Colocado por: J.FernandesMas conhece algum país onde, com o salário médio, se pode comprar uma casa a pronto trabalhando e poupando meia dúzia de anos? Ou mesmo 20 anos?Não conheço aprofundadamente o mercado dos outros países, mas dou-lhe o exemplo de um tio meu em frança. Ele a mulher têm rendimentos líquidos mensais na ordem dos 5000 euros, e compraram um T3 por 280k euros. Os 280k por um T3 em Portugal não é raro, já os 5000 liquidos para duas pessoas...não é fácil.
Colocado por: J.FernandesExatamente, o erro está nas políticas dos sucessivos governos, ponto. Enquanto insistirem em interferir no mercado com intenções de defenderem inquilinos, compradores, gente com menos posses, etc., vão continuar a estragar tudo. Veja- se a mais recente estupidez que se preparam para fazer: a C. M. de Lisboa comprar casas para as arrendar a preço mais baixos...Concordo apenas em parte. Existe uma protecção excessiva ao inquilino e uma taxação excessiva do senhorio. Obviamente que este tipo de políticas acabava por contribuir para inflacionar as rendas. Depois de pagar IMI, IMT, IRS, Fazer manutenção Obrigatória, para o investimento ser rentável, terá de se subir a renda na mesma proporção da subida do imposto.
Colocado por: ml21Eu e a namorada que andamos perto dos 2500 pagamos 300 por um t4Quantas pessoas conhece com esta diferença ordenado/renda?
Colocado por: TicMicAté eu que nem era nada demais em engenharia fui convidado para dar umas aulas e ficar por lá a fazer doutoramento...Ahaha, o TicMic diz que não era nada de mais, mas se calhar era o melhor do seu ano. Geralmente existe a exigência de médias mínimas para se fazer doutoramento. Mas concordo, há áreas que terão sempre trabalho e outras que estão mais formatadas para a academia.
Colocado por: HAL_9000Quantas pessoas conhece com esta diferença ordenado/renda?
Isto acontece porque certamente terão trabalhos qualificados, pagos de forma minimamente justa, trabalhando no interior do país. Se assim não for, então esse T4 é mesmo um achado. Eu e a namorada pagamos muito mais por um T0.
Esses números não são representativos da população. Por haver sempre exemplos para os dois lados por isso é que se devem analisar médias.
Colocado por: HAL_9000Ahaha, o TicMic diz que não era nada de mais, mas se calhar era o melhor do seu ano. Geralmente existe a exigência de médias mínimas para se fazer doutoramento. Mas concordo, há áreas que terão sempre trabalho e outras que estão mais formatadas para a academia.
Colocado por: TicMic
que grande tretas que este é...
Sou cigano e a minha filha vale 2 mercedes, porque é que hei de ter só 1 mercedes?
Colocado por: TmackEstive procurando muito e, pelo menos em Lisboa, não há o menor sinal disto. Há muitos imóveis encalhados mas a imensa maioria são imóveis com alguns problemas sérios. Encontrar algum imóvel bem localizado, habitável sem necessidade de grandes reformas e num preço razoável é tarefa quase impossível.
A imensa maioria dos imóveis anunciados em Lisboa se enquadra em alguma dessas categorias:
- Lançamentos à preços exorbitantes;
- Caves/RC;
- Apartamentos destruídos;
- Localização terrível;
- Apartamentos muito altos sem elevadores;
- Com inquilinos com renda vitalícia mínima;
- No telhado com meio pé-direito em grande área do apartamento;
- Sem vista/ventilação nenhuma;
Os poucos que eu encontrei que fugiam à essa regra venderam loco e sumiram rapidinho.
Colocado por: macinblack
Não, já fui a 3 bancos e todos me respondem que com estes tipos de contratos que temos, não dá garantias ao banco. Especialmente a minha namorada por ser bolseira, apesar que ela tem um contrato de 4 anos e eu de 1! É verdade que ainda não fui a todos os bancos Portugueses, mas já deu para reparar que os próximos que for a resposta não deverá ser muito diferente. VOu aguardar pelo próximo IRS meu e dela, já com os novos rendimentos atualizados visto que ambos fomos aumentados para voltar à carga.
Colocado por: TicMicAo rapaz que disse que a namorada é bolseira, de que área é ela? Se ela for de uma area de psicologia eu até entendo o banco... Há pessoal que acaba o curso e fica lá pendurado na universidade porque sabe que cá fora nunca haverá cenoura para eles. Até eu que nem era nada demais em engenharia fui convidado para dar umas aulas e ficar por lá a fazer doutoramento...
Colocado por: HAL_9000Ele não vai consegui empréstimo porque a namorada sendo bolseira, é como se não tivesse rendimento para o banco. Tem apenas uma bolsa de manutenção mensal. Contudo nos últimos anos a política dos banco tem mudado, e já conheci um ou dois bolseiros que conseguiram empréstimo.
Colocado por: larkhe
Infelizmente Conheço uma catrefada deles ( bolseiros), alguns solteiros a pedir empréstimos só e os bancos tem dado....
Deve de haver ai algo mais por tras.
Colocado por: macinblack
Pode-me indicar quais são os bancos? Eu consultei o CTT, CGD e Montepio.
Colocado por: larkheolsa dela inicial era de 3 anos, e depois disso teve/tem mais duas de 6 anos cada, bolsas BCGT , se isso interessa alguma coisa
Colocado por: N Miguel OliveiraExpliquem-me lá, qual é o problema de em Espanha ganhar mais 500€ se não quer viver lá? É que o espanhol vem para aqui viver com mais possibilidades, é isso?O Problema é lá ganharem mais e pagarem menos de renda que aqui. Ou seja de alguma forma as nossas políticas estão erradas.Não tenho nada contra o ordenado espanho, o nivel de vida espanhol, ou o facto de ele vir para cá com mais dinheiro que nós. Desde que venha trazer valor acrescentado ao país, para mim é bem vindo. Apenas falo no nível de vida dentro de cada país.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão sei onde é que eu disse o contrário. Que a rentabilidade do trabalho em Portugal é má,é um facto conhecido. Eu também trabalhei dois anos em Espanha e a grande diferença que encontrei é que quando se reporta um problema, tenta-se resolver logo em vez de arrastar com a barriga. Mas isso pode ter mais a ver com as pessoas do que com o país em si.
Quando vivi em Espanha, não via a lentidão e o engonhar que vejo cá, e em quase tudo, no modo de trabalhar, comunicar, era tudo mais rápido e eficaz a meu ver. Mas diz o preconceito que nós somos os desenrascados e eles até sesta fazem, não é?
Colocado por: N Miguel OliveiraSe quero viver num apartamento de 600€, não vou trabalhar por 700€ não é?Sim, se tiver alternativa.
Colocado por: N Miguel OliveiraSe não fizer casa aos 30 com o dinheiro do banco, faz meia casa aos 40-45... Como faziam as gerações anterioresCom todas as burocracias e imposições em termos de construção que temos hoje (e ainda bem em muitos aspectos) é completamente impossível fazer casa como faziam as gerações anteriores. Podemos de facto emigrar alguns anos para fazer pé de meia para a casa, mas não será em meia dúzia de anos que o consegue, como refere atrás.
Colocado por: ml21
Aqui conheço algumas pessoas na nossa situação (arredores de vila real/regua), á volta de Viseu também, e nos locais que falou nem se fala, mas eu estou a menos de 1h do Porto e tenho todos os serviços e comércio a menos de 10min... Mas sei que a realidade no Porto e Lisboa é muito diferente, não percebo é a insistência de tanta gente a manter-se por lá, eu se pagasse 500 por uma casa e o salário fosse de 1000€ preferia ir para as caixas do Lidl e ficar em casa dos meus pais, sempre entrava mais dinheiro ao fim do mês.
Colocado por: macinblackGanha mais do que eu atualmente 150 euros, e se tudo correr bem, daqui a 4 anos deverá estar nos 1600 euros limpos no mínimo, visto que é o valor de bolsa de doutoramento da FCT atual, contudo as bolsas por lei estão passar obrigatoriamente a contratos desde o fim do ano passado.Desejo muita sorte à tua namorada, mas ela que não tenha as expectativas muito altas em relação a esses 1600 limpos. O salário é efectivamente esse, mas o acesso a esses contratos que fala é uma autentica lotaria e tem de ser extremamente competitiva. Por outro lado também pode ter boas relações dentro da faculdade e ser convidada para ficar a dar aulas,e nesse caso terá a vida facilitada.