Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

Num carro é muito mais importante por volume. Aliás um dos problemas que ele refere no vídeo é exactamente a dimensão absurda que o depósito teria de ter, para ter 300km de autonomia: 560 litros (!!!) se o tanque fosse cheio a 100%, como parece que o ideal é não encher mais de 80% seriam necessários cerca de 700 litros de depósito.

De uma perspectiva prática, faz muito mais sentido o hidrogénio gasoso, pressurizado, a ser usado a alimentar um motor elétrico através das células de combustível.
    Ora, se é para gastar eletricidade a produzir hidrogénio, que depois vai ser convertido em eletricidade a alimentar um motor elétrico... não faz mais sentido usar a eletricidade "original" diretamente?
    • eu
    • 2 outubro 2023

# 562

Colocado por: Bruno.AlvesOra, se é para gastar eletricidade a produzir hidrogénio, que depois vai ser convertido em eletricidade a alimentar um motor elétrico... não faz mais sentido usar a eletricidade "original" diretamente?

É o que aquela imagem demonstra. ;) Mas parece que é difícil de compreender.

Eu não tenho nenhuma dúvida que o hidrogénio para veículos ligeiros é uma péssima opção, que não vai ter sucesso. Alguns podem chamar esta opinião de "bola de cristal", eu chamo-lhe "lógica simples".

Nos pesados, a história é outra... não tenho tantas certezas.
  2.  # 563

Colocado por: euNos pesados, a história é outra... não tenho tantas certezas.

Sem dúvida. Isso, barcos, etc. O peso das baterias para a autonomia necessária é um contra muito grande. Aí o hidrogénio (pressurizado, em célula de combustível) acho que faz todo o sentido.
    Agora... camião a bateria em circulação já há. A hidrogénio houve o Nikola foi um flop monumental e não conheço outros desenvolvimentos.

Colocado por: euMas parece que é difícil de compreender.

A dificuldade vem da ideia enraizada há muito que "o hidrogénio é que vai ser". O problema é a física, esse bicho ruim que tende a dar uns tabefes de realidade. Por exemplo esta questão do hidrogénio líquido ter de ser mantido quase à temperatura zero absoluto não tem como ser ultrapassada.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 564

Passo a passo os verdadeiros investigadores lá chegarão. :))
    https://sicnoticias.pt/mundo/2023-10-08-Cientistas-transformam-lixo-plastico-em-hidrogenio-e-grafeno-c9008100
    Concordam com este comentário: IronManSousa
    • SrR
    • 9 outubro 2023

# 565

• eu
    • 9 outubro 2023

# 566

Colocado por: SrRhttps://zap.aeiou.pt/chegou-o-primeiro-motor-quantico-pode-lancar-uma-revolucao-560973

Nem sequer chega à eficiência de um motor a gasolina, quanto mais um elétrico.

Mas do ponto de vista científico, é interessante.
    • SrR
    • 9 outubro 2023

# 567

Colocado por: eu

Nem sequer chega à eficiência de um motor a gasolina, quanto mais um elétrico.

Mas do ponto de vista científico, é interessante.
    que eficiência tinha o primeiro motor a combustão?
    • eu
    • 9 outubro 2023

# 568

Os motores elétricos atuais dos BEV chegam a ter uma eficiência de 97%.

Não é preciso voltar aos motores com pistões, que têm sempre limites termodinâmicos e enormes perdas térmicas.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  4.  # 569

"Ou seja, o benefício deste investimento poderá ser superior ao custo estimado até 2050, num total de 200 milhões de euros."
    Https://www.razaoautomovel.com/noticias/quantos-milhoes-custa-uma-estacao-de-hidrogenio/
    • eu
    • 25 outubro 2023

# 570

"Ainda de acordo com este estudo, os custos deste investimento deverão ser suportados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), financiamento europeu e outros auxílios do Estado."

Brinca-se ao hidrogénio verde com dinheiros públicos
  5.  # 571

Colocado por: euBrinca-se ao hidrogénio verde com dinheiros públicos

Ainda não foi dinheiro público para os carros a baterias?
  6.  # 572

Colocado por: rjmsilva

Ainda não foi dinheiro público para os carros a baterias?

Já foi, e ainda bem. Porque resultam.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 25 outubro 2023

# 573

Colocado por: jorgemlflorencioJá foi, e ainda bem. Porque resultam.

E porque as pessoas compram e usam carros elétricos.
  7.  # 574

Por acaso ainda não falaram da duração da celula de combustivel...

Por acaso já viram os custos da substituição da célula de combustivel ?

Assim, o hidrogénio em veiculos não terá pernas para andar...
  8.  # 575

Qual é a duração?
  9.  # 576

E não esquecer que também possui bateria de lítio como buffet... Além de obrigar a ir á bomba abastecer com tudo de bom e de mau que a isso obriga.
  10.  # 577

Colocado por: mafgodE não esquecer que também possui bateria de lítio como buffet.

Mas agora as baterias já são más?
  11.  # 578

Colocado por: eu"Ainda de acordo com este estudo, os custos deste investimento deverão ser suportados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), financiamento europeu e outros auxílios do Estado."

Brinca-se ao hidrogénio verde com dinheiros públicos

E entretanto, a verba total da ciência para projetos de investigação em.todas as áreas para os próximos 3 anos é de 65M€, a julgar pelo aviso recente...
  12.  # 579

A investigação tem que ser financiada pelo sector privado, que é quem vai beneficiar dela. Já se queima dinheiro público demais em "centros de estudos sociais" desta vida.
  13.  # 580

Colocado por: rjmsilva

Mas agora as baterias já são más?
    Há quem diga isso...

0.1115 seg. NEW