Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: HAL_9000Os meus pais e avós efetivamente sempre usaram os herbicidas.


    Eu nao punha mais quimicos.

    Se os antepassados ja enxarcaram a terra com quimicos, é mais que sabido que nao vale a pena continuar porque nao resulta. O que nao falta por ai é os lençois freaticos de Montemor poluidos com os quimicos da agricultura do Mondego.

    Mas mostrai ai uma foto do silval, é que pela descriçao eu imagino um verdadeiro Vietnam

    Eu fazia uma queima controlada agora nos proximos meses de inverno e no final passava com o tractor.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  2. Colocado por: HAL_9000Tenho uma questão aqui para os entendidos em "coisas da terra", nas traseiras da moradia que estou a construir vou dedicar uns 3000 m2 para plantar um mini pomar e horta com estufa.
    Ora eu adoro árvores de fruto, gosto de ver a terra a produzir e queria já começar a planear o pomar e plantar algumas árvores. O problema é que ando ha dois anos a tentar acabar com as silvas e outras vegetações invasivas que matam tudo à sua volta.
    Como sei que ainda me esperam mais dois ou 3 anos até elas começarem a perder a força, o que acham de plantar já umas árvores de fruto em poceiros de 50L para elas irem crescendo?

    Poderei ganhar algum tempo, ou mais vale estar quieto porque depois será mais complicada a transplantação?

    Obrigado desde já, e parabéns por manterem a ligação à terra.


    Vou-lhe dar a minha opinião baseada em experiência própria. No ano passado coloquei 4 arvores em poceiros de 50l (laranjeira, limoeiro, diospireiro e ameixieira) precisamente para ganhar tempo pois não tinha o terreno a jeito. Passado um ano, acabei de as transplantar agora para a terra definitiva.
    Se ganhei alguma coisa, não... não ganha nada. O poceiro aquece, as raízes não respiram, a rega é dificil de controlar. Não ganha nada. As minhas arvores não definharam mas também pouco ou nenhum porte ganharam.
    Se tem possibilidades de as colocar já na terra faça-o, tem tudo o ganhar. Ou então, em vez de comprar árvores novas, tente arranjar já arvores com mais porte, tres anos por exemplo, existem à venda em alguns sitios.
    Concordam com este comentário: NTORION, maria rodrigues
  3. Colocado por: NostradamusEu fazia uma queima controlada agora nos proximos meses de inverno e no final passava com o tractor.
    Já foi feito, ao fim de um ano, já tinha silvas com 1.5m de altura, onde não consegui cortar a segunda vez.

    No fim de semana ja coloco fotos. Agora não estão muito grandes porque cortei em junho, mas ainda assim já cobriram o solo.

    Sim o aspecto é dantesco. O terreno esteve abandonado 30 anos a crescer silvas, como imagina elas tomaram conta dele.

    Eu sei que os solos em Montemos estão cheios de químicos, mas ao fim de 2 anos a dar cabo das costas a cortar aquilo, acho que vou mesmo ter de aplicar o herbicida, pelo menos na parte do terreno destinada à agricultura.

    O ideal seria eu ter um trator e volta e meia ia lá remexer a terra, mas não tendo....
  4. Colocado por: nvalejá na terra faça-o, tem tudo o ganhar
    Obrigado pela opinião. Pena o dinheiro já investido nos poceiros. já vi que não vale a pena. Mas ficam para apanhar a fruta depois :)
  5. Podes dizer qtos e a como os compras-te?

    Colocado por: HAL_9000Pena o dinheiro já investido nos poceiros
    • fbtt
    • 18 novembro 2020
    ...apanha tudo...ehehehehe
      Maquina apanha de azeitona.jpg
  6. Colocado por: fbtt...apanha tudo...ehehehehe
      Maquina apanha de azeitona.jpg


    Por aqui essa não se safava...
  7. Colocado por: nunos7Podes dizer qtos e a como os compras-te?
    comprei 10 a 2 euros cada um, também não foi nenhuma fortuna :)
  8. Colocado por: HAL_9000comprei 10 a 2 euros cada um, também não foi nenhuma fortuna :)

    Dão sempre jeito...
    Olha aqui:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter, lmcaet
      Screenshot_21.png
  9. Pitaias? Isso da no nosso clima?

    Foi germinaçao pela semente?
    •  
      nunos7
    • 19 novembro 2020 editado
    Colocado por: NostradamusPitaias? Isso da no nosso clima?

    Sim e Sim
    https://www.pitayaportugal.pt/
    https://www.facebook.com/cactaceasesimbra.piteira


    Colocado por: NostradamusFoi germinaçao pela semente?

    Algumas já são de estacas minhas... as q comprei "originalmente", não lhe sei dizer, mas penso q não, q foram de estacas

    Se quiser 1 ou 2 e for de perto eu ofereço-lhe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
  10. Agradeço imenso mas nao tenho sitio neste momento para elas. Ainda tenho algumas arvores em vasos por nao ter arranjado/preparado espaço para elas.

    Mas fica notado para arranjar um cantinho para isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  11. Colocado por: HAL_9000E o Nuno conhece alguma maneira de matar a raíz? A parte que foi lavrada, efectivamente elas têm menos força, mas expor a raíz não bastou para as matar.

    E arrancar é impossível, são milhares de pés como se pode imaginar. Fora estas opções eu não conheço mais. Os meus pais e avós efetivamente sempre usaram os herbicidas.
    Já tive uma situação dessas junto ao muro de meação e controlei com Roundup ultra.
    Como não dava para lavra rocei do meu lado e do vizinho, limpei tudo. Quando vieram os rebentos novos deixei-os ganhar 20/30cm e Roundup para cima sem qq diluição. Fiz 3 aplicações num mês. Secaram.
    Rocei o seco novamente e elas lá voltaram mais fracas, voltei a fazer o mesmo mais 2 vezes.
    Agora faço 2 aplicações anuais, mas já com diluição normal e roço como roço as restantes herbáceas junto às vedações. Não me posso esquecer é que aos primeiros rebentos lá tenho de lhe ir dar o tratamento. Mas 2 vezes por ano é suficiente.
    Eu deito o Roundup antes da hora de maior calor, quando as folhas estão mesmo a acabar de perder o orvalho da manhã e se prevê um dia de forte calor.
  12. Colocado por: NTORION

    Provavelmente vão-me cair em cima, mas dou a minha opinião....
    Passámos as últimas 3 ou 4 décadas a comer produtos produzidos em terrenos cheios de químicos, para n falar nos próprios produtos (principalmente legumes), quando comemos o que compramos acham que não continuam a ter produtos, mesmo os bio? Agora passamos a 0! Cada caso é um caso e temos de ver o equilíbrio para a finalidade.


    As silvas, mesmo com quimicos fortes, montana, roundup, voltam a rebentar, mas mesmo assim é a única forma de as reduzir convenientemente.... eu nunca me consegui livrar a 100% delas, e normalmente ainda tenho de aplicar 1x por ano quimico, apenas nas extremas junto à vedação, onde n produzo nada.
    Hal, na parte do terreno onde apenas vai ter árvores (antes de as plantar), dê roundup, volte a dar daqui por 1 mês, e passado uns 15 dias lavre tudo fundo. Provavelmente depois já vai conseguir fazer o controlo manualmente.

    Quanto às árvores, pode colocar em vasos ou já em terra, sinceramente pouco ganha em por em vasos se pode por já na terra, elas precisam de tempo para se ambientarem ao local definitivo e mais facilmente se adaptam logo em pequenas do que maiores.
    Aliás árvores de folha caduca e compradas em raíz nua, estamos na altura ideal para as plantar. daqui por 2 ou 3 anos quando começarem a dar os primeiros frutos, o efeito do quimico tb já dissipou.
    Concordam com este comentário:nunos7
    Estas pessoas agradeceram este comentário:HAL_9000
    não precisa aplicar herbicidas , depois de limpo manualmente ou mecanicamente a única coisa que é preciso é deixar nascer e lavrar a terra , por fim após 4 ou 5 fresadas o que não pode haver é relaxamento ... Mas que se limpa limpa .
  13. Colocado por: nunos7
    Dão sempre jeito...
    Olha aqui:
      Screenshot_21.png
    Eish..não conheço metade dessas plantas. Grande estufa Nunos7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  14. Colocado por: rafaelisidoropor fim após 4 ou 5 fresadas o que não pode haver é relaxamento
    O problema aqui é que não tendo trator, fazer isso sai uma fortuna. Não sei contudo se a longo prazo conseguia de facto evitar que elas voltassem a nascer.
  15. Colocado por: rafaelisidoronão precisa aplicar herbicidas , depois de limpo manualmente ou mecanicamente a única coisa que é preciso é deixar nascer e lavrar a terra , por fim após 4 ou 5 fresadas o que não pode haver é relaxamento ... Mas que se limpa limpa .


    A variedade daí deve ser diferente... Fresar por aqui n tem quase impacto, tem de ser lavrado fundo... E mesmo assim.
    Concordam com este comentário: fbtt
  16. Colocado por: HAL_9000O problema aqui é que não tendo trator, fazer isso sai uma fortuna. Não sei contudo se a longo prazo conseguia de facto evitar que elas voltassem a nascer.

    E o Hall não pondera ter um? :-) Com 10000 m2 está mais que justificado. No meu caso, ter o meu trator, foi a principal razão para comprar um terreno grande. Onde passo agora os fds tem cerca de 500 m2 e até a motoenxada já é grande.
  17. Colocado por: Casa da HortaE o Hall não pondera ter um? :-) Com 10000 m2 está mais que justificado. No meu caso, ter o meu trator, foi a principal razão para comprar um terreno grande. Onde passo agora os fds tem cerca de 500 m2 e até a motoenxada já é grand
    Claro que pondero, tenho andado a acompanhar o standvirtual, olx, e alguns stands a ver se aparece um bom negócio. Mas enquanto estiver a construir não devo comprar porque dou prioridade à casa. Mas não vejo a hora de ter um trator para ir brincar para o terreno :)
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, fbtt
  18. Colocado por: NTORION

    A variedade daí deve ser diferente... Fresar por aqui n tem quase impacto, tem de ser lavrado fundo... E mesmo assim.
    O problema é que se é encostado a um muro de meação não consegue meter a fresa nem a charrua, só à unha😏
    Concordam com este comentário: NTORION
 
0.7820 seg. NEW