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  1.  # 1

    O ideal em tamanho é o c zero ou os clones (3,4m por 1,5m), são dos veiculos com 4 portas mais pequenos que estão no mercado. Como tenho um parqueamento com 18 m em que o segundo carro para caber tem de ser pequeno, andei há uns tempos a pesquizar as diferentes medidas, há vários sites sobre carros que ajudam imenso nisto. Os japoneses chamam a estes carros pequenos keycars e lá são muito populares, eu tenho um Daihutsu com 3,5m por 1,4m, grande maquina apesar do motor so ter 850 de cilindrada. O grande problema são as peças.
  2.  # 2

    Há uns anos, quando ainda não havia elétricos, andámos a pensar num daewoo/chevrolet matiz, que tinha dimensões semelhantes, para podermos finalmente fazer uso da garagem. Mas da citroen lá nos deram a volta com condições especiais para trocarmos o nosso carro por um C1. Mas por um lado se tivéssemos comprado o Matiz poderia ter sido problemático para conseguir autorização da CML para poder usar a garagem e colocar o sinal de proibido estacionar. Quando apresentámos o requerimento a primeira reposta foi uma nega, pois diziam que a largura do portão era inferior a 1,70m, logo não poderia ser usado como garagem. Mas enviámos-lhe algumas fotos (uma delas foi esta que pus no fórum), dizendo que era para um carro elétrico e como era necessário fazer uso dela para podermos carregar o carro em casa, e então lá veio a autorização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  3.  # 3

    Li há pouco tempo que a Citroen tem na calha um carrinho electrico muito pequeno, eu gostei do conceito, e sou um potencial comprador. É excelente para espaços pequenos.

    Outro carrinho q não me importava de comprar é um pequenino electrico que os ctt usam na distribuição postal.
  4.  # 4

    Agora só vos falta contratar energia da meo para não poluirem nada.
  5.  # 5

    Há outros fornecedores de energia cuja fonte é de origens renováveis.
    Eu desde 2014, tenho um tarifário desses.
  6.  # 6

    Colocado por: mafgodHá outros fornecedores de energia cuja fonte é de origens renováveis.
    Eu desde 2014, tenho um tarifário desses.


    Os comercializadores não têm qualquer controle sobre a fonte de energia que vendem, é apenas marketing.
  7.  # 7

    Isso já foi sobejamente dissecado neste e noutros tópicos. Isso não é verdade

    Colocado por: rjmsilva

    Os comercializadores não têm qualquer controle sobre a fonte de energia que vendem, é apenas marketing.

    Leiam e vejam como é que funciona o MIBEL
    Concordam com este comentário: mafgod
  8.  # 8

    Naturalmente que um comercializador não pode garantir que cada electrão que entra em casa vem de uma barragem ou de uma eólica pois a rede de distribuição é só uma. Mas a energia é um mercado que reúne compradores e vendedores, tipo a bolsa de valores. O comercializador pode comprar a um produtor que vende energia renovável. A única coisa melhor que isso é termos a nossa própria rede de distribuição, vulgo ligação de painéis do telhado à nossa tomada.
    Concordam com este comentário: mafgod
  9.  # 9

    Quais os melhores preços para carregar quer em casa quer nos postos publicos?

    Estive a ver há bocado na Miio eos preços por kw não são nada simpaticos, uma carga de um leaf 40 a 15 cts o kw fica a 6 euros, quase o preço do gpl...
  10.  # 10

    Na miio e evaz são dos melhores preços que se arranjam com CEMEs 0,18€/kWh no cheio e 0,14€/kWh no vazio. Com alguns CEMEs consegue-se baixar um pouco sendo cliente de eletricidade em casa. Por exemplo EDP que tem tarifa simples a 0,20€/kWh para não clientes e 0,16€/kWh para clientes. Mas isto só compensa se se usar muito a rede pública. Para mim a rede pública é mesmo só para quando não há outra hipótese.
    A poupança está a carregar em casa, sobretudo com bi-horário. Nesse aspecto, uma das comercializadoras mais enconómicas é a cashback-power. Preço de mercado de anda pelos 0,07€/kWh no vazio. Tem uma tarifa de gestão fixa mensal, mas que quando se consome bastante fica diluída no preço de kWh mais barato.

    Folheto de preços

    Sou lá cliente desde Setembro e também passei a trabalhar lá em part-time como gestor de clientes.
  11.  # 11

    Parecendo que não mas carregar por ex u. Leaf 40 a o.7 o kw são 3 euros, metade do que levaria a maioria dos carregamentos.

    Em 1000 cargas são 3000 euros de poupança.

    Mas como todos dependem da edp distribuição, e como quem manda aí são os chineses, vão. se preparando para as talhadas que aí virão,e nem piem que eles não gostam...
  12.  # 12

    Colocado por: carlosj39
    Mas como todos dependem da edp distribuição, e como quem manda aí são os chineses, vão. se preparando para as talhadas que aí virão,e nem piem que eles não gostam...


    Isso não é 100% verdade. Pode por exemplo ir viver para a Rebordosa ou para o Lordelo, que as companhias de distribuição são cooperativas locais.

    Mas os valores da taxa de acesso às redes são regulados pela ERSE e DGEG, logo independentemente da distribuidora, para 3,45kVA, o preço por dia fixado para este valor é 0,1480€. Na energia activa existem valores algo variáveis, mas mais de metade tem a ver com os custos de interesse económico geral. Por outras palavras várias taxas e taxinhas. Grande parte do preço da eletricidade vem daí, e não do que os chineses podem querer impor.
  13.  # 13

    Colocado por: carlosj39Em 1000 cargas são 3000 euros de poupança.


    A um ciclo completo por dia, poupar-se-iam quase 1100 € por ano.
    A 2 ciclos por semana, já a poupança se ficaria em pouco mais de 300 €.


    O Leaf 40 acho muito mais giro. Podia subir o orçamento para um destes, mas mesmo assim, através de stands parece que o ponto de partida seriam 20~21k€ :(

    Mostrei fotos no fds e ficou muito mais inclinada para o Zoe, simplesmente porque é mais pequeno.
    Não estava muito virado para o Zoe devido à questão das baterias e por ter a ideia que o Leaf seria mais "carro" e talvez mais robusto. O que acham?

    Se encontrar um Zoe 40 por um preço razoável, o que devo ter em atenção?
  14.  # 14

    Sou suspeito e prefiro de longe o Leaf.
    Mas qual é a questão das baterias do ZOE? O aluguer, fuja dele! :-)

    Atenção que o ZOE é mais pequeno, mas também não é assim tão pequeno :-)

    Colocado por: pguilhermeO Leaf 40 acho muito mais giro. Podia subir o orçamento para um destes, mas mesmo assim, através de stands parece que o ponto de partida seriam 20~21k€ :(
    Ou um pouco menos, e carros com alguns muitos milhares de Km.
    Se bem que nos VEs o problema está mais na idade do que nos kms, mais kms é também sinónimo de menos tempo de garantia da bateria.

    Colocado por: pguilhermeSe encontrar um Zoe 40 por um preço razoável, o que devo ter em atenção?
    Num VE a maior preocupação é o estado das baterias.
    Num Leaf é "fácil" de se ver, num ZOE ou outro pode ser mais complicado.
    O ideal era ficar com o carro num fim de semana e verificar se a autonomia que ele indica faz sentido.´
    Um ZOE 40 penso que deverá conseguir próximo dos 300km, o Leaf40 também, algures nos 270km.
  15.  # 15

    O Zoe é minúsculo! Não é? Vendi a ideia como sendo mais pequeno que um Clio.... se calhar já me espalhei :)

    Mas sim, essa questão dos contratos. Procurei vários anúncios quase todos falam no raio do contrato. Com baterias próprias não parece ser comum.
    Leaf 40, de stand (não de particulares) não encontrei muita coisa abaixo de 20k.

    Qualquer uma dessas autonomias é mesmo muito acima do que é necessário. Apenas coloco a hipótese de aumentar a parada só para evitar carros muito antigos ou que rapidamente possam trazer chatices.

    Ver o estado das baterias no Leaf, com o Leaf Spy? :) É chato é nunca ter usado tal coisa, ter de pedir no stand para me deixarem ligar o adaptador e depois andar ali à pesca... eheh.
    • mafgod
    • 13 julho 2020 editado

     # 16

    Colocado por: mafgodLeaf 24:
    c=4,445 mm
    l=1,770 mm
    h=1,550 mm

    ZOE:
    c=4,084 mm
    l=1,730 mm
    h=1,562 mm

    Vê aqui as dimensões dos vários VEs.


    Há dois stands que recomendo, que vendem quase em exclusivo apenas VEs e sabem o que vendem:
    Stand eletrico (zona Leiria)
    Electricar (Zona Santa Maria da Feira)

    O ZOE tem outra particularidade, não gosta de qualquer tomada e postos. Para o ZOE a terra tem de estar imaculada, ou quase :-)
  16.  # 17

    Colocado por: mafgod
    O ZOE tem outra particularidade, não gosta de qualquer tomada e postos. Para o ZOE a terra tem de estar imaculada, ou quase :-)


    Muita atenção a isto. Se o carro for para carregar sempre no mesmo sítio onde se sabe que tem boa terra, tudo bem. Agora não é carro que recomende para fazer uma escapadinha para algum alojamento que ofereça carga, pois nunca se sabe se ele vai gostar da tomada ou não.
    Até nos postos da rede pública vi algumas vezes pessoas a dizerem que o posto estava a avariado pois o zoe dava mensagem de erro a dizer "potência insuficiente" ou outra coisa assim. Eu chegava lá e carregava na boa.
    Concordam com este comentário: mafgod
  17.  # 18

    Mafgod: até o site é só para EV, que descriminação! Eheh. Este é mais abrangente: https://www.carfolio.com/

    Mas yah, o Clio tem 4050mm e o Zoe 4087mm e (para as versões de 2019)!!! Agora é que me espalhei ao comprido!
    O Kia Picanto tem 3595mm! Quase meio metro a menos!
    Podes crer, afinal o Zoe não é assim tão pequeno.

    O carregamento, neste caso não seria problemático, pois irá carregar em casa literalmente 100% das vezes.
    Sinceramente não sei o que hei-de comprar.

    Obrigado pelos contactos! Amanhã vou disparar emails a pedir inventário, juntamente com uns contactos que o Bruno.Alves também me passou.
    Se a minha mãe não gostar do carro, depois venho aqui fazer publicidade à descarada para vender eheh :)

    PS: será que esses stands entregam em lisboa?
  18.  # 19

    Colocado por: pguilherme
    PS: será que esses stands entregam em lisboa?


    Das duas vezes que comprei no Standelétrico, da primeira vez o carro veio directo de França para minha casa, mas tive eu de fazer a inspecção. Da 2ª vez comprei um carro já com matrícula portuguesa e fui buscá-lo a Leiria. É suficientemente perto para não ter de me preocupar com ficar sem bateria. Mas do que conheço dos vendedores de cada um desses stands, já os vi virem entregar carros a Lisboa.
  19.  # 20

    Fazer a viagem para ir apanhar o carro é que não estava muito para aí virado, confesso. Mas em Leiria sempre podemos aproveitar a desculpa para ir almoçar ao tromba rija ou à casinha velha :)
 
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