Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Colocado por: J.FernandesMas conhece algum país onde, com o salário médio, se pode comprar uma casa a pronto trabalhando e poupando meia dúzia de anos? Ou mesmo 20 anos?
    Não conheço aprofundadamente o mercado dos outros países, mas dou-lhe o exemplo de um tio meu em frança. Ele a mulher têm rendimentos líquidos mensais na ordem dos 5000 euros, e compraram um T3 por 280k euros. Os 280k por um T3 em Portugal não é raro, já os 5000 liquidos para duas pessoas...não é fácil.

Um exemplo da Noruega:
    " Renda média pelo aluguer de uma casa com cerca de 90 metros quadrados e 2 a 3 assoalhadas é de 740 euros, o salário médio mensal é de 4530 euros brutos" também me parece uma realidade melhor que a nossa.

Colocado por: J.FernandesExatamente, o erro está nas políticas dos sucessivos governos, ponto. Enquanto insistirem em interferir no mercado com intenções de defenderem inquilinos, compradores, gente com menos posses, etc., vão continuar a estragar tudo. Veja- se a mais recente estupidez que se preparam para fazer: a C. M. de Lisboa comprar casas para as arrendar a preço mais baixos...
    Concordo apenas em parte. Existe uma protecção excessiva ao inquilino e uma taxação excessiva do senhorio. Obviamente que este tipo de políticas acabava por contribuir para inflacionar as rendas. Depois de pagar IMI, IMT, IRS, Fazer manutenção Obrigatória, para o investimento ser rentável, terá de se subir a renda na mesma proporção da subida do imposto.
    • ml21
    • 15 janeiro 2020

# 242

É fácil pegar em exemplos ao contrário também, não que eu discorde que em Portugal, especialmente nas grandes cidades, a grande percentagem do salário vá para a casa, mas lá fora também pode acontecer e aqui também pode não acontecer.

Exemplos: tenho dois amigos na Bélgica a receber pouco mais de 5mil e a pagar 1500 por um t0.
    Eu e a namorada que andamos perto dos 2500 pagamos 300 por um t4. E tenho uns amigos a pagar 280 por um t2... Não podemos é olhar só os exemplos que nos convém.
  2.  # 243

Colocado por: ml21Eu e a namorada que andamos perto dos 2500 pagamos 300 por um t4
    Quantas pessoas conhece com esta diferença ordenado/renda?
    Isto acontece porque certamente terão trabalhos qualificados, pagos de forma minimamente justa, trabalhando no interior do país. Se assim não for, então esse T4 é mesmo um achado. Eu e a namorada pagamos muito mais por um T0.

Esses números não são representativos da população. Por haver sempre exemplos para os dois lados por isso é que se devem analisar médias.

O problema de Portugal é que tem um interior desertificado, e um litoral sobrepovoado, o que naturalmente origina rendas muito desiguais (e rendimentos também). Por outro lado temos a situação de pessoas com contratos de renda antigos (muitos de 40 euros) e que também ajudam a baixar a média.

Admito que um salário médio em Portugal dá para viver bem em Bragança, covilhã, Guarda, Beja, Evora. Dificilmente dará para ter uma vida diga no Porto, Lisboa, Coimbra....
  3.  # 244

Ao rapaz que disse que a namorada é bolseira, de que área é ela? Se ela for de uma area de psicologia eu até entendo o banco... Há pessoal que acaba o curso e fica lá pendurado na universidade porque sabe que cá fora nunca haverá cenoura para eles. Até eu que nem era nada demais em engenharia fui convidado para dar umas aulas e ficar por lá a fazer doutoramento...
  4.  # 245

Colocado por: TicMicAté eu que nem era nada demais em engenharia fui convidado para dar umas aulas e ficar por lá a fazer doutoramento...
    Ahaha, o TicMic diz que não era nada de mais, mas se calhar era o melhor do seu ano. Geralmente existe a exigência de médias mínimas para se fazer doutoramento. Mas concordo, há áreas que terão sempre trabalho e outras que estão mais formatadas para a academia.
  5.  # 246

Hal_9000, macinblack.

O mais interessante é que só referem o que convém. Caramba, eu também quero salário norueguês, educação finlandesa, sociedade com mentalidade suíça, gastos como se estivesse na Guatemala, impostos inexistentes, saúde grátis como aqui, universidade grátis como aqui, etc. etc.

Expliquem-me lá, qual é o problema de em Espanha ganhar mais 500€ se não quer viver lá? É que o espanhol vem para aqui viver com mais possibilidades, é isso?

Quando vivi em Espanha, não via a lentidão e o engonhar que vejo cá, e em quase tudo, no modo de trabalhar, comunicar, era tudo mais rápido e eficaz a meu ver. Mas diz o preconceito que nós somos os desenrascados e eles até sesta fazem, não é?

Sobre o imobiliário também não entendo bem a vossa a lógica. Sabe quanto custa um T3 novo na Suíça, por exemplo? E os gastos que têm com saúde e educação? Quanto custam as propinas por exemplo?

Também vivi lá e passado um tempo dei-me conta de um detalhe, para mim, muito interessante:

Um suíço de 25 anos, que legitimamente queira viver junto dos seus (como você macinblack), construir casa e tal... tá tramado, trabalhará a vida toda para pagar isso, se decide ir viver um ano para Espanha, França, Alemanha, etc. é um ano perdido no amealhar. Como português não vejo as coisas assim, caso quisesse construir casa, sempre "posso" emigrar uns 5-8 anos para a Suíça, Noruega, Dubai, Canadá, etc. e tenho a vida orientada. Um suíço não "pode" fazer isso.

É tudo muito bonito mas é cantado.
    Se quero viver num apartamento de 600€, não vou trabalhar por 700€ não é? O problema está nos salários e no conformismo, a culpa é sempre dos outros, é "os politicos é que são todos maus, os impostos são altissimos, se pago, quero um médico à minha espera nas urgencias...etc." Está na altura de cobrar mais salário, ou mudar de zona, ou fazer outras escolhas, usar telemovel de 20€, andar a pé... Etc... É aqui e é idêntico lá fora.

Outro detalhe, faltava agora queixarmo-nos que a banca não empresta. Conte com o que tem, com o seu dinheiro. Se não fizer casa aos 30 com o dinheiro do banco, faz meia casa aos 40-45... Como faziam as gerações anteriores.

Um bem haja.
    Concordam com este comentário: zed, DonaRute
    • ml21
    • 15 janeiro 2020

# 247

Colocado por: HAL_9000Quantas pessoas conhece com esta diferença ordenado/renda?
    Isto acontece porque certamente terão trabalhos qualificados, pagos de forma minimamente justa, trabalhando no interior do país. Se assim não for, então esse T4 é mesmo um achado. Eu e a namorada pagamos muito mais por um T0.

Esses números não são representativos da população. Por haver sempre exemplos para os dois lados por isso é que se devem analisar médias.

Aqui conheço algumas pessoas na nossa situação (arredores de vila real/regua), á volta de Viseu também, e nos locais que falou nem se fala, mas eu estou a menos de 1h do Porto e tenho todos os serviços e comércio a menos de 10min... Mas sei que a realidade no Porto e Lisboa é muito diferente, não percebo é a insistência de tanta gente a manter-se por lá, eu se pagasse 500 por uma casa e o salário fosse de 1000€ preferia ir para as caixas do Lidl e ficar em casa dos meus pais, sempre entrava mais dinheiro ao fim do mês.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 248

Colocado por: HAL_9000Ahaha, o TicMic diz que não era nada de mais, mas se calhar era o melhor do seu ano. Geralmente existe a exigência de médias mínimas para se fazer doutoramento. Mas concordo, há áreas que terão sempre trabalho e outras que estão mais formatadas para a academia.

Estava longe de ser o melhor do meu ano, terminei o curso de engenharia com 16 valores. É o que o **** diz, tinha uma boa relação com o orientador da dissertação e pronto. Nem sempre são cunhas, as relações também se criam.
    • Tmack
    • 15 janeiro 2020 editado

# 249

Estive procurando muito e, pelo menos em Lisboa, não há o menor sinal disto. Há muitos imóveis encalhados mas a imensa maioria são imóveis com alguns problemas sérios. Encontrar algum imóvel bem localizado, habitável sem necessidade de grandes reformas e num preço razoável é tarefa quase impossível.

A imensa maioria dos imóveis anunciados em Lisboa se enquadra em alguma dessas categorias:

- Lançamentos à preços exorbitantes;
    - Caves/RC;
    - Apartamentos destruídos;
    - Localização terrível;
    - Apartamentos muito altos sem elevadores;
    - Com inquilinos com renda vitalícia mínima;
    - No telhado com meio pé-direito em grande área do apartamento;
    - Sem vista/ventilação nenhuma;

Os poucos que eu encontrei que fugiam à essa regra venderam loco e sumiram rapidinho.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, desofiapedro
  7.  # 250

Colocado por: TicMic

que grande tretas que este é...

Sou cigano e a minha filha vale 2 mercedes, porque é que hei de ter só 1 mercedes?

TicMic, esta citação foi mal feita, não fui eu que fiz essa afirmação...
    Concordam com este comentário: TicMic
  8.  # 251

Colocado por: TmackEstive procurando muito e, pelo menos em Lisboa, não há o menor sinal disto. Há muitos imóveis encalhados mas a imensa maioria são imóveis com alguns problemas sérios. Encontrar algum imóvel bem localizado, habitável sem necessidade de grandes reformas e num preço razoável é tarefa quase impossível.

A imensa maioria dos imóveis anunciados em Lisboa se enquadra em alguma dessas categorias:

- Lançamentos à preços exorbitantes;
    - Caves/RC;
    - Apartamentos destruídos;
    - Localização terrível;
    - Apartamentos muito altos sem elevadores;
    - Com inquilinos com renda vitalícia mínima;
    - No telhado com meio pé-direito em grande área do apartamento;
    - Sem vista/ventilação nenhuma;

Os poucos que eu encontrei que fugiam à essa regra venderam loco e sumiram rapidinho.

Bom e barato todos querem!
    Se tirar a boa localização já vai encontrar muitos. Do Entroncamento a LX é 1h de comboio? E daí? Conheço quem faça.

Não ter elevador é chato.
    Uma amiga minha, bem de vida, sobe e desce 3 andares todos os dias... com 1 bebe de colo e outro de 5 anos. E daí?

Generalizando, não entendo como há imensos "tesos" que não fazem sacrificios nenhuns na vida e depois vem reclamar que querem viver num bom local da cidade mas que não conseguem.

Está em mau estado? Façam obras.
    Cave, RCh ou sotao? Qual é o mal?
    Sendo provisório vai permitir poupar muito para comprar algo melhor depois.
    Claro que demora! Em 10 anos, a poupar, consegue MUITO! Tem é de querer fazer isso e esquecer o raio do "status"!
    Se não se nasce rico, é preciso trabalhar muito e fazer sacrificios para se ter qq na vida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  9.  # 252

Colocado por: macinblack

Não, já fui a 3 bancos e todos me respondem que com estes tipos de contratos que temos, não dá garantias ao banco. Especialmente a minha namorada por ser bolseira, apesar que ela tem um contrato de 4 anos e eu de 1! É verdade que ainda não fui a todos os bancos Portugueses, mas já deu para reparar que os próximos que for a resposta não deverá ser muito diferente. VOu aguardar pelo próximo IRS meu e dela, já com os novos rendimentos atualizados visto que ambos fomos aumentados para voltar à carga.

A minha esposa é bolseira a 15 anos, e não foi por isso que deixaram de nos fazer emprestimo, aliás houve uma altura que até tinha 2
  10.  # 253

Colocado por: TicMicAo rapaz que disse que a namorada é bolseira, de que área é ela? Se ela for de uma area de psicologia eu até entendo o banco... Há pessoal que acaba o curso e fica lá pendurado na universidade porque sabe que cá fora nunca haverá cenoura para eles. Até eu que nem era nada demais em engenharia fui convidado para dar umas aulas e ficar por lá a fazer doutoramento...

É Eng. Biomédica, está agora a frequentar o doutoramento e felizmente nunca esteve desempregada desde que acabou o mestrado, sempre a trabalhar na área. Ela pretende seguir carreira universitária, e para já está num bom caminho. Ganha mais do que eu atualmente 150 euros, e se tudo correr bem, daqui a 4 anos deverá estar nos 1600 euros limpos no mínimo, visto que é o valor de bolsa de doutoramento da FCT atual, contudo as bolsas por lei estão passar obrigatoriamente a contratos desde o fim do ano passado.
  11.  # 254

Colocado por: HAL_9000Ele não vai consegui empréstimo porque a namorada sendo bolseira, é como se não tivesse rendimento para o banco. Tem apenas uma bolsa de manutenção mensal. Contudo nos últimos anos a política dos banco tem mudado, e já conheci um ou dois bolseiros que conseguiram empréstimo.

Infelizmente Conheço uma catrefada deles ( bolseiros), alguns solteiros a pedir empréstimos só e os bancos tem dado....

Deve de haver ai algo mais por tras.
  12.  # 255

Colocado por: larkhe

Infelizmente Conheço uma catrefada deles ( bolseiros), alguns solteiros a pedir empréstimos só e os bancos tem dado....

Deve de haver ai algo mais por tras.

Pode-me indicar quais são os bancos? Eu consultei o CTT, CGD e Montepio.
  13.  # 256

Colocado por: macinblack

Pode-me indicar quais são os bancos? Eu consultei o CTT, CGD e Montepio.

CGD, no meu caso fiz o primeiro emprestimo em 2010 o segundo em 2014 , e liquidei o primeiro em 2017

Sem fiadores, nunca colocaram qualquer entrave. A bolsa dela inicial era de 3 anos, e depois disso teve/tem mais duas de 6 anos cada, bolsas BCGT , se isso interessa alguma coisa
  14.  # 257

Colocado por: larkheolsa dela inicial era de 3 anos, e depois disso teve/tem mais duas de 6 anos cada, bolsas BCGT , se isso interessa alguma coisa

Bem, eu consultei no segundo semestre de 2019, estamos a falar que 5 anos muita coisa deve ter mudado a nível de regras bancárias. Mas como disse antes, este ano após termos a documentação atualizada do IRS em nossa posse, irei voltar ao banco para tentar de novo.
    Concordam com este comentário: larkhe
  15.  # 258

Colocado por: N Miguel OliveiraExpliquem-me lá, qual é o problema de em Espanha ganhar mais 500€ se não quer viver lá? É que o espanhol vem para aqui viver com mais possibilidades, é isso?
    O Problema é lá ganharem mais e pagarem menos de renda que aqui. Ou seja de alguma forma as nossas políticas estão erradas.Não tenho nada contra o ordenado espanho, o nivel de vida espanhol, ou o facto de ele vir para cá com mais dinheiro que nós. Desde que venha trazer valor acrescentado ao país, para mim é bem vindo. Apenas falo no nível de vida dentro de cada país.

Colocado por: N Miguel Oliveira
    Quando vivi em Espanha, não via a lentidão e o engonhar que vejo cá, e em quase tudo, no modo de trabalhar, comunicar, era tudo mais rápido e eficaz a meu ver. Mas diz o preconceito que nós somos os desenrascados e eles até sesta fazem, não é?
    Não sei onde é que eu disse o contrário. Que a rentabilidade do trabalho em Portugal é má,é um facto conhecido. Eu também trabalhei dois anos em Espanha e a grande diferença que encontrei é que quando se reporta um problema, tenta-se resolver logo em vez de arrastar com a barriga. Mas isso pode ter mais a ver com as pessoas do que com o país em si.

Colocado por: N Miguel OliveiraSe quero viver num apartamento de 600€, não vou trabalhar por 700€ não é?
    Sim, se tiver alternativa.

Colocado por: N Miguel OliveiraSe não fizer casa aos 30 com o dinheiro do banco, faz meia casa aos 40-45... Como faziam as gerações anteriores
    Com todas as burocracias e imposições em termos de construção que temos hoje (e ainda bem em muitos aspectos) é completamente impossível fazer casa como faziam as gerações anteriores. Podemos de facto emigrar alguns anos para fazer pé de meia para a casa, mas não será em meia dúzia de anos que o consegue, como refere atrás.
  16.  # 259

Colocado por: ml21

Aqui conheço algumas pessoas na nossa situação (arredores de vila real/regua), á volta de Viseu também, e nos locais que falou nem se fala, mas eu estou a menos de 1h do Porto e tenho todos os serviços e comércio a menos de 10min... Mas sei que a realidade no Porto e Lisboa é muito diferente, não percebo é a insistência de tanta gente a manter-se por lá, eu se pagasse 500 por uma casa e o salário fosse de 1000€ preferia ir para as caixas do Lidl e ficar em casa dos meus pais, sempre entrava mais dinheiro ao fim do mês.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

Contudo existe aqui uma questão que está a descurar completamente que é a noção de carreira profissional. Existem trabalhos que se não se mantiver na área, perde o acesso à carreira que pretende. Por vezes determinada carreiras só existem em determinados centros urbanos. De qualquer forma não tinha noção que se poderia ganhar 1250 liquidos de uma forma mais ou menos normal nas zonas que disse. Conheço alguns exemplos também, mas serão uma minoria.
  17.  # 260

Colocado por: macinblackGanha mais do que eu atualmente 150 euros, e se tudo correr bem, daqui a 4 anos deverá estar nos 1600 euros limpos no mínimo, visto que é o valor de bolsa de doutoramento da FCT atual, contudo as bolsas por lei estão passar obrigatoriamente a contratos desde o fim do ano passado.
    Desejo muita sorte à tua namorada, mas ela que não tenha as expectativas muito altas em relação a esses 1600 limpos. O salário é efectivamente esse, mas o acesso a esses contratos que fala é uma autentica lotaria e tem de ser extremamente competitiva. Por outro lado também pode ter boas relações dentro da faculdade e ser convidada para ficar a dar aulas,e nesse caso terá a vida facilitada.
    De qualquer forma desejo sorte para a vida que ela escolheu porque não é fácil.

0.0652 seg. NEW