Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Palmix bomba de calor + solar térmico
    para exclusivamente AQS acho que é uma solução cara com muita manutenção e redundante, a solução BC+PV é mais simples, mais barata e eficiente, as BC já têm alguma forma de redundancia pelo que tripla redundancia não faz qualquer sentido.

se for de serviço misto (climatização+AQS e outros) já poderá fazer todo o sentido.
  2. Existe mais alguma marca que tenha sistema despressurizado?
    Na ECH2O é possível/viável colocar apoio do recuperador de calor a lenha?

Obrigado
  3. Colocado por: VarejoteExiste mais alguma marca que tenha sistema despressurizado?
    Na ECH2O é possível/viável colocar apoio do recuperador de calor a lenha?

Obrigado

E justificará o investimento?

Eu tenho a minha instalada desde a semana passada, agora só faltam os painéis fotovoltaicos irem para o sitio..
  4. Colocado por: Flavio21

E justificará o investimento?

Eu tenho a minha instalada desde a semana passada, agora só faltam os painéis fotovoltaicos irem para o sitio..

Qual BC instalou e FV? Só para AQS?
  5. Colocado por: Varejote

Qual BC instalou e FV? Só para AQS?

ECH2O, fotovoltaicos tenho 2Kw para instalar ainda.. Sim, apenas para AQS.
  6. Que valor ficou aproximadamente BC + FV + instalação?

É a de 300l?
  7. Onde irá instalar o excedente de produção do FV?

Colocado por: Flavio21

ECH2O, fotovoltaicos tenho 2Kw para instalar ainda.. Sim, apenas para AQS.
  8. Colocado por: VarejoteExiste mais alguma marca que tenha sistema despressurizado?
    Vaillant entre outras.

Colocado por: VarejoteNa ECH2O é possível/viável colocar apoio do recuperador de calor a lenha?
    não é um esquema simples de implementar pois está limitado a temp controlada e com potência max de 4kw na água..
  9. Colocado por: BigmouseOnde irá instalar o excedente de produção do FV?

O excedente não é para o resto da casa, tipo frigorífico, ar condicionado, máquina lavar etc?
  10. Colocado por: jorgealvesVaillant entre outras.

não é um esquema simples de implementar pois está limitado a temp controlada e com potência max de 4kw na água..

Despressurizado como a ECH2O, em que a água aquecida não é a água de consumo?

Qual modelo da Vaillant?

A Vaillant equivalente à Daikin ERWQ02AV3 + EKHHP300A2V3 tem preço mais baixo que justifique a troca?
  11. Colocado por: BigmouseOnde irá instalar o excedente de produção do FV?

O excedente será para o resto da casa.. principalmente os AC’s, como controlo os AC’s remotamente.

Mas comprei o inversor já com a possibilidade de levar bateria..
  12. Colocado por: VarejoteDespressurizado como a ECH2O, em que a água aquecida não é a água de consumo?
    está a fazer confusão entre dar despressurização com aquecimento instantaneo
  13. Então em bombas de calor, só a Daikin ECH2O tem o sistema "banho maria", que a água de consumo não é a que está no depósito, passa direto na serpentina?
    • SrR
    • 25 agosto 2021
    Colocado por: VarejoteEntão em bombas de calor, só a Daikin ECH2O tem o sistema "banho maria", que a água de consumo não é a que está no depósito, passa direto na serpentina?
    ha outros
  14. Colocado por: SrRha outros

Quais por exemplo?

Só vi que a Solius tem o Hygenio, mas é só acumulador, da Vaillant aroTherm parece-me que a água de consumo é a do depósito.
    Concordam com este comentário: Palmix
  15. Colocado por: Beto1980https://www.viessmann.pt/pt/residencial/acumuladores-de-aqs/acumuladores-de-aqs-bivalentes/vitocell-300b.html

https://www.oinstalador.com/Artigos/301434-THK-Thinktech-Hykube-(ficha-de-produto).html

Boas, o acumulador é "banho maria", as bombas de calor já são "normais".
  16. Pelos vistos, praticamente só a Rotex/Daikin ECH2O é que tem "banho maria".

Como sempre disseram que a ECH2O com o banho maria é que é bom, devido à água de consumo não ser a que está no depósito, legionela, resíduos etc., que é o futuro da AQS, acabamos por olhar de lado para os sistemas convencionais,
  17. Colocado por: Varejoteque é o futuro da AQS

Será?

É que parece que a evolução foi no sentido de descontinuar os sistemas de banho maria como o ECH2O. Haverá boas razões para isso.
    • SrR
    • 25 agosto 2021
    .
    Concordam com este comentário: jorgealves
      uniqube-heat-pump-sq-bpsw-section-3d.jpg

0.0978 seg. NEW