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  1.  # 1

    Colocado por: Sirruper
    Os teslas sao carros sem design. Ainda há pouco sairam e já parecem monos.
    A tesla até pode ser pioneira em muita coisa, mas constroi carros feios. A nova carrinha entao parece uma nave espacial.
    Mas gostos sao gostos.
    Vejam o bmw i8. Um carro icônico.


    Obrigado pelo esclarecimento.

    A questão do design é algo muito subjectiva e pessoal e felizmente que há gostos para tudo.

    O i8 é híbrido.
    A BMW tem algum BEV para além do i3?
    Concordam com este comentário: mafgod
  2.  # 2

    Colocado por: pguilhermeQueria dizer que automóveis, ice ou bev, são ferramentas e centros de custo, não um investmento
    Concordo, contudo, há quem compre BEV e o venda ao fim de algum tempo, onde a perda é equivalente ao valor que teria de gastar com um ICE e as manutenções programadas. Neste ponto de vista, não terá sido nem um custo bem um investimento. :)
  3.  # 3

    Colocado por: SirruperVejam o bmw i8. Um carro icônico.

    Viva a diferença de opiniões. Eu acho o i8 uma aberração em termos de aspecto e utilidade.
    Até porque comparar um SUV ou sedan famiar com um "supercarro-to-be" faz muito pouco sentido na minha opinião. Mas lá está, opiniões ;-)
  4.  # 4

    Colocado por: Bruno.Alves
    Viva a diferença de opiniões. Eu acho o i8 uma aberração em termos de aspecto e utilidade.
    Até porque comparar um SUV ou sedan famiar com um "supercarro-to-be" faz muito pouco sentido na minha opinião. Mas lá está, opiniões ;-)

    Falo em design. A tesla nao o tem.
    O SUV da mercedes é outra obra de arte.
    Quando as marcas de segmento alto tiveram motores electricos com prestacoes semelhantes à tesla, nao sei como a tesla se vai safar.
  5.  # 5

    Eu disse aspecto, não disse? ;)

    A Tesla irá sobreviver como os outros fabricantes irão sobreviver, pelos menos durante os próximos anos largos. Há muito mercado, para todos os modelos e mais que viessem. Aliás preciso era isso, que viessem e deixassem ser ser só promessas e fornadas limitadas ao mercado norueguês.
  6.  # 6

    Colocado por: pguilhermePara que serve o automóvel senão como um meio se transporte? :)

    Há quem os use também como mascote para mostrar o status aos vizinhos 😀
    Concordam com este comentário: Carvai, mafgod, pguilherme
  7.  # 7

    Colocado por: pguilherme

    Só consegui ver publicidade da Mercedes.

    De forma a não tirar conclusões precipitadas, pode elaborar um pouco sobre "o resto"?

    Status e ter um eletrico. Certo ?
    A criança chega e diz tens um eléctrico...
    Depois vês historia da mercedes , e acaba a responder à criança, sim tenho um mercedes
    Concordam com este comentário: Sirruper, pguilherme
  8.  # 8

    Colocado por: mafgod@tostex, qual foi o VE escolhido?


    Ui, só agora vi isto. Leaf 2!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  9.  # 9

  10.  # 10

    Colocado por: tostex

    Ui, só agora vi isto. Leaf 2!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod
    Ok, entretanto já vi que foi um Leaf N-Connecta por menos e 30K.
    Muito bom preço.

    Ou seja, tens um VE novo, por menos de 27K ;-) - Já recebeste o incentivo, certo?
  11.  # 11

    Colocado por: mafgodOk, entretanto já vi que foi um Leaf N-Connecta por menos e 30K.


    Esse Leaf tem gestão térmica da bateria?
  12.  # 12

    Colocado por: Paramonte

    Esse Leaf tem gestão térmica da bateria?


    Nenhum tem :(
  13.  # 13

    Colocado por: ParamonteEsse Leaf tem gestão térmica da bateria?
    O Leaf não tem nenhuma gestão térmica das baterias.

    Há outras marca que tem sempre, outras só em carregamento e outras é apenas uma ventoinha.
    Há vantagens e desvantagens em qualquer uma destas opções das marcas.

    No nosso clima, esta questão da gestão térmica, pode ser, a meu ver, um não assunto.
    Excepto para quem viva no Alentejo (onde no verão há vários dias seguidos com temperaturas acima de 30ºC) ou para quem faça muitos kms de seguida por dia e com vários carregamentos diários.

    A gestão térmica permite manter as baterias a uma temperatura óptima para carregar ou em andamento, de modo a minimizar a degradação ou permitir carregamentos rápidos a altas potências.
    É certo que as primeiras baterias do Leaf, degradavam bastante com a temperatura (tenho um com 8 anos e mais de 150.000km onde a degradação anda nos 50%).
    A química foi alterada e de há alguns anos para cá, a degradação passou a ser bem inferior estando a ser muito semelhante a baterias por exemplo do ZOE (gestão térmica funciona apenas em carregamento).

    Mesmo a Tesla, que está sempre a gerir a temperatura das baterias, a degradação existe. Menor é certo, mas existe.
    Portanto, a gestão é boa e funciona mas, não é a solução perfeita.

    Para o comum do mortais que faz uns 100km/150km dia e vai de férias umas vezes por ano, a gestão ou não das baterias é irrelevante.

    Com a gestão térmica:
    - maiores velocidades de carregamento, logo mais rápido e mais barato nos postos que cobram ao minuto
    - degradação menor, logo mais tempo de vida útil da bateria
    - a gestão térmica gasta energia logo, irei ter de gastar mais energia com o consequente aumento da conta
    - a gestão térmica tem mais componentes para manutenção e para avariar...

    Sem gestão térmica:
    - posso estar limitado no carregamento rápido (#rapidgate)
    - maior degradação do que se tivesse gestão térmica (quanto mais?)
    - a energia que carrego a bateria é quase exclusiva para deslocar, logo mais eficiente
    - bateria simples e fácil de substituir módulos (há quem tenha feito DYI em Portugal, não sei até que ponto seria fácil numa bateria com gestão térmica)

    Se me dessem a escolher o mesmo modelo de carro e ao mesmo preço, um com gestão térmica e outro sem, teria de pensar ;-)

    NOTA: esta questão da degradação também é complicado de se perceber, isto porque em algumas marcas, as baterias tem capacidade escondida o que faz com que a degradação nos primeiros anos seja imperceptível. O Leaf neste caso é transparente o que faz com que seja mais visível o efeito. Seja como for, todas tem degradação!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte, zed, moedinhas
  14.  # 14

    mafgod:
    Obrigado pela resposta detalhada e muito boa informação!

    Penso que os carros sem gestão térmica das baterias ficam limitados nos grandes percursos. Estar à espera muito tempo para carregar, ou mesmo o carro se negar a acrregar porque a bateria está quente pode ser um problema para quem faz por exemplo Lisboa-Porto.

    Tanto quanto me parece, a falta de gestão térmica não é um problema para um carro que faz percursos citadinos, e pode ficar a carregar à noite. Para que faz longos percursos pode ser um problema, Certo?
  15.  # 15

    Colocado por: ParamontePenso que os carros sem gestão térmica das baterias ficam limitados nos grandes percursos. Estar à espera muito tempo para carregar, ou mesmo o carro se negar a acrregar porque a bateria está quente pode ser um problema para quem faz por exemplo Lisboa-Porto.
    Nim.
    No Leaf60, onde a autonomia em AE deverá ser uns 300km..... com jeitinho faz Lisboa/Porto com uma só carga, vá, uma carga rápida a meio para xixi e café de uns 10min.
    Chegar a Lisboa ou Porto e carregar num PCR, mesmo que esteja já quente as baterias, demorará para carregar até aos 90 e picos (acima disso é muito lento mesmo com bateria fresquinha) cerca de 1h... 1h30.
    Como quem vai a este destino demorará mais que isso, o tempo de carga não é problemático.
    Ou seja, com o Leaf 60, Lisboa/Porto/Lisboa no mesmo dia será preciso uma carga rápida longa e umas duas pequeninas :-)
    Peanuts.

    Se o Leaf for o de 40 já será um pouco mais problemático, Lisboa/Porto/Lisboa no mesmo dia serão precisas 3 cargas rápidas longas... e a terceira, ou mesmo a segunda, já poderá ser complicado.
    Resumindo, com baterias grandes, a questão da gestão térmica para os carregamentos, não é muito problemático.
    Claro que, se quiserem fazer mais 1000km.... aí terão de fazer várias cargas sucessivas e notar-se-á o rapidgate.
  16.  # 16

    Colocado por: ParamonteTanto quanto me parece, a falta de gestão térmica não é um problema para um carro que faz percursos citadinos, e pode ficar a carregar à noite. Para que faz longos percursos pode ser um problema, Certo?
    Sim e Nim.
    Nim, na parte dos percursos longos.
    O que são para ti percursos longos?

    No meu Leaf40, já fiz Lisboa/Monte Gordo e Lisboa/Figueira Castelo Rodrigo sem problemas, com uma carga rápida a meio caminho de uns 30min e sem problemas de rapidgate.
    Para mim, no meu use case, o Leaf40 chega e sobra.
  17.  # 17

    Colocado por: mafgodSim e Nim.
    Nim, na parte dos percursos longos.
    O que são para ti percursos longos?


    Irei fazer Lisboa-Lagos ou Lisboa_Porto com alguma frequência
  18.  # 18

    Se tiveres onde carregar no destino (e tempo para estar a carregar em AC, claro), um VE recente de bateria acima de 50kWh faz isso de uma tirada, até sem paragens se for o caso, se for a velocidade legal.

    Lá está, a questão da refrigeração tem mais ou menos relevância dependendo dos casos. Se fores para viagens até uma carga rápida, não deve ser grande problema desde que a velocidades legais. É possível colocar a bateria a torrar sem nenhuma carga se fores a abrasar a fundo.

    Eu depois de experimentar um ioniq que, apenas com um ventilador, conseguiu fazer 4 CR seguidas (e o ioniq carrega sempre a fundo!) num dia de Agosto com 40 graus, acho que não ter qualquer refrigeração não é admissível.
    Se isso num Leaf de 62kWh implica algum problema adicional em 99% das viagens? Não. Mas há tantas ofertas no mercado actualmente e mais ainda num futuro próximo, não escolheria uma solução de compromisso. Só se fosse um negócio incrível
  19.  # 19

    Minha situação: Casa-Trabalho diáriamente: 25 Km total (ida+volta)

    Uma a duas vezes por mês: Lisboa-Porto ou Lisboa-Lagos

    Que carro me aconselham, económico, não tenho grande orçamento, os carros em si não me dizem muito, é para ir de A para B sem chatices?
  20.  # 20

    Um híbrido plugin.
 
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