Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Fiz um contrato de construção de moradia "chave na mão" com um empreiteiro. A casa está na fase de estrutura e agora o empreiteiro alega que a estrutura do telhado terá que ser paga à parte porque não está referida no contrato nem existe um projecto específico para esta estrutura nos projectos elaborados pelo arquitecto.
    O valor extra contratual apresentado pelo empreiteiro foi cerca de 18 mil euros mais iva.

    O telhado vai levar painel sandwich que está previsto e orçamentado no contrato, mas de facto não há qualquer referência À dita estrutura.

    Devo contratar um sub-empreitiro para executar a estrutura?
  2.  # 2

    Colocado por: F RodriguesDevo contratar um sub-empreitiro para executar a estrutura?

    Não!
    Deve contactar a sua fiscalização para analisar a situação.

    Colocado por: F Rodriguesnão está referida no contrato nem existe um projecto específico para esta estrutura nos projectos elaborados pelo arquitecto.

    Se não está referida é ótimo.
    No contrato está definido que para o assentamento do painel o DO tem que subcontratar a estrutura?
    Concordam com este comentário: marco1
  3.  # 3

    a fiscalização (que é o gabinete de arquitectura do projecto) pediu ao empreiteiro que apresentasse a solução, por mais simples que fosse, considerada contractualmente. o empreiteiro diz que nao tem que ser ele a fazer projectos. e até agora ninguém apresentou nenhum projecto.

    No contrato não diz quem tem que fornecer nem assentar a estrutura. é omisso e é nisso que o empreiteiro se está a agarrar.
    •  
      marco1
    • 27 setembro 2019 editado

     # 4

    diga-lhe que contratou chave na mão e a casa leva cobertura, se ele alega que não está especificado qual a estrutura para levar o sandwich pergunte como quer ele cumprir com o chave na mão, consegue sustentar aquilo no ar? portanto ele que resolva como quer por lá o sandwich.
    Concordam com este comentário: nvale
  4.  # 5

    Meto advogados ao barulho e preparo-me para a batalha e consequente atraso na obra?
  5.  # 6

    não, mas o preço é ridículo, o seus projetistas que peçam um orçamento á parte ou consultem um medidor orçamentista e depois negoceie o preço com ele
    ele também tem de assumir pois comprometeu-se a fazer uma casa que tem cobertura e isso não está omisso, se ele quando viu o projeto e deu orçamento não detetou isso, culpa dele não ter dito nada. ora bolas, orçamentos da treta, para já não vir falar de projetos.
    é aqui ( nas omissões ou pretensas omissões) que os empreiteiros depois de agarrarem a obra com preços milagrosos, depois vão ou tentam ir buscar o prejuízo.
    Concordam com este comentário: zedasilva, sposilva
  6.  # 7

    Colocado por: F Rodriguesa fiscalização (que é o gabinete de arquitectura do projecto)

    Asneira.

    Colocado por: F Rodriguespediu ao empreiteiro que apresentasse a solução, por mais simples que fosse, considerada contractualmente.

    Outra asneira

    Colocado por: F Rodrigueso empreiteiro diz que nao tem que ser ele a fazer projectos

    E tem toda a razão.

    Colocado por: F Rodriguesé omisso e é nisso que o empreiteiro se está a agarrar.

    O fato de ser omisso é um ponto a seu favor.
    A fiscalização que puxe pela tola
  7.  # 8

    Colocado por: marco1diga-lhe que contratou chave na mão e a casa leva cobertura, se ele alega que não está especificado qual a estrutura para levar o sandwich pergunte como quer ele cumprir com o chave na mão, consegue sustentar aquilo no ar? portanto ele que resolva como quer por lá o sandwich.


    o argumento que o marco apresenta faz-me todo o sentido.

    mas se o empreiteiro já está a tentar apresentar trabalhos extras e ainda não chegou ao telhado vai ter ai muitas dores de cabeça pela frente.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  8.  # 9

    Acho que deve ponderar começar a pensar em outro construtor, porque isso é um chico esperto, então o construtor dá preço chave na mão e agora diz que falta a estrutura do telhado? Ele deu um orçamento para uma casa com o telhado assente a onde?

    Devia pensar em mudar de construtor, porque agora é o telhado e mais a frente vai ser o que?
    Concordam com este comentário: zedasilva
  9.  # 10

    Colocado por: Pedro_MoreiraDevia pensar em mudar de construtor, porque agora é o telhado e mais a frente vai ser o que?


    e não sei se o construtor não se está a colocar a jeito. se calhar até já recebeu mais dinheiro para o trabalho que fez, e deve ter outras obras para fazer o mesmo ou parecido.
  10.  # 11

    Colocado por: pauloagsantose não sei se o construtor não se está a colocar a jeito

    Nã!
    Concordam com este comentário: nvale
  11.  # 12

    De facto é uma situação muito complicada e o que antevejo é mesmo o empreiteiro começar À procura de "buracos" para se aproveitar.

    eu já tenho um orçamento de uma empresa À parte e estou a pensar seguir com este trabalho À minha conta para não atrasar ainda mais a obra.

    alternativa: empurrar para o projectista e empreiteiro para eles se entenderem. nesta situação pode haver justificação para a paragem da obra por falta de elementos de projecto?
  12.  # 13

    Mas acho que para as pessoas poderem analisar ele está a pedir 18.000€ para um telhado de que dimensão?
  13.  # 14

    Colocado por: zedasilvaNã!


    conheço um caso em que o empreiteiro não fez a escada entre o R/C e o 1º andar, argumentando depois que pensava que era de madeira, e estava a pedir mais dinheiro para fazer a escada em betão, mesmo sendo rebuscada, não chega ao nivel desta da estrutura do telhado.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  14.  # 15

    Colocado por: F Rodriguesnesta situação pode haver justificação para a paragem da obra por falta de elementos de projecto?

    A falta de elementos de projeto é assinalada antes do inicio da obra.
    Isso não está definido no contrato e no Caderno de encargos?
  15.  # 16

    Colocado por: pauloagsantos

    e não sei se o construtor não se está a colocar a jeito. se calhar até já recebeu mais dinheiro para o trabalho que fez, e deve ter outras obras para fazer o mesmo ou parecido.


    Colocar a jeito como? para quê?
  16.  # 17

    Colocado por: Pedro_MoreiraMas acho que para as pessoas poderem analisar ele está a pedir 18.000€ para um telhado de que dimensão?


    a cobertura tem cerca de 220m2 planos. com 3 aguas
      Anotação 2019-09-27 120654.png
  17.  # 18

    Colocado por: F Rodriguespara quê?

    Para abandonar a obra e/ou pedir revisão de preços por atrasos da responsabilidade do Dono de obra.
  18.  # 19

    Colocado por: F Rodriguesa cobertura tem cerca de 220m2

    Esqueça o painel.
    Pede ao empreiteiro o valor referente aos trabalhos a menos e mete aì umas telas.
    Poupa dinheiro e evita as patologias que esses painéis vão criar no futuro
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  19.  # 20

    Ele deu um orçamento chave na mão com base num projeto, se o projeto refere cobertura em sandwich, o que é que ele quer?
    No contrato também não deve dizer, digo eu, qual o tipo de agua que vai usar para fazer o "cimento" para o tijolo...
    Uma cobertura de sandwich pressupõe estrutura. A omissão não é justificação pois será sempre culpa dele., uma vez que o orçamento foi dado com base em chave na mão em cumprimento de projeto geral...
 
0.0224 seg. NEW