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  1.  # 1

    Colocado por: Bruno.AlvesSucedem situações...
      20230915_202258.jpg

    Claro... enquanto os grandes estiverem a ganhar milhões com a guerra, o hidrogénio só vai avançando com subsídios e "bazucas".
    • eu
    • 16 setembro 2023

     # 2

    Para veículos ligeiros, esqueçam o hidrogénio.

    Até a Toyota (finalmente) mudou a estratégia e vai apostar fortemente nos BEV.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  2.  # 3

  3.  # 4

    • eu
    • 20 setembro 2023 editado

     # 5

    Oh, que surpresa...

    Logo no início do tópico, em 2019, eu expliquei-lhe porque é que o hidrogénio para carros ligeiros estava condenado...


    Isto não é bem uma questão de engenharia, mas de custos.

    Sabe quanto custa abastecer um Toyota Mirai? Veja aqui (https://www.greencarreports.com/news/1123535_toyota-mirai-gets-deepest-discount-yet-in-the-midst-of-hydrogen-shortage) e faça as contas.

    Quem é que no seu perfeito juízo vai usar no seu dia a dia um carro ligeiro a hidrogénio, cujo custo por Km é o triplo ou o quádruplo de um BEV ?
  4.  # 6

  5.  # 7

    Não admira que os vão ceder como grande stunt de publicidade, não os vendem! Um dia, por carolice, perguntei o preço de um na Salvador Caetano: para cima de 70.000€!!! Depois é o preço para abastecer e, claro, encontrar onde...
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 8

    Já para abastecer os VE temos que fazer um bom planeamento se não ficamos a pé
    Não se admite na A7 e A11 não haver postos de carregamento
  7.  # 9

  8.  # 10

    Serão parte do futuro.
    • eu
    • 30 setembro 2023 editado

     # 11

    Colocado por: 21papaleguasSerão os carros a hidrogénio o futuro?https://pt.euronews.com/2023/09/29/camiao-a-hidrogenio-da-mercedes-faz-1000-km-sem-parar


    Em veículos pesados, talvez. Até nos pesados, as baterias de sódio poderão ser muito mais vantajosas.

    Nos ligeiros, nem pensar. Os BEV são o presente e o futuro.
  9.  # 12

    Colocado por: euEm veículos pesados, talvez.



    Lol. Se instalarem postos de abastecimento suficientes para os pesados, é certinho, como a água, que também irá aparecer alguma marca com modelos ligeiros a hidrogénio.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  10.  # 13

    Eu gosto é de ver o pessoal a discutir estas coisas como se fosse um Benfica X Porto. Parece que têm alguma coisa ganhar se uma tecnologia "ganhar" a corrida. Por mim, quanto mais opções melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
    • eu
    • 30 setembro 2023

     # 14

    Colocado por: ricardo.rodrigues


    Lol. Se instalarem postos de abastecimento suficientes para os pesados, é certinho, como a água, que também irá aparecer alguma marca com modelos ligeiros a hidrogénio.


    Modelos ligeiros a hidrogénio já existem há muito tempo.

    Contudo as vendas são residuais. O que se percebe facilmente, pois o custo por Km dos BEV é muito mais baixo e podem ser carregados em casa.
    • eu
    • 30 setembro 2023

     # 15

    Colocado por: rjmsilvaPor mim, quanto mais opções melhor.


    Nos Estados Unidos eles têm muitas opções.

    A Toyota anda a vender entre 2000 a 3000 carros a hidrogénio por ano nos USA.

    A Tesla... 500000 !

    Porque será? Então os Amaricanos não vêm que o hidrogénio é que é?
  11.  # 16

    Colocado por: euPorque será?

    O que interessa é de onde vem o subsídio e qual é o preço, querem lá eles saber se é a bateria, a gasolina, a hidrogenio ou a vinho tinto...
    A desculpa com o ambiente é uma falácia.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, jorgemlflorencio, pcspinheiro
    • eu
    • 1 outubro 2023

     # 17

    Colocado por: rjmpirese qual é o preço, querem lá eles saber se é a bateria, a gasolina, a hidrogenio ou a vinho tinto...


    Exatamente.

    E é por isso mesmo que os ligeiros a hidrogénio estão condenados ao fracasso.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  12.  # 18

    Colocado por: eu

    Exatamente.

    E é por isso mesmo que os ligeiros a hidrogénio estão condenados ao fracasso.
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio

    Neste caso em concreto irá depender também do preço do combustível de 2025 pra frente, os investimentos a acontecer nos próximos dois anos e as regras europeias vão definir muita coisa.

    Pessoalmente não considero um elétrico de 50mil € um carro barato.
  13.  # 19

    A bola de cristal já disse que vai ser um fracasso.
  14.  # 20

    Colocado por: rjmpiresNeste caso em concreto irá depender também do preço do combustível de 2025 pra frente, os investimentos a acontecer nos próximos dois anos e as regras europeias vão definir muita coisa.

    Pessoalmente não considero um elétrico de 50mil € um carro barato.

    Esse argumento já não é válido... Os Tesla Model 3, os melhores eléctricos do segmento, estão a 40 mil. Creio que serão mais baratos que o série 3 ou classe C equivalentes, por isso a questão do preço "já era".

    Claro que não podemos comparar com um Opel Astra de 15 anos (que é o carro que possuo, e por aí se vê que não estou aqui a "cantar de galo"). Para esses segmentos ainda temos que esperar mais um pouco.

    Ainda assim, mesmo que com todos os subsídios e imposições de regulação os carros a hidrogénio venham a ter um custo de compra e utilização semelhante aos BEV, acho que vai ser uma coisa sem sentido.
    E talvez nessa altura a opção pelos eléctricos seja tomada pela vertente ambiental.
 
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