada a respirar num ambiente diferente, de Litoral que exige menos esforço para respirar e que tem mais humidade, esta ultima faz mal a mt mas não é o meu caso.
  2.  # 23

    Então viver em Aveiro/Ílhavo, exemplo entre outros, é o melhor dos dois mundos: a vantagem de viver perto do mar e os benefícios de morar numa cidade de

    tamanho médio.

    Durante a maior parte da minha vida residi na AMP; agora está fora de questão lá regressar.
    • VCAC
    • 15 julho 2019

     # 24

    Saúde...
    Onde vivo há um hospital público (não tem todas as especialidades, acho que falta neurocirurgia, quando é preciso reencaminham para Coimbra), nenhum privado.
    Clínicas e consultórios privados é aos pontapés...
    Farmácias acho que são 12

    Não tenho razões de queixa do nosso Hospital... felizmente ainda só lá passei uma noite com a pequena quando teve uma gastroentrite assim mais para o grave, porque a preferiram manter lá uma noite para vigilância e hidratar com soro.
    A maior parte das vezes que lá vou com os pequenos, quase que parece que os pediatras estão à nossa espera (os adultos já tem que esperar mais um bocadinho ;) )
    Se isto não é qualidade de vida...
  3.  # 25

    Colocado por: AMVPEu sempre vive na região de Lisboa, se me via a viver noutro local do país?

    eu passei da AML, para o interior alentejano...


    Colocado por: AMVPSe me via/podia viver no interior? Podia, havia de me adaptar mas para mim seria difícil, mesmo em termos de saúde. Talvez porque sempre vive no Litoral, o interior é um local que para mim é mais difícil de suportar.

    Não é bem assim, venha experimentar.. quem não quer agora voltar ao centro urbano, no Litoral sou eu. quanto à saúde, depende da especificidade de cada um.. eu vim para aqui para o interior e passei a ter menos doenças... quando quero/ preciso rapidamente se está em qq meio urbano.

    Colocado por: AMVPQuando á questão de "Vida", eu gosto de vida/pessoas logo neste momento o interior perde, mas há décadas atrás estava cheio.

    Essa é uma questão relativa... Durante o dia não tenho tempo para convivios... ao final de tarde, ou dou uns passeios de bike, sozinho e/ou com pessoal amigo... Para laurear a pevide, existem locais proprios... pessoalmente não sou de estar em esplanadas, não sou muito dado à "movida"... Aos fds, vou passear com a familia e ou amigos, tenho sempre sitios para desopilar, passeios e pedaladas, com pessoal amigo. numa area em redor inferior a 90km...

    Penso que o interior não é somente uma realidade... existem muitos interiores, depois dependerá das expectativas de cada qual. quanto á situação profissional, importante, por acaso tanto possa fazer o que faço aqui, como em qq outro lugar...
  4.  # 26

    Boa tarde para todos,

    Não esperava que este tópico despertava tanto o interesse aqui do fórum, fico contente em sabê-lo!

    Como disseram, de facto há interior e interior. Uma coisa é morar numa cidade do interior, outra é morar numa vila ou até aldeia. Já passei várias semanas nos concelhos de Chaves e Bragança e quando regresso a AML, sinto falta de ver os montes. Sendo da área da IT, para mim é bastante difícil ainda imaginar viver no interior infelizmente (bem sei que existe a solução do tele-trabalho, mas cá em Portugal ainda não tem grande visibilidade), a menos de mudar de completamente de área.

    Bem vejo os meus pais que vivem numa aldeia do concelho de Bragança, quando precisam de cuidados de saúde ou vão a Bragança (demoram 10 minutos de carro) ou vão a Mirandela a Hospital Particular da Terra Quente (demoram 30 minutos), ou seja, estão relativamente perto, mas precisam de carro, mas a qualidade de vida do campo é incomparável com a AML.

    O factor limitador para mim é unicamente profissional.
  5.  # 27

    Colocado por: sousa tavares

    Mas isso acontece sempre, independentemente do local onde se vive. Mais tarde ou mais cedo os filhos saem de casa. Ou em Lisboa isso não

    acontece?

    E porquê andar para Lisboa? No resto do país não se vive com qualidade?? Só em Lisboa é que há oportunidades de trabalho?

    Há pessoal que só olha para o seu umbigo... Parece o típico americano!


    Em lisboa 2 filhos na universidade sao menos 700euros de quarto que paga (se dormirem la em casa...), em cima da propina e alimentação... tipicamente os ordenados sao melhores ja por si...

    E digo que vao pq com 10 anos provavelmente ja têm todos os amigos aí e a mudança vai deixar sempre voltade de voltarem...

    N sei, é uma opção vossa mas acho que é cedo demais, vao comprando um terreno e metendo o projecto com tempooooo... ;)
  6.  # 28

    Vivo no litoral e nasci no litoral. A minha esposa também. Nao temos raizes nenhumas no interior.
    Mas nunca conseguiria tomar a opcao de ir viver e trabalhar para o interior. Só se fosse obrigado profissionalmente. E mesmo assim, nao sei se nao recusaria.
    Quando vou passear para o interior a mais de 50 kms do litoral, penso muitas vezes como deve ser a vivencia das pessoas que moram ali e mais para dentro do país.
    Tudo depende das nossas raizes e necessidades.
    Para mim é impensavel viver em vila real, Bragança, viseu ou covilha.
    Onde vivo tenho oferta de tudo. E aquilo que nao tenho oferta a 5 minutos de casa, tenho a 15m. Tanto praia como grandes centros urbanos.
  7.  # 29

    Eu vim de Lisboa para uma aldeia do interior de pouco mais de 1000 habitantes,cada caso é un mundo,no meu não trabalho nen tenho filhos pequenos,por tanto não le vou ser de muita ajuda,o que se perde o vir de uma gran cidade ,ganha-se en tranquilidade,todos nos conhecemos,a vida vai a outro ritmo é tudo mas descontraído,mais simples,menos consumismo...É uma escolha que não sempre todos poden fazer.
  8.  # 30

    não dá para agradar a todos... e cada um terá a sua realidade. O que condiciona as opções que escolheu, ou que possa tomar.
    Concordam com este comentário: BM_18, desofiapedro
    • DR1982
    • 15 julho 2019 editado

     # 31

    Como ja disseram é algo pessoal, depende das necessidades e gostos de cada um...
    Eu nao me via a viver num grande centro, mas tambem nao sei se me consigo habituar novamente a ter de pegar no carro para tudo...
    A solução para mim, passa por um meio termo!
  9.  # 32

    Colocado por: DR1982mas tambem nao sei se me consigo habituar novamente a ter de pegar no carro para tudo...


    lá esta o depende existe quem viva numa aldeia, com o café, mini-mercado, cabeleireiro, igreja perto de casa em que pode ir a pé. e que viva numa cidade num bairro novo só com casas novas e bonitas e sem o café ou um minimercado e a ter que pegar no carro para fazer tudo.

    eu vivo numa aldeia, pq é a minha aldeia, provavelmente se tivesse que sair iria me mudar para uma cidade
  10.  # 33

    Colocado por: pauloagsantos

    lá esta o depende existe quem viva numa aldeia, com o café, mini-mercado, cabeleireiro, igreja perto de casa em que pode ir a pé. e que viva numa cidade num bairro novo só com casas novas e bonitas e sem o café ou um minimercado e a ter que pegar no carro para fazer tudo
    Eu “perdi” um terreno exatamente por ser num loteamento novo e estar naquele limite em que até da para ir ao café a pé mas na hora de sair de casa surge a duvida se se vai de carro ou a pé, as vezes arrependo me, hoje esta a venda pelo dobro! :S
  11.  # 34

    Nascida e criada no Porto, vivo em Vila Real há 3 anos.
    Neste momento o balanço que faço é positivo, não me arrependo da mudança.
    Saúde, felizmente não necessitamos de nada no entanto por cá toda a gente sabe quem é toda a gente, rápido se arranja o nome do médico mais conhecido na especialidade, as boas e más experiências com os diferentes médicos, depois é só escolher. O hospital público não tem grande fama mas isso acontece em todo o lado mas aqui a mensagem passa mais depressa.
    Educação, existem várias escolas, poucas opções privadas mas existem, a educação funciona da mesma forma como no resto do país, é uma questão de sorte com a colocação do professor.
    Emprego, efetivamente o pior ponto ou é empreendedor e inicia um negócio seu ou tem de se sujeitar à pouca oferta que existe, o ordenado no interior é mais baixo (fiquei escandalizada quando o soube) se for funcionário público isso já não acontece...
    Trânsito, em Vila Real existe em horas de ponta, durante o ano todos ou quase todos os pais levam os filhos à escola de carro, existem transportes dentro da cidade, fora só em determinadas horas, no verão há muito mais movimento com o regresso de quem anda pelo estrangeiro.
    Qualidade de vida, é muito relativo, depende da vontade de cada um... Nós vivemos fora da cidade, temos uma pequena horta onde a pequena pode ver legumes e frutas a crescer e participar no processo, temos meia dúzia de galinhas porque em pequena adorava dar de comer aos bichos, já passaram 3 anos e continua a gostar de o fazer. Almoço todos os dias em casa, sei que demoro exatamente aqueles minutos a chegar a casa. É uma vida diferente certamente. Estamos onde queremos e onde gostamos, o casal tem de estar em sintonia, os filhos vão seguir o caminho deles de uma maneira ou de outra...
    Compras tem sempre a opção da Internet ou faz um programa de fim de semana para comprar tudo o que necessita. Temos o verdadeiro inverno e o verdadeiro verão, Espanha está já ali ao lado uma boa opção de férias sem portagens... Do longe se faz perto basta querer... A habitação por estes lados é que é péssima, 0 isolamento e as oferta são muito caras quer arrendamento, quer compra, talvez devido ao arrendamento a estudantes universitários... Com filhos pequenos ou opta por morar perto da escola no centro da cidade, normalmente a preços bastante elevados ou tem de acautelar que irão estar ocupados com atl até terminar o trabalho uma vez que não terão autonomia de regressar a casa sozinhos.
  12.  # 35

    Colocado por: MVAVivi vários anos no interior, numa grande moradia isolada com muito terreno. Sempre que precisava de comprar algo, ir a algum lado passear, ou de simplesmente ir para o emprego, tinha de me enfiar no carro.

    Hoje vivo num apartamento em pleno centro do Porto, com metro à porta e todos os serviços e comércio a menos de 5/10 minutos a pé, incluído centro de saúde e hospital, bem como todas as escolas que os meus filhos hão de necessitar (do 1º ciclo à secundária) a menos de 5 minutos a pé de casa.
    Em 15 minutos a pé estou na Ribeira para dar umas caminhadas à beira-rio ao longo do Douro.

    Só pego no carro aos domingos (e não é todos, é 2 a 3 domingos por mês apenas quando quero ir para mais longe), porque de resto é sempre a pé para todo o lado. Se precisar de ir a algum lado mais afastado normalmente vou de metro.

    Não troco esta comodidade de ter tudo literalmente ao pé e nunca precisar de nada para me deslocar, para além das minhas pernas.

    Parabéns pela sua satisfação.
    Mas o pleno centro do Porto é impossivel entrar ou sair em hora de ponta. O metro é uma realidade, mas poderá num futuro não ser a sua solução de mobilidade. Viverá lá para a Galiza, mas se para si a vida é esse mar de rosas, já o seu vizinho não terá a mesma sorte.
    Vivo no interior, tenho tempo de sobra para tudo, ir ao café ir à esplanada, apanhar banhos de sol andar de bicicleta, etc algumas coisas alguns bens são de difícil ou impossível acesso, no entanto aquilo que queria ou poderia desfrutar hoje numa cidade como o Porto, não tinha tempo nem possibilidade para disfturar enquanto vivi no Porto.
    Tinha um hospital perto a quinta do covelo ao lado, o Marques mais ali, etc etc. Tinha o silêncio do campo. No entanto chegava morto cansado e exausto a casa. Se chovia então no trânsito demorava 1 hora para fazer aquilo que demorava habitualmente 5 minutos.

    Tenho o prazer neste momento de estar a comer mirtilos da zona que sabem a mirtilos. Comer hortaliça é fruta que sabe alguma coisa.
    Ter o por do sol a entrar pela sala todas os fins de dia à hora de jantar ou equanto faço um jantar. Ir almoçar a casa às sobras do dia de ontem. Estar com o filho que estuda à hora de almoço. Ter uma sogra dia sim dia não em casa. Ter os pais por casa nos outros dias. Não tínhamos Internet nem fibra, agora já temos, mas passam-se dias sem ver TV.
    Ouvir os grilos e as cigarras lá fora. Ouvir o som das árvores.
    E sim, há coisas na cidade que fazem falta e não há no interior.
    Concordam com este comentário: MrVetable, Vítor Magalhães, HAL_9000
  13.  # 36

    Eu tenho tudo isso e estou no litoral. Com a vantagem de tambem comer mirtilos a saber a mirtilos. Laranjas a saberem a laranjas. Até os ovos saiem do c* das galinhas por aqui.
    O leite tambem sai das tetas das vacas, mas prefiro o de pacote dos supermercados.
    O pica no chao tambem é com sangue de galinha criada ao ar livre.
    Eu acho uma piada acharem que só no interior há ar puro e coisas que a terra dá.
    O litoral nao é só porto e lisboa.
    Concordam com este comentário: BM_18, eu
  14.  # 37

    Colocado por: Sirruperlitoral nao é só porto e lisboa.



    Há anos que o êxodo das populações do interior não é para se deslocarem prioritariamente para Lisboa ou Porto.Mas sim para França, Brasil, Canadá, Bélgica....estes todos somados são muitos mais do que aqueles que foram para:Faro,Viana do Castelo ou Aveiro...

    Até cidades do litoral como Setúbal ou Viana estão moribundas...
    • MVA
    • 16 julho 2019

     # 38

    Colocado por: callinashoje numa cidade como o Porto, não tinha tempo nem possibilidade para disfturar enquanto vivi no Porto.
    Tinha um hospital perto a quinta do covelo ao lado, o Marques mais ali, etc etc. Tinha o silêncio do campo. No entanto chegava morto cansado e exausto a casa. Se chovia então no trânsito demorava 1 hora para fazer aquilo que demorava habitualmente 5 minutos


    Lá está o problema das grandes cidades. O trânsito.

    Para mim não faz sentido nenhum viver no centro de uma grande cidade e depois andar de carro. Eu como disse, só pego no carro aos domingos. Vou para o emprego de metro. Às vezes até vou a pé quando está bom tempo, apesar de ser um esticão (1 hora a caminhar).

    Viver no centro e usar o carro não tem lógica.
  15.  # 39

    Bom dia para todos,

    De facto tem-se trocadas boas ideias. Sei o que é o interior, passo lá o tempo que tenho seja na minha aldeia do concelho de Bragança, seja na aldeia da minha esposa no concelho de Chaves. Agora também sei que uma coisa é passar lá alguns dias de férias, outra é viver lá.

    É verdade que mesmo estando na AML, os filhos poderão ir estudar para o interior ou até temporariamente para o estrangeiro.

    O que prezo é a qualidade de vida sem trânsito, com todo o tempo do mundo para fazer as coisas. Aqui é correr para levar os miudos a escola, depois apanhar o comboio para ir para o emprego, é muita correria ao meu ver. Sei que existem também terriolas no litoral, mas como sou do interior, quando ponderar sair da AML, irei para o interior.
  16.  # 40

    eu vivo no interior.. mas numa sede de Concelho, onde tenho tudo o que necessito para o dia a dia sem ter de utilizar transportes... inclusive as idas e vindas à escola e ao emprego... isso sim , é o desejável.
    sim, as crianças crescem, e terão de partir para outro local, para continuarem os estudos.. é pena.. pena maior é que muitas vezes nem se tem a area que desejam seguir no distrito onde residem e nasceram... Felizmente tenho a facilidade de alojamento e familia em Lx, senão seria um stress... e uma despesa elevada extra.
 
0.0286 seg. NEW