Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: nocas1

Sim, já a tenho a 7 anos. Consumos anuais entre 450€/500€. Cop médio 4.1

Qual o espacamento entre tubos que tem na sua casa para esses consumos?? ...

Eu sei que quantos mais melhor, mas é preciso mais euros ...
    • SrR
    • 25 fevereiro 2020

# 2

Colocado por: jorgandno prh deve ser como no isolamento quanto mais melhor.
    isso é óbvio, mas entre os dois o mais importante é a tubagem, pode meter 20cm de isolamento e pouco tubo que pouco ou nada aquece
    Concordam com este comentário: jorgand, jorgealves
  2.  # 3

Colocado por: Daniel Cardoso

Qual o espacamento entre tubos que tem na sua casa para esses consumos?? ...

Eu sei que quantos mais melhor, mas é preciso mais euros ...

O espaçamento que se encontra no estudo varia entre os 25 e os 30 cm. Como a instalação já tem 18 anos, não me recordo se foram estes espaçamentos que foram considerados em obra.
    Um dos meus irmãos tem uma instalação mais recente (5 anos) com um espaçamento de 20 com difusores (uponor)

Acho preferível solicitar um ou mais estudos a empresas credenciadas, que tenham em conta as particularidades da sua casa e o tipo de PRH a instalar.
  3.  # 4

Espaçamento deve ser entre 15 e 20cm, depende da localização (norte/sul), na casa
  4.  # 5

E cada circuito não deveria ultrapassar os 90 a 100m de tubo
  5.  # 6

Colocado por: nasys007Espaçamento deve ser entre 15 e 20cm, depende da localização (norte/sul), na casa
    o espaçamento deverá ser o que o estudo indicar em função da carga térmica do espaço a repor\corrigir, podendo ser entre 5cm e 30cm.

Colocado por: nasys007E cada circuito não deveria ultrapassar os 90 a 100m de tubo
    o comprimento maximo de tubagem não pode ultrapassar os 60m a 120m dependendo da tubagem seleccionada para o estudo.

nos sitemas que habitualemnte aplico uso espaçamento 75mm em locais de fortes necessidades ou elevadas cargas termicas e 150mm nos restantes espaços com comprimentos até 100m.
  6.  # 7

O que disse foi quase mesma coisa por outras palavras.
    Apenas o que anunciei, foi com intenção de dar uma ideia geral a quem necessita e não é da área.
    Obviamente cada caso é um caso, cabe ao técnico de cada obra analisar e adaptar corretamente a cada instalação
    • SrR
    • 26 fevereiro 2020

# 8

Colocado por: nasys007Espaçamento deve ser entre 15 e 20cm, depende da localização (norte/sul), na casa
    por acaso acho o contrário, 15cm o max
  7.  # 9

Se calhar não expliquei bem !?
    Eu disse entre 15 e 20cm, claro que nas divisões mais norte 15 e mais solarengas (sul) 20cm...
    E o Sr diz achar o contrário??
    • SrR
    • 26 fevereiro 2020

# 10

Colocado por: nasys007Se calhar não expliquei bem !?
    Eu disse entre 15 e 20cm, claro que nas divisões mais norte 15 e mais solarengas (sul) 20cm...
    E o Sr diz achar o contrário??
    sim, para mim o max de espaçamento sera 15cm, de resto quanto menor melhor
    Concordam com este comentário: jorgealves
  8.  # 11

Colocado por: nasys007nas divisões mais norte 15 e mais solarengas (sul) 20cm
    absolutamente errado, o espaçamento deve ser uniforme conforme a carga térmica dos espaços, em sistemas somente aquecimento nas divisões viradas a sul não pode aumentar o passo com o risco de não cumprir com as necessidades quando não existe radiação solar, o que acontece muitos dias e semanas seguidas durante o ano, nos sistemas de aquecimento e arrefecimento até pode ser que seja necessario usar espaçamentos menores nas áreas expostas.
  9.  # 12

Colocado por: nasys007Se calhar não expliquei bem !?

Quem lhe incutiu ou fundamentou essa ideia?
  10.  # 13

Boa tarde em complemento a bomba de calor, aconselharam-me um deposito de inercia para a mesma nao fazer tanta força e ai poupar na fatura mensal e correto?
    Concordam com este comentário: nasys007
  11.  # 14

Colocado por: Marco GasparBoa tarde em complemento a bomba de calor, aconselharam-me um deposito de inercia para a mesma nao fazer tanta força e ai poupar na fatura mensal e correto?
    sim e não dependendo obviamente da bomba de calor em questão.
  12.  # 15

Colocado por: jorgealvessim e não dependendo obviamente da bomba de calor em questão.

Quais são os critérios para ter ou não depósito de inércia? Quais as características que a bomba tem que ter?
  13.  # 16

O deposito de inercia tal como o nome indica, serve para dar inercia ao sistema, ou seja manter o sistema a trabalhar num regime o mais estável possivel.
    Imaginemos dois cenários:

1 - todos os radiadores a funcionar ao máximo num determinado instante, isto obriga a fonte de calor a trabalhar a 100% ou mesmo a não ter capacidade para dar resposta. Tendo um deposito de inercia o sistema tem uma quantidade de calor armazenada suficiente para absorver o pico e a fonte de calor continua a trabalhar no seu regime normal.

2- todos os radiadores fechados ao mesmo tempo, isto obriga a fonte de calor a parar, como todos sabemos o para/arranca tem um consumo muito elevado. Se houver inercia no sistema, a fonte de calor continua a funcionar no seu regime normal, a quantidade de calor gerado a mais pela fonte é armazenado e utilizado quando a instalação o solicitar.

Com um deposito de inercia, as variações da instalação são absorvidas pela inercia do sistema e a fonte de calor pode estar sempre a trabalhar no seu regime nominal, ou seja quando o seu rendimento é maior.

A necessidade de inercia pode ser maior ou menor (um deposito maior ou menor) consoante a fonte de calor, por ex: um caldeira a lenha não tem o mesmo controlo de potencia que uma bomba de calor, logo necessita de mais inercia para estabilizar o sistema. Nada como olhar para o manual de instalação do fabricante para ver o que eles recomendam.

Já agora, leia o manual do fabricante e não vá em cantigas de alguns instaladores.

Apesar de as bombas de calor, principalmente as que tem variador de velocidade, vulgo inverter, terem uma boa capacidade de adaptação as diversas exigências do sistema. isto não quer dizer que estão a produzir com o rendimento esperado. Ou seja, um bomba de calor com COP anunciado de 4 a funcionar a 50% não tem um COP de 4 ,isto considerando um sistema inverter, nos sistemas com controlo de capacidade o COP não varia tanto. Mas isso já são sistemas com grande potencia e industriais.

Já estou para fazer um tópico sobre o COP a bastante tempo, há por ai muita informação errada. Um COP de 4 não significa que a instalação produza 4KW de calor por cada 1 KW consumido. O COP é um valor teórico que esta relacionado com o ciclo de funcionamento sem entrar em consideração com o rendimento do compressor, consumo dos ventiladores, resistências, ciclos de descongelação, etc. Alem disso o COP é calculado para um determinado regime de funcionamento, basta ter a instalação a funcionar a 50% que o COP desce bastante.
  14.  # 17

Colocado por: coelhinho78
    Já estou para fazer um tópico sobre o COP a bastante tempo, há por ai muita informação errada. Um COP de 4 não significa que a instalação produza 4KW de calor por cada 1 KW consumido. O COP é um valor teórico que esta relacionado com o ciclo de funcionamento sem entrar em consideração com o rendimento do compressor, consumo dos ventiladores, resistências, ciclos de descongelação, etc. Alem disso o COP é calculado para um determinado regime de funcionamento, basta ter a instalação a funcionar a 50% que o COP desce bastante.
    para ser simpatico e simplista:

está absolutamente errado
  15.  # 18

Sr. Coelhinho78, peço desculpa pela minha observação, por isso é que muita gente fica confundida, mas o Sr. Escreveu tanto e escreveu tantas teorias erradas...
  16.  # 19

É por isto que os D.O. estão sempre ****...s !
    • SrR
    • 28 fevereiro 2020

# 20

Colocado por: Pedro Azevedo78É por isto que os D.O. estão sempre ****...s !
    não é por coisas destas, que estão *********s

0.0234 seg. NEW