Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: mafgod?! Leu o artigo ?!
    Use o conversor:https://www.rapidtables.com/convert/temperature/fahrenheit-to-celsius.html

Eheh. Metade da energia a 51º (324K) seria a 324/2 = 162K = -111º C.
    Não se assuste, não é preciso conversor online de C para F :)

De qualquer forma, o artigo também refere 17F (8.3ºC) de diferença:

The Autoradar also did the test on a Georgia summer day. After a few hours, the temperature inside the black vehicle was 17 degrees more than the white one. Also, it took more time to cool down after turning on the air conditioner.

Grosso o modo, parece-me que o artigo conclui que efectivamente há uma diferença causada pela cor:

Do black cars get hotter? Definitely yes as the findings of these experiments suggest so.

Ou tem uma perspectiva diferente?

Colocado por: mafgodNoto mas entre 51 e 57ºC..... está muito quente ou um pouco mais quente.

Sim, qualquer uma dessas temperaturas é muito alta para ser.... confortável :)

Daí que, de forma ingénua, tivesse reduzido tudo para "metade", incluindo a diferença! (Repare que não sabemos se a diferença é linear, offset, logarítmica, exponencial, geométrica... se houver a mesma diferença de 5º entre 23 aos 28ºC, teria mais importância, mas nem isso que estou a sugerir!)

Extrapolando linearmente, mesmo uma diferença de 2.7º (de 25.9 para 28.6) é notória, ou não acha?
    • eu
    • 7 maio 2020
    Colocado por: mafgodUma coisa é a temperatura da chapa outra o ar que está no interior.

Mas obviamente que estão relacionadas, pois o calor da chapa é radiado para o interior.

Este vídeo é interessante: https://www.youtube.com/watch?v=kfi2p-_QW5Q
  2. O video é fixe!
    A medição das temperaturas interiores é mais complicada, pq os índices de radiação já são mais díspares.
    Mas entre chapas, mesmo que mal calibrado, é mais constante.

Pergunta: estariam ambos ao sol há +- o mesmo tempo?
  3. Colocado por: mafgoddá portanto, uma diferença de mais 5,5ºC para o carro preto.
    Duvido que se note alguma diferença.

É a diferença entre estar num ambiente a 25 graus celcius e a 30.5
    Diferença entre primavera e verão.

Diferença entre não precisar de ligar o ar condicionado do carro (componente de maior consumo eléctrico depois do motor) e não ligar

"Heating and air-conditioning (HVAC) system is a part of the power system of the vehicle when the purpose is to provide complete thermal comfort for its occupants, however it requires far more energy than any other car accessory. Electric vehicles have a low-energy storage capacity, and HVAC may consume a substantial amount of the total energy stored, considerably reducing the vehicle range, which is one of the most important parameters for EV acceptability. The basic goal of this paper is to simulate the air-conditioning system impact on the power energy source of an electric vehicle powered by a lithium-ion battery"
  4. Colocado por: ParamonteÉ a diferença entre estar num ambiente a 25 graus celcius e a 30.5
    Não, a diferença era de 51,7ºC para 57,2ºC
  5. Colocado por: pguilhermeGrosso o modo, parece-me que o artigo conclui que efectivamente há uma diferença causada pela cor:

Ou tem uma perspectiva diferente?
    Acho que concordei ou não:
    Colocado por: mafgodPortanto:
    - carro branco 125ºF = 51,7ºC
    - carro preto 135ºF = 57,2ºC
    dá portanto, uma diferença de mais 5,5ºC para o carro preto.

Apenas disse que, a diferença não ser tão notória:
    Colocado por: mafgodDuvido que se note alguma diferença.
    Ou seja, neste caso, tanto um como outro, está muito quente e ter-se-ia que ligar o AC.
  6. Colocado por: Bricoleiro
    Se conseguir esse feito, tem toda a razão
    Estou a trabalhar para isso ;-)
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  7. Colocado por: mafgodOu seja, neste caso, tanto um como outro, está muito quente e ter-se-ia que ligar o AC.

Claro, sempre com AC, mas se houver uma diferença positiva, isto é, uma temperatura inicial mais baixa, vai ajudar ao conforto, ou não? É como o isolamento nas casas.... eheh :)
    • eu
    • 7 maio 2020
    ETICS nos carros, já !
  8. Colocado por: eu
    Mas obviamente que estão relacionadas, pois o calor da chapa é radiado para o interior.

Este vídeo é interessante:https://www.youtube.com/watch?v=kfi2p-_QW5Q

Tanta coisa com a chapa e esquecem-se do mais importante, os vidros!
    Concordam com este comentário: mafgod
  9. Colocado por: euETICS nos carros, já !

Eheh!

Colocado por: BricoleiroTanta coisa com a chapa e esquecem-se do mais importante, os vidros

Ora:
    - se o vidro deixar passar a radiação toda para dentro, o vidro nem aquece, mas aquece o interior porque irá receber a energia toda.
    - se o vidro absorver a radiação, o interior fica mais protegido do aquecimento por radiação, mas sofrerá por convecção, com o calor emitido pelo próprio vidro

Neste caso, se o vidro aquecer é bom, pois pode ser dissipado em andamento.
    No caso da chapa como não há refracção, quanto mais radiação for reflectida, melhor
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  10. Colocado por: pguilherme

Eheh!

Ora:
    - se o vidro deixar passar a radiação toda para dentro, o vidro nem aquece, mas aquece o interior porque irá receber a energia toda.
    - se o vidro absorver a radiação, o interior fica mais protegido do aquecimento por radiação, mas sofrerá por convecção, com o calor emitido pelo próprio vidro

Neste caso, se o vidro aquecer é bom, pois pode ser dissipado em andamento.
    No caso da chapa como não há refracção, quanto mais radiação for reflectida, melhor
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

Quem duvida do calor que os vidros deixam passar nunca devem ter tido umas estadias em autocaravanas. Aí aprendiam a reconhecer a diferença entre ter vidros transparentes ou tapados ou com película.
    • eu
    • 7 maio 2020
    Colocado por: BricoleiroQuem duvida do calor que os vidros deixam passar

Ninguém duvida disso.

A questão é que os vidros são mais ou menos iguais nos carros, aliás, os fabricantes até costumam ser sempre os mesmos.
  11. Colocado por: eu
    Ninguém duvida disso.

A questão é que os vidros são mais ou menos iguais nos carros, aliás, os fabricantes até costumam ser sempre os mesmos.

Mas quem se preocupa com a absorção térmica dos UV, devia pensar em primeiro lugar em meter películas nos vidros e menos, muito menos, com a cor da pintura.
  12. Colocado por: BricoleiroMas quem se preocupa com a absorção térmica dos UV, devia pensar em primeiro lugar em meter películas nos vidros e menos, muito menos, com a cor da pintura.

Deixe-se do UV! O que aquece é o espectro visível e infra-vermelho.

As películas não são ilegais?
    Mesmo que se se possam aplicar, nunca podem ser nos vidros da frente nem no para-brisas.

Vidros fumados atrás e cortinas de sol é uma combinação fixe.
    Estacionado, para os vidros da frente, aquelas redes para as janelas das crianças (sem ventosa) funcionam lindamente. Dobram-se facilmente e vão no compartimento da própria porta...
      afe282c6dbfae5a12a62877c728272c5.jpg
  13. Colocado por: pguilhermeDeixe-se do UV! O que aquece é o espectro visível e infra-vermelho.

Do pouco que percebo que física, as diferentes radiações medem-se pelo comprimento da onda.
    A radiação ultravioleta é a radiação mais energética da luz solar, maior que a radiação infravermelho.
    O que aquece um corpo são os IV, no entanto o que danifica e queima mais sem se ver são os UV, estavamos a falar de vernizes e tintas, de películas e do interior dos carros...

Colocado por: pguilhermeAs películas não são ilegais?

Não.

Colocado por: pguilhermeMesmo que se se possam aplicar, nunca podem ser nos vidros da frente nem no para-brisas.

Podem apenas as películas de segurança que são transparentes, mas com o carro estacionado há inúmeras formas de o fazer nesses vidros.

Colocado por: pguilhermeVidros fumados atrás

Vidros fumados não protegem nem em segurança nem do calor, apenas efeito visual.
    • eu
    • 8 maio 2020
    Colocado por: Bricoleirodevia pensar em primeiro lugar em meter películas nos vidros

O vidro por onde entra mais calor é o para-brisas e aí não podemos instalar películas.

Mas de facto, os carros topo de gama têm vidros especiais que refletem uma grande percentagem da radiação solar.
  14. Colocado por: euO vidro por onde entra mais calor é o para-brisas e aí não podemos instalar películas.

Mas pode por um simples para sol refletor auto enquanto o veiculo está estacionado que é o melhor e resolve. Em andamento tem o AC.
    Concordam com este comentário: eu
      parasol auto.jpg

0.3553 seg. NEW