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  1.  # 861

    O video está muito claro e explicativo, é isso mesmo!
    Não sei se para uns essa associação é uma treta, mas é basicamente aquilo. É só fazer contas :)

    Tive a comparar o ano passado e o seguro e era um pouco mais caro para um ICE do mesmo valor. Mas não era significativo e pode depender das minúcias de casa caso.

    A manutenção dos eléctricos passa também pela substituição dos módulos de baterias, quando estas começam a perder capacidade, há que ter isso em conta. Mas para empresas, as vantagens são mais que claras. Para particulares talvez já seja mais renhido.
    Concordam com este comentário: mafgod
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  2.  # 862

    Colocado por: pguilhermePara particulares talvez já seja mais renhido.

    Colocado por: pguilhermeÉ só fazer contas :)
    :)
  3.  # 863

    Para particulares, a vantagem financeira pode não ser tão clara. Em casos, certamente até nem será deterministico, pois consumos, manutenções, km percorridos, custo e fonte de "combustível", facilidade de reabastecimento, etc introduzem bastante entropia e tanto pode dar para um lado como para o outro.

    Uma coisa é certa: sem garagem em casa (com instalação eléctrica), o apelo de um BEV é menor (para mim seria um incomportável). Idealmente em casa e no trabalho, até para manter a carga dentro dos parâmetros mais saudáveis e poupar a vida da bateria...

    Apesar das muitas vantagens, ainda não é o mais adequado para rigorosamente todos os casos.
  4.  # 864

    A vantagem é como. tudo. na vida.
    Faz sentido gastar mais dinheiro por um carro para poupar durante o uso?! pois isso já com cada um. Se pensamos no ambiente há alternativas mais amigas do ambiente, andar a pé, andar de bicicleta, andar de transporte público ou metro. Ainda se se pensar nS emissões, temos já carro a gás natural e GPL, além de económicos na utilização, no seu preço tem baixas emissões.
    O estado deixou de dar incentivos, as marcas suportam isso, quer no desconto de equipamento quer no incentivo à retoma.
    Em Setembro estive prestes a comprar um ioniq por 30 mil, compra particular com retoma de um velho carro de 2007. Se comprasse pela empresa o carro custava 40 mil.
  5.  # 865

    Fazerem um preço um pouco mais elevado para empresa, embora pouco comum, também já vi, mas só para uma unidade e nunca algo tão drástico como 1/3 aumento (ou 1/4 desconto). Seria o mesmo modelo e do mesmo trim?

    Normalmente as empresas têm alguns benefícios... A nossa última compra, novos ficaram mais baratos do que usados e tive que assinar contrato em como não podia vender durante 1 ano. Mas cada caso é um caso.
    No final deste ano vão ser vendidos a 1 euro :)
    • eu
    • 23 abril 2020 editado

     # 866

    Colocado por: pguilhermeNo final deste ano vão ser vendidos a 1 euro :)

    Qualquer dia é como o petróleo, ainda pagam para alguém ficar com os carros.
  6.  # 867

    Se oferecer os carros serão taxados como vencimento. Assim é uma venda :)
  7.  # 868

    Colocado por: callinasA vantagem é como. tudo. na vida.
    Faz sentido gastar mais dinheiro por um carro para poupar durante o uso?! pois isso já com cada um.
    É isso...

    É como:
    - comprar um carro de marca premium ou de uma marca mais barata?
    - mais vale comprar ou alugar uma casa/carro?
    - colocar PRH ou AC numa casa?
    - ter jardim ou um pátio cimentado?
    - ter filho/s ou não? casar ou não?

    Comprar um VE em vez de um ICE, como já foi dito por várias vezes aqui, é mais uma opção de escolha que está encima da mesa.
    Há vantagens e desvantagens como todas as escolhas que se fazem ao longo da vida.
    Temos é de estar conscientes delas (prós e contras) e fazer uma escolha que, hoje até pode ser a mais acertada, e amanhã nem por isso.

    A respeito de os VEs serem caros, feios e com pouca escolha, cada vez mais estes pré-conceitos estão a cair.

    Uma vez mais digo, é fazer as contas ;-) e saber se vale a pena ou não.
    Dizer que são mais caros que um ICE equivalente (o que também não é verdade para todos) e por isso não vale a pena, é o mesmo que dizer que não vale a pena em gastar dinheiro num PRH, isolamento exterior, porque nunca ou dificilmente vai ter o retorno do investimento.
    A comodidade e o poder escolher porque posso, vale mais que umas contas de excel e pensar nos impactos do clima.
  8.  # 869

    Colocado por: pguilhermeNo final deste ano vão ser vendidos a 1 euro :)
    Xiiii.. dou 10€ (10x mais) por cada um e vou busca-los :-)

    Há coisa de uns meses falei com um recente dono de um Model S... resumindo, tinha-o comprado creio por 15.000€ (até acho que era menos) à empresa (de que ele e o irmão eram sócios) porque entretanto compraram um Model3 ;-)
    Ainda lhe propus dar 20.000€ pelo Tesla mas ele não aceitou :(

    Realmente, para as empresas, os VEs podem ser uma excelente maneira para depois "ficarem" com eles ;-) ou venderem aos amigos e conhecidos...

    Nada que não acontecesse já com os ICEs mas, como os VEs tem muito menos desgaste, comprar um VE com uns 4 anos fiscais :) e mesmo com uns milhares de Kms é um excelente negócio para quem o compra.
    • Carvai
    • 23 abril 2020 editado

     # 870

    Colocado por: mafgod
    Realmente, para as empresas, os VEs podem ser uma excelente maneira para depois "ficarem" com eles ;-) ou venderem aos amigos e conhecidos...

    O meu filho trabalha numa pequena empresa onde tem uma pequena quota. Não tinha carro de serviço, pois também tem poucas deslocações em trabalho. Mas como precisava de um carro novo comprou um PHEV em nome da empresa. Pagou a titulo de suprimentos o valor residual que o carro vai ter ao fim de 4 anos. A empresa pagou o restante que vai amortizar na totalidade. Ao fim dos 4 anos fica com o carro sem pagar mais nada. Para os particulares a compra de VE novos ainda não é bom negócio.
  9.  # 871

    Colocado por: CarvaiPara os particulares a compra de VE novos ainda não é bom negócio.
    Diria antes
    Para os particulares a compra de um carro novo nunca é bom negócio.

    Salvo algumas excepções quando fazendo campanhas agressivas de venda, seja VE ou não.
    Concordam com este comentário: JotaP
  10.  # 872

    Realmente vivemos num país de Chico espertos... E depois se for preciso reclamam quando grandes empresas também arranjam subterfúgios fiscais...

    E quando dá jeito andam sempre atrás de apoios
    Concordam com este comentário: mafgod, Bricoleiro, nunos7, Anonimo1710
  11.  # 873

    Concordo e assino por baixo o teu desabafo (comprar para a empresa e depois despachar quando a nível fiscal já não serve) mas, isto com os VEs não é novo.... sempre se fez com os carros de combustão...
    Quantos estão em cargos de topo a usufruírem de um "carro de serviço" (outra) topo de gama escolhido por eles para depois o comprar a um preço simbólico para ele ou para conhecidos?

    É como comprar algo para a "empresa" e ser para uso pessoal, seja roupa, telemóveis, comida, combustível, férias...
    Diria que a maior parte das pequenas empresas só dão prejuízo ou o lucro estritamente necessário para que passem despercebidos pela máquina fiscal.
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 874

    Colocado por: callinasFaz sentido gastar mais dinheiro por um carro para poupar durante o uso?! pois isso já com cada um. Se pensamos no ambiente há alternativas mais amigas do ambiente, andar a pé, andar de bicicleta, andar de transporte público ou metro. Ainda se se pensar nS emissões, temos já carro a gás natural e GPL, além de económicos na utilização, no seu preço tem baixas emissões.


    A verdade é esta.
  13.  # 875

    Colocado por: mafgodLOL já tens algo parecido (pequeno) e com mais autonomia :-)

    O Smart for two, tem autonomis acima de 100km, e na casa do 10.000€ ou menos compras um usado ainda com essa autonomia.
    Eis o relato de um utilizador com um smart de 200.000km ;-)


    Isso do "parecido"... Os 7000€ a confirmarem-se são isso mesmo... 7000 num bocado de plástico novo. Vale o que vale mas isto de ser novo é mesmo só pela garantia, porque por norma também não compro carros novos.

    Um carro usado de 10mil euros já é menos de metade do que custam novos... será assim tão bom negócio e estará assim em tão bom estado?
    • mafgod
    • 23 abril 2020 editado

     # 876

    Colocado por: JotaPUm carro usado de 10mil euros já é menos de metade do que custam novos... será assim tão bom negócio e estará assim em tão bom estado?
    Um colega meu tem um smart que comprou à Mercedes usado (era da Delta) há coisa de 2 anos com creio 90.000km, o carro é de 2013, foi preparado para a entrega onde mudaram a bateria de 12V LOL tem portanto 7 anos e a bateria está quase como nova.
    Este modelo a bateria tem 10 anos de garantia sem limites de kms.... portanto ainda tem mais 3 anos de garantia.
    Ainda no ano passado pelo verão fez 140km com uma única carga (e aínda dava para mais uns kms) e a autonomia que o carro diz e ele faz é sempre na casa dos 100km para bem mais.
    De fato, este modelo smart é mais um que é pouco valorizado.

    Como lhe digo a ele, para mim o maior problema do smart é ser de 2 lugares.

    Um VE usado está em geral muito melhor estado que qualquer ICE com os mesmos anos/kms.
    Há menos peças para avariar/desgaste :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  14.  # 877

    Sendo que já se compram Dacia a GPL novos por menos de 15000€...
  15.  # 878

    Colocado por: manelvcRealmente vivemos num país de Chico espertos... E depois se for preciso reclamam quando grandes empresas também arranjam subterfúgios fiscais...

    E quando dá jeito andam sempre atrás de apoios
    Concordam com este comentário:mafgod,Bricoleiro,nunos7,JoelM


    Lol
  16.  # 879

    Colocado por: manelvcSendo que já se compram Dacia a GPL novos por menos de 15000€...

    E no entanto continuam a existir carros a gasolina e diesel de 30, 40, 50, 60, 100, .... Não entendo a relação.
    Um dos meus colegas de trabalho vai comprar um desses. Excelente escolha para ele e para o que pode gastar.
    É essa a vantagem do cada vez maior número de alternativas, é haver cada vez mais escolhas e as pessoas poderem optar, de entre variadas tecnologias e vantagens/desvantagens de cada uma.

    Colocado por: mafgodA comodidade e o poder escolher porque posso, vale mais que umas contas de excel e pensar nos impactos do clima.

    É isto :-)
  17.  # 880

    Colocado por: manelvcRealmente vivemos num país de Chico espertos... E depois se for preciso reclamam quando grandes empresas também arranjam subterfúgios fiscais...

    E quando dá jeito andam sempre atrás de apoios
    Concordam com este comentário:mafgod,Bricoleiro,nunos7,JoelM

    Este País e todos os outros. Recordo-me de há uns atrás alguém me ter dito que 70% dos particulares no UK só compravam carros de usados de empresas, leasings, rent-a-car, etc. Aliás 90% dos chamados usados importados têm origem em neste tipo e negócios.
    Em Portugal pelo contrário o pessoal gostava era de comprar de carros a "cheirar a novo" e de preferência das chamadas marcas premium. A vaidade á frente da racionalidade.
 
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