Iniciar sessão ou registar-se
    • cict
    • 2 outubro 2009 editado

# 1

Caríssimos,

Vou construir uma moradia em Loures, já pedi alguns orçamentos, eis os valores apresentados:

Nota: Moradia com Cave para garagem (47m2), R/C e 1º andar (área de implatação de 98m2) + anexo (23m2), painel solar e caldeira para aquecimento de águas e piso radiante.

1º Orçamento 180.000 (sem IVA) - Conheço alguns trabalhos realizados
    2º Orçamento 240.000 (sem IVA) - Não conheço
    3º Orçamento 210.000 (sem IVA) - Não conheço
    4º Orçamento 170.000 (sem IVA) - incluia lareira, pré-instalação de ar condicionado, entre outras coisas que não vinham mencionadas no Projecto de Arquitectura, não incluia o painel solar nem caldeira nem piso radiante, enfim....!!

Todos os orçamentos foram apresentados sem IVA, ou seja, só o pagaria de fizesse mesmo questão da Factura. Que interesse tem o construtor em não passar a factura? Será que é só para angariar o cliente, apresentando um preço sem iva?

Que vos parecem os valores apresentados? Uma grande diferença entre eles, não?

Apenas estou com fé no primeiro orçamento, pois antes de o pedir fui falar com um proprietário de uma moradia que vi construir mesmo a poucos metros de onde moro. Disse-me que ficou muitíssimo satisfeito e que inclusivé ainda lhe fez a churrasqueira sem lhe cobrar nada. Estou a falar de uma moradia que só a sala tem 80m2 :-) cuja obra total custou a módica quantia (à 2 anos) 125.000€.
    A mim por uma moradia pequenina (comparativamente) leva-me 180.000....ainda tenho de negociar muito bem para rever este preço.

Obrigada pela atenção.
  1.  # 2

Entre 170 e 240 há realmente uma boa diferença (40%!).

Essas diferenças podem dever-se, por exemplo, a o Dono de Obra não ter entregue aos diversos empreiteiros um caderno de encargos especificando todos os materiais, e um mapa com as medições. ;-)

É curioso que a «proposta média» (200.000,00) fica muito próximo (725eur/m2) do que muitos defendemos como um preço médio razoável.

Cuidado com as "comparações".
    1.º Uma casa com uma SALA de 80m2 sai mais barata por m2 que uma casa com uma implantação de 98m2.
    É que a primeira casa tem menos paredes, menos portas, menos instalação electrica, etc. por m2 que a segunda!
    2.º Normalmente quem paga tem tendência a gabar-se de ter pago muito pouquinho, ou a esquecer-se do que pagou à parte...
    •  
      FD
    • 2 outubro 2009

# 3

• eu
    • 2 outubro 2009

# 4

O primeiro orçamento parece-me a melhor aposta.

Outra coisa: pague o IVA e peça factura. O Fisco não anda a dormir e conheço vários chicos espertos com processos em tribunal por causa de fugirem ao IVA na construção da casa...

0.0109 seg. NEW