Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Anonimo09092021

    Mas a experiência de que fala ensina sobre o presente e muito pouco sobre o futuro. Quem defende a agricultura sem remexer o solo não diz que os resultados imediatos são melhores. A grande questão é a erosão do solo e a perda massiva dos sistemas radiculares e micro biológicos que permitem o desenvolvimento das plantas. É a gradual perda da capacidade de fixar carbono no solo e de manter a água debaixo da terra para que não evapore. No fundo, a perda de qualidade do solo a médio prazo. E isso exige que exista depois mais alimento para o solo porque a capacidade de o integrar é bem inferior, umas vez que os agentes responsáveis por o fazer foram destruídos. E tu até alimentas o solo de forma bastante sustentável, tenho acompanhado isso é apoio a 1000%, mas a larguíssima maioria recorre a fertilizantes sintéticos que acabam por destruir o resto. Chega-se a um ponto em que produzir alimento na terra ou num monte de areia da praia de obra é o mesmo. Se houver fertilização da base, aquilo cresce, se não, estéril. E a tal aeração que os brasileiros adoram é muito isso. Levar temporariamente oxigénio para debaixo da terra sem capacidade de ser fixado, ao invés de investir no solo e na qualidade radicular do húmus, que, a médio prazo, é bastante mais eficaz. E falo também por experiência própria, atenção...
    letras pequeninas eu produzo com técnicas biológicas , injectando no solo biologicamente todos ou muitos dos nutrientes precisos conforme a terra nos vai dando sinal , na minha terra argila , barro se não fizer isso não consigo ter novidades , se mexer 10 cm de terra não consigo comer nada excepto alfaces , é a minha realidade ... O brasileiro não trabalha mal , trabalha diferente ... Respeito tudo o que tem a ver com a proteção do nosso ecossistema e adoro ver a agricultura biológica anexada a biodiversidade ... Mas isso não chega para alimentar uma população a nível mundial ... O húmus que falas mesmo naquela tese em Portugal diz que arando a terra consegue produzir húmus e reter água , também tem que valer alguma coisa ... Agora para a sobrevivência dos terrenos eu acho que é mais fácil fazer um tratamento choque biológico e depois ir mantendo para se poder produzir em massa com qualidade ... Uma fresa por exemplo destrói muito mais uma terra do que uma charrua , sem dúvida ...
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  2. Colocado por: rafaelisidoroleio e já li muitos... Por é que digo que cada caso é um caso , e com a experiência que vais tomando vais escolhendo o melhor caminho ... Mas podes meter .


    Dependerá do tipo de solo, do tipo de cultura, por exemplo horticultura num terreno compactado, não conseguem desenvolver as raízes, mas tb n necessita de ser lavrado, basta umas boa fresadela.
  3. Colocado por: NTORION

    Dependerá do tipo de solo, do tipo de cultura, por exemplo horticultura num terreno compactado, não conseguem desenvolver as raízes, mas tb n necessita de ser lavrado, basta umas boa fresadela.
    a fresadela é que compacta muito o terreno , acelera a erosão da terra isso em relação á charrua ... Quanto mais fresa pior . Por acaso a minha máquina tem duas velocidades para fresar , trabalha sempre na mais lenta ( 540rpm ) de modo a não destruir por completo a agregação da terra , só mais uma coisa , ainda cavamos muita terra de saxo , vou tentar tirar um foto para terem noção do que eu falo ...
  4. Mas 1 terreno argiloso só com a frese é que consegue soltar o terreno, não é com a charrua...
    A erosão tb está relacionada com a inclinação, se tiver inclinação, qd chove após fresar lá se vão os nutrientes.
  5. Colocado por: NTORIONMas 1 terreno argiloso só com a frese é que consegue soltar o terreno, não é com a charrua...
    A erosão tb está relacionada com a inclinação, se tiver inclinação, qd chove após fresar lá se vão os nutrientes.
    para descompactar tens que usar matéria orgânica tipo madeira moída e deves usar a charrua e a fresa , aradas primeiro e metes madeira depois fresas , se fizeres disso um ciclo vicioso sempre que passares a charrua trazes os nutrientes para cima e colocas a matéria para o fundo ... E quanto mais tratares da terra ( deres de comer ) mais deves aproveitar a charrua , a fresa em lentas desfaz os torrões e tens sempre uma terra Nova , limpa e cheia de nutrientes para as novas plantas .
  6. Colocado por: rafaelisidoroletras pequeninas eu produzo com técnicas biológicas , injectando no solo biologicamente todos ou muitos dos nutrientes precisos conforme a terra nos vai dando sinal , na minha terra argila , barro se não fizer isso não consigo ter novidades , se mexer 10 cm de terra não consigo comer nada excepto alfaces , é a minha realidade ... O brasileiro não trabalha mal , trabalha diferente ... Respeito tudo o que tem a ver com a proteção do nosso ecossistema e adoro ver a agricultura biológica anexada a biodiversidade ... Mas isso não chega para alimentar uma população a nível mundial ... O húmus que falas mesmo naquela tese em Portugal diz que arando a terra consegue produzir húmus e reter água , também tem que valer alguma coisa ... Agora para a sobrevivência dos terrenos eu acho que é mais fácil fazer um tratamento choque biológico e depois ir mantendo para se poder produzir em massa com qualidade ... Uma fresa por exemplo destrói muito mais uma terra do que uma charrua , sem dúvida ...

    Ao que é que se refere quando diz "tratamento de choque biológico"?
    Obrigado
  7. A fresa tem o problema de matar a bicharada toda, o que não é desejável. Mas também já a usei muitas vezes.
  8. Colocado por: ricardo.rodriguesA fresa tem o problema de matar a bicharada toda, o que não é desejável

    Qual bicharada? Minhocas?
    Se forem as toupeiras ia já passar 😂



    Colocado por: rafaelisidoropara descompactar tens que usar matéria orgânica tipo madeira moída e deves usar a charrua e a fresa , aradas primeiro e metes madeira depois fresas , se fizeres disso um ciclo vicioso sempre que passares a charrua trazes os nutrientes para cima e colocas a matéria para o fundo ..


    Passar a charrua é muito muito raro, há pelo menos 5 anos que n entrava cá, e só veio agora passar nuns 1000m, pq quero plantar umas oliveiras, sobreiros em parte do trrreno.
    Não ocupo mais de 500m com a Horta anual, e vou rodando de sítio normalmente a cada 2 anos, e só nessa zona é fresada 1x ano.
    No restante terreno passo a grade de discos lá pra Junho e depois a roçadora nos sítios q volte a rebentar a erva.
  9. Pois as toupeiras são um probleminha. Mas as minhocas são úteis.

    Faz-me lembrar o problema dos geradores eólicos: sabem da mortandade nas aves que aquilo provoca? Não é propriamente uma tecnologia verde...
  10. Para a malta aqui que faz azeite caseiro

    No lagar, qual o preço que vos é cobrado ao litro? Num lagar em Tentugal sai a 75 centimos + IVA (mais coisa menos coisa)

    Qual o rendimentos que conseguem por Kg de azeitona? Com azeitona galega consigo neste mesmo lagar um rácio de 12-18 Kg de azeitona por litro, consoante o ano.
  11. Colocado por: lmcaet
    Ao que é que se refere quando diz "tratamento de choque biológico"?
    Obrigado
    carregar a terra com muita matéria orgânica e lavrar , comecei com 35T +- para 1500M2+- , deixar fermentar e voltar a fresar e desfrutar da terra , depois é ir mantendo consoante a novidade , podemos escolher as demais matérias primas usadas quando o fiz utilizei madeira com estrume de galinha , actualmente talvez com uns 2 anos só o faço com madeira e folhada como já expliquei , em casa dos meus pais é mesmo com tudo o que é biodegradavel vou tentar mostrar numa foto como é que a terra fica , só trabalhamos com uma pá e uma picareta pequenina ehhehh
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter, lmcaet
  12. Colocado por: Anonimo09092021Honestamente, já plantei 51 árvores desde o início do primeiro confinamento e nunca lavrei o que quer que fosse, fosse de que forma fosse... Umas cavadelas a enxada a fazer um perímetro de cerca de 400% da raíz, madeira podre (de um toro de carvalho grande que caiu e lá ficou há umas décadas) no fundo, mulch com 25cm de altura a cobrir o solo e uns canais de irrigação à volta e lá ficam todas vivinhas...

    Anonimo09092021, qd quiser vir testar o meu barro...
    Recomendam fazer um buraco 40x40,que é-o que faço quando vou metendo 2 ou 3 árvores de cada vez... Meto composto do fundo etc. Mas tenho de desfazer os torrões de barro que cavo e é uma trabalheira.
    Agora tenho 60 oliveiras para plantar e não tenho tempo para andar a fazer isso uma a uma. Por isso lavrado fresador e uma cavadela, húmus e árvore posta.
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021
    • ktm333
    • 21 novembro 2020 editado
    Colocado por: NTORIONMas 1 terreno argiloso só com a frese é que consegue soltar o terreno, não é com a charrua...

    Mais uma vez falo da minha experiencia, terra barrenta, uso a charrua pela altura da páscoa para enterrar a erva, e de seguida com o terreno mais seco, e depois da erva apodrecer, escarificador para partir os torroes e lavrar algum camalhão que não tenha ficado, a fresa(nem temos) so lavra a camada mais superficial e compacta a parte mais baixa, enquanto o escarificador vai mais fundo e solta a terra permitindo que as plantas coloquem as raizes mais fundo e cresçam melhor, para não falar que em zonas de arvores corta raizes, mata minhocas..
    Colocado por: NostradamusNo lagar, qual o preço que vos é cobrado ao litro? Num lagar em Tentugal sai a 75 centimos + IVA (mais coisa menos coisa)

    Há várias modalidades, os que conheço;
    +800kg - 0,60€/Litro - Trazemos o azeite da nossa azeitona(dai o minimo de KG) deu a 11,8L/100kg 100% Galega
    Sem minimo de KG - 0,13€/kg - Trazemos também o azeite da nossa azeitona deu a 11,3L/100kg 100% Galega
    Vi outro mas não testei ainda, em Vila de Rei, 0,07€/KG
  13. Colocado por: Anonimo09092021Sim, escala diferente. Mas o meu terreno, ainda há 3 anos, também era muitíssimo barrento. Só depois de vários cortes tipo “chop and drop” de leguminosas e outros adubos verdes é que ganhou caminho... Mesmo assim ainda tenho uns bons 15cm à superfície!

    Neste parte nem o cultivo praticamente, o obvetivo é fazer um género de vedação com as oliveiras, e depois 1 mini monte, com sobreiros, pinheiros e algumas árvores de frutos secos.
    Já agora, por acaso já tem noz pecan, macadamia, caju ou avelã?
  14. Tenho uma amendoeira sempre bastante viçosa e com muita flor, mas o fruto nem vê-lo. Não sei se é do clima ou outra coisa.

    O caju está no vaso para desenvolver ou para ficar?
    E pistachio, já tem algum feedback na zona? Necessita de muitas horas de temperatura negativa, n sei se dará.
  15. Colocado por: ktm333uso a charrua pela altura da páscoa para enterrar a erva, e
    eu uso no fim de cada ciclo de certas culturas , mas principalmente quando posso utilizo em setembro ...assim aproveito as águas que vem apartir do outono. Se calhar se o fizeres em setembro e Março ganhas outra vida ... Eu não usando fresa e tendo o escarificador não tinha problema , charrua no fim do verão e quando fosse usar a terra voltava a virar em março e dava-lhe o escarificador ...
  16. Colocado por: NTORIONTenho uma amendoeira sempre bastante viçosa e com muita flor, mas o fruto nem vê-lo. Não sei se é do clima ou outra coisa.

    O caju está no vaso para desenvolver ou para ficar?
    E pistachio, já tem algum feedback na zona? Necessita de muitas horas de temperatura negativa, n sei se dará.


    Qual a variedade da amendoeira? Algumas não são auto-ferteis logo se não tiverem outra ali por perto, não irá dar nada.
    Tenho ideia que dos pistáchios é a mesma coisa.

    Tenho uma avelaneira há 5 anos...nunca lhe vi fruto, vou dar mais uns tempos
    •  
      NTORION
    • 21 novembro 2020 editado
    Colocado por: quim.betoQual a variedade da amendoeira?


    Não sei a variedade, nem q n eram auto ferteis.

    Os pistachios já li sobre eles há uns anos, lembro-me que necessitavam mesmo era de umas boas horas de temperaturas negativas... Mas na volta.
  17. O rendimento da produção no lagar anda muito traficado... Aqui na zona anda nos 18%, mas tb sobe aos 28% quando lhe interessa ao lagar...
  18. Colocado por: ktm333Há várias modalidades, os que conheço;


    É daqueles lagares ainda com as prensas verticais ou com é aquelas que funciona por centrifugação?

    Durante anos, nós aqui iamos a um lagar tradicional que era com prensas verticais mas infelizmente a ASAE fechou os gajos e agora somos obrigados a ir a um lagar mais "moderno". Basicamente como não havia tratamento das águas e eles nunca se preocuparam em fazer uma fossa para as águas do azeite, acabaram por fechar.

    Não havia nenhum azeite como aquele. Uma qualidade invejável mesmo, o problema era o fraco rendimento, raramente tirava mais que 12%.

    Agora neste novo, é um lagar com umas máquinas XPTO por centrifugação e chegamos aos 15-18%.


    Colocado por: ultrahipermegaO rendimento da produção no lagar anda muito traficado... Aqui na zona anda nos 18%, mas tb sobe aos 28% quando lhe interessa ao lagar...


    Eu tenho histórias engraçadas sobre este roubo à descarada nos lagares... Mas rendimentos de quase 30% nunca vi. Pelo que li, as melhores variedades podem dar 20 e tal %. Depois também depende se fazem 2 ou 3 extrações. Em Condeixa há uma fabrica especializada na extração de azeite através do caroço. Se formos a somar todas estas extrações talvez cheguemos aos 30%
 
0.8582 seg. NEW