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  1. Quando comprei segundo carro há menos de um ano ainda equacionei eléctrico, mas não dava porque:
    - precisamos de muito espaço de mala para as tralhas dos pequenos
    - fazemos viagens longas
    - as crianças em breve estão grandes e precisam de espaço para estarem confortáveis nas viagens longas

    A escolha caiu no Skoda superb TDI. Custou tanto ou menos que um eléctrico mas é o dobro do carro. Claro que tem custos de uso superiores, mas não se pode ter tudo...
    Quando o astra a GPL que a esposa usa der o berro quase de certeza que comprarei um citadino pequeno a gasolina, tipo Kia Rio. Fica em metade do preço de um eléctrico de tamanho semelhante e portanto fico com 15.000€ ou mais no bolso para combustível e revisões. Isso dá uns bons 10 anos até chegar ao preço de aquisição de um eléctrico. Quando um elétrico custar 15-20.000€ é que eventualmente serão para mim, fora isso é engano. Os combustíveis flutuam de preço mas não acredito que cheguem a valores proibitivos no meu tempo de vida... São os meus 2 cts sobre a questão para quem quiser, ou não, ouvir.
  2. O kona é bem porreiro mas parece que é um pouco mais caro que o ioniq de primeira geração
    Ando a pensar no elétrico para a mulher, que não deixa de ser o carro das voltinha que ainda faz muitos km anuais.
    Concordam com este comentário: Extravagancia
  3. O kona que é kawai custa mais de 42 mil, não é para toda a gente
  4. Colocado por: callinasO kona que é kawai custa mais de 42 mil, não é para toda a gente
    É caso para dizer que o kona está cara 😂
  5. Se me sobrasse dinheiro para brinquedos não era Tesla, era este:

    https://m.youtube.com/watch?v=ePJ8xcL3HAE
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costa53
  6. Eu so tenho vontade de ter um eletrico nos dias de manha em que chego ao carro e esta gelado e com os vidros cheios de gelo!
    Ah e como faço 100 kms por dia, também ainda poupava uns euritos em combustível...
  7. Atão e os vidros de um eléctrico não congelam? E há muitos carros com bancos aquecidos.
  8. Colocado por: pcspinheiroAtão e os vidros de um eléctrico não congelam? E há muitos carros com bancos aquecidos.
    Eu tenho bancos aquecidos, nao é isso, os eletricos dao para ligar o aquecimento sem ter o carro a trabalhar, acho que ate atraves do telemóvel da para fazer isso em alguns...
  9. callinas. Não sei custo de manutenção de um eléctrico mas não tem muito para manter. Aquilo ou dura ou morre...

    Tenho por comparação os híbridos Toyota. As revisões daquilo são estupidamente baratas e só encarece mesmo quando leva óleo. Os discos de travão duram a vida do carro. As pastilhas fazem 3* mais kms que num simples CI e não tem FAP, bimassas, motores de arranque para avariar.
  10. Colocado por: callinasO kona que é kawai custa mais de 42 mil, não é para toda a gente


    Tem também o e-Niro importado ( cerca de 42 mil também)!

    Para mim, tirando o Tesla, e o melhor carro do mercado neste momento! Se quiser dou-lhe um contacto de um importador de confiança!

    PS: tem zoes com propriedade de bateria, o de 40kw com propriedade, já arranja a preços jeitosos!

    https://www.standvirtual.com/anuncio/renault-zoe-life-ze-40-intense-baterias-proprias-ID8MOtxM.html#847e7980eb
  11. Colocado por: JotaPcallinas. Não sei custo de manutenção de um eléctrico mas não tem muito para manter. Aquilo ou dura ou morre...
    Na Nissan, paguei um pack manutenção de 5 anos por 368€... dá uma média de 73,6€ por ano.
    Basciamente é mudar filtro de habitaculo, do ar-condicionado, mudar o óleo aos travões de 2 em 2 anos e..... checkup à bateria :-)
  12. Colocado por: DR1982os eletricos dao para ligar o aquecimento sem ter o carro a trabalhar, acho que ate atraves do telemóvel da para fazer isso em alguns...
    Sim, por exemplo no Leaf isso é possível, ligar o ar-condicionado remotamente (via GSM atravé de APP).
    Há outros modelos de VE que o permitem também...
    Concordam com este comentário: DR1982
  13. Voltando à questão de preços.
    O ser caro ou barato tudo depende da carteira e necessidades/exigências.
    Não se pode exigir uma vivenda no centro de uma cidade com tudo o que é de bom e do melhor, pelo preço de um apartemento numa cidade do interior sem isoalmamento nem conforto nenhum.

    Se compensa ou não monetariamente falando, comprar um VE aos preços praticados é tudo uma questão de contas.

    Vamos outra vez a contas, vamos admitir que o preço da manutenção é igual quer ICE/VE (o que não é - VE é menor) e o IUC é desprezável (o que não é - VE é nulo):

    20.000km/ano (preços aqui)
    Diesel Simples (5,5L/100km a 1,463€/L) ~= 1.610€
    Gasolina 95 simples (6L/100km a 1.639€/L) ~= 2.000€
    VE (15kWh/100km a ~0,11€/kWh - vazio) ~= 330€

    Pegando no diesel, temos uma diferença de ~1.300€/ano a mais que num VE.

    Nos VEs atuais, a garantia das baterias são 8 anos/160.000kms.
    No pior cenário, em que temos de comprar uma bateria após os 8 anos, teriamos gasto a mais num diesel 8x1.300=10.400€ do que num VE.

    Assim, num horizonte de médio prazo de 8 anos, para quem faz uma média de 20.000km/ano, comprar hoje um VE por mais 10.000€ que um equivalente a diesel, já compensa.
    Como as manutenções e IUC num VE são muito mais baixos que num ICE, a balança pende ainda mais para o VE.

    Opções de comnpra....
    Para quem só quer novos, é aproveitar as campanhas e lançamentos.

    O meu Leaf40 2.zero novo custou 28.000€, a minha esposa fez 20.000km no último ano, assim aos fim de 8 anos, e mantendo a média, foi o equivalente a ter comprado um diesel de 18.000€, tipo um Dacia, Peugeot 208... o que nada tem a ver com o Leaf quer a nivel de equipamento como segurança.
    Este Leaf daqui a 8 anos e 160.000kms, mesmo que valha 10.000€, valerá de certeza bem mais que um qualquer diesel acima indicado...

    Atualmente este Leaf equivalente, a versão N-Conenct, custa 33.500€, mais de 5.000€ do que o meu à um ano.
    Muito provavelmente não o teria comprado novo, e teria ponderado um usado... Leaf ou outro modelo.

    Para quem quer VE a preços mais em conta, somente usados e importados.
    Por vezes há oportunidades nos usados.
    Já se comprou pelo menos um usado nacional, Leaf40 2.zero, por creio uns 26.500€.
    Tinha mais de 100.000km, TVDE portanto, 9 meses, e quem o comprou de certeza que fez um excelente negócio já que os Leaf40 usados tem tido o seu preço praticamente igual aos novos!
    Num VE o que importa mais para questões de longevidade são os anos.
    Os Kms, apesar de também serem importantes, não tem um peso tão grande quanto num ICE.
    O desgaste com os Kms são mínimos.... pneus e pouco mais :-)
    Importar ou comprar cá a pessoas de confiança é, monetariamente falando, o melhor negócio.

    Preços aceitáveis para autonomias superior a 350km?
    Novos, é aproveitar a campanha da Nissas, Leaf60 e+ por uns 40.000€
    Para quem quer andar pela Europa sem preocupações nos carregamentos, há o Model 3 (quase 50.000€).
    Um VE em estido SUV temos o Kia e-Niro/ Hyundai Kauai entre os 40 e 50.000€

    VE barato, implica autonomias mais baixas e quase que forçosamente importado.
    Há VEs com baterias na casa dos 30kWh... com autonomia a rondar os 200km, por uns 20.000€

    Mais barato, VEs com bateria de 24kWh.... e autonomias na casa dos 100 a 150km.... por uns 16.000€...

    E aluguer de bateria compensa?
    Para mim, particular, não faz sentido estar a pagar um aluguer de bateria para sempre, quer esteja o carro a andar ou aprado numa oficina, com um custo igual ou superior ao que tinha num diesel.
    Há quem prefira o investimento inicial mais baixo e o estar seguro pela garantia do aluguer... ou seja, qualquer problema o aluguer da bateria cobre as reparações para sempre...
    É como nas casas, há quem prefira comprar e outro alugar.
    Há gostos/necessidades esepcíficas de cada um que faz o prato da balança pender para um lado ou outro.
    Concordam com este comentário: PedroGomes
  14. O problema é para quem faz viagens longas, a questao nem é esperar os 40 minutos por uma carga rapida, entre comer alguma coisa e esticsr as pernas passa rapido, o problema vai ser chegar aos pontos de carga e estarem ocupados, nesse caso ha que esperar pela vez e cada pessoa a nossa frente significa 40 minutos de espera!
  15. É um risco que pode de fato ocorrer.
    No meu Leaf40, Mafra/Monte Gordo, ~320km, tenho obrigatoriamente de parar para carregar (20mins chega).
    Pela A2/A22, tenho PCRs:
    - AS Palmela (N/S)
    - AS Alcácer Sal (ambos sentidos)
    - AS Aljustrel (ambos sentidos e dois em simultâneo)
    - AS Loulé (ambos sentidos)
    Através da APP da mobi.e consigo saber o estado e a disponibilidade de carga ao segundo.
    É uma questão de passar pelas AS e parar naquela que tem o PCR disponível.
    Claro que, no limite, tem de ficar numa das últimas à seca á espera.
    Mas como os PCRs já são a pagar, quase só quem carrega é quem precisa e pelo tempo necessário.
    Haverá sempre um ou outro endinheirado que não se vai preocupar em ocupar o posto por horas a fio e carregando pouco ou nada, mas felzimente, são poucos.
    Seja como for, o que poupei no resto do ano compensa-me esta eventual seca.
    Se fosse algo que me preocupa-se mesmo, alugava um ICE, PHEV de preferência!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  16. Obrigado pela demonstração mafgod.

    Mas acho que outro problema que não equacionaste aí, é a diferença de preço de um CI para o VE novo.
    Exemplo (números redondos), comprar um Ford Focus a diesel melhor equipado por 26/27 mil euros vs os 32/34K do Nissan leaf.

    Por isso, acho que se deve ter em conta os IUC's e as Revisões, porque é preciso recuperar esta diferença que ainda é enorme a meu ver.
    Concordam com este comentário: mafgod
  17. Colocado por: slicerExemplo (números redondos), comprar um Ford Focus a diesel melhor equipado por 26/27 mil euros vs os 32/34K do Nissan leaf.
    Ou seja, uam diferença de uns 6k €..... fazendo os tais 20.000km/ano, ao fim de menos de 4 anos a diferença tende fortemente para o VE....

    Colocado por: slicerPor isso, acho que se deve ter em conta os IUC's e as Revisões, porque é preciso recuperar esta diferença que ainda é enorme a meu ver.
    E é... mas não queria puxar demasiado a brasa à minha sardinha :-)
    Portanto, não entrando com essas vantagens todos "provei" que naquele caso em concreto compensa a médio prazo.

    Se entrar com outros beneficios (isenções estacionamento por ex.), então o CI não compensa de todo.
  18. Temos para breve o peugeot e-208 com opção de aluguer de baterias.
    Vamos ver que vem daí

    Concordam com este comentário: zinna
  19. A peugeot está a fazer um grande trabalho!
    Estão mesmo bonitos o raio dos carros.
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021
  20. Vcs são maus 😥😥😥😥 e o pobrezinho que não tem 27k para comprar um ci quanto mias um ve. Tava a ponderar fazer a mudança no ano que vem mas 27 é muito dinheiro... Até 20 já é mas tava a ponderar um zoe que anda a volta disso. Mas depois tar sempre preso a capacidade é algo que não me agrada de todo. Tenho um GPL e meti um depósito de 80 e posso estar mais ou menos a vontade. Um amigo meu uns anos mais tarde seguiu o meu exemplo mas para poupar uns cobres na instalacao optoubpor um depósito de 40. Moral da história cada 300km certinhos estava a ir à bomba atestar... Creio que vou esperar mais uns anos a ver a com a oferta os preços começam a baixar
 
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