Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Colocado por: slicerFiquei sem perceber o motivo da indignação da 1ª solução vs a 2ª.

Não conseguia fazer a 1ª porque tem o ferro todo armado e tinha de remover tudo para conseguir tirar os ferros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: slicer
  2.  # 322

Colocado por: nunos7Uma pergunta, Riscos e Zé, nos contratos q vos têm passado pelas mãos, quantos têm cláusulas de abandono de obra por parte dos empreiteiros?

Muito poucos...os contratos que tenho visto são aqueles que são feitos por nós. As restantes fiscalizações ou não tem contratos ou têm mas não diz nada...são contratos fornecidos pelos empreiteiros.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  3.  # 323

Colocado por: zedasilva
    A relação tem que ser muita franca desde inicio.
    O DO tem que perceber que a função do empreiteiro não é fazer casas. É ganhar dinheiro.
    Quando ele percebe que não está a ganhar dinheiro deixa de fazer casas, passa a fazer barracos que é para o prejuízo ser menor
    mas por isso eu defendo que seja tudo posto as claras desde início e de preferência escrito em contrato!
    O empreiteiro tem que ganhar dinheiro, o DO tem de ficar satisfeito!
    O DO pode informar que quererá uma casa com determinadas "preciosismos" para que o empreiteiro não se possa queixar depois!
  4.  # 324

Colocado por: DR1982um bom contrato o empreiteiro também não deve poder abandonar assim a obra só porque lhe dá na cabeça,ou pode?

daí o ditado que referi,, muitas vezes em diversas obras, já ouvi empreiteiros a dizer que iam- se embora, e muitas vezes tive a vontade de responder, "arrume as coisas e desapareça", e depois….O dono de obra é que lixa..
    Concordam com este comentário: zinna
  5.  # 325

Colocado por: zedasilvaO DO tem que perceber que a função do empreiteiro não é fazer casas. É ganhar dinheiro.
    Quando ele percebe que não está a ganhar dinheiro deixa de fazer casas, passa a fazer barracos que é para o prejuízo ser menor

Ali não é muito esse caso parece-me! A equipa de ferro fez um bom trabalho nas fundações, empalmes, dobragens, arranque de pilares etc...
    A equipa de cofragem faz sempre assim a cofragem à 20 anos, portanto ficaram muito ofendidos com a minha reação de que esta mal feita e com a explicação que dei. São casos da vida LOL.
  6.  # 326

Colocado por: riscos

daí o ditado que referi,, muitas vezes em diversas obras, já ouvi empreiteiros a dizer que iam- se embora, e muitas vezes tive a vontade de responder, "arrume as coisas e desapareça", e depois….O dono de obra é que lixa..
    acredito que um DO com um bom contrato, com técnicos do lado dele que o ajudem a pagar de acordo com os trabalhos feitos e claúsulas de abandono já possa exigir de forma destemida que os trabalhos fique bem!
    No entanto um empreiteiro diante de um DO assim e de um contrato desses já apresenta preços diferentes face a um DO despreocupado!
  7.  # 327

Colocado por: DR1982No entanto um empreiteiro diante de um DO assim e de um contrato desses já apresenta preços diferentes face a um DO despreocupado!

O contrato só é assinado depois de orçamento dado... pelo q depois, ou aceita o contrato ou não aceita.
  8.  # 328

Para mim é difícil entender. Tenho anos de obra. Aliás, a minha vida é obra não é gabinete. Nunca tive nenhum subempreiteiro que me ameaçasse sair de obra quando lhes aponto o dedo por coisas evidentes.

Ainda não percebi se o empreiteiro geral é diferente do das cofragens ou é o mesmo. Também agora já não interessa. Se tiram os ferros é bom para o Rui. Vai pagar também esse trabalhinho, mas desde que fique feito, menos mal.
  9.  # 329

Colocado por: nunos7
    O contrato só é assinado depois de orçamento dado... pelo q depois, ou aceita o contrato ou não aceita.

O contrato, depois do orçamento, é discutido e alterado por ambas as partes até haver acordo.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  10.  # 330

Colocado por: O.MartinsNunca tive nenhum subempreiteiro que me ameaçasse sair de
    neste caso é o empreiteiro geral... Que sub contrata, é que referi o que largava a obra. Hoje em dia anda tudo de barriga cheia..
    Concordam com este comentário: M.Dias, snob
  11.  # 331

Tao verdade o que aqui é referido.
    Quem sabe do convento é quem lá está dentro.

Gerir, negociar. Não existem cenários ideais. Se as posições se extremam, corre sempre mal.

Eu diria que 80% da tarefa da fiscalização é evitar e gerir conflitos.
    Concordam com este comentário:ADROatelier

Colocado por: riscosEstá vida de fiscal não é fácil de digerir. E só quem anda no terreno sabe as dificuldades que são as obras e gerir este tipo de situacoes
    Concordam com este comentário:zedasilva,zinna,Bigmouse,ADROatelier

Isto é aquilo com que nos confrontamos todos os dias em obra.
    Aqui somos todos uns heróis, em obra as coisas são diferentes. Esta situação e as advertências que aqui foram feitas, servem para futuros DO perceberem que os erros devem ser evitados.
    Concordam com este comentário:ADROatelier
  12.  # 332

Olá pessoal,
    Conforme disse o riscos, felizmente conseguimos (D.O., empreiteiro e fiscalização) chegar a um acordo, e acho que podemos dar por encerrado este capítulo. Venha o próximo.
    Foi um precalço que era preferível não ter acontecido, mas isso em nada afeta a confiança que continuo a ter no empreiteiro e no pessoal que anda em obra (conforme referiu o riscos, estão a fazer um bom trabalho).
    Em relação à fiscalização, só posso aconselhar os futuros D.O. a contratar uma que saiba o que está a fazer, pois uma boa fiscalização é meio caminho andado para dormirmos descansados, não só pela fiscalização propriamente dita, mas também pelas soluções que apresentam para situações que por vezes não são assim tão fáceis de resolver (veja-se o problema que tive com o nível freático e que foi resolvido e muito bem pelo D.F.).
    Siga a construção!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscos
  13.  # 333

Colocado por: Rui1977Em relação à fiscalização

Sem querer defender ninguém, parabéns ao riscos por ter sabido lidar com esta situação.
    Não é de todo fácil em obra gerir este tipo de situações. Este é o papel da fiscalização, estar ao lado do DO quando ele necessita.
    Atender-lhe o telefone às 11 da noite quando ele mais precisa.
    Está no outro dia na obra às 8 da manhã para o deixar descansado.
    Fiscalizações para ir à obra ver se o ferro está todo bem? Isso vocês já sabem ver.
    E se não souberem tb não se preocupem. Aquilo dificilmente cai.
    Concordam com este comentário: zinna, snob
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscos
    • NPRP
    • 8 fevereiro 2020

# 334

A preguiça é tramada... preguiça para andar a ler para trás.. onde é mesmo esta obra?!
    • NPRP
    • 8 fevereiro 2020

# 335

Sintra # post 1 😄
  14.  # 336

Divagando um pouco, não é possível arrancar esses ferros e substitui-los por umas pontas de inox? Não deve ser impossível de puxar isso para cima e trocar..digo eu xD
    Concordam com este comentário: jn.neiva
  15.  # 337

Neste momento já não é possível essa solução, mas obrigado pela sugestão.
    • Rui1977
    • 15 fevereiro 2020 editado

# 338

Atualização em relação aos ferros...foi necessário em primeiro lugar encontrá-los.

Antes:
    Concordam com este comentário: zinna
      IMG_20200215_134558.jpg
    • Rui1977
    • 15 fevereiro 2020 editado

# 339

Depois (sem dúvida que foi um trabalho cirúrgico e demorado, pois os ferros entraram à pressão e retirá-los não foi um trabalho fácil, mas está feito!):
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva, O.Martins, zinna
      IMG_20200215_180018.jpg
      IMG_20200215_133205.jpg
    • ik
    • 16 fevereiro 2020

# 340

Só agora com estas duas fotos vi só que estavam a falar

0.0975 seg. NEW