Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Data de hoje, se a Toyota efectivamente abandonar o hidrogénio dificilmente a tecnologia sobrevive

    https://forococheselectricos.com/2023/10/toyota-empieza-darse-cuenta-coche-hidrogeno-no-tiene-futuro.html
    • eu
    • 26 outubro 2023

     # 2

    Colocado por: Bruno.AlvesData de hoje, se a Toyota efectivamente abandonar o hidrogénio dificilmente a tecnologia sobrevive

    https://forococheselectricos.com/2023/10/toyota-empieza-darse-cuenta-coche-hidrogeno-no-tiene-futuro.html


    Demoraram tanto tempo a perceber algo tão óbvio...
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    • SrR
    • 27 outubro 2023

     # 3

  2.  # 4

    A desaceleração nas vendas de EVs prende-se muito com o fim dos incentivos á sua compra que têm vindo a acontecer um pouco por todo o lado. Para as contas de muitos, deixa de ser opção viáv€l
  3.  # 5

    O homem é anti-VE, sempre o foi claramente, por isso não admira que a estatística o lixe. E o que conta são as "gordas" da notícia, o conteúdo já não é muito importante. Do mesmo artigo:
    Vale a pena, no entanto, também recordar que, apesar destas palavras do Chairman da Toyota, a desaceleração a que se assiste na procura, não significa, contudo, o fim do crescimento das vendas globais de elétricos. As quais, segundo refere o Wall Street Journal, estão, inclusivamente, a crescer 49% em 2023

    Sim, o ano passado cresceram mais, mas crescer 49% em relação ao ano anterior é "desacelerar"? Sem nexo...

    Ainda do mesmo artigo:
    Aliás e no caso específico da Toyota, embora Akyo Toyoda sempre se tenha mostrado reticente quanto à aposta nos elétricos, o seu sucessor no cargo de CEO, Koji Sato, veio já afirmar que pretende dar prioridade a este tipo de veículos.

    Cenas...
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 27 outubro 2023 editado

     # 6

    Colocado por: Bruno.AlvesO homem é anti-VE, sempre o foi claramente, por isso não admira que a estatística o lixe.


    Provavelmente até foi o responsável pela estratégia suicida da Toyota pró-hidrogénio.

    Porque é que ele não comenta a "aceleração" de vendas do seu toyota Mirai ?
  4.  # 7

    Colocado por: euPorque é que ele não comenta a "aceleração" de vendas do seu toyota Mirai ?


    Produto antes de tempo?

    Mesmo com todas as ineficiências... assim que aparecer rede de abastecimento (para os tais pesados de mercadorias), é garantido que vão aparecer modelos ligeiros de passageiros. Pode é ser produto de nicho.

    Mas carros em segmentos caros e de nicho há imensos. E, segundo consta, os portugueses são dos que mais compram (comparativamente ao PIB) carros mais caros (e digo de "porche para cima").
    • eu
    • 28 outubro 2023

     # 8

    Colocado por: ricardo.rodriguesMesmo com todas as ineficiências... assim que aparecer rede de abastecimento (para os tais pesados de mercadorias), é garantido que vão aparecer modelos ligeiros de passageiros. Pode é ser produto de nicho.


    Sim, mas as pessoas escolhem "com a carteira", veículos ligeiros a hidrogénio serão sempre um nicho.

    E o mais provável é os fabricantes abandonarem completamente esse nicho, pois não têm lucro.
  5.  # 9

    “Sem hidrogénio não vamos conseguir descarbonizar”, afirma Milan Slachta, representante do grupo Bosch
    https://visao.pt/exameinformatica/2023-10-30-bosch-entrou-em-forca-na-era-do-hidrogenio/
  6.  # 10

    Muita gente tinha a ganhar com carros a hidrogenio, menos os consumidores.

    Os carros eletricos reduzem fortemente a dependencia de toda a infraestrutura que atualmente está montada para distribuir combustivel, e que poderia ser adaptada para o hidrogenio.

    Além disso são mecanicamente mais simples, o que irá reduzir a necessidade de produção de muitas partes mecanicas por parte de muitas fabricas por esse mundo fora.

    Há muito negocio que vai perder dinheiro por causa dos carros eletricos.

    Os carros a hidrogenio tinham portanto a vantagem de manter a dependencia duma infraestrutura de abastecimento, manter a complexidade mecanica dos carros, e, sendo uma tecnologia mais atrasada que os eletricos em termos de viabilidade, permitiriam atrasar a transição.
    Concordam com este comentário: mafgod, pcspinheiro, eu, Dias12
  7.  # 11

    Colocado por: ferreiraj125

    Além disso são mecanicamente mais simples, o que irá reduzir a necessidade de produção de muitas partes mecanicas por parte de muitas fabricas por esse mundo fora.



    Atenção que carros a hidrogénio são carros elétricos, apenas com uma forma diferente de armazenar a energia. Concordo quando fala em que querem manter a dependência de uma infraestrutura de abastecimento, mas a complexidade mecânica não é maior nos carros a hidrogénio. Tem claro os componentes associados à fuel cell, mas em termos de motor e suas peças são equivalentes à dos carros a bateria.
  8.  # 12

    Colocado por: ruicarlov

    Atenção que carros a hidrogénio são carros elétricos, apenas com uma forma diferente de armazenar a energia. Concordo quando fala em que querem manter a dependência de uma infraestrutura de abastecimento, mas a complexidade mecânica não é maior nos carros a hidrogénio. Tem claro os componentes associados à fuel cell, mas em termos de motor e suas peças são equivalentes à dos carros a bateria.


    São um pouco melhores que os motores a combustão, mas mais complexos que os eletricos.

    Os carros a hidrogenio são eletricos com uma bateria mais pequena, que é uma vantagem, mas por outro lado têm a celula de combustivel que, eu saiba, sofrem desgaste ao longo do tempo ainda mais pronunciado que as baterias dos eletricos, pelo que não compensa muito.
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 13

    "Bosch. Motor de combustão a hidrogénio cada vez mais perto"
    https://www.razaoautomovel.com/noticias/bosch-ces-2024/
  10.  # 14

    Para pesados e transporte de longo curso acredito que o hidrogénio seja um passo importante.
    Para carros ligeiros duvido.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    • eu
    • 10 janeiro 2024

     # 15

    Colocado por: 21papaleguas"Bosch. Motor de combustão a hidrogénio cada vez mais perto"


    Queimar hidrogénio é ainda mais estúpido que uma fuel cell, pois é ainda mais ineficiente.
    Concordam com este comentário: Dias12, jorgemlflorencio
    •  
      Dom
    • 10 janeiro 2024

     # 16

    Realmente, os engenheiros da Bosch não percebem nada da poda
  11.  # 17

    Colocado por: 21papaleguas"Bosch. Motor de combustão a hidrogénio cada vez mais perto"
    https://www.razaoautomovel.com/noticias/bosch-ces-2024/

    Parece-me uma estratégia "pensada". Falam exclusivamente em transporte pesado e muito pesado.

    Há um problema de oferta e procura significativo e isso poderá ditar o sucesso ou não da iniciativa. Será difícil que os veículos vinguem se se continuam a fechar estações de carregamento
    https://pplware.sapo.pt/motores/dinamarca-encerra-todas-as-estacoes-de-reabastecimento-de-hidrogenio-por-falta-de-procura/

    O novo regulamento europeu sobre combustíveis alternativos (AFIR) tem claramente metas para o hidrogénio ao longo das principais estradas europeias, vamos ver como é que isto se vai equilibrar (entre a obrigatoriedade da oferta e a falta de procura).
    • eu
    • 10 janeiro 2024 editado

     # 18

    Colocado por: DomRealmente, os engenheiros da Bosch não percebem nada da poda


    Uma coisa é Engenharia outra bem diferente é o mercado.

    Os Engenheiros da Toyota também percebem da poda, contudo o Toyota Mirai não teve sucesso comercial, e os ligeiros a hidrogénio foram um flop.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    • SrR
    • 10 janeiro 2024

     # 19

    .
      IMG-20240110-WA0000.jpg
  12.  # 20

    Colocado por: DomRealmente, os engenheiros da Bosch não percebem nada da poda

    Os engenheiros da Bosch estão é desesperados por manter compradores para os seus componentes...
    Concordam com este comentário: Dias12, eu
 
0.1272 seg. NEW