Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Colocado por: macinblack
    Questões tais como: não falo fluente espanhol, estou a meio da licenciatura em engenharia, tenho a família cá e a minha namorada também (ambos com os pais em idades avançadas ou doentes crónicos), e porque gosto da zona atual onde vivo. Contudo quero juntar-me com a minha namorada e ambos não conseguimos empréstimo bancário (eu a contrato e ela bolseira) apesar de rendimentos líquidos de 2000€ mensais. Com isto sinto alguma injustiça, e imagino a quantidade de gente que está ainda pior.

Não consegues um empréstimo com isso?!
    •  # 222

Colocado por: macinblacke ambos não conseguimos empréstimo bancário (eu a contrato e ela bolseira) apesar de rendimentos líquidos de 2000€ mensais

Para um imóvel de que valor?
    •  # 223

Porventura sendo bolseira não consideram que tem estabilidade.
    •  # 224

Colocado por: TicMic

Não, já fui a 3 bancos e todos me respondem que com estes tipos de contratos que temos, não dá garantias ao banco. Especialmente a minha namorada por ser bolseira, apesar que ela tem um contrato de 4 anos e eu de 1! É verdade que ainda não fui a todos os bancos Portugueses, mas já deu para reparar que os próximos que for a resposta não deverá ser muito diferente. VOu aguardar pelo próximo IRS meu e dela, já com os novos rendimentos atualizados visto que ambos fomos aumentados para voltar à carga.
    •  # 225

Não, já fui a 3 bancos e todos me respondem que com estes tipos de contratos que temos, não dá garantias ao banco. Especialmente a minha namorada por ser bolseira, apesar que ela tem um contrato de 4 anos e eu de 1! É verdade que ainda não fui a todos os bancos Portugueses, mas já deu para reparar que os próximos que for a resposta não deverá ser muito diferente. VOu aguardar pelo próximo IRS meu e dela, já com os novos rendimentos atualizados visto que ambos fomos aumentados para voltar à carga.

Não consegues um crédito fora do banco?
    •  # 226

Questões tais como: não falo fluente espanhol, estou a meio da licenciatura em engenharia, tenho a família cá e a minha namorada também (ambos com os pais em idades avançadas ou doentes crónicos), e porque gosto da zona atual onde vivo. Contudo quero juntar-me com a minha namorada e ambos não conseguimos empréstimo bancário (eu a contrato e ela bolseira) apesar de rendimentos líquidos de 2000€ mensais. Com isto sinto alguma injustiça, e imagino a quantidade de gente que está ainda pior.

Se ficarem em casa dos pais até ao final da sua licenciatura já poupam bastante para a entrada da casa. :)
      Se ainda não tem o canudo e já poupam 2000 limpos estão de parabéns.
      É preciso alguns sacrifícios para se conseguir o que se quer.
    •  # 227

Colocado por: DonaRute
      Se ficarem em casa dos pais até ao final da sua licenciatura já poupam bastante para a entrada da casa. :)
      Ganhar 2000 e poupar 2000 ? Ein? :)
    •  # 228

Já temos o dinheiro para a entrada, mas não conseguimos poupar 2000 euros, eu disse que temos em conjunto rendimentos de 2000€, mas tenho de tirar para carro, alimentação, propinas, impostos e outras coisas... Neste momento eu sozinho consigo poupar uns 400-500 euros por mês em meses menos problemáticos. Em Agosto gostaria de poder optar por comprar algo, mas neste momento o futuro parece pouco risonho nesse sentido. As rendas estão caríssimas para o que oferecem, mas vamos aguardar pois este ano finalizam vários prédios novos na zona Porto.
    •  # 229

Colocado por: DR1982Ganhar 2000 e poupar 2000 ? Ein? :)

Era bom :)
    •  # 230

Era bom :)

Entendi mal. Os seus pais não patrocinavam a estadia e alimentação? Que idade tem?
      Rendimentos liquidos mensais de 2000e pensei que já tinha deduzido as despesas.
    •  # 231

Entendi mal. Pensei que os seus pais patrocinavam a estadia e alimentação.

Patrocinam a estadia, a alimentação raramente consigo comer em casa, e trabalhar/estudar raramente me sobra tempo para cozinhar, logo sou obrigado a comer sempre em algum local. Felizmente tenho sempre alternativas até 3.5€ de refeição completa, quer no trabalho, quer na faculdade, logo fica em conta. Bem, mas quanto ao tópico, espero que haja algo que se ajuste mais, porque se eu com estas condições tenho dificuldades, imagino quantos Portugueses estarão no limite da corda, e temo que este ano vejamos um aumento ainda maior de sem abrigos nas ruas das principais cidades.
      Concordam com este comentário: desofiapedro
    •  # 232

Patrocinam a estadia, a alimentação raramente consigo comer em casa, e trabalhar/estudar raramente me sobra tempo para cozinhar, logo sou obrigado a comer sempre em algum local. Felizmente tenho sempre alternativas até 3.5€ de refeição completa, quer no trabalho, quer na faculdade, logo fica em conta. Bem, mas quanto ao tópico, espero que haja algo que se ajuste mais, porque se eu com estas condições tenho dificuldades, imagino quantos Portugueses estarão no limite da corda, e temo que este ano vejamos um aumento ainda maior de sem abrigos nas ruas das principais cidades.

Com essa vida tao agitada ( casa trabalho UNI casa) acha sensato ir viver com a sua namorada agora? Quem vai cozinhar, lavar e passar a roupa, se voce nao tem tempo nem para respirar? Não é fácil.
      Em que zona do Porto estava a referir-se ( casas novas)? Sao Mamede? Se finalizam, e sao baratos, já foi tudo vendido em planta
    •  # 233

Com essa vida tao agitada ( casa trabalho UNI casa) acha sensato ir viver com a sua namorada agora? Quem vai cozinhar, lavar e passar a roupa, se voce nao tem tempo para nem para respirar? Não é fácil.
      Em que zona do Porto estava a referir-se ( casas novas)? Sao Mamede?

Partilho desta opinião, é aproveitar para poder ganhar € enquanto se está nos pais e depois ter para dar entrada numa casa.
    •  # 234

Colocado por: macinblacktemo que este ano vejamos um aumento ainda maior de sem abrigos nas ruas das principais cidades.

Sem abrigo por causa do aumento de preços do imobiliário?!
      LOL
    •  # 235

https://www.google.com/amp/s/www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/amp/ja-ha-dezenas-de-sem-abrigo-estrangeiros-no-porto--11521100.html

"O apoio aos sem-abrigo tem hoje uma estrutura montada através do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA). Foi criado o Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano, há uma rede de restaurantes solidários, equipas de rua e já foram integradas plenamente na sociedade 60 pessoas."
    •  # 236

Colocado por: N Miguel OliveiraE o que é o impede de ir trabalhar para a sua empresa em Espanha?
      Pergunta ridícula. Tem sempre liberdade de emigrar sim, mas é um cidadão Português e não espanhol, será aqui que tem a família, amigos, as vivências. A questão é que trabalhando em Portugal deveria ter capacidade financeira para pagar a sua própria habitação em Portugal.
      Aí é que reside o problema, alguém que trabalhe e que ganhe o salário médio praticado no privado (800-850 euros), tem de trabalhar e poupar mais de 40 anos para comprar casa, ou seja, só quando for velho é que a consegue pagar se não recorrer a crédito. Relativamente às rendas é melhor nem falar, mesmo no interior facilmente as rendas atingem os 500 euros + contas + comida + gasóleo +....

Não digo que os senhorios pratiquem preços injustos, o mercado dita esses preços. O erro está nas políticas nacionais que não zelam pela dignidade dos seus cidadão, fazendo com que o ratio salários/rendas esteja completamente desajustado.
    •  # 237

Colocado por: TicMic

Ele não vai consegui empréstimo porque a namorada sendo bolseira, é como se não tivesse rendimento para o banco. Tem apenas uma bolsa de manutenção mensal. Contudo nos últimos anos a política dos banco tem mudado, e já conheci um ou dois bolseiros que conseguiram empréstimo.
    •  # 238

Colocado por: HAL_9000alguém que trabalhe e que ganhe o salário médio praticado no privado (800-850 euros), tem de trabalhar e poupar mais de 40 anos para comprar casa, ou seja, só quando for velho é que a consegue pagar se não recorrer a crédito.

Mas conhece algum país onde, com o salário médio, se pode comprar uma casa a pronto trabalhando e poupando meia dúzia de anos? Ou mesmo 20 anos?

Colocado por: HAL_9000O erro está nas políticas nacionais que não zelam pela dignidade dos seus cidadão, fazendo com que o ratio salários/rendas esteja completamente desajustado.

Exatamente, o erro está nas políticas dos sucessivos governos, ponto. Enquanto insistirem em interferir no mercado com intenções de defenderem inquilinos, compradores, gente com menos posses, etc., vão continuar a estragar tudo. Veja- se a mais recente estupidez que se preparam para fazer: a C. M. de Lisboa comprar casas para as arrendar a preço mais baixos...
    •  # 239

Com essa vida tao agitada ( casa trabalho UNI casa) acha sensato ir viver com a sua namorada agora? Quem vai cozinhar, lavar e passar a roupa, se voce nao tem tempo nem para respirar? Não é fácil.
      Em que zona do Porto estava a referir-se ( casas novas)? Sao Mamede? Se finalizam, e sao baratos, já foi tudo vendido em planta

Eu já faço isso tudo em minha casa, pois vivo com o meu pai. Depois estou no último ano da licenciatura e ficarei mais livre no final do próximo semestre.
    •  # 240

Colocado por: ****

Hall e nos outros países , você pensa que existe casa para todos e dignidade , eles quando acordarem nem casa nem dinheiro .
      Eu sei que não, mas neste momento preocupa-me é a situação do nosso país.
      Neste momento estou a trabalhar com um colega espanhol, que veio a Portugal fazer 6 meses de trabalho, mas mantendo salário pago pela empresa espanhola, logo superior ao nosso (ainda que nada por aí além: +250 euros liquidos). Não queira imaginar a surpresa dele com : preço do gasóleo em Portugal; preço da renda que lhe pediram na periferia de Lisboa (1h de transportes do centro).

Se alguém que vem com salário superior ao nosso, acha o país caro, como é que nós conseguimos ter qualidade de vida?

0.0628 seg. NEW