Colocado por: pcspinheiroPreciso de ajuda de alguém que tenha instalado um solis 1500 mini. Fiz a instalação de 3 painéis para o meu cunhado e, aparentemente, correu tudo bem. Isto até ao momento em que o liguei, pois não dá sinal de vida. Liguei-o á rede numa caixa de derivação pois a instalação no meu cunhado é complicada para levar até ao quadro. Era preciso esventrar o quadro todo e não me meti nisso. Montei e liguei os painéis em série e liguei-os ao inversor. Depois, como instruído no manual, liguei primeiro o disjuntor que cortava aquele circuito da casa e de seguida liguei o DC switch. Mas nada. Verifiquei que não tinha trocado a polaridade dos fios que vêm dos painéis mas parece correcta, as ligações na ficha AC que liga ao inversor também estão ok. Não percebo... Infelizmente esqueci-me de levar um voltímetro para testar se havia potencial eléctrico nos dois cabos que vêm dos painéis, mas a certa altura houve um pequeno raio de sol (esteve nevoeiro cerrado a manhã toda) quando estava a colocar as fichas no cabo solar e pareceu-me apanha pequeno choque. Agradeço alguma ajuda por favor.
Colocado por: sergio_pintasEu desconfio que seja das ligacoes dos conectores que ligam ao inversor. Nao tinha alicate de cravar e só apertei com um alicate normal.
Não sei.
Outra coisa, o manual diz que pode ser ligado um fio terra ao exterior do inversor. Onde ligo a outra extremidade?
Colocado por: sergio_pintasAcham importante ligar o terra?obviamente que sim.
Colocado por: jorgealvesobviamente que sim.
Colocado por: jorgealvesesses cabos vermelhos e pretos não são adequados para instalações solares pois o isolamento não aguenta exposição aos UV´S
Colocado por: sergio_pintasOs cabos que estão na cobertura foram enfiados dentro de um tubo rígidoe as pontas levaram mangas de recobrimento? deduzo que não.
Colocado por: CarlosSCDJá li a maioria dos comentários aqui no forum, mas ainda não consegui perceber como é que é feita a distribuição da potência que é produzida, pelas 3 fases num sistema trifásico.
Vou ser mais concreto:
- Tenho um quadro trifásico, potencia contratada 10,3KW à EDP
- Tenho equipamentos trifásicos, por isso não posso abdicar do trifásico.
- Tenho um medidor de consumo, por fase - ligado à minha domótica - protocolo ZWAVE
Pretendo cobrir os consumos fixos durante as horas de exposição solar que são constantes e rondam o 550W (CCTV, Domótica, PC´s, electrodomésticos). Tudo que é TV+Box+equipamentos de som está tudo desligado (sem standby).
Desses 550W estão distribuídos da seguinte forma por fase:
Fase 1- 450W
Fase 2 - 45W
Fase 3 - 55W
Se optar por 3 paineis (produção aproximada de 750W), como é que funciona a distribuição da produção? distribui de igual modo pelas três fases? posso dizer para dar prioridade à fase 1? existem equipamentos capazes de decidir por eles injectar na fase que mais precisa no momento?
Se alguém me poder elucidar como é que poderei tirar o maior proveito da produção, agradecia.
Obrigado
Carlos
Colocado por: jorgealvese as pontas levaram mangas de recobrimento? deduzo que não.
Colocado por: blackibizae usar o equipamento trifasico apenas com os fotovoltaicos? (é uma bomba de calor 18KkW para ventiloconvetores que só está ligada durante o dia).qual a potencia instalada acha que deve ter para meter essa bomba de calor a funcionar?
Colocado por: sergio_pintaso tubo foi daquele rigido que dura 2 ou 4 anos ao sol, problemas adiados, mais nada.