Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Colocado por: Nelhas

Ok.
    Quais são?

Transporte que obriga a ADR...

Combustiveis, quimicos, residuos, inflamaveis, etc...
  2.  # 322

Colocado por: MarcopomOs salarios para distribuição de mercadorias gerais

Como se processa a tabela salarial destes?

Mas a greve não é só dos de matérias perigosas? Ou é de todos?
  3.  # 323

Colocado por: KruzComo é que se convoca uma greve na construção civil, abrangendo todos os sectores da mesma? Onde os vencimentos andam na ordem dos 750/850 para profissionais com anos de carreira

Não convocas. Estes e os agriculas são as almas esquecidas. Sem defesa, sem direitos, enganados, trabalho sem risco (dizem), etc....
    Tudo quer fazer casas baratas e os empreiteiros comprar vivendas e carros premium.

P.s - Mesmo esses que ganham 750/850 euros fazem-lhes descontos sob o salário minimo.
    Concordam com este comentário: Marcopom
  4.  # 324

Creio que é de todos..
  5.  # 325

Embora cada um de nós fique na sua, há "N" situações que pelo facto de você não exercer a actividade dificilmente vai entender.

Você quer respostas práticas e directas para poder somar 1+1 e obter respostas, só que as contas não são tão lineares quanto isso.

O fire já aqui veio explicar a sua situação particular nos transportes de mercadorias perigosas, mas na empresa onde trabalha, porque se você conseguir ter acesso aos pagamentos de outras empresas e na mesma actividade (mercadorias perigosas) já são diferentes, porque cada empresa adota mecanismo (i)legais para pagar o menos possivel.

Na grande distribuição (Jerónimo Martins, Modis, Jumbo, Lidl e outros mais) existem pelo menos 4 a 5 grandes empresas de transporte a fazer a entrega nas respetivas lojas.

Todos fazem o mesmo trabalho, todos vão ás mesmas lojas, todas fazem as mesmas rotas, QUASE todos os motoristas carregam e descarregam, todos trabalham no mínimo 12h porque no geral as viaturas estão entregues a dois motoristas, um por cada turno de 12H, e entre estes existem diferenças salariais entre os 950€ e os 1150€ liquidos, em função da empresa para quem trabalham.

Se virmos outros casos a "rebaldaria" ainda é maior e é por isso que se fala entre X e Y porque não há uniformidade nos pagamentos.
  6.  # 326

Colocado por: Saki

Onde é que ganham isso a fazer internacional? Só se passarem o mês todo em viagem e nunca forem a casa...

Eu conheço quem trabalhe, internacional, está em casa quinzenalmente e não chega aos 2k.

França, Bélgica
  7.  # 327

Colocado por: Mário Piedade

Embora cada um de nós fique na sua, há "N" situações que pelo facto de você não exercer a actividade dificilmente vai entender.

Você quer respostas práticas e directas para poder somar 1+1 e obter respostas, só que as contas não são tão lineares quanto isso.

O fire já aqui veio explicar a sua situação particular nos transportes de mercadorias perigosas, mas na empresa onde trabalha, porque se você conseguir ter acesso aos pagamentos de outras empresas e na mesma actividade (mercadorias perigosas) já são diferentes, porque cada empresa adota mecanismo (i)legais para pagar o menos possivel.

Na grande distribuição (Jerónimo Martins, Modis, Jumbo, Lidl e outros mais) existem pelo menos 4 a 5 grandes empresas de transporte a fazer a entrega nas respetivas lojas.

Todos fazem o mesmo trabalho, todos vão ás mesmas lojas, todas fazem as mesmas rotas, QUASE todos os motoristas carregam e descarregam, todos trabalham no mínimo 12h porque no geral as viaturas estão entregues a dois motoristas, um por cada turno de 12H, e entre estes existem diferenças salariais entre os 950€ e os 1150€ liquidos, em função da empresa para quem trabalham.

Se virmos outros casos a "rebaldaria" ainda é maior e é por isso que se fala entre X e Y porque não há uniformidade nos pagamentos.

Mário,

Não quero isto ou aquilo.
    Quero respostas práticas e diretas, que é assim que as pessoas tomam posições. Baseados em factos. Desculpe dize-lo mas você parece um politico a falar.
    Enrola, Enrola, Enrola.
    Sem respostas as pessoas tomam posições como? Mas afinal ninguém sabe quanto ganha?
    Pergunta Simples:
    A Trabalhar no mínimo 12 horas por dia como diz, os mesmo levam líquidos 950 a 1150 líquidos por mês?
    Portanto trabalham 60 horas por semana, 240 por mês a ganhar isso?
    • dedao
    • 26 julho 2019 editado

# 328

Os motoristas carregam e descarregam os carros normalmente?

Nas empresas onde passei éramos sempre nós, a empresa que contratou o transporte, a fazer.
  8.  # 329

Como se processa a tabela salarial destes?

Mas a greve não é só dos de matérias perigosas? Ou é de todos?

A greve é para todos, sao os 2 sindicatos, o de mercadoria geral e os de materias perigosas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nelhas
  9.  # 330

Colocado por: dedaoOs motoristas carregam e descarregam os carros normalmente?

Nas empresas onde passei éramos sempre nós, a empresa que contratou o transporte, a fazer.

sim carregam e descarregam, principalmente nas redes de supermercado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nelhas
  10.  # 331

Colocado por: dedaoOs motoristas carregam e descarregam os carros normalmente?

Trabalhei part-time nos tempos da faculdade numa grande superfície comercial , das 05 as 12.
    Das 05 as 07 era no armazém a descarregar material diretamente dos camiões.
    Nunca o camionista descarregou.
    No entanto isso pode depender.
    Não quero generalizar. Seria injusto.
    MAs passei pelo mesmo que voçe diiz
  11.  # 332

Colocado por: NelhasNunca o camionista descarregou.
    No entanto isso pode depender.

Claro que depende. Principalmente de quem está habilitado a fazer a descarga.

Ex.
    camião com palettes com itens de supermercado ou outros produtos genericos. "Qualquer um" o pode fazer.
    Eventualmente até terá que ser alguém do armazém de destino habilitado a conduzir um empilhador, caso não haja doca.

Já num camião com combustíveis ou outras matérias perigosas, não será certamente o pessoal da bomba a fazer a descarga, pois não tiveram formação para isso. Nestes casos é o motorista que têm essa formação e daí a distinção da classe profissional.
    Concordam com este comentário: Nelhas
    • smart
    • 26 julho 2019 editado

# 333

hum...
    encontrei em anexo a proposta de vencimentos da ANTRAM para 2018, pelo que a actual, estimo não ser muito diferente..
    Só quem nunca acompanhou o mundo de transportes de mercadorias, desconhece a realidade do sector.
    Muitos carros circulam aí só com 1 condutor e quando têm de para por causa do tacógrafo, muitas empresas não contabilizam ou não querem como hora de trabalho, indicando ser hora de folga...
    É muito bonito chegar ao fim da hora do emprego e ir para casa, outra coisa é estar deslocado centenas de kms...
    Questionam muitos o porque de não irem trabalhar para outro lado e eu afirmo que nas outras não é melhor...
    e já nem falo nas pressões de continuar a conduzir para além dos limites impostos pelo tacografo...
    e não é para andar a dormir e a queimar gasoil....(lol)..é para andar e despachar e aproveitar o carro...
    Se as greves não criassem impactos, nem valia a pena fazê-las, dado que nada mudaria..
    Veja-se as forças de segurança...no dia em que puderem fazer greve, aceital logo as reivindicações...
    vejam os magistrados,,,apontaram para a greve e aumentaram logo os ordenados no mês passado...
    quem ganha com estas pressões e esquemas, não são as empresas de transporte...
    notem bem...porque a concorrência aumenta entre elas e ficam sem margens...
    Saão os grandes grupos de distribuição/produção como afirmado...pois pagarão menos...pelas cargas...e como estes não falham os pagamentos, embora muitos sejam tardios, as empresas de transporte para sobreviver têm que se sujeitar...
    Outra coisa...não devemos confundir vencimento, com vencimento bruto e estes com as horas de trabalho...
    Podem ganham 2 mil euros, mas se forem brutos e incluirem 100 horas extraordinarias, acham que é um vencimento decente?

http://www.fectrans.pt/index.php/sectores/58-contratacao-colectiva/sector-rodoviario-de-mrcadorias/2028-ultima-proposta-da-antram-em-14-de-marco-de-2018
  12.  # 334

A partir do dia 12 quero ver tudo apeado.
    Deveria ser atá ao final de agosto.
    • smart
    • 26 julho 2019 editado

# 335

o problema maior serão nos bens essenciais...
    em relação ao combustivel, a partir do dia 8 toda a gente vai abastecer o deposito e pelo menos durante 1 mês, pouca falta se vai notar e os serviços minimos que vão ser impostos acabam por colmatar a necessidade...
    Nos bens essenciais/alimentação a conversa é outra.
    Daqui digo...quem está a negociar já percebeu....e se acordar com os sindicatos de mercadorias e estes desmobilizarem, os de mercadorias perigosas ficam desmoralizados e perceberão que vai demorar algum tempo até que a greve destes produza os impactos esperados...
    Isto na minha opinião...
  13.  # 336

Colocado por: smartPodem ganham 2 mil euros, mas se forem brutos e incluirem 100 horas extraordinarias, acham que é um vencimento decente?

Smart , eu já desisti de entender. Venceram-me pelo cansaço.
    Então mas o protesto não era por serem so 630 base e o resto por fora e não dava para a reforma e para as baixas e agora voçe já me fala em 2000 brutos a descontar?

Desisto. Força com a greve. Espero que tenham sucesso. Sem ponta de ironia.
    Se conseguirem melhor para todos.
    • smart
    • 26 julho 2019 editado

# 337

hum...
    não desista....
    eu pelo menos não tenciono vincar a minha opinião.
    parece-me uma mistura de várias situações nas suas considerações.
    dei o exemplo, apenas um exemplo que pelo facto de se ter um elevado vencimento bruto ou que contemple "muitas" horas extraordinárias, não significa que as pessoas são decentemente pagas.
    foi apenas isso.
    Toda a gente está atento ao vencimento se é alto ou baixo mas ninguém questiona as horas que trabalharam...é apenas isto
    O trabalhar não é so estar a conduzir...
    contempla cargas, descargas e as paragens forçadas por imposição legal.....
    ou agora digo aos empregados que vamos parar porque estão a descarregar e depois digo que têm de compensar essa hora ou horas?..
    A reivindicação do que recebem por fora, acho muito bem que o façam.
    Estou farto de vêr chiqueespertice de muitos patrões que pagam sobre o minimo e o resto é em dinheiro.
    então na construção civil é mato
    e pior, é que toda a gente já assume que é normal.
    Após fazerem a reivindicação inicial, que toda a gente sabe que é pedir 2 para receber metade, até o ministro deu a entender que estava tudo no bom caminho e foram ignorados até agora e assim continuaria sempre
    Já é habitual
    Agora é contaminar a opinião publica (eu se calhar também)
    Mas no fundo, os interesses que estão a ser protegidos, nem são os das empresas...são a quem prestam o serviço, pois pagam o que pagam por causa desta precariedade toda.
    O pior é que ninguém quer saber as fugas que para aí andam....
    Zangam-se as comadres..descobrem-se as verdades...
    Para gozar com a cara deles
    lutem pelos vossos interesses...
    depois alguns andam aí na estrada a falsificar tacografos, com imans, tacografos secundarios, e a adormecer ao volante...para os interesses de quem? o problema é quando um camião de 44ton nos escolhe como alvo...aí já não ficamos indiferentes....
  14.  # 338

Colocado por: smartToda a gente está atento ao vencimento se é alto ou baixo mas ninguém questiona as horas que trabalharam

Concordo consigo em tudo, a questão é mesmo essa~.
    A questão do vencimento têm haver com o valor hora.
    Que fazem horas a mais , para mim é clarinho.
  15.  # 339

Estamos a falar de varias vertentes e você quer uma resposta que resolva todas ao mesmo tempo... Impossivel!
    Concordam com este comentário: Mário Piedade
  16.  # 340

Admitindo uma pessoa que ande todo o dia na estrada gasta 30euros por dia com uma profissional do sexo, é fazer as contas e ver que mal sobra dinheiro para comer... que mesmo com diárias, ja vai sendo dificil comer por menos de 7/8€ um menu....

A meu ver 1300 é muito mal pago...

0.0934 seg. NEW