Iniciar sessão ou registar-se
  1. Lol completamente desnecessário...
  2. Colocado por: mafgodYeap, poder andar 100km pelo preço de dois cafés ou por zero euros mesmo, e manutenções mínimas e sem IUC, um luxo ao alcance de qualquer um.
    Basta querer....

Só não concordo com isto
    um luxo ao alcance de qualquer um.
    • mfso
    • 29 agosto 2020
    Já aqui foi dito que os VE não são adequados a todos, ou melhor dizendo, para todas as situações.
    É sempre preciso ponderar um conjunto de circunstâncias: distância a percorrer entre os pontos habituais, possibilidade de carregar no destino (no caso de a distância consumir + de 40% da autonomia do VE), etc

O facto do amigo pinheiro dizer que não sabia se a autonomia iria ser suficiente para este percurso em particular, foi suficiente para gerar um conjunto de comentários sem sentido. Os comentários fariam sentido caso o user quisesse percorrer diariamente essa distância, mas acredito que para o percurso habitual que o user referiu, é uma excelente alternativa à combustão, parecendo que vai conseguir carregar o VE em casa, e neste caso próximo dos 0.10€/KW. Ainda que a esposa "só" faça 40-60 KM/dia, rondará os 1.000 KM/mês, que umas idas ao supermercado, ao pão, etc, vai chegar a pelo menos 15.000 KM/ano. Também aqui já foi dito que isso representa uma poupança de cerca de 1500€/ano. A partir daqui é fazer contas: a diferença para um equivalente com motor de combustão, o desgaste das baterias, peças de desgaste que possam surgir no de combustão, o eventual aparecimento de uma taxinha para compensar a perda de imposto do governo com os combustíveis fosseis, ...

Um problema pode ser a emoção superar a razão: pelo mesmo valor optar por um classe A180d (dos novos) em vez de um leaf, ou e-208, ou corsa-e...

Mas um VE não deixa de ser uma opção, tanto até que eu estou a ponderar, e a minha Maria só faz 30KM/dia de 2ª a 6ª. Depois há as outras saídas típicas... que somando tudo (total do ano) ficará perto dos 10.000KM/ano (poupança de 1000€)

Vou esperar mais um ano e ver como o mercado se comporta...
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, Marc_S
  3. Gastar 25k para viver a emoção de saber se chega ou não casa, é um luxo ao alcance de qualquer um. Lol.
  4. Como disse o mfso, tivemos problemas de autonomia HOJE ao ir buscar o carro a Sintra e porque a despassararada lá de casa deixou o cartão em casa. Senão era um não problema e os comentários tem sido de facto despropositados... A esposa quer um eléctrico porque quer um électrico. Não tem pontos de embraiagem nem mudancas nem stress a arrancar em subidas e isso para ela é que é importante. Cada um sabe de si. Se fosse para mim a opel astra de 2001 a gpl e com 370.000 km continuava a servir bem. É barata de usar e manter, confortável e muito bem construída, melhor que muitos carros modernos. O Leaf foi a melhor opção dentro do que era importante para ela e como foi bastante mais barato que o valor de mercado (no seguro avaliaram automaticamente em 30.000€) pode sempre ser revendido sem grande perda.
  5. Colocado por: rjmsilvaGastar 25k para viver a emoção de saber se chega ou não casa, é um luxo ao alcance de qualquer um. Lol.

É como o mafgod disse. Tivessem levado um cartão para carregar e nada disto tinha sido badalado. Era uma pausazita para um xixi e um café enquanto carregava um poquito num PCR e até podiam vir a a 120 o caminho todo.
    • J D
    • 29 agosto 2020 editado
    Colocado por: ruicarlov

É como o mafgod disse. Tivessem levado um cartão para carregar e nada disto tinha sido badalado. Era uma pausazita para um xixi e um café enquanto carregava um poquito num PCR e até podiam vir a a 120 o caminho todo.

Alias, o errado nisto nem passa por alguem se ter esquecido do cartao, mas sim do sistema em PT ser ridiculo ao nao permitir pagar o carregamento em formato unico via cartao multibanco, isso sim.
    Concordam com este comentário: callinas
  6. Exato!!! Não dar simplesmente para usar o multibanco é uma idiotice monumental!
    • J D
    • 29 agosto 2020
    Colocado por: pcspinheiroExato!!! Não dar simplesmente para usar o multibanco é uma idiotice monumental!

Depois ficam admirados como a Tesla vende tanto.
  7. Hill assist e automáticos existe em ICE. Se querem um VE, tudo bem, o dinheiro é vosso.

Agora é engraçado ver a matilha defender o que não tem defesa. A autonomia continua a ser um problema dos VE,bem demonstrado neste caso.

Ontem abasteci o meu ICE com 30€ e fiquei com autonomia para 850km. Perdi 5 minutos da minha vida.
    • J D
    • 29 agosto 2020
    Colocado por: rjmsilvaHill assist e automáticos existe em ICE. Se querem um VE, tudo bem, o dinheiro é vosso.

Agora é engraçado ver a matilha defender o que não tem defesa. A autonomia continua a ser um problema dos VE,bem demonstrado neste caso.

Ontem abasteci o meu ICE com 30€ e fiquei com autonomia para 850km. Perdi 5 minutos da minha vida.

Rofl, com o magnifico veiculo que gasta menos de 3l aos 100! Mas ao menos voces teem um pingo de vergonha na cara ou apenas tiram nrs de onde o sol nao brilha?
  8. Colocado por: rjmsilvaOntem abasteci o meu ICE com 30€ e fiquei com autonomia para 850km. Perdi 5 minutos da minha vida.
    Com 30€ eletricidade faço 2.000km :)
    Sem perder nenhum minuto e carregando em casa. :)
    • J D
    • 29 agosto 2020
    Colocado por: mafgodCom 30€ eletricidade faço 2.000km :)

Os 30e dele so se fosse um gpl a comer menos de 5l aos 100. Eu acho uma piada quando inventam nrs assim, se assim formos um kauai faz 1000km+,ao menos desse temos videos a provar.
    Concordam com este comentário: mafgod
  9. Colocado por: rjmsilvaAgora é engraçado ver a matilha defender o que não tem defesa. A autonomia continua a ser um problema dos VE,bem demonstrado neste caso.
    Para mim, com o leaf40, autonomia não é problema....
    Basta seguir o meu DB, link que já coloquei aqu várias vezes.
    Morando zona Mafra, já fui ao Gerês, Monte Gordo, Castelo Figueira Rodrigo com apenas uma paragem para carregar durante o almoço.... Sem nenhum stress...

Mas percebo que quem não tenha VE pense que os VEs ainda tenham autonomia de 100km...
  10. Colocado por: rjmsilvaGastar 25k para viver a emoção de saber se chega ou não casa, é um luxo ao alcance de qualquer um. Lol.
    É uma emoção semelhante a comprar um ICE por 15€ e ir pagando combustível, impostos, revisões.... Ao fim de uns anos, a vantagem inicial desaparece.
    • smart
    • 29 agosto 2020 editado
    Colocado por: pcspinheiroComo disse o mfso, tivemos problemas de autonomia HOJE ao ir buscar o carro a Sintra e porque a despassararada lá de casa deixou o cartão em casa. Senão era um não problema e os comentários tem sido de facto despropositados... A esposa quer um eléctrico porque quer um électrico. Não tem pontos de embraiagem nem mudancas nem stress a arrancar em subidas e isso para ela é que é importante. Cada um sabe de si. Se fosse para mim a opel astra de 2001 a gpl e com 370.000 km continuava a servir bem. É barata de usar e manter, confortável e muito bem construída, melhor que muitos carros modernos. O Leaf foi a melhor opção dentro do que era importante para ela e como foi bastante mais barato que o valor de mercado (no seguro avaliaram automaticamente em 30.000€) pode sempre ser revendido sem grande perda.

hum..
    atenção a um pormaior
    o valor do carro em caso de perda total com responsabilidade em sinistro é o valor do capital do contrato, portanto 30 K.
    No caso da responsabilidade do sinistro recair sobre outros, o valor a indemniozar é o valor venal do carro, que com toda a certeza não são os 30K.
    Apenas abordo esta questão para que não se fique com a ideia que em caso de sinistro e perda total, independentemente do responsável, recupera-se os 30 K..
  11. Engraçado é ver quem não tem VE e não faz intenção de ter a criticar quem tem, quem sabe viver com eles e não quer outra coisa...

Colocado por: mafgodCom 30€ eletricidade faço 2.000km :)

É só isto.

O problema é pegar-se só nos casos pontuais que interessam à narrativa e extrapolar para TODAS as situações. Não é verdade...
    - muitas pessoas não podem carregar em casa. É verdade. Mas muitas outras podem. E há pessoas que não podem carregar em casa, carregam só na rua e vivem felizes com o seu VE
    - os eléctricos demoram muito tempo a carregar. É verdade, mas e então? Carregam lentamente enquanto estamos a fazer outras coisas (nomeadamente dormir), pontualmente podemos ter de esperar. Pontualmente não é sempre. Nem sequer a maioria das vezes. A maioria das vezes perdemos zero minutos a carregar. Em casa ou na rua.

A energia que se investe a maldizer uma realidade que se desconhece é algo que nunca deixa de me surpreender
    • J D
    • 29 agosto 2020
    Colocado por: Bruno.AlvesEngraçado é ver quem não tem VE e não faz intenção de ter a criticar quem tem, quem sabe viver com eles e não quer outra coisa...

É só isto.

O problema é pegar-se só nos casos pontuais que interessam à narrativa e extrapolar para TODAS as situações. Não é verdade...
    - muitas pessoas não podem carregar em casa. É verdade. Mas muitas outras podem. E há pessoas que não podem carregar em casa, carregam só na rua e vivem felizes com o seu VE
    - os eléctricos demoram muito tempo a carregar. É verdade, mas e então? Carregam lentamente enquanto estamos a fazer outras coisas (nomeadamente dormir), pontualmente podemos ter de esperar. Pontualmente não é sempre. Nem sequer a maioria das vezes.

A energia que se investe a maldizer uma realidade que se desconhece é algo que nunca deixa de me surpreender

Para mim o que mais me surpreende sao os nrs que citam para consumos, de um lado para os EV, do outro para ICE. Parecem o centro de PR diesel da VW.
  12. Queria só deixar isto. Pela mesma linha de pensamento, se há uma pessoa que faz 10.000km por mês num eléctrico (sim DEZ MIL KM), então um eléctrico é adequado a todas as pessoas que fazem muitos kms e é impensável que alguém defenda o contrário...
      IMG_20200829_191224.jpg
    • Marc_S
    • 29 agosto 2020 editado
    Colocado por: rjmsilvaHill assist e automáticos existe em ICE. Se querem um VE, tudo bem, o dinheiro é vosso.

Nunca percebi alguns "excessos" pro e anti eléctricos que leio em vários forums que por vezes só tem paralelo nas discussões clubisticas de futebol. Tenho um carro a combustão e um eléctrico em casa e tento usa-los tirando partido das vantagens de cada um e contornando as suas limitações. No caso parecido ao de acima se vou fazer uma viagem grande e tenho duvidas acerca da possibilidade de carregar levo o carro a gasóleo e não sinto remorsos por o eléctrico ficar em casa. Se vou ao supermercado a 10 Km deixo o carro a gasóleo na garagem e vou no eléctrico e encantado da vida na mesma.

Acerca do tempo de carregamento: Recebi o Leaf curiosamente quando havia bombas sem combustível e filas monumentais para abastecer. Não foi a razão da compra mas foi interessante comparar o seu carregamento que só me ocupava o tempo para por a ficha à tarde e tira-la de manhã e a vez que estive 55 minutos a espera numa bomba para abastecer 20 litros. Novamente é ´uma questão de adaptar as nossas rotinas ao "feitio" do carro. Que me lembre e até agora apenas uma vez tive de usar o carro de combustão porque o eléctrico estava a carregar nessa altura.

De um modo geral passado este tempo e da minha experiência dou os seguintes conselhos para quem pondere ter um carro eléctrico:
    - Não é uma boa ideia para carro único lá em casa mas pode ser um excelente segundo carro.
    - Garagem ou box com tomada é essencial. Depender da rede publica de carregamento anula muito das sua vantagem económica
    - Pode-se fazer mais viagens grandes do que se pensa, implica algum esforço no planeamento do percurso e escolha pontos de carregamento.
    - Embora tenham capacidade de arranque e aceleração fenomenal se acha que o limite de velocidade nas estradas nacionais devia ser de 150KMh e sem limite nas autoestradas provavelmente não se coadunará com o seu estilo de condução.

Cump.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, zed

0.7751 seg. NEW