Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Gostaria da vossa ajuda/opiniões porque esta não é mesmo a minha área se é possível construir esta moradia nestas condições:!

    Tenho visto uns terrenos com cerca de 300m2 por cerca de 70000/75000€
    Dúvidas:
    LSF vs betão vs modulares ? Diferenças, preços, vantagens?
    Preço médio Despesas do projecto e legalização?
    A minha ideia seria uma moradia T3 140/145m2 com 2 pisos:
    Sala 37m2
    Hall 8m2
    Cozinha 20m2
    Wc 5m2

    Quarto(14)wc(5)closet(10) 29m2
    Quarto 14m2
    Quarto 14m2
    Wc 5m2
    Hall 8m2
    70m2 + 70m2 = 140m2

    Quais os parâmetros que acresce mais o IMI?
    Preço m2 Lisboa/Cascais 1000€?
    Preço médio chave na mão?
    Custos de uma pequena piscina?

    (A minha ideia 70000€ terreno + legalização ? + m2 ?)
      CCDEFC94-1DD5-4C93-9140-08E4F6F62038.jpeg
  2.  # 2

    Boas, só para ter um aideia.. face as areas uteis que ai coloca, acrescente ainda 30% para as paredes e falta somar a caixa de escadas que deve rontar os 11m2.
    Ou seja es´ta a falar em cerca de 200m2 de construção, ou seja cerca de 200.000€, como é Lisboa/ Cascais, meta pelo menos mais 20%

    Legalização!? está a referir-se a Licenciamento, legalização é quando tem coisas construidas que carecem de ser legalizadas...

    Para os projectos e taxas, conte entre os 10.000 a 15.000€

    O mais economico ainda é a consrução tradicional. As modulares, que ve, nada tem de modulares, serão eventuualemte executadas com elementos prefabricados...
    Aconsnelho a pesquisar sobre esse assutno aqui no Forum, tem n discussões sobre o mesmo.. muita gente com as suas duvidas, e já respondido n vezes.

    O IMI, está preocupado com isso!?, localização e a area da casa...a pisicna vai agravar o IMI.

    Uma piscina em condições, pequena, custa entre 6500 a 10000€.
  3.  # 3

    Acham que tudo incluindo (terreno 70000€ e chave na mão) chega 270000€ é um valor realista ?

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pee2002
  4.  # 4

    reduzindo áreas... Um t3, faça com 150m2 de area bruta. talvez assim consiga e já se vai aproximar mais da imagem que meteu.
  5.  # 5

    Terreno com 300m2, duvido que consiga meter o programa em piso 0...
  6.  # 6

    Colocado por: ****então enterra os quartos

    não pode...
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  7.  # 7

    Colocado por: ****Lá está 57 m2 de sala e cozinha uma autêntica barbaridade , é por isso que sou um apaixonado pela arquitetura japonesa , a noção dos espaços , o aproveitamento das áreas, para mim com as condicionantes que têm, são os melhores arquitetos do mundo .


    aos meus clientes eu "aviso" sempre.. mas as pessoas não se conformam, querem areas sempre brutais, como se tivessem em festa todos os dias... e o espaço exterior, fica desvalorizado, como é possivel, num pais com o clima como o nosso. com 30m2 faz a festa, um openspace sala/ cozinha, e uma area exterior bem planeada.
    Concordam com este comentário: CMartin, ADROatelier, BM_18, NS
  8.  # 8

    Em cave não podes.
  9.  # 9

    mas isso sou eu que não sou STAR architect... Eles tem uma serie de edificos que não cumprem nem REGEU, nem outros diplomas.. mas com eles está sempre tudo bem...
    Concordam com este comentário: José Barnabé, João Ramalho, ADROatelier
  10.  # 10

    Para o autor da discussão é indiferente, pois para orçamentos contidos, não se fazem caves, semi-caves e afins ;)
  11.  # 11

    Obrigado a todos pela ajuda!

    Como tinha referido não é mesmo a minha área e tenho pouca noção do espaço!

    A minha preocupação seria uma “modesta moradia T3” em que tinha mais preocupação seria ter uma boa sala comum então achei que seria pelo menos uns 35m2, a mulher quer uma boa cozinha mas pelo que vi acho que 15/16m2 chegaria, depois ter 2 quartos “normais” e o nosso ter um closet talvez com 8m2 (é essencial para nos ser grande), varandas não temos assim grande interesse nem garagem apenas uma pérgola para por lá o carro por baixo!

    O orçamento que teríamos para mesmo tudo seria a volta dos 270000€ o terreno tenho um em visto por 72500€ 330m2 e 190m2 área de construção daí ter cerca de 200000€ para a construção da moradia caso seja possível, vou tentar contactar algumas como a tecnicostroi ouvi dizer que fazem 1000€ m2!

    Obrigado a todos e continuou a ouvir ajudas :)
  12.  # 12

    As casas modulares são apelativas porque nos sites das empresas têm logo os modelos, desenhos da casa e preços. Falo da óptica de quem pensou nessas hipóteses também e optei por contratar um arquitecto e avançar com uma casa de alvenaria. Porque depois de analisar bem os preços, ficam bem mais altos que construção "normal", porque muitos excluem fundações, acessos, ligações.. e depois muitos dos modelos que já existem desenhados não se enquadram nas regras de acessibilidades. A arquitectura de uma casa é muito influenciada pelas normas legais que existem, um simples closet pode ter que alterar todo o layout dos quartos e corredores.

    Acho mais simples depois de ter o projecto executado por um arquitecto, procurar os construtores, que também pode ser em LSF, e saber os preços. OS arquitectos servem para interpretar as nossas necessidades e vontades numa casa e aplicar num desenho técnico que cumpra as normas, não precisa de pensar exactamente quantos m2 quer em cada divisão, isso é o trabalho de um arquitecto
  13.  # 13

    Colocado por: DengabitaObrigado a todos pela ajuda!

    Como tinha referido não é mesmo a minha área e tenho pouca noção do espaço!

    A minha preocupação seria uma “modesta moradia T3” em que tinha mais preocupação seria ter uma boa sala comum então achei que seria pelo menos uns 35m2, a mulher quer uma boa cozinha mas pelo que vi acho que 15/16m2 chegaria, depois ter 2 quartos “normais” e o nosso ter um closet talvez com 8m2 (é essencial para nos ser grande), varandas não temos assim grande interesse nem garagem apenas uma pérgola para por lá o carro por baixo!

    O orçamento que teríamos para mesmo tudo seria a volta dos 270000€ o terreno tenho um em visto por 72500€ 330m2 e 190m2 área de construção daí ter cerca de 200000€ para a construção da moradia caso seja possível, vou tentar contactar algumas como a tecnicostroi ouvi dizer que fazem 1000€ m2!

    Obrigado a todos e continuou a ouvir ajudas :)


    Boas,

    Ser possível, ainda é. Agora dá mesmo muito trabalho. Acredite! Eu actualmente estou a construir no concelho de cascais também e tenho números parecidos com esses.
    Mas nos dias que correm, já aumentou ligeiramente face a 2018, conte pelo menos com 1000€ m2 +iva e se eventualmente quiser cave o valor do m2 fica mais baixo, perto dos 600 ou 700€ m2. Agora tudo depende de quem contratar para fazer o projecto e fazer a construção. Isso sim é das coisas mais importantes que vai definir a obra. Construtores há muitos e arquitectos também, depois tem um factor contra si, que é o facto da construção estar novamente em alta (apesar de já estar a dar sinais de abrandamento ou correcção) e como tal há muito arquitecto a aproveitar-se da situação a cobrar por projectos cerca de 10k ou 11k (por exe) e construtores a mesma coisa pedir 1200 ou 1300€ m2+iva... Mas depois se procurar bem, ou conhecer alguém da área que lhe dê algumas indicações e também com algum poder de negociação acabará por encontrar valores mais simpáticos.

    Eu, no meu caso comprei o meu terreno de 320m2 por 70k em 2018. Projecto+especialidades+topografia+burocracias ficou por 5000€+iva. O valor da minha construção está nos 850€+iva/m2. A minha cave ficou a 600€/m2. Aqui o valor do iva dependendo do caso poderá ser ou não importante. Certamente que não vai querer papeis de tudo (sobre este assunto não me vou alongar muito). Tem de pensar e gerir muito bem as suas contas. A minha casa é um T3 e tem cerca de 90m2/ piso, são 2 pisos total 180m2 mais a cave com outros 90m2 e tenho um orçamento total de construção de 204k e tenho caderno de encargos com tudo definido. Já com arranjos exteriores, muros, gradeamentos, tudo, chave na mão.
    Claro que a estes valores falta juntar impostos de IMT de terreno, escritura, a minha comunicação prévia, licença e taxa urbanística. Estamos a falar por alto a escritura 450€, IMT cerca de 3000 e tal € (depende de alguns factores...), a comunicação 400€ e licença da comunicação ou taxa como queira chamar +/- 3500€ e taxa urbanística paguei 1080€ (pois o antigo dono do terreno foi dos primeiros na altura a aderir á urbanização da câmara e teve desconto). Falta ainda valores de ramais de água, esgotos e luz que estou a contar com eles...e mais umas coisas por exe se optar por algo fora do orçamento. Por alto já vamos nos 300k Depois convém por um valor para algum imprevisto.

    Isto para dizer, não entregue a obra a qualquer um, peça vários orçamentos, assim como a questão da arquitectura. Encontre um bom terreno urbano e compre-o ao melhor preço pois isso também é importante. Quanto mais gastar no terreno menos tem para a casa e acabamentos, etc... veja bem taxas pendentes que o terreno possa ter ou não assim como os m2 que pode construir lá, se tem ou não alvará de loteamento... Gira bem o dinheiro! Dá dores de cabeça mas acabará por compensar...

    PS: Muito honestamente, esqueça as casas modulares e LSF o valor que está o m2 dessas (por vezes mais caro que alvenaria) mais vale de longe alvenaria tradicional. Alias, para mim ainda é o que compensa. Consegue construir igual ou até melhor que LSF a nível de qualidade e conforto. O LSF e modulares tem muita coisa que se diga. Esta é a minha opinião.

    Espero ter ajudado
    Cumprimentos,
    Concordam com este comentário: NS, lucianoL
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricat, JP_P, Dengabita, Capuchinha, lucianoL, fsantunes
  14.  # 14

    Colocado por: Snuffles

    Boas,

    Ser possível, ainda é. Agora dá mesmo muito trabalho. Acredite! Eu actualmente estou a construir no concelho de cascais também e tenho números parecidos com esses.
    Mas nos dias que correm, já aumentou ligeiramente face a 2018, conte pelo menos com 1000€ m2 +iva e se eventualmente quiser cave o valor do m2 fica mais baixo, perto dos 600 ou 700€ m2. Agora tudo depende de quem contratar para fazer o projecto e fazer a construção. Isso sim é das coisas mais importantes que vai definir a obra. Construtores há muitos e arquitectos também, depois tem um factor contra si, que é o facto da construção estar novamente em alta (apesar de já estar a dar sinais de abrandamento ou correcção) e como tal há muito arquitecto a aproveitar-se da situação a cobrar por projectos cerca de 10k ou 11k (por exe) e construtores a mesma coisa pedir 1200 ou 1300€ m2+iva... Mas depois se procurar bem, ou conhecer alguém da área que lhe dê algumas indicações e também com algum poder de negociação acabará por encontrar valores mais simpáticos.

    Eu, no meu caso comprei o meu terreno de 320m2 por 70k em 2018. Projecto+especialidades+topografia+burocracias ficou por 5000€+iva. O valor da minha construção está nos 850€+iva/m2. A minha cave ficou a 600€/m2. Aqui o valor do iva dependendo do caso poderá ser ou não importante. Certamente que não vai querer papeis de tudo (sobre este assunto não me vou alongar muito). Tem de pensar e gerir muito bem as suas contas. A minha casa é um T3 e tem cerca de 90m2/ piso, são 2 pisos total 180m2 mais a cave com outros 90m2 e tenho um orçamento total de construção de 204k e tenho caderno de encargos com tudo definido. Já com arranjos exteriores, muros, gradeamentos, tudo, chave na mão.
    Claro que a estes valores falta juntar impostos de IMT de terreno, escritura, a minha comunicação prévia, licença e taxa urbanística. Estamos a falar por alto a escritura 450€, IMT cerca de 3000 e tal € (depende de alguns factores...), a comunicação 400€ e licença da comunicação ou taxa como queira chamar +/- 3500€ e taxa urbanística paguei 1080€ (pois o antigo dono do terreno foi dos primeiros na altura a aderir á urbanização da câmara e teve desconto). Falta ainda valores de ramais de água, esgotos e luz que estou a contar com eles...e mais umas coisas por exe se optar por algo fora do orçamento. Por alto já vamos nos 300k Depois convém por um valor para algum imprevisto.

    Isto para dizer, não entregue a obra a qualquer um, peça vários orçamentos, assim como a questão da arquitectura. Encontre um bom terreno urbano e compre-o ao melhor preço pois isso também é importante. Quanto mais gastar no terreno menos tem para a casa e acabamentos, etc... veja bem taxas pendentes que o terreno possa ter ou não assim como os m2 que pode construir lá, se tem ou não alvará de loteamento... Gira bem o dinheiro! Dá dores de cabeça mas acabará por compensar...

    PS: Muito honestamente, esqueça as casas modulares e LSF o valor que está o m2 dessas (por vezes mais caro que alvenaria) mais vale de longe alvenaria tradicional. Alias, para mim ainda é o que compensa. Consegue construir igual ou até melhor que LSF a nível de qualidade e conforto. O LSF e modulares tem muita coisa que se diga. Esta é a minha opinião.

    Espero ter ajudado
    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dengabita


    Obrigado pela sua ajuda e espero que tudo lhe corra bem, a sua linha de pensamento é exatamente a minha não me importo que tenhamos algumas dores de cabeça e trabalho porque uma moradia compensará muito em qualidade de vida daí a minha aposta, nem que tenha de reduzir as áreas até já pensei em algo deste género:

    Sala 34m2
    Hall 6m2
    Cozinha + lavandaria 16m2
    Wc 4m2

    (Escadas 10m)

    Quarto(12)wc(4)closet(8) 24m2
    Quarto 13m2
    Quarto 13m2
    Wc 4m2
    Corredor 6m2

    60 + 60 + 10= 130m2

    A mim não me interessa cave nem garagem nem varandas, só mesmo piso 0 e 1 andar, nada de grandes luxos uma pérgola ou algo do género para fazer sombra para um carro e já ficava feliz!
  15.  # 15

    Bom dia,

    Obrigado e para si também. A nível de qualidade e conforto uma moradia nada se compara a apartamentos e vizinhos estúpidos. É uma liberdade e qualidade vida brutal.

    Essas áreas que está a pensar são boas. No meu caso, são parecidas com o meu projecto. Uma moradia com 90m2 por piso já tem áreas generosas. Tenho no R/C sala com 36m2, cozinha 18m2, w.c com 3.50m2, hall de 8m2, caixa de escadas +/- 7 ou 8m2 e ainda as paredes que também ocupam área não nos podemos esquecer deste pormenor. No 1º piso tenho w.c (para pessoas com mobilidade reduzida que agora é obrigatório por lei tem estar num dos pisos) com 7m2 (um desperdício de espaço mas tenho de a ter... ) 2 quartos com quase 15m2 cada e a suite com 17m2 (área limpa) + wc de 4m2 e ainda closet que agora não sei de cor a área. Depois tenho cave com um salão de quase 40m2, 1 quarto/divisão/escritório de 15 m2, lavandaria de 10m2, wc de 5m2, a caixa de de escadas + hall com porta e as muralhas (paredes) de 25cm+cx de ar de 7cm+ tijolo de 9cm (que tb ocupam espaço).

    Eu quando estive á procura de terreno procurei por 400m2 só porque pretendia fazer mais 1 quarto/escritório no R/C ficava com T4 construía perto dos 100/110m2 por piso e já não subia mais tarde sótão. Não arranjei, e os que encontrava estavam bastante caros tive de me sujeitar. Fiz cave com aproveitamento total como disse em cima e fica já o sótão preparado para depois ser aberto e ficar outra suite.

    Quanto á garagem tenho estacionamento na rua com pérgula, não podia fazer garagem se não ia me roubar espaço de construção á casa segundo as novas leis de construção de cascais e para mim está fora de questão. Se amanha me apetecer posso sp transformar em garagem...

    Se precisar de ajuda em alguma coisa ou duvidas diga.
  16.  # 16

    Colocado por: ****Lá está 57 m2 de sala e cozinha uma autêntica barbaridade , é por isso que sou um apaixonado pela arquitetura japonesa , a noção dos espaços , o aproveitamento das áreas, para mim com as condicionantes que têm, são os melhores arquitetos do mundo .


    E os nórdicos...tradição a partir da qual cresceu o conceito Ikea
  17.  # 17

    Colocado por: ****Não chegam nem aos calcanhares , um dia que possa visite o Japão , é das técnicas da madeira a arquitetura impressionante


    Sim mas no Japão o conceito de habitação está a léguas do nosso (francamente prefiro o nosso). As casas lá são feitas para durar um certo tempo, tal como um automóvel, depois vão abaixo e fazem novo. Existem imensas casas que são "abandonadas" e que o estado dá aos mais jovens para reconstruir. As casas lá são bens perecíveis. Calro que não falo dos arranha céus de Tóquio.

    O que dizia é a perícia que eles têm em aproveitar e racionalizar espaços semalhante aos nordicos...
  18.  # 18

    Muito de acordo com o que aqui é referido.
    É uma pena. Muitos projectos/edificações podiam ser largamente valorizados e até mais económicos na construção.

    Colocado por: Pedro Barradas

    aos meus clientes eu "aviso" sempre.. mas as pessoas não se conformam, querem areas sempre brutais, como se tivessem em festa todos os dias... e o espaço exterior, fica desvalorizado, como é possivel, num pais com o clima como o nosso. com 30m2 faz a festa, um openspace sala/ cozinha, e uma area exterior bem planeada.
    Concordam com este comentário:****,CMartin,ADROatelier
  19.  # 19

    Colocado por: ****

    esta a pensar muito bem , agora é por em pratica mas não se esqueça área útil 130 m2 e bruta 150 m2.


    Espero estar a pensar bem, se não vai ser uma desilusão! Tenho até ao próximo verão para “tratar deste assunto” para começar a construir nesta altura, basicamente tenho capital 70000€ para o terreno e empréstimo bancário de 200000€ para o resto, é pesquisar muito falar com muita gente, ouvir muitas opiniões para não dar um tiro nos pés!
    Basicamente quando se refere aos 130m2 de área útil serão 150m2 de área bruta que terei de pagar 1000€ x 150 + iva correto ?
  20.  # 20

    Colocado por: SnufflesBom dia,

    Obrigado e para si também. A nível de qualidade e conforto uma moradia nada se compara a apartamentos e vizinhos estúpidos. É uma liberdade e qualidade vida brutal.

    Essas áreas que está a pensar são boas. No meu caso, são parecidas com o meu projecto. Uma moradia com 90m2 por piso já tem áreas generosas. Tenho no R/C sala com 36m2, cozinha 18m2, w.c com 3.50m2, hall de 8m2, caixa de escadas +/- 7 ou 8m2 e ainda as paredes que também ocupam área não nos podemos esquecer deste pormenor. No 1º piso tenho w.c (para pessoas com mobilidade reduzida que agora é obrigatório por lei tem estar num dos pisos) com 7m2 (um desperdício de espaço mas tenho de a ter... ) 2 quartos com quase 15m2 cada e a suite com 17m2 (área limpa) + wc de 4m2 e ainda closet que agora não sei de cor a área. Depois tenho cave com um salão de quase 40m2, 1 quarto/divisão/escritório de 15 m2, lavandaria de 10m2, wc de 5m2, a caixa de de escadas + hall com porta e as muralhas (paredes) de 25cm+cx de ar de 7cm+ tijolo de 9cm (que tb ocupam espaço).

    Eu quando estive á procura de terreno procurei por 400m2 só porque pretendia fazer mais 1 quarto/escritório no R/C ficava com T4 construía perto dos 100/110m2 por piso e já não subia mais tarde sótão. Não arranjei, e os que encontrava estavam bastante caros tive de me sujeitar. Fiz cave com aproveitamento total como disse em cima e fica já o sótão preparado para depois ser aberto e ficar outra suite.

    Quanto á garagem tenho estacionamento na rua com pérgula, não podia fazer garagem se não ia me roubar espaço de construção á casa segundo as novas leis de construção de cascais e para mim está fora de questão. Se amanha me apetecer posso sp transformar em garagem...

    Se precisar de ajuda em alguma coisa ou duvidas diga.


    Exatamente isto tanto na minha família como da minha mulher tudo vive em prédios, onde existem as guerras condomínios etc e não tenho paciência para tal quero viver tranquilamente e em família!
    Tenho visto bastantes na freguesia de São Domingos de rana a rondar os 70000/75000€ com cerca de 300m2 e área de construção 160/180m2 o que me chegaria perfeitamente. Eu tenho dinheiro para o terreno ficando com empréstimo de 200000€ para o resto. Tenho até ao próximo verão para decidir e começar!
 
0.0327 seg. NEW