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    • Nelhas
    • 31 julho 2019 editado

     # 361

    Colocado por: luisvvNão esquecer que no caso de todo o vencimento ser declarado e ter incidência de impostos e contribuições, o ordenado bruto e por consequência o líquido seriam necessariamente inferiores.


    Mas não é isso que entendo das reivindicações.
    Querem subir o salario base com impacto nas outras alinhas, mantendo o vencimento liquido ao mesmo nível.
    Infelizmente, os patrões do sector estão a escolher formas de pagamento não tributadas.
    Não significa que não as declarem.
    Elas são declaradas , não sofrem é tributação.
  1.  # 362

    Colocado por: Nelhas
    Mas não é isso que entendo das reivindicações.
    Querem subir o salario base com impacto nas outras alinhas, mantendo o vencimento liquido ao mesmo nível.
    Infelizmente, os patrões do sector estão a escolher formas de pagamento não tributadas.
    Não significa que não as declarem.
    Elas são declaradas , não sofrem é tributação.


    Sim, por isso a referência genérica à incidência de impostos e contribuições. O ponto é o mesmo: ao patrão interessa o custo total do trabalho, ao trabalhador interessa (por regra) o líquido no imediato - e quando aqui se diz que convém ao patrão pagar menos por causa da poupança da TSU, está a ignorar-se que a alternativa não é necessariamente o patrão pagar mais, mas sim reflectir esse acréscimo de tributação na redução do potencial aumento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsvaluminio
  2.  # 363

    Colocado por: NelhasQuerem subir o salario base com impacto nas outras alinhas, mantendo o vencimento liquido ao mesmo nível.


    O problema é que para o salário liquido ser o mesmo, o salário ilíquido tem de ser MUITO superior ao valor que atualmente é pago.
    Por ex: para um salário liquido de 1600€, o ilíquido tem de ser 2900€. Ora isto implica que o custo total do empregado (para o patrão) passa a ser de 3581€ (2900+23.5%). É aqui que está o problema!
  3.  # 364

    Colocado por: ivreis

    O problema é que para o salário liquido ser o mesmo, o salário ilíquido tem de ser MUITO superior ao valor que atualmente é pago.
    Por ex: para um salário liquido de 1600€, o ilíquido tem de ser 2900€. Ora isto implica que o custo total do empregado (para o patrão) passa a ser de 3581€ (2900+23.5%). É aqui que está o problema!


    Referi isso nos primeiros posts após me indicarem que a intenção era essa em grosso modo.
    Receber o mesmo, mas descontar.
    Mas como eu não consigo saber quanto ganham, porque ninguém sabe, fica difícil.
  4.  # 365

    Vamos la ver se na segunda desconvocam a greve x)
    Vi nas noticias que em várias lojas ja esgotaram os jerrican
  5.  # 366

    Colocado por: ivreis

    Para o empregado apenas o facto de pagar menos de IRS e ter acesso a benefícios sociais (por exemplo abono de família no escalão mais baixo, isenção de taxas moderadoras no SNS, etc). Mas as desvantagens são largamente superiores às vantagens.

    Mas a grande vantagem está para os patrões - Menor TSU ! É uma poupança abismal (23,5% do salário ilíquido).


    A grande vantagem está para os clientes dos patrões que se os camionistas conseguirem o que querem vão ter que aumentar ao preço que os clientes pagam e por aí em diante, no final vai ser o consumidor final a pagar mais caro, mas como nos combustíveis todos os intervenientes ganham muito dinheiro porque é que quem transporta não pode ganhar?
  6.  # 367

    um eterno dilema:
    será que o desenvolvimento só acontece com a concentração de capital para investimento ou a dispersão de capital permite também desenvolvimento?
  7.  # 368

    Colocado por: marco1um eterno dilema:
    será que o desenvolvimento só acontece com a concentração de capital para investimento ou a dispersão de capital permite também desenvolvimento?
    Marco1, você é empresário em nome individual, acha que é assim tão bom? Dos 800 condutores que acham que os patrões ganham assim tanto porque não abrem empresas deles?! Eu sou empregado por conta de outrem e salvo raras excepções acho que ser empresário em Portugal é muito complicado.

    A greve como se provou bastam 3 dias para ser caótico. Espero que empere o bom senso, greve sim mas alguns dias que já serve como bom abanão. Se for por mais de 4 ou 5 dias coloca já em causa a sobrevivência de empresas, postos de trabalho, etc de muitas outras pessoas.
  8.  # 369

    Colocado por: JoelM

    Claro que é... Mas quem faz complicado não são os funcionários, aliás, eles são sempre o elo mais fraco!


    É Agosto... A maioria está de férias. É toda a gente foi avisada com muita antecedência.
    Ha muita gente de férias...não acha uma visão demasiado curta??? E os milhares de projectos internacionais que suportamos remotamente de Portugal como por exemplo call centers?! Quando as pessoas deixarem de ir trabalhar vai você fazer o trabalho delas e atender e resolver as incidências.
  9.  # 370

    jorgferr

    eu não defendo nada, apenas vejo é complexidade, dai precisamente que taxativamente não defendo nada.
    Concordam com este comentário: reginamar
  10.  # 371

    Colocado por: marco1jorgferr

    eu não defendo nada, apenas vejo é complexidade, dai precisamente que taxativamente não defendo nada.
    Eu por regra geral prefiro o meio termo, estar 3 ou 4 dias sem combustível ou ter de esperar horas a fio para abastecer já acho que seja um impacto significativo. Acima duma semana de greve com este nivel de impacto que vimos com combustíveis esgotados passa a ser egoísmo duma minoria que para melhorar as suas condições está disposta a que isso seja completamente á custa de largos milhares de outras pessoas.
  11.  # 372

    Também é egoísmo doutra minoria não querer o seu bem estar incomodado porcausa do direito à greve doutra minoria.
  12.  # 373

    Colocado por: BM_18Também é egoísmo doutra minoria não querer o seu bem estar incomodado porcausa do direito à greve doutra minoria.
    Que outra minoria, os outros 10 milhões de Portugueses impactados? Tudo é relativo...depende sempre do referencial.
    Se for a minoria de milhares de pessoas que falei serão as vítimas de empresas falidas, despedimentos, deslocalizacoes de empresas para fora de Portugal. Isso para si é um mero incomodo?
  13.  # 374

    Aliado a toda a especulação, acho que a probabilidade de haver greve é mínima...

    Os supermercados vão esta semana superar as vendas pq lançaram o medo de falhas nas prateleiras.
    Os postos vão vender prego a fundo à malta que vai abastecer e fazer stock em casa/empresas.
    Os imigrantes, turistas, e as pessoas que se encontram de férias, a gastar em cenário normal proporcionam uma normalissima semana pós lançamento do caos com ameaça de greve...

    A força dos camionistas parece-me que se vai dissolver no meio de tanto interesse economico de tanta empresa, e bastam uns "incentivos" extra vencimento para adiar a greve mais una tempos..
  14.  # 375

    Colocado por: jorgferrQue outra minoria, os outros 10 milhões de Portugueses impactados? Tudo é relativo...depende sempre do referencial.
    Se for a minoria de milhares de pessoas que falei serão as vítimas de empresas falidas, despedimentos, deslocalizacoes de empresas para fora de Portugal. Isso para si é um mero incomodo?


    Você exagera um pouco não?já parece um user do tópico ao lado😁
  15.  # 376

    Colocado por: BM_18

    Você exagera um pouco não?já parece um user do tópico ao lado😁
    É como lhe digo, depende do número de dias da greve. Imagine o país sem combustível tipo duas semanas e imagine o estado em que fica. Você sabe quantos dias/semanas os estivadores estiveram em greve por exemplo?
  16.  # 377

    Colocado por: jorgferrÉ como lhe digo, depende do número de dias da greve. Imagine o país sem combustível tipo duas semanas e imagine o estado em que fica. Você sabe quantos dias/semanas os estivadores estiveram em greve por exemplo?


    Se você estivesse no lugar dos motoristas queria ver se dizia o mesmo.
    Concordam com este comentário: Mário Piedade
  17.  # 378

    Colocado por: BM_18

    Se você estivesse no lugar dos motoristas queria ver se dizia o mesmo.
    Concordam com este comentário:Mário Piedade
    Fazia até uma semana de greve, e olhe que uma semana mete o país de pantanas.
    Você fala como se alguém os obrigasse a trabalhar para as entidades profissionais que trabalham. Alguém lhes apontou uma arma?

    Volto a dizer o que disse, greve sim mas com peso e medida. Tudo tem de ser com bom senso, Roma e Pavia não se fizeram num dia.
  18.  # 379

    Ahh mas assim já respondeu a tudo,afinal fazia a greve..para quê tanto latim se no fim era essa a conclusão..
    Concordam com este comentário: Mário Piedade
  19.  # 380

    Colocado por: jorgferr Isso para si é um mero incomodo?


    Incomodo são as gigantescas logísticas a cobrarem fortunas para nada fazer e substiuirem-se aos fabricantes sendo uns intermediários entre quem produz e quem transporta aumentando o preço ao consumidor final.

    Incomodo são os intermediários estabelecerem o valor dos fretes sendo que o seu lucro é garantido, em detrimento dos transportadores.

    Incomodo são as remunerações dos camionistas serem diminuídas para garantir o lucro das transportadoras e das logísticas.

    Incomodo são as bolsas de carga que proliferam por todo o lado em que cada um come uma fatia ao bolo e aos motoristas sobram as migalhas.

    Incomodo é o motorista ter de pagar do seu bolso o combustível que gastar a mais da media anunciada pela marca da viatura.

    Incomodo é a logística cobrar 500€ por hora de atraso na chegada do carro e se o carro chegar a horas fica 2, 3, e mais horas a espera para descarregar.

    Quer mesmo falar de incómodos????

    Colocado por: jorgferr Você sabe quantos dias/semanas os estivadores estiveram em greve por exemplo?


    Desenvolva para sabermos do que fala!!
    Concordam com este comentário: manelvc
 
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