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  1.  # 401

    Eu também acho que deveriam enrolar os cabos nos carros tipo aspiradores, porque tanto podem abastecer em postos públicos como em qualquer ficha numa garagem. Espero é que uniformizem as fichas para não acontecer como os telemóveis que há uns anos cada um tinha uma ficha diferente.
    Concordam com este comentário: mafgod
  2.  # 402

    Por partes:

    Ja na decada de 50 ou 60 see inventou o VE. Posto isto, a tecnologia vendida ficou a anos luz daquilo que ja foi descoberto ou inventado.

    O que as marcas ainda não inventaram foi a forma de facturar com um VE, aquilo que facturam nos outros com "mudanças de óleo", filtros e afins.

    Os construtores mundiais ganham dinheiro com oficinas e não com stand de venda...e um VE não dá esse retorno...pq acham que o grupo PSA coprou a Opel e acabou com o e-Ampera?

    Quanto ao exemplo do q7 custar la fora 70 e tal mil... Cá não pode custar muito mais, pois bastará ir à Alemnha e trazer um.

    Quanto a carregar sem duvida que ter paineis em casa ajuda, mas...durante o dia a maior parte está no see trabalho...
    • tostex
    • 22 setembro 2018 editado

     # 403

    Colocado por: JotaPJa na decada de 50 ou 60 see inventou o VE.


    Foi bem antes.

    Colocado por: JotaPO que as marcas ainda não inventaram foi a forma de facturar com um VE, aquilo que facturam nos outros com "mudanças de óleo", filtros e afins.


    Isso é teoria da conspiração.


    Colocado por: JotaPOs construtores mundiais ganham dinheiro com oficinas e não com stand de venda...e um VE não dá esse retorno...pq acham que o grupo PSA coprou a Opel e acabou com o e-Ampera?


    A PSA emagreceu muito a Opel, que bem precisava.

    Colocado por: JotaPQuanto ao exemplo do q7 custar la fora 70 e tal mil... Cá não pode custar muito mais, pois bastará ir à Alemnha e trazer um.


    E pagar a importação.
    Concordam com este comentário: mafgod
  3.  # 404

    Colocado por: JotaPQuanto a carregar sem duvida que ter paineis em casa ajuda, mas...durante o dia a maior parte está no see trabalho...
    Eu e vários colegas meus, carregamos no trabalho, durante o horário de trabalho.

    Será esta, mais uma hipótese de carregamento.
  4.  # 405

    E daqui a um ano será que há carregador para metade dos funcionários?
  5.  # 406

    Colocado por: callinasE daqui a um ano será que há carregador para metade dos funcionários?

    Se metade do pessoal tivesse carros elétricos num ano era um salto tecnológico do caraças...
    Concordam com este comentário: mafgod
  6.  # 407

    Carregadores acrescenta-se sempre mais um.

    Preocupa-me é a questão do custo, sobretudo na potência contratada.
  7.  # 408

    Colocado por: tostexCarregadores acrescenta-se sempre mais um.

    Preocupa-me é a questão do custo, sobretudo na potência contratada.
    Basta uma simples tomada que suporte 10A para cada carro ;)

    Potência contratada... em casa ou neste caso nas empresas?
    • fs77
    • 22 setembro 2018 editado

     # 409

    O grande desafio vai ser carregamento doméstico, eu não quero ve com grandes baterias, o leaf actual acho ser o ideal para o dia a dia, e mesmo longas viagens.

    um leaf demora cerca de 17h a carregar a bateria numa tomada doméstica, vamos todos instalar carregadores, 20A deve andar nas 8-9h mais do que isto provavelmente temos de aumentar a potencia instalada e a edp agradece. Mesmo ajustando para o suposto ideal de carregamento 20%->80%, ainda vai ser precisa alguma ginástica.
    Depois outro fator, muita gente eu inclusive está a planear instalar fotovoltaico como encaixar isto tudo a pensar no futuro.
  8.  # 410

    Carrego a 16A durante umas 3h15m (tenho 25A contratados) o meu Leaf para repor a energia suficiente para os meus 80kms diários.
    Tenho tudo elétrico em casa (não tenho gás) e a potência contratada manteve-se.

    Obviamente que, se chegasse a casa nas lonas (~0%) e precisasse de carregar a 100%, demoraria.... umas 11h (Leaf40).

    Se planeia aproveitar a energia elétrica produzida pelos painéis para carregar o carro, passe pelo forum nissanleafpt e procure.
    Há quem tenha um EVSE e disponibiliza o código, que adapta a potência de carregamento do carro de acordo com o consumo da casa (não ultrapassando a potência contratada) e aproveitando a energia produzida dos painéis não usando a da rede.
  9.  # 411

    Colocado por: mafgodBasta uma simples tomada que suporte 10A para cada carro ;)

    Potência contratada... em casa ou neste caso nas empresas?


    No futuro vais querer ter todas as tomadas a 22kW e com 10A não chegas lá.

    Nas empresas. A potência de horas de ponta é bem paga, e a potência contratada aumenta e depois não baixa automaticamente. Não é como nas nossas casas que se ligarmos uma coisa a mais vai tudo a baixo.
  10.  # 412

    Colocado por: mafgodCarrego a 16A durante umas 3h15m (tenho 25A contratados) o meu Leaf para repor a energia suficiente para os meus 80kms diários.



    Djisas!!!
  11.  # 413

    Peugeot 1.5 BlueHDi 130 cv Automática de 8 velocidades
    A partir de 27 570 € c/IVA

    Consumo Misto 3,6L /100km ou Consumo Urbano 3,3L/100

    Contas para consumo Misto carregamentos em qualquer ponto do Pais

    20.000Km/Ano
    Custo Mensal - 84€ ( com o diesel a 1,40€/L )
    Custo energetico 1008€ / ano
    Custo energetico 5040€ / 5 anos ou 100.00km

    Um Leaf 40 custa 35.000€ e Apenas carregamentos em casa no Vazio

    20.000km/ano
    custo energetico 24€/mensal
    custo energetico 285€/anual
    custo energetico 1429€ /5 anos ou 10.000km

    Diferenças energética ao fim de 5 anos- 3611€ em favor do electrico
    Diferença de preço na compra 7500€ em favor do Diesel

    Total: 7500€- 3611= 3889€ em favor do diesel

    Observação:
    A esse valor de 3889€ serviria para a diferença de Despesas de manutenção que são superiores num Diesel e ainda sobra muitos €€€ para o selo do carro.
    No VE quem comprar um ESRE gastara mais 1500€

    Em contrapartida ter um VE e ao aumentar a potencia em casa vai acabar por gastar mais electricidade mensalmente (fora do vazio ) no consumo gerado pelos electrodomésticos.

    Observação 1 : um Diesel nunca vai gastar 3,6L/100km mas um VE também nunca vai gastar apenas 0,10€ pelo preço de 1 Kw/h

    calculadora
    https://guiacondominio.com/pt/Eco-Condom%C3%ADnio/Simuladores/Ve%C3%ADculos-eléctricos#HelpBattery
  12.  # 414

    Já agora no seu comparador coloque aí um gasolina e um GPL
  13.  # 415

    Há leaf40 mais baratos.

    E o que é um ESRE?!
    Referes-te a uma wallbox?
    Não é preciso... mas arranjo-te por menos de 300€.

    No meu exemplo, carrego a 16A sem ter mexido na potência.
  14.  # 416

    Colocado por: tostex

    Foi bem antes.



    Isso é teoria da conspiração.




    A PSA emagreceu muito a Opel, que bem precisava.



    E pagar a importação.
    Concordam com este comentário:mafgod


    Pagar a impotação? A sério que argumenta isso na hora de falar que o carro aqui pode ficar mais caro, sabendo que paga um transporte + umas poucas centenas de legalização?

    Quanto à teoria da conspiração, demonstra que está muito informado sobre muita coisa mas não sobre o negocio do pos venda.
    Ainda assim, esclareca-me sobre os custos de manutenção de um VE que faça sentido para mim, concessionário auto, ficar feliz por representar uma marca cheia de versateis e fiaveis electricos.
  15.  # 417

    Colocado por: acacios


    Djisas!!!
    ???
  16.  # 418

    @JotaP Não foi a Opel que acabou com o ampera-e e muito menos a PSA.


    Foi a GM atraves da marca Chevrolet , Quando a Opel passou para a PSA , e uma vez que o Ampera-e é somente produzido nos States a GM deixou de fornece-lo a OPEL .

    Continua a existir nos States com a marca Chevrolet Bolt-e salvo erro
  17.  # 419

    Colocado por: JoelM

    desde que tenho o carro carrego com 10A com temperaturas de -20 no inverno (que faz demorar mais o carregamento) e nunca tivesse necessidade de mais potência.
    Concordam com este comentário:mafgod


    Pois, mas as pessoas querem carregamentos mais rápidos ou pelo menos 22kW.

    E friso, novamente, que me refiro às empresas.
  18.  # 420

    Não soframos por antecipação.... os problemas/limitações existem e são conhecidos.... e são para ser resolvidos.
    Claro que terá de haver adaptações/concessões de parte a parte.
    Caso contrário, quem quiser manter como até aqui, continuará a ter de ir à bomba e colocar combustível no seu CI.
    Os CIs ainda vão durar por muitos mais anos...

    Há o querer e o poder.
    Eu também queria ganhar e ter muito mais... há que ser realista.

    No futuro próximo, quando for a pagar os carregamentos, de certeza que quem tem possibilidade de carregar em casa o fará (mais barato).
    Quem não puder, sujeita-se a ter de pagar os carregamentos.
    E aí, ou em PCR ou PCNs.
    E a haver cobrança.... irá nascer que nem cogumelos várias opções.
    Durante o estacionamento, na rua, em centros comerciais, restaurantes, empresas.....

    A nível de potência.... é tudo uma questão de custos/proveitos.
    Se uma empresa souber que, se colocar várias tomadas/boxes e poder cobrar e ganhar com isso... de certeza que não se importará em aumentar a potência contratada.

    Para a maioria que faz até 100km ida/volta.... se carregar todos os dias a 32A, basta 2h por dia.
    Se o carro permitir trifásico 22kWh, basta pouco mais de meia hora por dia....
    Numa tomada de 10A, precisaria umas 6h30....
    Com carros com cada vez mais autonomia, se tiver autonomia de 300km, basta uma CR de meia hora de 2 em 2 dias....

    Deixemos vir os pagamentos que soluções haverão para todos os gostos e feitios.
 
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