Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: ruicarlovTenho uma cerejeira muito pequena no quintal. O ano passado deu 20 cerejas, e foi o primeiro ano que deu mais que duas. Este ano estava cheia de flor e parecia que ia ter muitas mais do que ano passado, mas acho que as chuvas fizeram cair muita flor e inícios de cerejas. Apesar de tudo fui contar as que ainda tenho e estão mais ou menos nas 20 outra vez, se todas vingarem. Mas estamos a falar de Lisboa, não é uma zona tipicamente apropriada para cerejas.

Depende da variedade. Em Lisboa tem que ser uma menos exigente em frio. Por exemplo a Lisboeta. Além disso convém ter outra próxima para ajudar na polinização.
  2. A minha horta está assim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION, jo.san, ruicarlov
      DSC_1902.JPG
      DSC_1900.JPG
      DSC_1899.JPG
      DSC_1898.JPG
  3. Vai levar rega gota a gota?
    Estão-se a desenvolver bem com a tela anti ervas?
  4. Como é que essa tela se usa? Faz-se furos quando as plantas já tem algum tamanho e põe-se por cima depois?
    • eu
    • 29 maio 2020
    Colocado por: ruicarlovComo é que essa tela se usa? Faz-se furos quando as plantas já tem algum tamanho e põe-se por cima depois?

Eu primeiro estico a tela e só depois é que planto. Não sei como ele fez...
  5. estico a mangueira de rega, estico a tela, enterro os laterais da tela.

depois faço os furos ou no caso de reutilizar a tela já estão feitos, é só plantar.

a mangueira é um tubo polietileno de 16mm com furos de 1mm de 25 em 25 centímetros.

já é o terceiro ano que assim faço, ervas nem velas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
  6. Eu já usei varios rolos 100m dessa tela para colocar antes da casca de pinheiro, mas ainda nao usei na horta.
    Estou a pensar usar para o ano com rega automatica gota a gota.

Uma coisa que é excelente nessa tela é que com o calor estica por isso fica sempre direita sem rugas. Para prender ao chão, faço grampos de arame grosso.
  7. Colocado por: jo.sanPara prender ao chão, faço grampos de arame grosso.

eu faço 1 rego de cada lado, depois meto a ponta no rego e tapo, assim o vento não entra e a tela não levanta.
  8. Colocado por: ultrahipermegaA minha horta está assim
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jo.san,ruicarlov
      DSC_1902.JPG
      DSC_1900.JPG
      DSC_1899.JPG
      DSC_1898.JPG

Fica top.

Já fez com o plástico preto? Tem alguma vantagem ser com essa? Além de ser reutilizável?
  9. o plástico acumula agua por cima e a terra não respira, com a tela fica melhor, é mais durável, mais pratica e mais cara...

eu prefiro a tela de longe, no final da campanha é só regar tudo e puxar numa ponta, sai tudo, o plástico rasga logo.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION, ruicarlov
  10. Colocado por: ultrahipermegao plástico acumula agua por cima e a terra não

O plástico que usei nos morangos este ano é micro perfurado, pelo q n fica água. Tinha uns buracos a mais de uns pés de morango q a cadela arrancou, coloquei umas alfaces (num mês estavam prontas a apanhar!)...

Essa tela realmente parece uma boa solução, pelo q a partir de agora ou uma coisa ou outra...
  11. Colocado por: Anonimo09092021Está a usar tela em que área de plantio?

como assim?, uso tela onde planto, é tudo plantado na tela.

Edit: Já agora, qual o afastamento que está a usar e porquê?

Afastamento entre plantas? depende de cada planta.

Entre telas deixo a medida do escarificador do trator, assim não cavo nada, se a erva começar a sair na terra passo o escarificador...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  12. Colocado por: NTORIONO plástico que usei nos morangos este ano é micro perfurado,

No ano passado usei para as cebolas, não chegou ao final do tempo, rasgou-se todo, nunca mais...
  13. Este ano andava com planos de usar essa tela. Mas o vírus veio baralhar-me os planos.
  14. Colocado por: Anonimo09092021A pergunta é: mais ou menos que área tem plantada?

Se explicar o que pretende fazer é mais fácil explicar...
    O Anonimo09092021 pode colocar a área que quiser, ou tiver tempo para plantar.

Esta técnica tem prós e contras, contra é o investimento e o tempo que se demora a colocar previamente a rega, testar, colocar a tela, etc. Esse tempo vai recuperar depois no tempo que não gasta a tirar ervas daninhas, o solo tb se mantém húmido mais tempo.

Para uma pequena horta familiar para os legumes mais básicos, 100m2 já dá pra muita muita coisa, Alface, tomate, pepino, courgette, feijão verde, pimentos, beringela, couves, etc...

Agora se for plantar alhos, cebolas, batata doce, já vai consumir área.
  15. area coberta de tela é pouca, são 4 telas de 25m de comprido por 1,20 de largo, a tela é de 1,5m
    já usei de 1 metro de largura , mas depois fica pouca área disponível.

Esta plantação é no meio de um pomar, uma tela encostada a cada fila de arvores, assim aproveito e rego as árvores ao mesmo tempo.
  16. Colocado por: ultrahipermegaEsta plantação é no meio de um pomar, uma tela encostada a cada fila de arvores, assim aproveito e rego as árvores ao mesmo tempo.

Tenho umas alfaces debaixo de umas árvores, noto que apanham muita porcaria de pássaros.

Entretanto Nogueiras semeadas em Março em couvete, mas acho q escolhi mal a semana para as colocar em vaso... E algumas cenouras apanhadas para ver a evolução.
      IMG_20200528_195343.jpg
      IMG_20200522_162141.jpg
  17. A minha terra tá assim este ano não foi muito bom , muitas tempestades de vento na hora errada ... Enfim , vai sobrando algo para colocar na arca ...
      IMG_20200529_140826_2.jpg
      IMG_20200529_140834_9.jpg
      IMG_20200529_140859_9.jpg
      IMG_20200529_140844_0.jpg
      IMG_20200529_140917_1.jpg
      IMG_20200529_140907_7.jpg
      IMG_20200529_140935_6.jpg
      IMG_20200529_140925_4.jpg
      IMG_20200529_141005_1.jpg
      IMG_20200529_140958_3.jpg
      IMG_20200529_141028_2.jpg
      IMG_20200529_141019_5.jpg
      IMG_20200529_141043_9.jpg
      IMG_20200529_141038_5.jpg
  18. Colocado por: NTORION

Tenho umas alfaces debaixo de umas árvores, noto que apanham muita porcaria de pássaros.

Entretanto Nogueiras semeadas em Março em couvete, mas acho q escolhi mal a semana para as colocar em vaso... E algumas cenouras apanhadas para ver a evolução.
      IMG_20200528_195343.jpg
      IMG_20200522_162141.jpg

As alfaces nao fica na tela, semeio livre e depois vou mudando conforme vamos tirando, é que na leira nao desemvolvem tão rapido.
  19. Acho q está demasiado carregada, certas variedades depois não desenvolvem ou só desenvolvem rama, o q vale é q entretanto apanha umas couves e alfaces...
    Mas as plantas estão viçosas, pelo q estão a gostar do tratamento.

0.0850 seg. NEW