Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: PoisÉ
    Há uns 10~15 anos também fizeram isso.
    Depois faliram todos.
    Concordam com este comentário:BM_18

Este passou a crise e nunca parou..

Tem de aproveitar o barco enquanto ele navega, sem cometer loucuras! Quem constrói bem, não tem problema!
    Concordam com este comentário: damned
  2.  # 82

Porque tanto se menciona desperdício de área das plantas em arquitectura afinal ? Se a área tanto faz...
    Não é bem assim.

Para mim, também me parece óbvia a questão de quanto maior a área, maior o gasto.
    Também me parece óbvio que acabamentos idênticos em casas menores ficam menos dispendiosos do que os mesmos acabamentos em casas maiores.

(E já agora acrescento que o ideal é tamanho de casa ao nível dos acabamentos. E sempre foi a minha opinião.)
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, eu
  3.  # 83

4.  # 84

Cada um deve fazer segundo a sua ideia e daquilo que precisa,como é logico.
    eu por exemplo se tivesse que fazer uma moradia para mim de certeza que nunca ia preferir um quarto com 10 m2 em detrimento de um com 12 m2 nem que tivesse que poupar algures noutra coisa ( acabamentos etc...)
    Concordam com este comentário: ik, eu
    • ik
    • 21 agosto 2019

# 85

Colocado por: marco1Cada um deve fazer segundo a sua ideia e daquilo que precisa,como é logico.
    eu por exemplo se tivesse que fazer uma moradia para mim de certeza que nunca ia preferir um quarto com 10 m2 em detrimento de um com 12 m2 nem que tivesse que poupar algures noutra coisa ( acabamentos etc...)
    Concordam com este comentário:ik

Existem mínimos aceitáveis, até mesmo por uma.questao de saúde

Dormir num quarto fechado 10m2 não é o mesmo que num de 14m2
    Concordam com este comentário: eu
    • ik
    • 21 agosto 2019

# 86

Colocado por: JoelM

Vivi 15 anos da minha vida num quarto com 25m2 onde até a mesa de desenho tinha, a já vivi 2 anos num quarto com 9 m2. A única diferença é que no de 9m2 tinha bem separada a zona de dormir, zona de trabalho e zona de lazer (as duas últimas fora do quarto claro), no de 25m2 tinha tudo no quarto, passava lá dias seguidos sem sair até começar a ter problemas de saúde para e o médico mandar tirar tudo do quarto que não fosse apenas e somente para dormir. O tamanho do quarto deve ser para aquilo que lá queremos colocar.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Se você não saía do quarto é lá consigo..

mas em condições normais e quartos que se usam apenas para dormir a qualidade do ar dentro do quarto altera bastante numa noite e quanto mais pequeno for mais saturado fica

Se dormirem com as portas abertas minimiza muito a saturação do ar
    • ik
    • 21 agosto 2019

# 87

Colocado por: Anonimo09092021Este quarto tem cerca de 10m2 e um pé direito na zona mais baixa de 175cm... Não é suficiente para ter qualidade de vida com uma cama individual?
      Screenshot_20190821-085458__01.jpg

Gosto muito desse quarto!

Deverá ter um pé direito médio de 2.5m

Havendo ventilação não existe problema!
    Não havendo e com portas fechadas de inverno podem pingar umas pingas dessa clarabóia
  5.  # 88

Embora ache que desviamos um pouco do tópico..
    Colocado por: JoelMQuanto à ventilação, hoje em dia, ventilação mecânica é muito importante!

É muito importante, mas, a meu ver, penso que se deve equacionar soluções naturais se possível acima, ou, no limiar a par, das mecânicas.
    Por exemplo como refere o Anonimo09092021, a microventilação. Existe em Velux e também em algumas marcas de caixilharia.
    Colocado por: Anonimo09092021Existe uma gama dentro da VELUX que tem ventilação constante, mesmo com as janelas fechadas.
    • MVA
    • 21 agosto 2019

# 89

Ventilação direta no quarto (vinda da janela por exemplo) é uma treta.

Anda um tipo a isolar o quarto todo com lã mineral, remover fitas de estore e a encher a caixa de estore com cortiça de modo a puder abafar a 100% toda a propagação de som exterior, e depois vai meter ventilação para anular o efeito de isolação sonora.

O quarto ventila-se até à hora de ir dormir. Na altura de ir para a cama, fecha-se tudo. Isto para quem vive na urbe citadina onde o ruído da rua é constante, inclusive de madrugada. Agora vivendo na aldeia ou no campo provavelmente já não há problema em ventilar o quarto durante o sono.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  6.  # 90

Esse "quarto" até pode ser apelativo para algumas pessoas, no entanto penso não ser legalizável pois as janelas velux de tecto não cumprem com o atrº 71 do RGEU.
  7.  # 91

Colocado por: JoelM
    So que esse tipo de ventilação, no inverno é para tapar e não usar, porque sentir uma corrente de ar a entrar por essas caixilharias não sabe nada bem... Conheço quem tenha e mantenha tapado com fita cola na maior parte do ano.

Estranho Joel, nunca tal ouvi ou constatei. A microventilação não faz/permite o efeito/sentido de corrente de ar. Eu nem o consigo ver a olho nú, o mecanismo que permite microventilar. Mas deixo em aberto, talvez dependa da marca das janelas e repectiva solução de construção dessa marca específica.
    Ventilação e microventilação são distintas, nem todas têm ou permitem microventilação. E nem a ventilação nem a microventilação mexem com a térmica, ou a capacidade térmica.
  8.  # 92

Colocado por: JoelMEntão devemos estar a falar de coisas diferentes. As que estou a falar é um sistema da schuco que é integrado no caixilho.

Precisamente. Estamos a falar de exactamente a mesma coisa, porque também eu me estava a referir à Schucco. O meu marido é responsável comercial Schucco para a zona da Grande Lisboa, logo, não sou isenta, mas, Joel, tem que concordar comigo que fita cola em janelas Schucco..? Há aí qualquer coisa, o Joel conhece Schucco imagino que bem até daí para os seus lados. Come on :o) A malta técnica da caixilharia que se pronuncie, que não sou técnica.
  9.  # 93

Colocado por: CMartinEstranho Joel, nunca tal ouvi ou constatei. A microventilação não faz/permite o efeito/sentido de corrente de ar.
    existem 2 tipos de entradas\passagens de microventilação: as livres e as autoregulaveis, as autoregulaveis permitem ventilar até ao caudal defenido sem ultrapassar o mesmo, as livres é somente uma questão de pressão do vento para ter desconforto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, Anonimo1710
  10.  # 94

e na Noruega deve fazer um vento do caraças no meio daqueles fiordes!!! e lá fora muito frio.. e lá dentro muito calor ;)
    Concordam com este comentário: jorgealves, CMartin
  11.  # 95

Colocado por: Pedro Barradase na Noruega deve fazer um vento do caraças no meio daqueles fiordes!!! e lá fora muito frio.. e lá dentro muito calor ;)
    Concordam com este comentário:jorgealves

Há uns anos tivemos uma reunião de equipa numa estância de ski, desporto que pouco me interessa, tão pouco como estar na neve (culpo um trauma de infancia), de tal maneira que nem decorei o nome de onde estivemos, apenas que era no enclave Suiça, Alemanha e sei lá que mais. O chalet em madeira, com janelas em madeira. À noite não conseguia dormir no quarto com o calor. Tive que abrir uma janela e deixar uma frincha aberta a noite toda. O calor era insuportável. Não sei como aguentam estar tão abafados nos interiores, é por demais. Comentei com os colegas, e afinal os ingleses pelo menos tinham feito o mesmo que eu. No exterior, claro está, congelava-se.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira

0.0281 seg. NEW