Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva!
    Dentro de pouco tempo (1-3 anos) irei construir uma casa num terreno que a minha esposa herdou.
    Tem uma casa quase em ruínas que irá ser demolida na altura em que se fizer o projeto.
    Entretanto gostaria que me dessem sugestões onde se poderá poupar na construção/acabamentos mantendo a qualidade e eficiência térmica, acústica e sem haver problemas de inflitrações.
    Para já parece-me que no piso se pode poupar (pavimentos perto dos 10 €/m2 em vez de 30 €/m2 ou mais).
    Quanto a janelas e porta e isolamentos entre a alvenaria não pretendo fazer poupanças.
    Também poderá ser terraço em vez de telhado, desde que bem isolado, ou então telhado até metade e na outra metade poderei fazer uma pequena arrumação ou sítio para barbecue.
    Mais sugestões de quem já construiu ou quem queira ajudar são bem aceites :)

    Ah, é para ser uma moradia de piso térreo de cerca de 130-140 m2 de área bruta.

    Obrigado desde já
  2.  # 2

    Nas loiças dos WC também poderá haver poupança e na cozinha, sem madeiras ou pedras exóticas
    Concordam com este comentário: Jpires76, JoãoEduardoDias
  3.  # 3

    Só no preço do terreno...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscos
  4.  # 4

    Mas se já há terra,poupar na mão de obra, fazendo algum serviço...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: terena
    • size
    • 18 agosto 2019

     # 5

    À partida, perante o mesmo caderno de encargos, a escolha do melhor orçamento . Compare pelo menos 3 orçamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: terena
    • DR1982
    • 18 agosto 2019 editado

     # 6

    Eu diria:
    -Estrutura simples
    -vãos de pequenas dimensões
    - mínimo de compartimentação possível
    Armarios de cozinha e roupeiros de medidas standard (penso que com multiplos de 60cm safa se sempre caso precise de comprar em kit e montar você)
    -o mínimo de wc’s
    Aplicar pedra ou azulejos apenas onde é realmente necessário invés de revestir as wc’s todas por ex
    Concordam com este comentário: MrVetable, BM_18, N Miguel Oliveira, trupedeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: terena
    • vg89
    • 18 agosto 2019

     # 7

    Colocado por: DR1982Eu diria:
    -Estrutura simples
    -vãos de pequenas dimensões
    - mínimo de compartimentação possível
    Armarios de cozinha e roupeiros de medidas standard (penso que com multiplos de 60cm safa se sempre caso precise de comprar em kit e montar você)
    -o mínimo de wc’s
    Aplicar pedra ou azulejos apenas onde é realmente necessário invés de revestir as wc’s todas por ex


    O que considera uma estrutura simples?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: terena
  5.  # 8

    Colocado por: DR1982medidas standard

    E de marcas com módulos já prontos a montar .

    IKEA...
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: terena
  6.  # 9

    Poderá poupar em muita coisa, se fizer você não paga a outro, se você não tiver pressa poupa muito dinheiro, no fim de fazer a demolição peça um orçamento até ao telhado, depois das paredes e o telhado posto, procure você mesmo eletricista e canalizador e abra você os roços, peça para lhe deixarem tudo no sitio como deve de ser, e tapes com massa, uma tarefa simples nada de complicado, arranje um bom pedreiro, e de você a serventia, já poupa dinheiro no servente, no telhado se pensar bem compare preço de chapa isolada com muros altos ou telha e veja o que fica mais barato, no exterior já tem reboco pronto da cor que quiser já poupa na tinta, nos interiores em vez de ir ao material de topo pode ir a material de media qualidade, tudo o que você fizer já não precisa de pagar cumprimentos, a minha casa fiz assim tem 200m2 e consegui por menos de 50mil euros muita coisa fiz eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: terena
  7.  # 10

    Obrigado desde já pelos contributos.
    Relativamente aos roupeiros, será melhor optar por já embutidos ou comprar depois à parte?
    Na minha casa atual tenho uns embutidos. No entanto se quisesse alterá-los parece-me que teria mais dificuldades, e às vezes as nossas senhoras gostam de andar a mudar móveis e afins...
  8.  # 11

    Quanto ao telhado, será viável ter parte em telha (para aí um terço da área) e o resto como terrraço?
    Poupa-se algo (havendo boa impermeabilização)?
    Quanto à casa seria (apenas em termos de áreas):
    - 3 quartos, entre 14-15 m2
    - Sala com 30-35 m2
    - Cozinha com cerca de 15 m2
    - 2 WC, um deles só com sanita e lavatório (nem sei se é possível)
    - 1 despensa com 2-3 m2
    - Circulação (máximo de 6 m2)
  9.  # 12

    Atenção ao isolamento térmico...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: terena
  10.  # 13

    Sim, o isolamento térmico, quer no terraço quer antes do pavimento quer nas paredes exteriores tem que ficar bem.
    Uma das paredes ficará em contacto com outra casa. Nesse caso penso que entre a minha parede e a da vizinha levará apenas isolamento acústico, ou o térmico também é recomendado?
  11.  # 14

    Colocado por: terenaNesse caso penso que entre a minha parede e a da vizinha levará apenas isolamento acústico, ou o térmico também é recomendado?

    Os serviços de engenharia darão a melhor solução.
  12.  # 15

    Terraços e varandas acresce custos e problemas.

    Eu tenho duas varandas e não as piso a não ser para ir fechar as portadas... e a vista até é jeitosa, mas uma moradia já é suposto ter espaço exterior para pisar quanto baste...

    Quanto aos roupeiros, o que lhe posso dizer é que no IKEA um roupeiro de 2m36 de altura por 2de comprimento, mais ou menos organizado (sem gavetas, luzes ou grandes coisinhas extra) fica em 700/800€. No caso dos dois que tenho em casa, a diferença de preços é essencialmente pela escolha de espelhos (ou não) para as portas.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    • RCF
    • 19 agosto 2019

     # 16

    Colocado por: Fabioramod84no fim de fazer a demolição peça um orçamento até ao telhado, depois das paredes e o telhado posto, procure você mesmo eletricista e canalizador e abra você os roços, peça para lhe deixarem tudo no sitio como deve de ser, e tapes com massa, uma tarefa simples nada de complicado, arranje um bom pedreiro, e de você a serventia, já poupa dinheiro no servente, no telhado se pensar bem compare preço de chapa isolada com muros altos ou telha e veja o que fica mais barato, no exterior já tem reboco pronto da cor que quiser já poupa na tinta

    No mínimo, convirá esclarecer que este procedimento está cheio de ilegalidades...
    1.º - Não pode demolir sem ter a licença de construção e para levantar a licença de construção na Câmara, tem de entregar o alvará do empreiteiro responsável pela obra;
    2.º - todos os trabalhos têm de ser efetuados sob o enquadramento de um empreiteiro, com alvará, estando esse alvará identificado na Câmara como sendo o responsável por aquela obra;
    3.º - todos os trabalhadores empenhados na obra têm de estar enquadrados com o empreiteiro - ou são trabalhadores/empregados do empreiteiro ou são subcontratados pelo empreiteiro;
    4.º - no final, a Câmara só emite a licença de habitação, com a obra concluída, conforme previsto em projeto.
    • RCF
    • 19 agosto 2019

     # 17

    Colocado por: terenaQuanto a janelas e porta e isolamentos entre a alvenaria não pretendo fazer poupanças.

    Nas janelas pode poupar na dimensão. Quanto maiores forem, mais caro... uma parede em alvenaria e mais barata do que em vidro (de qualidade razoável).

    Colocado por: terenaTambém poderá ser terraço em vez de telhado, desde que bem isolado

    Nisso não poupará. Uma cobertura plana (com qualidade) não ficará mais barata e fazer bem uma cobertura plana é tendencialmente mais difícil que uma cobertura inclinada. Não ficando bem, existe o risco de problemas no futuro. O que não faltam por aí, são coberturas inclinadas construídas há 30 e 40 anos sem que nunca tenham tido manutenção e sem que tenham algum problema. Com as planas, no mínimo requerem manutenção ao fim de 10/20 anos.
  13.  # 18

    Colocado por: terenaSim, o isolamento térmico, quer no terraço quer antes do pavimento quer nas paredes exteriores tem que ficar bem.
    Uma das paredes ficará em contacto com outra casa. Nesse caso penso que entre a minha parede e a da vizinha levará apenas isolamento acústico, ou o térmico também é recomendado?

    Isso e outras "cenas".. tem de discutir/ esclarecer com quem lhe for fazer os projectos... Para já so vejo que esteja a sofrer por antecipação!!!
  14.  # 19

    a forma mais eficaz de poupar na construção é reduzir area e ter alguma atenção com alguns pormenores construtivos. Um telhado de 2 águas fica mais barato do que um de 4 águas, porque é mais fácil de executar levando menos mão de obra. janelas mais pequenas ficam mais baratas que janelas grandes. Está agora na moda as casas de arquitectura moderna com grandes vãos, mas isso fica mais caro do que a arquitectura tradicional com vãos mais pequenos.

    e depois ser racional, repare que :


    Colocado por: terena- 3 quartos, entre 14-15 m2
    - Sala com 30-35 m2
    - Cozinha com cerca de 15 m2
    - 2 WC, um deles só com sanita e lavatório (nem sei se é possível)
    - 1 despensa com 2-3 m2
    - Circulação (máximo de 6 m2)


    uma casa com essas areas interiores (95 a 104 m2, falta a area dos wc) dificilmente dá uma casa com os 130 a 140m2.

    e telheiros/varandas, vai haver? e garagem o carro dorme na rua? e anexos para guardar a tralha? repare que mesmo num apartamento acaba por ter uma garagem para colocar o carro e uma arrecadação.
    • pffm
    • 19 agosto 2019

     # 20

    A ideia que se poupa na construção ao diminuir áreas é uma ideia errada.
    Posso, por exemplo, ter uma casa de 100m2 que custe o dobro de uma com 200m2.
    Concordam com este comentário: eu, ricat
 
0.0237 seg. NEW