Iniciar sessão ou registar-se
    • ls89
    • 3 setembro 2019 editado

     # 1

    Boa tarde a todos, nunca participei no fórum mas tenho sido um leitor assíduo.

    Queria pedir a vossa opinião sobre a seguinte situação:

    Tenho quase 30 anos e a minha mulher quase 32 e temos um filho de 7 meses e estamos em casa arrendada com mensalidade de 570 euros mensais, um t2. Estamos aqui desde 2015 e na altura o nosso salário líquido eram menos de 1600 euros mensais. Pretendemos comprar casa , um T3, e temos uma onde estamos muito interessados ao ponto de já termos feito propostas pela mesma e estou numa grande indecisão e receio neste momento.

    A casa tem 12 anos e precisa de pequenos arranjos, esperamos nós. Tem 129 m2 úteis e não parece estar a um mau preço para a zona, 245 k na amadora - mina de água.

    Temos dinheiro suficiente para dar os 10 % de entrada -24500 e tudo o necessário para escrituras, impostos etc. Cerca de 13000 para um total de 37500. Proveniente de familiares.


    Esperamos ainda não gastar mais de 5000 euros em mandar pintar, arranjar alguns bocados de paredes, pequenos arranjos de carpintaria,electrodomésticos novos,etc.

    Não tenho a certeza se é uma boa opção para nós visto que :

    Recebo cerca de 1350 liquidos, e a minha mulher 820. Estamos ambos efectivos.

    A ideia será pedir os 90 por cento, ou seja, 220500.

    Tenho um crédito automóvel onde pago 121 euros por mês, faltam 6 anos.

    O nosso filho vai agora entrar na creche onde pagaremos 250 por mês.

    Não temos outros encargos fixos, a não ser o normal,água,luz,telefone,etc. Obviamente alimentação e combustível - valores mais difíceis de estimar.

    Sabendo que o melhor que tenho conseguido falar com os bancos num empréstimo de taxa variável a 40 anos é um spread de 1.2 e uma taeg de 1.9 e que tudo aponta para uma mensalidade de cerca de 600 euros com seguros( + 50 de condomínio). Ou seja, só aqui, mais 80 euros do que pagamos actualmente em casa arrendada.

    Quão mau é adquirir esta casa? Tenho muito receio da subida da Euribor e de ter que gastar mais do que estou à espera em arranjos. A ideia é uma casa grande para fazer a nossa vida e eventualmente ter outro filho daqui a uns anos.

    Não faço contas com isto, mas normalmente a empresa paga me 2 ordenados extra por ano além dos subsídios de Natal e ferias, obviamente.
    o que tem ajudado a poupar e deve ajudar no imi e seguros do carro ,etc.

    Temos cerca de 20 mil euros e daqui pretendemos gastar os 5000 em reparações e pôr a casa mais ao nosso jeito.

    Espero que me consiga ajudar a tomar uma decisão porque estou a dias de fazer o negócio. A proposta de 245 mil pela casa já foi aceite. Tentei negociar abaixo mas estive quase a perder a casa, algo falhou entretanto e como agora disse que dava os 245 voltou para mim a prioridade...


    Agradeço as vossas opiniões.

    Obrigado
  1.  # 2

    Se o telhado/cobertura, os tubos de água e a instalação elétrica estiverem em bom estado pode ser uma boa compra.
    Pela nossa experiência em obras há sempre surpresas nos restauros e convém minimizá-las obtendo o máximo de informação possível.

    Desconhecendo o mercado local, 245.000€ + obras é bastante dinheiro e avizinham-se tempos de abrandamento económico, apesar da euribor continuar baixa durantes uns bons anos (5-10 pelo menos).

    Não faria mais sentido um apartamento T3 mais pequeno, ou construir uma moradia num terreno económico?
    Se a esposa gosta mesmo muito da casa e acham que vale a pena, reunam orçamentos e opiniões sobre o estado de conservação da mesma e avancem!

    Boa sorte!

    Cumprimentos

    Arq.º Miguel Oliveira
    www.bricoarts.com
    • ls89
    • 3 setembro 2019

     # 3

    Devo dizer que até hoje não considerei a moradia...mas isso seria o cenário ideal.

    Não tenho qualquer tipo de experiência para conseguir avaliar a possibilidade de fazer um projecto nem em que locais. Não sei se assim o dinheiro seria suficiente para um terreno na grande Lisboa - mais orientado para a zona da amadora, Loures, Odivelas.

    Em relação ao telhado, sim, foi reparado recentemente. Por dentro precisa essencialmente de tapar buracos de fixações nas paredes, pintura ,mas lavar, maq louça e troca de acessórios de fogão e exaustor(filtros). Necessita também de trocar um lavatório num dos wc, aplicar duas prateleiras novas em dois roupeiros e reparar o trinco da porta da suite( o local onde a porta encosta para fechar). Aliás, é mesmo reparar o local onde a porta encosta junto ao trinco. Parece ser trabalho de carpintaria

    Ontem percebi prédio tem uma fissura exterior que atravessa a sala e que deverá ser isso que causou uma mancha amarelada no canto da sanca da sala que está encostada à fachada. Do lado oposto do prédio a parede da suíte tem alguma humidade porque o prédio está isolado e como tal, está "desprotegido" nesse local .

    Isto é o que consigo ver, mas de resto o apartamento está bem e tem 129 m 2 úteis ,perto de acessos a ic16, cril, crel e segunda circular. Está quase a fazer 13 anos.

    Trata-se de um 2 andar num prédio com 3 andares e ainda arrecadações por cima.

    Mas agora fiquei a pensar na questão da moradia...
    • ls89
    • 3 setembro 2019

     # 4

    Esqueci-me do mais importante. Já agora, opiniões sobre a parte financeira da coisa, progressão dos créditos a 40 anos, etc?...
  2.  # 5

    A aquisição de uma habitação mexe sempre com a parte emocional e portanto é complicado tomar uma decisão friamente. Tem de fazer contas ao rendimento liquido disponível e ver se lhe sobra sempre uma almofada (diria uns 500-600 euros em média), porque imprevistos existem sempre, porque os juros podem subir e convém ter algum guardado.
    Fora isto, não estou por dentro dos preços praticados em lisboa, 245k por um apartamento parece caro, se os preços andam nesses valores pode representar um bom investimento em vez de estar a pagar renda e estar sujeito a um possíveis aumento repentino da mesma.
  3.  # 6

    Nao conheço a zona nem os precos, nem conheço a vivencia da familia, mas vai ser à justa esse orcamento de compra e os rendimentos familiares (apesar de serem acima da media do país).
    Se nao tivesse a prestacao do carro e se tivesse uma prestacao do ch de 500€, aí sim, era o ideal.
    Vai andar sempre à justa.
    • ls89
    • 3 setembro 2019

     # 7

    Colocado por: HAL_9000... (diria uns 500-600 euros em média)...


    Só para ter a certeza do que estamos a falar...essa quantia refere-se a uma folga mensal do orçamento total?

    Obrigado pela sua opinião e pelas demais já apresentadas.
  4.  # 8

    Sim, o orçamento que lhe resta após pagar todas as despesas. Confere uma poupança de 6000 euros/ano. acho razoável para acautelar algum imprevisto.
  5.  # 9

    É na vila chã ou no alto da mira?

    Já considerou moinhos do guizo. Talvez consiga preço mais baixo.

    Acho caro. Mas deve ser o preço que corre atualmente.
    • ls89
    • 3 setembro 2019 editado

     # 10

    É no alto da mira. Vila chã é ainda pior... Os poucos T3 que estão à venda na zona são mais caros, chegam aos 270 ou 280. Este valor tem sido do mais "baixo" que tenho visto lá

    Nós moinhos do guizo já lá fui ver uma casa do mesmo ano e era 15 mil euros mais barata e com menos de 100 m2. O maior problema é que era um daqueles mega prédios com 30 fracções com átrio interior e muito exposto entre moradores.

    Não nos conquistou...
  6.  # 11

    Sim no moinho são quase todos assim. Mas explore melhor pois haverá t3 ainda maiores que no alto da mira.

    Quando comprei “varri” toda esta zona e sei do que falo.
  7.  # 12

    Serra das brancas algum disponível?
    • ls89
    • 3 setembro 2019

     # 13

    Também tentei mas o mais baixo são 265 k . Não está fácil...

    Mas aceitam-se sugestões, não estou preso à amadoda mas aprecio aquela zona.
  8.  # 14

    a minha sugestão seria o moinho do guizo...
  9.  # 15

    não se fique só por pesquisa na internet.
    se puder passar nos sítios eventualmente falar com pessoas...

    aqui há uns 10 anos existiam ali muitos "velhinhos" a vender que davam informações preciosas, a mim ajudaram-me muito...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ls89
  10.  # 16

    Pessoalmente não gosto da Amadora e não acho que seja um bom investimento. A única coisa que a Amadora tem de jeito é ter metro e comboio, mas visto que você tem viatura própria, deixa de ser relevante. Porque não experimenta Alfragide, Carnaxide ou Linda-a-Velha? São zonas mais agradáveis e seguras para se viver e com melhores escolas.

    Por outro lado, porque é que precisa de uma casa tão grande com 129m2 uteis!? Pode perfeitamente arranjar um T3 com 100m2 uteis, que sairia mais em conta e conseguia poupar mais dinheiro por mês para alguma urgência.
    • RCF
    • 4 setembro 2019 editado

     # 17

    Colocado por: ls89Boa tarde a todos, nunca participei no fórum mas tenho sido um leitor assíduo.

    Queria pedir a vossa opinião sobre a seguinte situação:

    Tenho quase 30 anos e a minha mulher quase 32 e temos um filho de 7 meses e estamos em casa arrendada com mensalidade de 570 euros mensais, um t2. Estamos aqui desde 2015 e na altura o nosso salário líquido eram menos de 1600 euros mensais. Pretendemos comprar casa , um T3, e temos uma onde estamos muito interessados ao ponto de já termos feito propostas pela mesma e estou numa grande indecisão e receio neste momento.

    A casa tem 12 anos e precisa de pequenos arranjos, esperamos nós. Tem 129 m2 úteis e não parece estar a um mau preço para a zona, 245 k na amadora - mina de água.

    Temos dinheiro suficiente para dar os 10 % de entrada -24500 e tudo o necessário para escrituras, impostos etc. Cerca de 13000 para um total de 37500. Proveniente de familiares.


    Esperamos ainda não gastar mais de 5000 euros em mandar pintar, arranjar alguns bocados de paredes, pequenos arranjos de carpintaria,electrodomésticos novos,etc.

    Não tenho a certeza se é uma boa opção para nós visto que :

    Recebo cerca de 1350 liquidos, e a minha mulher 820. Estamos ambos efectivos.

    A ideia será pedir os 90 por cento, ou seja, 220500.

    Tenho um crédito automóvel onde pago 121 euros por mês, faltam 6 anos.

    O nosso filho vai agora entrar na creche onde pagaremos 250 por mês.

    Não temos outros encargos fixos, a não ser o normal,água,luz,telefone,etc. Obviamente alimentação e combustível - valores mais difíceis de estimar.

    Sabendo que o melhor que tenho conseguido falar com os bancos num empréstimo de taxa variável a 40 anos é um spread de 1.2 e uma taeg de 1.9 e que tudo aponta para uma mensalidade de cerca de 600 euros com seguros( + 50 de condomínio). Ou seja, só aqui, mais 80 euros do que pagamos actualmente em casa arrendada.

    Quão mau é adquirir esta casa? Tenho muito receio da subida da Euribor e de ter que gastar mais do que estou à espera em arranjos. A ideia é uma casa grande para fazer a nossa vida e eventualmente ter outro filho daqui a uns anos.

    Não faço contas com isto, mas normalmente a empresa paga me 2 ordenados extra por ano além dos subsídios de Natal e ferias, obviamente.
    o que tem ajudado a poupar e deve ajudar no imi e seguros do carro ,etc.

    Temos cerca de 20 mil euros e daqui pretendemos gastar os 5000 em reparações e pôr a casa mais ao nosso jeito.

    Espero que me consiga ajudar a tomar uma decisão porque estou a dias de fazer o negócio. A proposta de 245 mil pela casa já foi aceite. Tentei negociar abaixo mas estive quase a perder a casa, algo falhou entretanto e como agora disse que dava os 245 voltou para mim a prioridade...


    Agradeço as vossas opiniões.

    Obrigado

    Conte com a possibilidade de esses €600/mês poderem passar para €900 ou €1000.
    Tenho algumas dúvidas se o banco lhe faz esse empréstimo. Parecem-me um esforço elevado para os rendimentos que têm e especialmente considerando que já tem um crédito para pagamento do carro. Esse crédito do carro pode ser um obstáculo ... mas, tente.
    Boa sorte
    • ls89
    • 4 setembro 2019

     # 18

    Colocado por: MatiasaPessoalmente não gosto da Amadora e não acho que seja um bom investimento. A única coisa que a Amadora tem de jeito é ter metro e comboio, mas visto que você tem viatura própria, deixa de ser relevante. Porque não experimenta Alfragide, Carnaxide ou Linda-a-Velha? São zonas mais agradáveis e seguras para se viver e com melhores escolas.

    Por outro lado, porque é que precisa de uma casa tão grande com 129m2 uteis!? Pode perfeitamente arranjar um T3 com 100m2 uteis, que sairia mais em conta e conseguia poupar mais dinheiro por mês para alguma urgência.


    Actualmente resido em Carnaxide e por valores idênticos aos em questão... só casas com 35/40 anos e a maior parte delas têm menos de 100 m2. Ou isso ou o bairro social. O concelho de Oeiras está para esquecer, bem sei que não tem comparação noutras coisas.

    Em relação ao espaço, é simplesmente um jogo entre espaço e custo. Muitas casas bem mais pequenas estão praticamente ao mesmo preço... e nesse caso obviamente que prefiro mais espaço. Sobretudo num apartamento que espero que seja para viver muitos anos. Não queria ter que comprar agora para depois voltar a comprar daqui a 10 anos. Só o que se paga em impostos...meu deus. Além disso sei lá eu se tenho dinheiro para outra entrada. Não sei se me fiz entender.

    Em relação às amadora, não sou um conhecedor profundo mas diria que aquela zona não é a amadora "convencional" que a maior parte de nós conhece e ouve falar. Digo eu...

    Mas obrigado pela sua opinião, é importante para mim

    Colocado por: RCF
    Conte com a possibilidade de esses €600/mês poderem passar para €900 ou €1000.
    Tenho algumas dúvidas se o banco lhe faz esse empréstimo. Parecem-me um esforço elevado para os rendimentos que têm e especialmente considerando que já tem um crédito para pagamento do carro. Esse crédito do carro pode ser um obstáculo ... mas, tente.
    Boa sorte


    Do que tenho falado com os bancos, parece ser tranquilo, não é tanto disso que tenho receio. É mesmo da variabilidade da Euribor e da hipotética escalada galopante...
  11.  # 19

    Colocado por: ls89

    Actualmente resido em Carnaxide e por valores idênticos aos em questão... só casas com 35/40 anos e a maior parte delas têm menos de 100 m2. Ou isso ou o bairro social. O concelho de Oeiras está para esquecer, bem sei que não tem comparação noutras coisas.

    Em relação ao espaço, é simplesmente um jogo entre espaço e custo. Muitas casas bem mais pequenas estão praticamente ao mesmo preço... e nesse caso obviamente que prefiro mais espaço. Sobretudo num apartamento que espero que seja para viver muitos anos. Não queria ter que comprar agora para depois voltar a comprar daqui a 10 anos. Só o que se paga em impostos...meu deus. Além disso sei lá eu se tenho dinheiro para outra entrada. Não sei se me fiz entender.

    Em relação às amadora, não sou um conhecedor profundo mas diria que aquela zona não é a amadora "convencional" que a maior parte de nós conhece e ouve falar. Digo eu...

    Mas obrigado pela sua opinião, é importante para mim



    Do que tenho falado com os bancos, parece ser tranquilo, não é tanto disso que tenho receio. É mesmo da variabilidade da Euribor e da hipotética escalada galopante...



    Tenho um ponto de vista bem diferente do seu, mas a vida é sua e cada um sabe de si.

    Acho que não precisa de ter um apartamento com 129m2 uteis, sendo que um apartamento um pouco mais pequeno servia perfeitamente. Um T3 com 100m2 uteis fica com dois quartos para dois filhos, um quarto para si, uma sala e uma cozinha. Precisa de mais 30m2 para quê, para ter mais trabalho a limpar?

    https://www.idealista.pt/comprar-casas/oeiras/carnaxide-e-queijas/com-preco-max_240000,tamanho-min_100,t3,t4-t5/

    Só em Carnaxide e Queijas aparecem 36 casas disponiveis, se alargar a Linda-a-Velha, Cruz Quebrada, Alfragide vai ter muitas mais. Não são todas em bairros sociais certamente.

    Eu pessoalmente prefiro que os meus filhos possam sair à rua brincar, passear e ir para a escola à vontade, do que ter mais 30m2 em casa para eles brincarem mas depois ficar com medo sempre que andarem por aí na rua.

    Para além disso, em termos de investimento imobiliário, mais vale ter uma casa pequena bem localizada, do que uma casa grande numa zona má. Não se esqueça que dentro da sua casa pode sempre partir e construir paredes para adaptar consoantes as necessidades da sua vida, mas nunca vai conseguir mudar de vizinhos e de pessoas que vivem na sua rua e no seu bairro.

    Boa sorte
    • ls89
    • 4 setembro 2019

     # 20

    Compreendo perfeitamente o que diz, mas penso que utilizou alguns argumentos falaciosos.

    Uma pesquisa retribuir 36 resultados em Carnaxide e queijas por T3 com mais de 100 m2 e inferior a 240k quer dizer alguma coisa?

    Perca algum tempo a olhar para os mesmos e perceba que são apartamentos velhos e alguns remodelados e estão a rondar os 220/230 mil euros. Por uma casa com mais 30 anos do que aquela que falei?
    Em casas sem arrecadação e garagem e numa zona caótica para estacionar onde se perde 10 minutos ao final da tarde nisso e se for a partir das 20 então...nem sei qual é o meu recorde(penso que 45 minutos por volta da meia noite)

    A questão dos miúdos brincarem na rua é boa...moro em Carnaxide junto ao centro cívico que é do mais calmo que conheço aqui e não vejo nada disso. Os miúdos querem lá brincar na rua...(infelizmente).

    Não tenho muitas dúvidas sobre o tipo de casa que pretendo. Relativamente grande, com acessos variados, espaços de arrumos e a um preço minimamente decente para os dias de hoje. Nem que para isso tenha de ir para relativamente mais longe, trabalho em oeiras e a minha mulher no parque das nações.

    A mina de água não parece ser a Falagueira, mas hoje em dia para mim as ruas estão entre o horrível e o péssimo. A não ser pequenos oásis nas zonas caras da cidade - Cascais, Estoril, centro de Oeiras. E nem me refiro a colinas do cruzeiro, parque das nações, quintas do almirante, terraços da ponte,etc. Praticamente todas elas com grandes bairros sociais ao lado.

    Bem sei que é uma decisão difícil mas obviamente que não quero uma casa espectacular na Falagueira, venda nova, arroja, Alfragide sul ou zonas manhosas de Loures. Aliás, essZ percebem-se logo pelo preço "baixo "nas pesquisas .

    Já me deixei iludir por uma na Falagueira onde fui passar de carro e rapidamente fugi dali porque andavam os ciganos todos em pleno dia a Brincar com sofás no meio da rua - da estrada, aliás - e eram uns 165000 por um T3 com no máximo 15 anos ou coisa assim.

    Ai vida...
 
0.0207 seg. NEW