Colocado por: nocas1
Sim, já a tenho a 7 anos. Consumos anuais entre 450€/500€. Cop médio 4.1
Colocado por: jorgandno prh deve ser como no isolamento quanto mais melhor.isso é óbvio, mas entre os dois o mais importante é a tubagem, pode meter 20cm de isolamento e pouco tubo que pouco ou nada aquece
Colocado por: Daniel Cardoso
Qual o espacamento entre tubos que tem na sua casa para esses consumos?? ...
Eu sei que quantos mais melhor, mas é preciso mais euros ...
Colocado por: nasys007Espaçamento deve ser entre 15 e 20cm, depende da localização (norte/sul), na casao espaçamento deverá ser o que o estudo indicar em função da carga térmica do espaço a repor\corrigir, podendo ser entre 5cm e 30cm.
Colocado por: nasys007E cada circuito não deveria ultrapassar os 90 a 100m de tuboo comprimento maximo de tubagem não pode ultrapassar os 60m a 120m dependendo da tubagem seleccionada para o estudo.
Colocado por: nasys007Espaçamento deve ser entre 15 e 20cm, depende da localização (norte/sul), na casapor acaso acho o contrário, 15cm o max
Colocado por: nasys007Se calhar não expliquei bem !?sim, para mim o max de espaçamento sera 15cm, de resto quanto menor melhor
Eu disse entre 15 e 20cm, claro que nas divisões mais norte 15 e mais solarengas (sul) 20cm...
E o Sr diz achar o contrário??
Colocado por: nasys007nas divisões mais norte 15 e mais solarengas (sul) 20cmabsolutamente errado, o espaçamento deve ser uniforme conforme a carga térmica dos espaços, em sistemas somente aquecimento nas divisões viradas a sul não pode aumentar o passo com o risco de não cumprir com as necessidades quando não existe radiação solar, o que acontece muitos dias e semanas seguidas durante o ano, nos sistemas de aquecimento e arrefecimento até pode ser que seja necessario usar espaçamentos menores nas áreas expostas.
Colocado por: nasys007Se calhar não expliquei bem !?
Eu disse entre 15 e 20cm, claro que nas divisões mais norte 15 e mais solarengas (sul) 20cm...
Colocado por: Marco GasparBoa tarde em complemento a bomba de calor, aconselharam-me um deposito de inercia para a mesma nao fazer tanta força e ai poupar na fatura mensal e correto?sim e não dependendo obviamente da bomba de calor em questão.
Colocado por: jorgealvessim e não dependendo obviamente da bomba de calor em questão.
Colocado por: coelhinho78para ser simpatico e simplista:
Já estou para fazer um tópico sobre o COP a bastante tempo, há por ai muita informação errada. Um COP de 4 não significa que a instalação produza 4KW de calor por cada 1 KW consumido. O COP é um valor teórico que esta relacionado com o ciclo de funcionamento sem entrar em consideração com o rendimento do compressor, consumo dos ventiladores, resistências, ciclos de descongelação, etc. Alem disso o COP é calculado para um determinado regime de funcionamento, basta ter a instalação a funcionar a 50% que o COP desce bastante.
Colocado por: Pedro Azevedo78É por isto que os D.O. estão sempre ****...s !não é por coisas destas, que estão *********s