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    • eu
    • 1 outubro 2023

     # 541

    Colocado por: rjmpiresirá depender também do preço do combustível de 2025 pra frente


    O custo por KWh do hidrogénio será sempre muito mais elevado do que da electricidade.

    Talvez uma imagem ajude

    • eu
    • 1 outubro 2023 editado

     # 542

    O hidrogénio interessa às petrolíferas, que querem manter o negócio das bombas. É por isso que há tanto hype.

    Mas os consumidores não estão a ir na cantiga.
  1.  # 543

    Colocado por: eu

    O custo por KWh do hidrogénio será sempre muito mais elevado do que da electricidade.

    Talvez uma imagem ajude



    Nessa imagem, falta os que não podem carregar a bateria em casa e precisam de usar a rede pública.
  2.  # 544

    Não falta nada. É a mesmíssima coisa...
    O "hidrogénio verde" (marketing pomposo) depende de electricidade de fontes verdes, para produzir hidrogénio a partir de fontes não fósseis, para que depois esse hidrogénio volte a ser convertido em eletricidade a bordo do veículo.

    O hidrogénio não pode ser "combustado" directamente, não tem densidade energética para tal. Pode ser misturado com combustíveis fósseis na câmara de combustão ou, como a realidade tende a provar, pode ser usado para gerar eletricidade a bordo de um VE, logo alimentar um motor elétrico.
    Ora, o que é que é mais eficiente? Exactamente, usar a electricidade verde do primeiro processo directamente no mesmo motor elétrico do último processo
    •  
      Dom
    • 2 outubro 2023

     # 545

    A Toyota já concebeu um carro movido a hidrogénio (liquido) via combustão. Mas utilizando o mesmo princípio que os carros a gasolina e gasóleo, voltamos a prender-nos a manutenções de óleos/filtros assim como derrames e tratar da reciclagem dos mesmos.
    De qualquer forma sou mais que a favor de várias opções no mercado.
  3.  # 546

    Colocado por: DomA Toyota já concebeu um carro movido a hidrogénio (liquido) via combustão. Mas utilizando o mesmo princípio que os carros a gasolina e gasóleo,


    E produz emissões poluentes.
  4.  # 547

    Colocado por: Bruno.AlvesNão falta nada. É a mesmíssima coisa...


    O custo final para o condutor não é a mesmíssima coisa. E é disso que se fala.
  5.  # 548

    Colocado por: eu

    O custo por KWh do hidrogénio será sempre muito mais elevado do que da electricidade.

    Talvez uma imagem ajude



    Era tão bom que toda a eletricidade viesse de energia renovavel e fosse direta como a da imagem.

    Colocado por: jorgemlflorencio
    Esse argumento já não é válido... Os Tesla Model 3, os melhores eléctricos do segmento, estão a 40 mil. Creio que serão mais baratos que o série 3 ou classe C equivalentes, por isso a questão do preço "já era".

    Claro que não podemos comparar com um Opel Astra de 15 anos (que é o carro que possuo, e por aí se vê que não estou aqui a "cantar de galo"). Para esses segmentos ainda temos que esperar mais um pouco.

    Ainda assim, mesmo que com todos os subsídios e imposições de regulação os carros a hidrogénio venham a ter um custo de compra e utilização semelhante aos BEV, acho que vai ser uma coisa sem sentido.
    E talvez nessa altura a opção pelos eléctricos seja tomada pela vertente ambiental.

    Ao fim de 10 anos um carro a bateria não terá a mesma capacidade, de qqr das formas, ainda estamos num processo evolutivo.
    • eu
    • 2 outubro 2023 editado

     # 549

    Colocado por: rjmpiresEra tão bom que toda a eletricidade viesse de energia renovavel e fosse direta como a da imagem.


    A questão da origem da eletricidade aplica-se exatamente da mesma forma à produção de hidrogénio verde. Caso não se tenha apercebido, o hidrogénio verde é produzido a partir... de eletricidade.

    Quanto ao ser direta, na realidade pode mesmo ser direta tal como na imagem. Aliás, o que não falta por esse mundo fora são estacionamentos que carregam os BEV diretamente a partir de painéis solares.

    • eu
    • 2 outubro 2023

     # 550

    Colocado por: rjmsilvaE produz emissões poluentes.

    A queima de hidrogénio não produz emissões poluentes, apenas vapor de água.
    Concordam com este comentário: Dom
  6.  # 551

    Colocado por: Bruno.AlvesO hidrogénio não pode ser "combustado" directamente, não tem densidade energética para tal.


    Pode sim. Tal como fosse um carro a GPL/gasolina.

    Além dos inconvenientes já referidos na logística, há também uma clara perda de potência, binário e restantes prestações.

    Mas é certo é que a Mazda em 2003 apresentou uma versão H2 do RX-8 e chegou a comercializar uma mão de exemplares para projectos pilotos de veículos hidrogénio.
  7.  # 552

    Colocado por: eu
    A queima de hidrogénio não produz emissões poluentes, apenas vapor de água.


    O processo de combustão gera óxidos de azoto.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro, ruicarlov
    •  
      Dom
    • 2 outubro 2023

     # 553

    Colocado por: Nostradamus

    Pode sim. Tal como fosse um carro a GPL/gasolina.

    Além dos inconvenientes já referidos na logística, há também uma clara perda de potência, binário e restantes prestações.



    Como é que pode haver perda de potência se o hidrogénio tem uma densidade energética superior à da gasolina?
    Estamos a falar de motores exclusivamente a hidrogénio certo?
    •  
      Dom
    • 2 outubro 2023

     # 554

    Colocado por: rjmsilva

    O processo de combustão gera óxidos de azoto.

    Engraçado que tenham feito provas de conceito para reduzir o NOx em motores a combustão com nada mais nada menos que...hidrogénio.
  8.  # 555

    Colocado por: Dom
    Engraçado que tenham feito provas de conceito para reduzir o NOx em motores a combustão com nada mais nada menos que...hidrogénio.


    Reduzir é diferente de acabar. O ar usado na combustão tem azoto.
  9.  # 556

    Colocado por: DomComo é que pode haver perda de potência se o hidrogénio tem uma densidade energética superior à da gasolina?


    É mais eficiente a célula de combustível para produzir eletricidade a partir do hidrogénio e daí aplicar a um motor elétrico do que queimar o hidrogénio num motor de ciclo Otto. Para a mesma quantidade de hidrogénio obtém-se muito mais binário e potência na primeira opção.
  10.  # 557

    Grande parte da energia nas combustões é perdida na forma de calor.
  11.  # 558

    Colocado por: NostradamusPode sim. Tal como fosse um carro a GPL/gasolina.

    Sugiro ver alguns vídeos deste canal sobre o tema hidrogénio
    https://www.youtube.com/watch?v=DGL5g91KwLA
    Este em particular sobre o tal Toyota que funciona a hidrogénio líquido. Entre muitos outros problemas, o hidrogénio líquido tem de ser mantido a 253 graus NEGATIVOS. Não é problema num carro de pista que gasta o combustível muito depressa, mas num carro que terá o combustível dias a fio no depósito.
  12.  # 559

    Colocado por: DomComo é que pode haver perda de potência se o hidrogénio tem uma densidade energética superior à da gasolina?

    Pelo contrário, muito mais baixo. No vídeo que indiquei acima (por volta do minuto 14), para o mesmo volume a energia disponível no hidrogénio é menos de 1/4 da gasolina, e uma autonomia de 1/5 de um carro de F1 (ou seja muito menos que isso num carro a combustão "normal")
    • eu
    • 2 outubro 2023

     # 560

    Um de vocês está a pensar em densidade por volume e o outro em densidade por massa.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
 
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