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  1. Colocado por: JotaPBem, ando eu a tentar vender a minha 307sw 2.0hdi e depois de gastar 500€ em emabraiagem e volante do motor, rebenta um tubo ultra escondido da saufagem, meto dois pneus novos e .. anomalia anti-poluição. Vou para casa para lhe repor o liquido do FAP e paro para meter gasóleo...volto ao carro e o canhão de ignição decide não rodar com a chave, nem com a suplente...reboque até casa... Ou o carro gosta muito de mim ou é mesmo um sinal!

    Pronto...era só um desabafo.
    Concordam com este comentário:PedroGomes
    Ta na hora de pensar em trocar de carro...
    Concordam com este comentário: mafgod
  2. Colocado por: slicerRealmente mafgod, esses números são assustadores.
    Porquê? Atenção que este Leaf é o MK1, da primeira geração!

    Colocado por: slicerOs novos leaf's têm melhor gestão das baterias a ponto de evitar essa degradação?
    Fizeste muitos carregamentos rápidos? (Li algures que isso aumenta a degradação).
    Os Leafs MK2, 30, 40.... tem uma quimica na bateria cuja degradação é muito inferiorà do MK1 (o meu Leaf de 2012 é MK1).
    As primeiras baterias tem uma degradação muito superior ás posteriores.
    Quem comprar um MK2 ou 30, 40.... a degradação é muito inferior.
    Para ficar descansado com a compra, só tem de garantir que, pelo menos, ao fim da garantia, a autonomia que o carro permite é a suficiente.

    Não são as cargas rápidas por si só que degradam/aceleram a degradação.
    A principal razão é o tempo de vida, depois temperaturas altas/gélidas, a seguir longos períodos a 100% ou abaixo de 20%.

    Resumindo, o único grande cuidado a ter é não deixar o carro estacionado por largas horas/dias a 100% ou na reserva.
    E se puder evitar carregar debaixo de um sol escaldante melhor, contudo se tiver de ser, será.

    Colocado por: slicerNão percebo porque motivo a tecnologia europeia está tão atrás da Tesla. Supostamente a Tesla tem percentagens de degradação muito baixos (10% após 160K milhas..)
    Há marcas que não permitem usar a bateria toda, reservando uma parte.
    Assim a degradação só será visível muito tempo depois.

    Seja como for, a degradação das baterias é, felizmente, cada vez mais um não assunto.
    Mais rapidamente se irá trocar de carro do que bateria.
  3. Colocado por: eu
    O Tavares veio com aquela conversa da treta, que na prática significava que a PSA não tinha (na altura) capacidade de lançar elétricos no mercado.


    Algum dia ele ia deixar passar a mina de ouro / moda ao lado?
  4. Colocado por: JotaPBem, ando eu a tentar vender a minha 307sw 2.0hdi e depois de gastar 500€ em emabraiagem e volante do motor, rebenta um tubo ultra escondido da saufagem, meto dois pneus novos e .. anomalia anti-poluição. Vou para casa para lhe repor o liquido do FAP e paro para meter gasóleo...volto ao carro e o canhão de ignição decide não rodar com a chave, nem com a suplente...reboque até casa... Ou o carro gosta muito de mim ou é mesmo um sinal!

    Pronto...era só um desabafo.
    Concordam com este comentário:PedroGomes


    Ui, eu passei por algo parecido com uma 207 SW. Sucessão de problemas impressionante que me custaram 1200€ num só mês. No momento que estava a subir para o reboque partiu o gancho da carrinha, felizmente estava alguem lá dentro e travou imediatamente.
    Depois veio um Leaf e desde 2014 não voltei a saber o que é uma avaria. Peugeot são os carros muito bonitos, mas eu já tenho a minha dose.
  5. Colocado por: JotaPBem, ando eu a tentar vender a minha 307sw 2.0hdi e depois de gastar 500€ em emabraiagem e volante do motor, rebenta um tubo ultra escondido da saufagem, meto dois pneus novos e .. anomalia anti-poluição. Vou para casa para lhe repor o liquido do FAP e paro para meter gasóleo...volto ao carro e o canhão de ignição decide não rodar com a chave, nem com a suplente...reboque até casa... Ou o carro gosta muito de mim ou é mesmo um sinal!

    Pronto...era só um desabafo.
    Concordam com este comentário:PedroGomes
    Tirando a questão do canhão da ignição, tudo problemas que evitas com um VE.

    Um aparte, andei a ver umas roçadoras para cortar umas ervas no jardim... procurei e lá encontrei uma de motor de combustão a um preço simpático...
    Começo a pedir informações...:
    - precisa limpar o filtro de ar de vez em quando
    - atenção à mistura correta do combustível, tem de comprar mais este jerrican e este óleo, depois convém ir remexendo para não assentar.
    - mais estes auscultadores para o ruído
    - o depósito leva pouco... dá para uns 15 a 20mins...
    - este lubrificante para as partes móveis
    - não puxar muito pela máquina, senão terá de esperar uns 10 a 15mins entre intervalos de abastecimentos
    - ....
    Eu depois perguntei, e elétricas há?
    Naquela superficie só encomendando.
    Lá consegui comprar uma Bosh elétrica numa loja onde apenas tenho de a ligar à corrente e mais nada!
    Já experimentei ontem um pouco e 5 estrelas.
    Pouco ruído, sem poluição, só dar ao dedo e siga!
    Ora eu que me tinha livrado dos carros a combustão e agora ia comprar uma roçadora fumarenta!!!
    Esta ficou-me quase por metade do preço da de combustão e o que gasto em eletricidade é peanuts!
  6. Colocado por: marcopnsDepois veio um Leaf e desde 2014 não voltei a saber o que é uma avaria.
    Não é que um VE seja imune a avarias, claro que também tem/terá.
    Agora que a probabilidade de as ter é muito inferior, isso sim!
    Priceless!
  7. Colocado por: mafgod
    Mais rapidamente se irá trocar de carro do que bateria.


    Se troca de carro antes da bateria dar o pifo, qual é mesmo a vantagem?
    Também nao se pode trocar de CI antes do turbo ou embraiagem dar o pifo?

    Cada vez acredito mais que os apoiantes dos VE estao no barco pelo dinheiro/consumismo/moda e nao pelo ambiente...
  8. Colocado por: mafgodEsta ficou-me quase por metade do preço da de combustão e o que gasto em eletricidade é peanuts!
    Já agora, para quem estiver interessado eis um link para a dita cuja.
    Custou-me cerca de 155€!
  9. Colocado por: jamespondeSe troca de carro antes da bateria dar o pifo, qual é mesmo a vantagem?
    Ao contrário de um filtro de particulas/FAP e outros componentes de desgaste num CI, a bateria não dá um pifo!
    Ela vai perdendo a sua capacidade de armazenamento.... não é de um dia para o outro!
    Se eu trocar o meu Leaf40 quando fizer 8 anos e 160.000kms, ele deverá ter de fazer pelo menos 175km.... quem o comprar saberá este "condicionante"... e saberá o que pode contar.
    Quando se compra um CI de 8 anos e 160.000km, não terá problemas de autonomia mas de certeza que o consumo é bem diferente de em novo, e haverá componentes que podem pifar de u mdia para o outro!

    Colocado por: jamespondeTambém nao se pode trocar de CI antes do turbo ou embraiagem dar o pifo?
    Há quem tenha trocado de VE por um VE com mais autonomia, depois de ter substituído a bateria do seu antigo VE, fazendo um melhor negócio já que a autonomia do antigo está como novo.

    Colocado por: jamespondeCada vez acredito mais que os apoiantes dos VE estao no barco pelo dinheiro/consumismo/moda e nao pelo ambiente...
    Quando comprei o meu MK1 (em 2014) foi por uma questão económica (médio prazo) aliada a não ter de poluir quando circulo.
  10. Colocado por: jamesponde

    Se troca de carro antes da bateria dar o pifo, qual é mesmo a vantagem?
    Também nao se pode trocar de CI antes do turbo ou embraiagem dar o pifo?

    Cada vez acredito mais que os apoiantes dos VE estao no barco pelo dinheiro/consumismo/moda e nao pelo ambiente...

    Dar o pifo aqui é diferente. A bateria não morre, apenas perde capacidade. Imagina, tens 50% de degradação e o carro só faz 80km por carga,já não dá a autonomia que necessitas, mas pode continuar a ser util durante muitos anos a alguém que faça por exemplo 30km por dia.
    Com baterias maiores o problema tende a desaparecer. Imagina um Tesla com 50% de degradação (coisa nunca vista nem em carros com mais de 500 000km), continua a fazer 250km por carga.
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  11. Se os carros usados perdem valor astronomicamente quando tem km elevados, acham mesmo que os VE com degradação de bateria a 50% vão ter procura? E logo ali ao lado no stand, tem um novo com 50 mil prestações de 10euros mensais?

    É isto que a industria automóvel vos esta a "dar", uma dependência...
  12. Colocado por: jamespondeSe os carros usados perdem valor astronomicamente quando tem km elevados, acham mesmo que os VE com degradação de bateria a 50% vão ter procura?
    Assim como há quem compra CIs com largas centenas de milhares de kms e que nem deveriam circular nas estradas por questões de segurança, mas como não tem dinheiro para mais ou só precisam para meia dúzia de kms, chega.... também há quem não se importe de comprar um VE com 50% de degradação da bateria... desde que a autonomia que tenha seja o suficiente para o dia a dia.
    Imagina um VE que tenha autonomia de 100km por menos de 10.000€ e em que o dono apenas precise no máximo uns 50km por dia, quem o comprar, saberá que terá carro por muitos anos cujo consumo é mínimo!

    Colocado por: jamespondeE logo ali ao lado no stand, tem um novo com 50 mil prestações de 10euros mensais?
    Como em tudo :-)

    Colocado por: jamespondeÉ isto que a industria automóvel vos esta a "dar", uma dependência...
    Qual dependência?
    Ao substituir a bateria, posso ficar com a antiga e... usa-la ou vender como apoio de paineis soalres por exemplo.
  13. Colocado por: JoelMEsta é a minha opinião pessoal, quem quer poupar o ambiente a 100% anda a pé.
    Mas descalço, nu, e passar a ser coletor/caçador e nada ter ou possuir. :-)
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  14. Colocado por: JoelMNinguém ganha dinheiro quando vai vender o carro que usou durante anos.
    Daí que quanto menos gastar com o carro, desde a sua compra até ao fim dele nas minhas mãos, melhor!

    E sem fumos nem barulhos parasitas, ou outros, melhor!
  15. Colocado por: JoelM

    Da mesma maneira que a minha Audi A4 a GPL de 97 não tem valor de mercado... Carros é assim, seja CI ou VE, chega uma altura em que o valor comercial é muito baixo. Ninguém ganha dinheiro quando vai vender o carro que usou durante anos.
    (a não ser que seja um clássico ou coisa do género)


    Pois, mas imagina isto:

    Trabalhas num centro urbano como Lisboa, e tens a tua Audi GPL de 1997 a andar perfeitamente.
    De repente, bloqueiam-te o acesso a cidade por teres um carro poluente, anterior Euro 6, por exemplo, como já andam a fazer.

    De tua casa, nao tens acesso a transportes públicos , ou entao tens que apanhar prai 2 ou 3 ligações (coisa que nao vai melhorar, porque não há dinheiro). O que fazes?

    Provavelmente irias mandar a tua Audi para amassar, que apesar de andar perfeitamente, ninguém a quer para nada, e la vais tu comprar um carro eléctrico (até porque andam a aliciar com estacionamentos e postos de carregamentos gratuitos...que todos sabemos que é temporário).

    E assim se cria uma necessidade de comprar, mais uma divida ao banco, mais matéria e energia gasta, etc etc...

    É assim que eu vejo o que se está a passar.
  16. Colocado por: jamespondePois, mas imagina isto:

    Trabalhas num centro urbano como Lisboa, e tens a tua Audi GPL de 1997 a andar perfeitamente.
    De repente, bloqueiam-te o acesso a cidade por teres um carro poluente, anterior Euro 6, por exemplo, como já andam a fazer.

    De tua casa, nao tens acesso a transportes públicos , ou entao tens que apanhar prai 2 ou 3 ligações (coisa que nao vai melhorar, porque não há dinheiro). O que fazes?

    Provavelmente irias mandar a tua Audi para amassar, que apesar de andar perfeitamente, ninguém a quer para nada, e la vais tu comprar um carro eléctrico (até porque andam a aliciar com estacionamentos e postos de carregamentos gratuitos...que todos sabemos que é temporário).

    E assim se cria uma necessidade de comprar, mais uma divida ao banco, mais matéria e energia gasta, etc etc...

    É assim que eu vejo o que se está a passar.
    Percebo o que dizes mas... atualmente ninguém te obriga a comprar um VE para poderes cumprir essa norma. Podes muito bem comprar um CI que a cumpra.

    Portanto, o teu comentário é válido quer seja um VE ou um CI que cumpra a norma.

    O mesmo se passa com casas, roupa, telemóveis, TVs.... há toda uma industria que vive na compra de novos bens e reciclar os antigos.
    Comprar hoje algo com a ideia que dure uma vida não faz sentido.
  17. Colocado por: JoelM
    A única razão pela qual a mantenho é porque só uso 3 semanas por ano quando vou a PT, se tivesse de usar diariamente já tinha ido para abate e comprado um carro novo porque para andar diariamente teria uma despesa em manutenção incomportavel!
    os carros a GPL estão esentos dessa proibição. O meu é a GPL e anda todos os dias. Mínimo 60km dia. Quando adquirir um VE o mesmo tem de me fazer 200km para 9 carregar duas vezes por semana. Se fizer mais melhor...
  18. Vocês fartam-se de escrever :D

    Eu não vou trocar de carro. Vou vender a 307 mas só vendo com os problemas resolvidos. Não gosto de enganar ninguém.

    Ironia das ironias, canhão desmontado funciona bem. Provavelmente o que avariou foi a parte eléctrica da coisa.

    Quanto a Peugeots, eu sou citroenista puro, sendo que a 307 surgiu por falta de oferta de carro semelhante na gama Citroen... problemas todas as marcas têm, mas garantidamente não volto a comprar um diesel nos próximos anos. Mais depressa acabo o restauro de um dos meus AX´s e fica como carro de recurso.
  19. Colocado por: JotaPeu sou citroenista puro
    Que dizes a este Citroen? :-)

    Além do minimalismo, este 19_19 da Citroen também integra Inteligência Artificial que procura ajudar o condutor e passageiros naquilo que precisem. O 19_19 é movido a energia elétrica e tem uma autonomia superior a 800km, sendo capaz de ir dos 0 aos 100km/h em 5 segundos.

    Sendo um ‘concept’ criado para celebrar o centenário da marca, não há qualquer indicador que o 19_19 venha a ver a ‘luz do dia’. Ainda assim, conta o Digital Trends que o carro funciona como uma forma de mostrar os planos da empresa para o futuro.
 
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