Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: jcfcidVoltando ao tópico...

Já começam a inventar...

https://eco.sapo.pt/2020/05/07/ip-estuda-taxa-sobre-carros-eletricos/

Isto é só o começo e será inevitável substituir todos os impostos e taxas que actualmente estão agregados aos combustíveis petrolíferos e carros com motores que os consomem.
    Onde vai o Estado substituir esses impostos e tirar receita?
    Por isso é que continuo a dizer que a passagem do petróleo para a eletricidade é apenas uma mudança de lobbys dos árabes para a China. Não sei qual a melhor.
    Concordam com este comentário: eu, Paramonte, sposilva
  2. Colocado por: Bricoleiroespelhar os UV

Neste caso o que interessa é a parte oposta do espectro, os IR.

De qualquer forma, está a afirmar que o verniz é suficientemente reflector para compensar a parte do espectro visível que é muito menos reflectida (preto)?
  3. Colocado por: BricoleiroPor isso é que continuo a dizer que a passagem do petróleo para a eletricidade é apenas uma mudança de lobbys dos árabes para a China. Não sei qual a melhor.
    Só que, petróleo não tenho no quintal e o sol aparece em casa todos os dias.
    Em breve, espero produzir energia suficiente para também carregar os meus VEs :-)

Colocado por: BricoleiroIsto é só o começo e será inevitável substituir todos os impostos e taxas que actualmente estão agregados aos combustíveis petrolíferos e carros com motores que os consomem.
    Onde vai o Estado substituir esses impostos e tirar receita?
    Certo e fará o todo sentido.
    Contudo, infelizmente, ainda estamos numa fase muito embrionária da mobilidade elétrica.
    Se os postos públicos e privados funcionassem a 100% e estivessem espalhados pelo país e não só no litoral, e se os VEs fossem ainda mais acessíveis, aí sim.
    Esta medida fará sentido daqui a uns 2 ou 3 anos.
  4. basicamente quanto quer gastar?
    qual a utilização do carro?
    novo ou usado?

e assim escolhe...

usados... diria que sempre na casa de 1 ou 2 anos...
    novos... de 30.000 para cima... a abaixo disso... so tem mm o VW e-up que tem uma autonomia decente para o preço que pedem...
  5. Colocado por: mafgodSó que, petróleo não tenho no quintal e o sol aparece em casa todos os dias.
    Em breve, espero produzir energia suficiente para também carregar os meus VEs :-)

Se conseguir esse feito, tem toda a razão.

Colocado por: mafgodEsta medida fará sentido daqui a uns 2 ou 3 anos.

Vamos ver, eu acredito que até comece a fazer sentido apenas mais tarde.
    Concordam com este comentário: mafgod
  6. Colocado por: mafgodEsta medida fará sentido daqui a uns 2 ou 3 anos.

Gosto do seu optimismo, mas duvido imenso desse timing :)
  7. Colocado por: pguilherme

Neste caso o que interessa é a parte oposta do espectro, os IR.

De qualquer forma, está a afirmar que o verniz é suficientemente reflector para compensar a parte do espectro visível que é muito menos reflectida (preto)?

Estou a afirmar que uma pintura preta com verniz sofre menor desgaste face a uma branca sem verniz, logo se a camada de tinta inferior ao verniz absorve menor UV pressupõem-se que a tinta sem verniz absorve mais UV e mais calor passará para o suporte que neste caso é a chapa do carro.
    Mas isto dá pano para mangas, um carro com películas escurecidas anti UV nos vidros ou proteções refletoras nos vidros principalmente no para brisas, supera qualquer outro carro sem isto, seja que cor for. Só para explicar que se querem o carro mais fresco de verão a cor não é determinante, há outras coisas que realmente fazem a diferença.
    Então dizer que um carro branco é mais fresco de verão e mais quente de inverno, é qualquer coisa sem sentido nenhum.
  8. Colocado por: pguilhermeGosto do seu optimismo, mas duvido imenso desse timing :)
    Optimismo para ser apenas daqui a 2 ou 3 anos (quanto mais tarde melhor) ou..... ser daqui a 2 ou 3 anos (o ser daqui a pouco tempo)? ;-)
  9. A respeito ainda do ser quente ou frio...

Os VEs são, e independentemente da cor, mais frescos no verão que um ICE e mais frios no inverno que num ICE.
    E porquê? Simples, um ICE tem uma fornalha no capot que liberta sempre calor.

Resumindo, num VE usa-se menos o AC que um ICE mas usa-se muito mais o aquecimento no inverno (num ICE até temos o aquecimento praticamente de borla..).
  10. Colocado por: mafgodOs VEs são,e independentemente da cor, mais frescos no verão que um ICE e mais frios no inverno que num ICE

Depende do carro, um topo de gama comparável a um Tesla por exemplo tem um isolamento tão bom entre compartimento do motor e habitáculo que dificilmente passará alguma energia térmica por aí.
    Concordam com este comentário: pguilherme
    • eu
    • 7 maio 2020 editado
    Num ICE, no verão, a cor da pintura tem mais influência que o calor do motor.
    Concordam com este comentário: pguilherme, JotaP
  11. Segundo aqui e baseados numa experiência dos caçadores de mitos... a diferença não chega a 6ºC:
    The Mythbusters experiment can be a good example when comparing the temperature in white cars vs black cars. They pitted a white car against a black one and put a thermometer inside them. After a certain time, the white car temperature reached 125°F and the black car temperature was 10 degrees more than that.

Portanto:
    - carro branco 125ºF = 51,7ºC
    - carro preto 135ºF = 57,2ºC
    dá portanto, uma diferença de mais 5,5ºC para o carro preto.
    Duvido que se note alguma diferença.
  12. Colocado por: mafgodOptimismo para serapenasdaqui a 2 ou 3 anos (quanto mais tarde melhor) ou..... serdaqui a 2 ou 3 anos (o ser daqui a pouco tempo)? ;-)

Acho optimista o prazo de somente 2 ou 3 anos para que os eléctricos transitem para a próxima fase, isto é, de não necessitarem de apoios para competirem com os ICE (apoios dados por motivos que indicam ser ecológicos) e, depois, para outra fase ainda posterior, onde terão uma fatia de mercado tal que permita uma taxação significativa.

A redução dos preços teria de ser substancial (resultado da tecnologia de baterias e produção, não de descontos comerciais), a variedade de marcas e modelos muito maior, a rede de carregamentos ser francamente expandida, etc.

É muito simples: se deixar de ser vantajoso (financeira e fiscalmente) comprar eléctrico, não compro :)

Colocado por: mafgodSimples, um ICE tem uma fornalha no capot que liberta sempre calor.

E esse calor vai para o habitáculo? Num ICE fabricado nas últimas 2 décadas? :)

Colocado por: BricoleiroEstou a afirmar que uma pintura preta com verniz sofre menor desgaste face a uma branca sem verniz, logo se a camada de tinta inferior ao verniz absorve menor UV pressupõem-se que a tinta sem verniz absorve mais UV e mais calor passará para o suporte que neste caso é a chapa do carro.
    Mas isto dá pano para mangas, um carro com películas escurecidas anti UV nos vidros ou proteções refletoras nos vidros principalmente no para brisas, supera qualquer outro carro sem isto, seja que cor for. Só para explicar que se querem o carro mais fresco de verão a cor não é determinante, há outras coisas que realmente fazem a diferença.
    Então dizer que um carro branco é mais fresco de verãoe mais quente de inverno, é qualquer coisa sem sentido nenhum.

Sem entrar em grandes detalhes, pois alguns até são contra-intuitivos:

O aquecimento é efectivamente resultado da combinação dos 3 tipos de radiação: UV, visível e infra-vermelho. No entanto, o espectro do Sol tem a maior parte da energia nos comprimentos de onda visíveis (se não quiser consultar tabelas desta composição, pode constatar que o carro, independentemente da sua cor, não aquece tanto se estiver um dia com nuvens (que, como sabem, praticamente não filtram UV) do que exposto ao sol.

A filtram dos UV será importante para reduzir o "desgaste" da pintura, proteger os passageiros, etc. Não por uma questão que aquecimento.

Por fim - e atenção que não estou a argumentar nada sobre qualquer tipo de carro - dizer-se que um carro é mais fresco no verão e mais quente no inverno, é apenas dizer que tem um maior isolamento térmico. Isto está mais relacionado com a qualidade de construção do carro e materiais usados.
    Uma geleira tanto aguenta gins frescos num dia de verão como uma canjinha quente no inverno :)

Dizer que um carro branco é mais quente no inverno é que não faz muito sentido: removeu-se a radiação da equação, e o pretendido é manter o calor no interior do habitáculo.
  13. Colocado por: mafgoddá portanto, uma diferença de mais 5,5ºC para o carro preto.
    Duvido que se note alguma diferença.

Não nota 5 graus de diferença???
    Os humanos conseguem sentir diferenças ate em décimas de grau....
  14. Colocado por: pguilherme

Não nota 5 graus de diferença???
    Os humanos conseguem sentir diferenças ate em décimas de grau....
    Entre 51 e 57ºC?

Colocado por: pguilhermeE esse calor vai para o habitáculo? Num ICE fabricado nas últimas 2 décadas? :)
    Já há uns anitos que não conduzo um ICE.... mas aínda no verão passado... alentejo... uns 40ºC à sombra, parei numa área de serviço para usar o PCR e só ouvia as ventoinhas dos ICEs no máximo e eles parados.
    Basta passar junto a um ICE a funcionar a algum tempo para sentir o calor a sair do capot.
    Mas ok, até alguns VEs (ZOE e Teslas) quando estão a carregar também libertam bastante calor debaixo do capot, sente-se junto ás rodas da frente :-)

Num ICE, em fila para/arranca com as janelas abertas e sem AC ligado.. .não se sente o calor a vir do capot a entrar pela janela?!
  15. Colocado por: mafgodventoinhas dos ICEs no máximo e eles parados

Provavelmente ventilação forçada para o radiador do ac.

É óbvio que os ICE produzem imenso calor... cerca de 1/3 da energia é dissipada dessa forma. A questão é se vai para o habitáculo!

Mesmo sem pensar nos eléctricos, as rodas tb aquecem! :)

Colocado por: mafgodNum ICE, em fila para/arranca com as janelas abertas e sem AC ligado.. .não se sente o calor a vir do capot a entrar pela janela?!

Não estará a confundir com a exaustão dos outros veículos? Isso sim, pode ser muiito quente :)
    • eu
    • 7 maio 2020
    Colocado por: mafgodDuvido que se note alguma diferença.

Eu por acaso tenho um carro claro e outro escuro (azul escuro) e a diferença de temperatura interior quando está sol, não diria que é notória, diria mesmo que é ENORME!

Aliás, façam uma pequena experiência: quando virem um carro branco ao pé de um carro preto, ambos ao sol, ponham as mãos em cima de um e do outro. Vai ser uma experiência bastante reveladora.
  16. Colocado por: mafgodEntre 51 e 57ºC?

Contas de merceeiro: passe tudo para "metade" (ok, metade de 51º é aprox -111º e também não sabemos se a diferença é linear)

De 25.9 a 28.6º, não sente a diferença?
  17. Colocado por: euEu por acaso tenho um carro claro e outro escuro (azul escuro) e a diferença de temperatura interior quando está sol, não diria que é notória, diria mesmo que éENORME!

Eu tb :)
  18. Colocado por: euEu por acaso tenho um carro claro e outro escuro (azul escuro) e a diferença de temperatura interior quando está sol, não diria que é notória, diria mesmo que éENORME!
    Ambos com o mesmo vidro e estofos?

Colocado por: euAliás, façam uma pequena experiência: quando virem um carro branco ao pé de um carro preto, ambos ao sol, ponham as mãos em cima de um e do outro. Vai ser uma experiência bastante reveladora.
    Uma coisa é a temperatura da chapa outra o ar que está no interior.

Colocado por: pguilhermeContas de merceeiro: passe tudo para "metade" (ok, metade de 51º é aprox -111º e também não sabemos se a diferença é linear)
    ?! Leu o artigo ?!
    Use o conversor: https://www.rapidtables.com/convert/temperature/fahrenheit-to-celsius.html

Colocado por: mafgodPortanto:
    - carro branco 125ºF = 51,7ºC
    - carro preto 135ºF = 57,2ºC

Colocado por: pguilhermeDe 25.9 a 28.6º, não sente a diferença?
    Noto mas entre 51 e 57ºC..... está muito quente ou um pouco mais quente.

0.0649 seg. NEW