Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 1 outubro 2023

# 541

Colocado por: rjmpiresirá depender também do preço do combustível de 2025 pra frente

O custo por KWh do hidrogénio será sempre muito mais elevado do que da electricidade.

Talvez uma imagem ajude

• eu
    • 1 outubro 2023 editado

# 542

O hidrogénio interessa às petrolíferas, que querem manter o negócio das bombas. É por isso que há tanto hype.

Mas os consumidores não estão a ir na cantiga.
  1.  # 543

Colocado por: eu

O custo por KWh do hidrogénio será sempre muito mais elevado do que da electricidade.

Talvez uma imagem ajude

Nessa imagem, falta os que não podem carregar a bateria em casa e precisam de usar a rede pública.
  2.  # 544

Não falta nada. É a mesmíssima coisa...
    O "hidrogénio verde" (marketing pomposo) depende de electricidade de fontes verdes, para produzir hidrogénio a partir de fontes não fósseis, para que depois esse hidrogénio volte a ser convertido em eletricidade a bordo do veículo.

O hidrogénio não pode ser "combustado" directamente, não tem densidade energética para tal. Pode ser misturado com combustíveis fósseis na câmara de combustão ou, como a realidade tende a provar, pode ser usado para gerar eletricidade a bordo de um VE, logo alimentar um motor elétrico.
    Ora, o que é que é mais eficiente? Exactamente, usar a electricidade verde do primeiro processo directamente no mesmo motor elétrico do último processo
    •  
      Dom
    • 2 outubro 2023

# 545

A Toyota já concebeu um carro movido a hidrogénio (liquido) via combustão. Mas utilizando o mesmo princípio que os carros a gasolina e gasóleo, voltamos a prender-nos a manutenções de óleos/filtros assim como derrames e tratar da reciclagem dos mesmos.
    De qualquer forma sou mais que a favor de várias opções no mercado.
  3.  # 546

Colocado por: DomA Toyota já concebeu um carro movido a hidrogénio (liquido) via combustão. Mas utilizando o mesmo princípio que os carros a gasolina e gasóleo,

E produz emissões poluentes.
  4.  # 547

Colocado por: Bruno.AlvesNão falta nada. É a mesmíssima coisa...

O custo final para o condutor não é a mesmíssima coisa. E é disso que se fala.
  5.  # 548

Talvez uma imagem ajude

Era tão bom que toda a eletricidade viesse de energia renovavel e fosse direta como a da imagem.

Colocado por: jorgemlflorencio
    Esse argumento já não é válido... Os Tesla Model 3, os melhores eléctricos do segmento, estão a 40 mil. Creio que serão mais baratos que o série 3 ou classe C equivalentes, por isso a questão do preço "já era".

Claro que não podemos comparar com um Opel Astra de 15 anos (que é o carro que possuo, e por aí se vê que não estou aqui a "cantar de galo"). Para esses segmentos ainda temos que esperar mais um pouco.

Ainda assim, mesmo que com todos os subsídios e imposições de regulação os carros a hidrogénio venham a ter um custo de compra e utilização semelhante aos BEV, acho que vai ser uma coisa sem sentido.
    E talvez nessa altura a opção pelos eléctricos seja tomada pela vertente ambiental.

Ao fim de 10 anos um carro a bateria não terá a mesma capacidade, de qqr das formas, ainda estamos num processo evolutivo.
    • eu
    • 2 outubro 2023 editado

# 549

Colocado por: rjmpiresEra tão bom que toda a eletricidade viesse de energia renovavel e fosse direta como a da imagem.

A questão da origem da eletricidade aplica-se exatamente da mesma forma à produção de hidrogénio verde. Caso não se tenha apercebido, o hidrogénio verde é produzido a partir... de eletricidade.

Quanto ao ser direta, na realidade pode mesmo ser direta tal como na imagem. Aliás, o que não falta por esse mundo fora são estacionamentos que carregam os BEV diretamente a partir de painéis solares.

• eu
    • 2 outubro 2023

# 550

Colocado por: rjmsilvaE produz emissões poluentes.

A queima de hidrogénio não produz emissões poluentes, apenas vapor de água.
    Concordam com este comentário: Dom
  6.  # 551

Colocado por: Bruno.AlvesO hidrogénio não pode ser "combustado" directamente, não tem densidade energética para tal.

Pode sim. Tal como fosse um carro a GPL/gasolina.

Além dos inconvenientes já referidos na logística, há também uma clara perda de potência, binário e restantes prestações.

Mas é certo é que a Mazda em 2003 apresentou uma versão H2 do RX-8 e chegou a comercializar uma mão de exemplares para projectos pilotos de veículos hidrogénio.
  7.  # 552

A queima de hidrogénio não produz emissões poluentes, apenas vapor de água.

O processo de combustão gera óxidos de azoto.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro, ruicarlov
    •  
      Dom
    • 2 outubro 2023

# 553

Colocado por: Nostradamus

Pode sim. Tal como fosse um carro a GPL/gasolina.

Além dos inconvenientes já referidos na logística, há também uma clara perda de potência, binário e restantes prestações.

Como é que pode haver perda de potência se o hidrogénio tem uma densidade energética superior à da gasolina?
    Estamos a falar de motores exclusivamente a hidrogénio certo?
    •  
      Dom
    • 2 outubro 2023

# 554

Colocado por: rjmsilva

O processo de combustão gera óxidos de azoto.

Engraçado que tenham feito provas de conceito para reduzir o NOx em motores a combustão com nada mais nada menos que...hidrogénio.
  8.  # 555

Colocado por: Dom
    Engraçado que tenham feito provas de conceito para reduzir o NOx em motores a combustão com nada mais nada menos que...hidrogénio.

Reduzir é diferente de acabar. O ar usado na combustão tem azoto.
  9.  # 556

Colocado por: DomComo é que pode haver perda de potência se o hidrogénio tem uma densidade energética superior à da gasolina?

É mais eficiente a célula de combustível para produzir eletricidade a partir do hidrogénio e daí aplicar a um motor elétrico do que queimar o hidrogénio num motor de ciclo Otto. Para a mesma quantidade de hidrogénio obtém-se muito mais binário e potência na primeira opção.
  10.  # 557

Grande parte da energia nas combustões é perdida na forma de calor.
  11.  # 558

Colocado por: NostradamusPode sim. Tal como fosse um carro a GPL/gasolina.

Sugiro ver alguns vídeos deste canal sobre o tema hidrogénio
    https://www.youtube.com/watch?v=DGL5g91KwLA
    Este em particular sobre o tal Toyota que funciona a hidrogénio líquido. Entre muitos outros problemas, o hidrogénio líquido tem de ser mantido a 253 graus NEGATIVOS. Não é problema num carro de pista que gasta o combustível muito depressa, mas num carro que terá o combustível dias a fio no depósito.
  12.  # 559

Colocado por: DomComo é que pode haver perda de potência se o hidrogénio tem uma densidade energética superior à da gasolina?

Pelo contrário, muito mais baixo. No vídeo que indiquei acima (por volta do minuto 14), para o mesmo volume a energia disponível no hidrogénio é menos de 1/4 da gasolina, e uma autonomia de 1/5 de um carro de F1 (ou seja muito menos que isso num carro a combustão "normal")
    • eu
    • 2 outubro 2023

# 560

Um de vocês está a pensar em densidade por volume e o outro em densidade por massa.
    Concordam com este comentário: Nostradamus

0.1915 seg. NEW