Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: mingosmUm exemplo, o capoto, ou ETICS, é usado há largas dezenas de anos em países mais desenvolvidos.


    Não é argumento.

    Vá ao Canadá e aos EUA
    Também lá usam em casas de topo e normais, telhados de painel sandw em todo o lado.
    Se calhar devíamos começar a proibir a telha e fazer igual.

    Se os países desenvolvidos fazem.
    Concordam com este comentário: Nasa1989, branco.valter
  2.  # 42

    Boa noite,

    Na Rua do Vale Rasteiro, Porto Salvo. Há imensas casas em LSF, há pelo menos uma já construida e pelo menos 3 em construção.
    Estou a construir também lá, mas em alvenaria.

    Os financiamentos ainda nao estão adaptados à questao de LSF, pelo que no meu caso nem pude pensar em LSF.

    Se quiser passe e veja as casas.
    Obg
  3.  # 43

    Estão com problemas? Então?
  4.  # 44

    Mas sabe indicar-me porque estão com problemas?
    Tenho uma pessoa amiga que estava a pensar comprar um lote nessa zona e construir em LSF. Nao é aconselhavel?
    • pjovp
    • 1 março 2020 editado

     # 45

    Estou neste momento a reunir propostas para construção de moradia em LSF e para já estou a ser bastante surpreendido pela negativa

    Começando pelo projecto e especialidades, é tudo a partir de €7000 + iva.
    Alvenaria tenho entre €6000 e €7000 + iva.

    Valores de construção de a partir de €830/m2 + iva sendo que os acabamentos, loicas sanitárias, carpintaria, etc é tudo do mais basico, para não dizer reles.
    Valores para cozinhas à volta dos €4000 + iva sem eletrodomésticos.

    Arranjos exteriores não incluídos. Etc etc.

    Os sites, as publicidades os chavões vão todos na direcção de induzir as pessoas em erro. Todos lá caímos a pensar que "vou construir com mais qualidade a um menor preço". E aqui está a magia da publicidade enganosa, o objectivo é segurar uma pequena percentagem.

    Resumindo, como existe uma alegada elevada poupança de tempo de construção, nos custos de construção, nos desperdícios, etc., este tipo de construção deve ser um negócio da China mas só para quem constrói. Não entendo o porquê destas tremendas mais valias não se refletirem também na mesma ordem de grandeza no PVP.

    Já para não falar como funcionará em termos de investimento e na eventualidade de querer vender no futuro. Será que valoriza ou vai representar perda?

    O português até poder ter uma mentalidade retrógrada e com dificuldade em abraçar a inovação, como já foi aqui dito, mas a verdade é que até ao momento, não encontro vantagem económica nem garantia de investimento absolutamente nenhuma de construir em LSF em vez do método tradicional, muito pelo contrário.
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 46

    só pensa isso quem não pesquisa sobre o assunto, já por isso se pedem orçamentos para comparar!

    Não concordo, e está a presumir erradamente. tudo bateu certo até começar a obter orçamentos e aí nada é, nem sequer parecido com o anunciado.


    se acha que sim, de que que está à espera para abrir uma empresa de LSF?

    não entendo, mas este tipo de coisas é para quê exactamente???
    mas só você é que pode achar que algo está mal e é o detentor da verdade absoluta?


    tem de pesquisar e ver o que o mercado pensa dessa sistema construtivo! para mim, mais que o sistema construtivo, interessa a qualidade de execução, para a maioria das pessoas que compra, vale os acabamentos, o que se vê, tudo o resto que está escondido não interessa!

    absolutamente de acordo. uma boa execução técnica do trabalho é o que devemos estar atentos, em todo o tipo de construção e sobretudo neste. Em alvenaria, qualquer problema pode ser "facilmente" rectificado pois existe muita mão de obra. Neste tipo de construção, por enquanto é mais reservado.

    isso já foi mais do que discutido por aqui e a conclusão foi sempre essa.

    exacto!

    não sei o que é a garantia de investimento, não vai construir para viver

    sim, vou, mas não é o imobiliário também um investimento, mais ainda quando falamos em construção de raíz? Talvez na sua óptica, deva ser encarado como um investimento a fundo perdido, é isso? fiquei sem perceber....
    • pjovp
    • 1 março 2020 editado

     # 47

    não leu os tópicos que por aqui andam sobre o assunto!

    tenho absorvido bastante informação, nomeadamente lendo bastante, mas pouco aqui no forum é certo, pois aqui como em mais local nenhum, as coisas tendem sempre a descambar para as discussões sem nexo e completamente descontextualizadas.
    um pouco como esta nossa troca de argumentos, mas bem pior. mas julgo que tb sabe disso. é um fórum com bastante informação e bastante pessoal válido e especializado, mas muito especial e altamente inflamável...

    pode achar o que quiser, no entanto, se não conhecer o sector da construção, como pode insinuar que é um negócio da china com tremendas mais valias como diz? sabe quando custa a mão de obra especializada para este tipo de construção?

    Não conheço é verdade, pelo menos na parte técnica propriamente dita.
    Mas como a publicidade é toda no sentido de ser tudo mais reduzido, mais rápido, mais limpo, mais ecológico, mais isto e mais aquilo, é também licito pensar na vantagem de ser uma opção financeiramente mais viável e ao alcance de um maior leque de bolsas. e talvez até seja, mas a custo de muitos compromissos.


    para mim, a minha casa é um bem, não é um investimento, não a comprei a pensar quando poderei lucrar no futuro até porque isso depende dos mais variados factores que nem têm ligação directa com o tipo de construção! neste altura em portugal vende-se "buracos" a preços nunca vistos!

    sem dúvida absolutamente nenhuma, mas um imóvel deve ser sempre encarado como um investimento, quer pense em lucrar ou não no futuro. isto é algo de inquestionável, independentemente das motivações da aquisição.
    • pjovp
    • 2 março 2020 editado

     # 48

    Ainda hoje recebi um orçamento de projecto + licenciamento LSF no valor de €10.000 + iva e o valor de referência para construção deles é de €1300/m2.
    Foi o mais alto em tudo, mas a milhas de distância. O correcto seria perguntar se iam barrar a ouro, mas preferi seguir em frente.
    Concordam com este comentário: eu, luisms
    • eu
    • 2 março 2020 editado

     # 49

    Colocado por: pjovpResumindo, como existe uma alegada elevada poupança de tempo de construção, nos custos de construção, nos desperdícios, etc., este tipo de construção deve ser um negócio da China mas só para quem constrói. Não entendo o porquê destas tremendas mais valias não se refletirem também na mesma ordem de grandeza no PVP.


    Acontece exatamente o mesmo com as casas em madeira.

    À primeira vista parece tudo uma maravilha, mas... o diabo está nos detalhes. Vai-se a ver, e ficam tão caras como a construção em betão e alvenaria.
  6.  # 50

    Colocado por: eu

    Acontece exatamente o mesmo com as casas em madeira.

    À primeira vista parece tudo uma maravilha, mas... o diabo está nos detalhes. Vai-se a ver, e ficam tão caras como a construção em betão e alvenaria.


    Até acho que ficam mais caras no final
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 51

    Boa noite.
    Não sei se conhecem serra do casal de cambra. Fica fora do belas clube de campo.

    Nos últimos anos tem ali surgido diversas moradias isoladas em LSF
  8.  # 52

    Colocado por: JoelM

    Não estou a entender, mas a empresa que vai construir é quem faz o projecto?


    Sim, faria tudo, projecto + licenciamento + construção
    • pjovp
    • 3 março 2020 editado

     # 53

    Colocado por: JoelM

    E fiscalização?

    Dou.lhe o conselho que dei antes, pesquise aqui no fórum tópicos onde donos de obra optaram por esse sistema e veja os problemas que tiverem. Separe projectos, do construtor do fiscal, de preferência que não se conheçam entre eles. Serve para qualquer tipo de construção, qualquer sistema construtivo!


    Obrigado pela recomendação.
    Os projectos de LSF podem ser feitos por qualquer arquitecto?
  9.  # 54

    Colocado por: mingosmA azia que causa o LSF.... Evoluam.

    Até era interessante fazer uma comparação real com duas construções semelhantes, uma de alvenaria e outra em LSF e depois sim retirar conclusões.

    Agora atirar para o ar que é mais barato, ou mais rápido, ou mais isto ou mais aquilo... É inútil. Opiniões ainda por cima grande parte delas condicionadas pelo status quo da alvenaria...

    Eu optei por LSF pois tenho para mim que em muitos aspectos é superior à alvenaria, mas fiz a pesquisa que achei necessária. E em última instância é a minha opção.
    Concordam com este comentário:cmmoreira


    Concordo. Também optei por LSF.
    • Nelhas
    • 3 março 2020 editado

     # 55

    Excelente. Se procuraram informação e optaram por essa metodologia só fazem bem.

    Não é preciso vender a ideia como a ultima coca cola do deserto nem o sistema de milagres que vai salvar a construção, como ilustra este pequeno excerto da net:

    "reconhece que os valores não são muito diferentes das casas de construção tradicional. as vantagens estão noutras vertentes: «em vez de ir para a obra o cimento, o tijolo, a pá, a areia, a água e todo o material necessário na construção tradicional, nestas casas o trabalhador só tem de levar o cinto, a parafusadora e os parafusos, além do aço. trata-se de uma obra limpa e seca», refere.

    outra vantagem revelada por este responsável diz respeito à manutenção. numa casa construída em aço, se surgir algum problema nas canalizações ou num cabo não existe a necessidade de destruir paredes. depois de analisar e identificar a avaria, a obra será de fácil execução, sem lixo: basta um corte no local e, depois da reparação, rapidamente é colocada a placa.
    "
    Concordam com este comentário: eu, drodrigues
  10.  # 56

    Colocado por: Nelhas

    Excelente. Se procuraram informação e optaram por essa metodologia só fazem bem.

    Não é preciso vender a ideia como a ultima coca cola do deserto nem o sistema de milagres que vai salvar a construção.


    Vender ? Estou a concordar com um comentário ou não se pode ??
    • eu
    • 3 março 2020

     # 57

    A questão que está em discussão é o custo: este sistema teria tudo para custar bastante menos que a construção tradicional.

    Mas na prática, as poupanças do sistema construtivo não estão a ser usufruídas pelo cliente final.
    • Nelhas
    • 3 março 2020 editado

     # 58

    Colocado por: eueste sistema teria tudo para custar bastante menos que a construção tradicional.


    Depende.
    Isso é tudo relativo.
    Depende da matéria prima, do mercado, dos fornecedores, do financiamento, da história construtiva do país, das características naturais, da oferta, da procura...

    O meu Tio gastou cerca de 80k só para conseguir por um telhado tradicional português numa casa na América do Norte.
    O valor foi absolutamente ridículo?
    Não, simplesmente se o pais não trabalha massificadamente na solução solicitada não é possível ela ser mais barata.
    Mesmo que a primeira vista o material possa ser.
    Ou o processo de construção.

    O mesmo se passa.
    Não significa que anda alguém a "mamar" lucros gigantes.

    Deixo lhe a pergunta.
    Acha que é mais barato construir uma casa de madeira cá ou nos EUA?
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    • pjovp
    • 3 março 2020 editado

     # 59

    Colocado por: JoelM

    Claro, é um projecto como outro qualquer, tem de obedecer as mesma regras. Se o arquitecto tiver experiência nesse tipo de construção ajuda a resolver detalhes e problemas mais facilmente. O mesmo se aplica às especialidades!

    Separe os projectos da empresa de construção!

    Julguei que cada método de construção tinha a sua forma de projectar e calcular, nomeadamente com recurso a programas específicos.
    Daí a minha dúvida. Pensei que nem todos os arquitectos estariam preparados para projectar em todos os métodos construtivos.
    Portanto, posso simplesmente ao arquitecto para fazer o projecto, especialidades, etc., tendo somente em consideração a legislação aplicada ao meu terreno?
    Depois é só apresentá-lo aos diversos construtores por forma a obter orçamentos de construção independentemente do método construtivo (alvenaria, LSF, ICF, etc)?
    • pjovp
    • 3 março 2020 editado

     # 60

    Colocado por: JoelM

    não, cada sistema tem a sua especificidades e como tal tem de ser pensado e projectado de inicio tendo isso em conta. Alias, quando submete o projecto a licenciamento, ja tem de ter definido o sistema construtivo, se quiser alterar depois, terá de submeter novas peças.

    Escolher o sistema construtivo deve ser feito com os seus tecnicos para o aconselharem dos prós e contras de cada solução.

    Ok obrigado.
    Então mais importante ainda é saber os valores de construção de cada método, para na altura de projectar sabermos até onde o bolso permite ir.
    Mas como disse um comercial de uma empresa que constrói em LSF, este método está na moda e é como tudo, quando é moda é caro e é aproveitar a maré.
    Portanto na minha opinião e atenção que é só uma opinião pessoal, se uma casa custa €100.000 em Alvenaria ou em LSF, optarei sempre pela Alvenaria.
    O investimento é sempre mais sólido e o resto é só canções de embalar.
    Se não houver um real e palpável beneficio económico para o consumidor, construir em LSF nunca passará de um nicho de mercado e a Alvenaria será sempre a referência no nosso país.
    Não tenho nada contra LSF atenção. É meramente uma opinião honesta e ligeiramente frustrada de quem pensava contruir em LSF e ainda não desistiu totalmente da ideia, mas já faltou mais….
    Parece-me que o ICF é também uma excelente opção com preços bastante atrativos, pelo menos até se tornar "moda"
 
0.0365 seg. NEW