Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

Também é uma boa sugestão a do nmex2
  2.  # 462

Colocado por: pcspinheiroPreciso de ajuda de alguém que tenha instalado um solis 1500 mini. Fiz a instalação de 3 painéis para o meu cunhado e, aparentemente, correu tudo bem. Isto até ao momento em que o liguei, pois não dá sinal de vida. Liguei-o á rede numa caixa de derivação pois a instalação no meu cunhado é complicada para levar até ao quadro. Era preciso esventrar o quadro todo e não me meti nisso. Montei e liguei os painéis em série e liguei-os ao inversor. Depois, como instruído no manual, liguei primeiro o disjuntor que cortava aquele circuito da casa e de seguida liguei o DC switch. Mas nada. Verifiquei que não tinha trocado a polaridade dos fios que vêm dos painéis mas parece correcta, as ligações na ficha AC que liga ao inversor também estão ok. Não percebo... Infelizmente esqueci-me de levar um voltímetro para testar se havia potencial eléctrico nos dois cabos que vêm dos painéis, mas a certa altura houve um pequeno raio de sol (esteve nevoeiro cerrado a manhã toda) quando estava a colocar as fichas no cabo solar e pareceu-me apanha pequeno choque. Agradeço alguma ajuda por favor.

Estou com o mesmo problema.
  3.  # 463

Eu também tenho o solis 4g mini de 1500
    Deduzo que tenham comprado na solarshop.
    Correu bem a instalação feita por mim . O único problema que tive é que os cabos solares tinham as fichas cravadas trocadas.
    De resto foi pacífico.
    Falem com a solarshop por mail ou telefone.
  4.  # 464

Pois, eu acho que liguei tudo correctamente e verifiquei várias vezes. Portanto as únicas questões são:

1- será que a ligação que fiz dentro da casa está num verdadeiro neutro (a fase tenho a certeza)?
    2- será que os painéis estão todos OK, as ligações tem contacto e estão a produzir energia quando ligados em série?
    3- será que a tomada AC que liga ao inversor está com bom contacto? Ao contrário do que o callinas sugeriu, não me parece que se possa encaixar rodando, nem o manual diz nada sobre isso. Parece-me uma ligação frouxa, mantida apenas por uma pequena patilha plástica, mas não vejo outra maneira...
    Um dia destes volto a casa do meu cunhado "armado" com um multímetro e já verifico tudo. É chato porque a instalação não é minha e ele confiou que eu a fazia (e já fiz coisas muito mais complicadas) e porque fica um pouco longe da minha casa, tornando-se mais difícil de ir resolver...

callinas, os cabos que comprei (2x 5m) apenas tinham fichas numa ponta, por isso encaixei do modo possível nas fichas dos painéis e cravei/soldei as complementares na outra ponta, de modo a ter as polaridades correctas à entrada do inversor.
  5.  # 465

Eu desconfio que seja das ligacoes dos conectores que ligam ao inversor. Nao tinha alicate de cravar e só apertei com um alicate normal.
    Não sei.
    Outra coisa, o manual diz que pode ser ligado um fio terra ao exterior do inversor. Onde ligo a outra extremidade?
      1562079470678411501876670131398.jpg
  6.  # 466

Eu também não tenho alicate de cravar mas apertei com um alicate de trabalhos eléctricos (daqueles que tem várias buracos para descarnar os fios) e depois soldei. por isso não é por aí. Inclusive coloquei solda nas pontas de todos os fios do lado AC para não desfazerem ao apertar os parafusos. O Sérgio já mediu o output dos painéis? Também são os Q-cells de 345W?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Oliveira
  7.  # 467

Colocado por: sergio_pintasEu desconfio que seja das ligacoes dos conectores que ligam ao inversor. Nao tinha alicate de cravar e só apertei com um alicate normal.
    Não sei.
    Outra coisa, o manual diz que pode ser ligado um fio terra ao exterior do inversor. Onde ligo a outra extremidade?
      1562079470678411501876670131398.jpg

Esse inversor está off, rodou para on?

Testem a instalação só com um painel
  8.  # 468

O meu já está a produzir. Foi uma coisa estúpida. Troquei os cabos na ligação dos conectores. O facto de ter na cabeça que tinha que ligar o conector + ao cabo preto e o conector - ao cabo vermelho induziu-me em erro, e nem me fez pensar que o cabo preto liga ao menos nos paineis e o cabo vermelho liga ao + nos paineis.
    Veja se esse também é o seu erro pcs pinheiro.
      15620904607146809417217662571989.jpg
  9.  # 469

Às 19h00 estava a produzir cerca de 300w.

1420w instalados
  10.  # 470

Acham importante ligar o terra?
      1562090701027178447321328197302.jpg
  11.  # 471

Provavelmente. Será. Eu tinha as cores trocadas aquilo que estava habituado ver.
    Referi isso num post mais acima. Troquei as fichas que já vinham cravadas .
    A hipótese pode ser essa , trocar a ordem dos cabos e ignorar as cores.
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
  12.  # 472

esses cabos vermelhos e pretos não são adequados para instalações solares pois o isolamento não aguenta exposição aos UV´S
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  13.  # 473

Colocado por: sergio_pintasAcham importante ligar o terra?
    obviamente que sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  14.  # 474

Colocado por: jorgealvesobviamente que sim.

Pergunto, porque o cabo que vai do inversor ao quadro elétrico, já tem terra estando ligado ao terra do quadro. Não será duplicar?
  15.  # 475

Colocado por: jorgealvesesses cabos vermelhos e pretos não são adequados para instalações solares pois o isolamento não aguenta exposição aos UV´S

Os cabos que estão na cobertura foram enfiados dentro de um tubo rígido.
  16.  # 476

Colocado por: sergio_pintasOs cabos que estão na cobertura foram enfiados dentro de um tubo rígido
    e as pontas levaram mangas de recobrimento? deduzo que não.
  17.  # 477

Colocado por: CarlosSCDJá li a maioria dos comentários aqui no forum, mas ainda não consegui perceber como é que é feita a distribuição da potência que é produzida, pelas 3 fases num sistema trifásico.

Vou ser mais concreto:
    - Tenho um quadro trifásico, potencia contratada 10,3KW à EDP
    - Tenho equipamentos trifásicos, por isso não posso abdicar do trifásico.
    - Tenho um medidor de consumo, por fase - ligado à minha domótica - protocolo ZWAVE

Pretendo cobrir os consumos fixos durante as horas de exposição solar que são constantes e rondam o 550W (CCTV, Domótica, PC´s, electrodomésticos). Tudo que é TV+Box+equipamentos de som está tudo desligado (sem standby).

Desses 550W estão distribuídos da seguinte forma por fase:
    Fase 1- 450W
    Fase 2 - 45W
    Fase 3 - 55W

Se optar por 3 paineis (produção aproximada de 750W), como é que funciona a distribuição da produção? distribui de igual modo pelas três fases? posso dizer para dar prioridade à fase 1? existem equipamentos capazes de decidir por eles injectar na fase que mais precisa no momento?

Se alguém me poder elucidar como é que poderei tirar o maior proveito da produção, agradecia.

Obrigado

Carlos

Já conseguiu avançar com o seu projecto?

Estou num caso semelhante (se bem que no meu só tenho trifasico por causa de um único equipamento).
    Para o meu, existe a possibilidade de baixar o contrato da electricidade para 6,9kVA e usar o equipamento trifasico apenas com os fotovoltaicos? (é uma bomba de calor 18KkW para ventiloconvetores que só está ligada durante o dia).

Obrigado desde já pela orientação.
  18.  # 478

Colocado por: jorgealvese as pontas levaram mangas de recobrimento? deduzo que não.

Não.
  19.  # 479

Colocado por: blackibizae usar o equipamento trifasico apenas com os fotovoltaicos? (é uma bomba de calor 18KkW para ventiloconvetores que só está ligada durante o dia).
    qual a potencia instalada acha que deve ter para meter essa bomba de calor a funcionar?
  20.  # 480

Colocado por: sergio_pintas
    o tubo foi daquele rigido que dura 2 ou 4 anos ao sol, problemas adiados, mais nada.

0.1336 seg. NEW